Júbilo, memória, noviciado da paixão

Júbilo, memória, noviciado da paixão Hilda Hilst

Resenhas - Júbilo, memória, noviciado da paixão

melfru 21/03/2024

Quanta sensibilidade!!
Hilda escreve como ninguém e transmite cada sentimento de um jeito único!!
?E no meu quarto se faz verbo de amor?
Lindo lindo lindo

gabrielly 17/03/2024

A leitura desse livro foi bem gostosa e proveitosa. Até então nunca havia lido nenhuma obra da Hilda, apenas ouvia a seu respeito e adentrar sua literatura por meio da poesia foi uma ótima experiência. Em algum outro momento quero lê-lo novamente com mais calma e menos altivez (referência!!!).

nilah0 02/03/2024

Gigante. Hilda é gigante.
talvez só Deus sabe o quanto eu me vejo nos versos da Hilda e o quanto sua poesia é importante pra mim.

de repente
ser eu não se torna um fardo

talvez o caminho seja realmente ser entendida. amor coletivo, bell hooks.

grmartins95 21/02/2024

"Júbilo, Memória, Noviciado da Paixão", de Hilst, foi meu primeiro livro de poesia de Hilda Hilst. Dizem os críticos que é um dos melhores livros da autora; já eu o achei um dos melhores livros de amor que li nos últimos anos (no pódio, ao lado do Livro de Catulo). Por isso também decidi compartilhar um dos poemas de que gosto particularmente, que está na seção "Prelúdios-intensos para os desmemoriados do amor":

"Aos amantes é lícito a voz desvanecida.
Quando acordares, um só murmúrio sobre o teu ouvido:
Ama-me. Alguém dentro de mim dirá: não é tempo, senhora,
Recolhe tuas papoulas, teus narcisos. Não vês
Que sobre o muro dos mortos a garganta do mundo
Ronda escurecida?

Não é tempo, senhora. Ave, moinho e vento
Num vórtice de sombra. Podes cantar de amor
Quando tudo anoitece? Antes lamenta
Essa teia de seda que a garganta tece.

Ama-me. Desvaneço e suplico. Aos amantes é lícito
Vertigens e pedidos. E é tão grande a minha fome
Tão intenso meu canto, tão flamante meu preclaro tecido
Que o mundo inteiro, amor, há de cantar comigo."

O Menino a Lua e os Livros 13/02/2024

Hilda pede leitores despidos de moralismos
Publicada pela primeira vez em 1974, a obra ?Júbilo, Memória, Noviciado da Paixão? é um dos livros mais estudados e reverenciados de Hilda Hilst. O eu lírico, uma mulher sem medo de expor as vísceras de seus sentimentos mais íntimos, impulsivos, sufocantes, que chegam dar náuseas ao leitor em determinado momento, conclama o amor não correspondido de seu amado Túlio.

As pulsações poéticas nos colocam diante de uma personagem visceral, caminhando sobre a linha tênue entre a loucura e o desejo. E quando parecemos romper a barreira do absurdo, Hilda, nas elegias que rememoram o mito de Ariana (Ariadne) e Dionísio, nos recorda que o amor e o desejo acompanham a poesia desde a Antiguidade. Ali, no meio do livro, como se interrompesse a sua necessidade de expor os próprios sentimentos para demonstrar os arroubos de outro casal apaixonado. Para nos dizer que, nas paixões, somos todos semelhantes.

A obra de Hilda Hilst, e nesse ponto não me refiro apenas a esse livro, mas de modo geral, pede uma leitura livre. Sem a balança moral e conservadora. Eu acredito que, independente do autor ou livro, a literatura exige do leitor a suspensão do juízo moral e de crenças estabelecidas para que não se coloque livros na fogueira. Em Hilda Hilst, essa postura é ainda mais importante para bem aproveitar a sua poesia.

Além de exigir leitores livres de preconceitos morais, Hilda também pede paciência. Sua poesia não é fácil. Há textos que são como o girar da chave e o clique da fechadura: a porta se abre instantaneamente. Mas existem aqueles em que a chave está perdida entre mil outras semelhantes, é preciso insistência para abrir. Como toda poesia, ela vai tocar alguns e outros não, vai ter poemas bons e vai ter poemas ruins. Mas isso não diminui sua grandeza e importância como mulher à frente de seu tempo. Que rompe paradigmas e ousa escrever seus desejos mais profundos, mesmo que obscuros ou obscenos

Wacinom 12/02/2024

Lançado originalmente em 1974, se torno um dos títulos mais lidos, festejados e estudados da obra de Hilda Hilst.

Clara 07/02/2024

Hilda Hilst
?Ah, se eu soubesse quem eu sou.
Se outro fosse o meu rosto.
Se minha vida-magia
Fosse a vida que seria
Vida melhor noutro rosto.?

Carol 25/01/2024

Uma leitura singular. Hilda Hilst sem dúvida tem uma maneira única de transitar entre a poesia e a prosa, uma leitura difícil para quem não conhece sua maneira de escrever e não tem uma interpretação muito boa.

Faty Didier 13/01/2024

E há tanto tempo entendo que sou terra
O livro de Hilda que cotem meu poema favorito, ?Dez chamamentos ao amigo?. Com uma citação de Plath, a outra poetisa que admiro, ela abre esse livro de forma tocante,não sem abrir mão de suas metáforas todas, mas com sensibilidade e, ainda que com rimas que podem chamá-las pobres, de versos tão belos que a mim foi impossível não sair arrebatada. Amei tanto que desejo tatuar, sua arte em minhas carnes. Recomendo àqueles que não tem medo do incômodo das águas profundas. Salve, Hilda!

Carolina Santana 10/01/2024

Preciso ler mais poesia, urgente!
Esse é um gênero que eu nunca leio, o que não é nada bom e que me deixa com muita dificuldade para ler poesias. O livro até pode ser bom, mas para mim não foi nada de mais, por conta dessa minha falta de conhecimento para ler. Acredito que até não seja falta de conhecimento, e sim não consigo focar como se fosse uma história. Vou seguir tentando ler mas poesias para aproveitar melhor esse gênero tão belo.

caue 28/12/2023

Desacostumada leitura poetica
Meu primeiro contato com leitura de poesia de forma completa e eu gostei muito de ter feito conjugada com outra obra, que nada tinha a ver com poesia. Me fez respirar e processar melhor as palavras. Dessa forma eu consegui apreciar melhor os versos e os seus sentidos. Ainda acho que preciso de mais experiências com a obra poética (não so da Hilda, mas num geral mesmo) porque me vi flutuando em alguns versos, que pra mim não exprimiam muito sentido. Ou talvez eu seja um pouquinho insensível pra desnudar que em algumas passagens exista mais sentimento do que sentido. Com o tempo talvez eu aplaque essa mania racionalizante atrelada à leitura kkkkk
Mas nada disso muda minhas considerações sobre a grandiosidade da obra.

Fla 02/12/2023

Conheci Hilda de uma maneira despretensiosa: passeando pelo pinterest! Vi uma imagem que tinha um trecho de um poema e ele ficou gravado na minha memória. Agora, finalmente, o livro ao qual ele pertence me encontrou!

Ler Júbilo, memória, noviciado da paixão foi um mergulho na mente de uma pessoa intensa e apaixonada. Que se entrega e se derrama.

Agora, além daquele poema, tantos outros ficaram gravados em mim.

Hilda me conquistou!

cama 01/12/2023

Ela escrevendo um livro de poemas sobre alguém que nunca teve de verdade. apenas para nós que sofremos de amor platônico

"perdoa todo esse amor de mim
e me perdoa de ti a indiferença."

Artemis 30/11/2023

"Se te pareço noturna e imperfeita Olha-me de novo."
Poemas lindos, maravilhosos,adorei e sinto a urgência de tatuar vários deles no corpo,Hilda Hilst é um poetisa fantástica.