Júbilo, memória, noviciado da paixão

Júbilo, memória, noviciado da paixão Hilda Hilst

Resenhas - Júbilo, memória, noviciado da paixão

Paloma 16/02/2020

Hilda, mestra da singularidade.
São poucos escritores que conseguem transitar de um tema para outro com tanta facilidade e com tanto talento.

Neste livro, Hilda começa com poemas de amor, de entrega, para logo depois partir para poemas onde o temor da morte se faz presente, e por fim, ela finaliza com temas políticos.

E tudo se completa, se soma, se agrega.

A Hilst é maravilhosa. Seus poemas transmite sensibilidade e intensidade de forma certa.

Katia Rodrigues 03/01/2022

O reino do amor não é feito para os mornos
Disse e repito, Hilda ganhou meu coração à primeira vista ou melhor dizendo, ao primeiro poema. Uma voz feminina visceral, apaixonada e arrebatadora.

ária única, turbulenta

Tépido Túlio, o reino
Não é feito para os mornos.
Esse reino de amor onde és o rei
Por compulsão e ímpeto do poeta,
É feito de loucura, de atração
E não compreende tepidez, mornura
E vícios da aparência, palha, Túlio,
Tem sido o teu reinado, inconsistência.
Ou te transformas, rei de fogo e justo,
E, a quem merece, dás amor e alento
Ou se refaz em ira a minha luxúria
Me desfaço de ti, muito a contento.

Eu lírico ensimesmado em impulsos maníacos ou num lirismo desesperado, tentando sobreviver ao naufrágio que é o amor.

Ama-me. É tempo ainda. Interroga-me.
E eu te direi que o nosso tempo é agora.
Esplêndida avidez, vasta ventura
Porque é mais vasto o sonho que elabora
Há tanto tempo sua própria tessitura.

Ama-me. Embora eu te pareça
Demasiado intensa. E de aspereza.
E transitória se tu me repensas
Katia, já?! Rs ?

Katia Rodrigues 03/01/2022minha estante
É bem curtinho, Júlia. Dá pra ler em um dia ?

Julia Mendes 03/01/2022minha estante
Katia, esqueci de comentar contigo, no outro post, um poema lindo dela (embora ela nem seja minha poeta preferida. ? Rs Sinceramente, sou totalmente time Adélia Prado! Rs ? ). Sim, o poema...

"Porque tu sabes que é de poesia
Minha vida secreta. Tu sabes, Dionísio,
Que a teu lado te amando,
Antes de ser mulher sou inteira poeta.
E que o teu corpo existe porque o meu
Sempre existiu cantando. Meu corpo, Dionísio,
É que move o grande corpo teu
Ainda que tu me vejas extrema e suplicante
Quando amanhece e me dizes adeus."

Katia Rodrigues 03/01/2022minha estante
Ai, esse é lindo sim ?
Pra minha sorte achei o disco q vc mencionou no YouTube. Q lindeza! Uma música mais delicada q a outra ?

Adélia é maravilhosa tbm !!! ????

Eu sou time Cecília Meireles kkkkk ??

Julia Mendes 03/01/2022minha estante
Ah, que bom que vc achou! E gostou! Rs ??
Cecília Meirelles eu conheço bem pouquinho, Preciso ler mais dela. ? Mas nesse momento estou mesmo obcecada por Rainer Maria Rilke! ?????

Fla 02/12/2023

Conheci Hilda de uma maneira despretensiosa: passeando pelo pinterest! Vi uma imagem que tinha um trecho de um poema e ele ficou gravado na minha memória. Agora, finalmente, o livro ao qual ele pertence me encontrou!

Ler Júbilo, memória, noviciado da paixão foi um mergulho na mente de uma pessoa intensa e apaixonada. Que se entrega e se derrama.

Agora, além daquele poema, tantos outros ficaram gravados em mim.

Hilda me conquistou!

Nado 27/01/2023

Eu acho difícil fazer resenha de um livro como esse, a leitura pode ser muito subjetiva, sobretudo poemas e poesias. O que consigo dizer aqui é que, por mais que eu não seja familiarizado com esse gênero, Hilda Hilst conversou diretamente comigo em vários desses textos. Destaco os versos de "Moderato Contabile" e "Ode descontínua e remota para flauta e oboé. De Ariana para Dionísio".
Nesses textos Dona Hildinha me atingiu em cheio... parecendo ler meus pensamentos e sentimentos. Senti uma conexão inexplicável com eles.
Grato ao meu amigo Rafa Prado que me apresentou a esses poemas e, em outras ocasiões, à autora.

gio lerm 27/01/2022

intenso e voraz.
intenso é a palavra certa pra esse livro, né? vorazmente intenso. deve ser difícil amar assim, se entregar assim, de corpo, alma e mente. irracional.
amor que não se cabe em medida, citando a própria. versos de uma mulher que se entrega demais.

muitas alusões místicas e mitológicas, me diverti lendo e conectando palavrinhas soltas. terra demais, água demais, fogo que a queima. acompanhamos seus amores e seus temores, porque além do amor, a morte também ela teme.

vivendo instantes esperando algo. um livro pra quem lida bem com a angústia. ou pelo menos tenta.

KeylaPontes 07/05/2020

Minha primeira experiência com a autora. Hilda tem uma forma de escrever bem interessante. Íntimo de tal forma que me sentia lendo algo interessado a alguém que não a mim, achei bem interessante ler algo assim tão íntimo. Meio carnal e sensual. Não amei do início ao fim (alguns poemas eram meio repetitivos pra mim), mas gostei bastante no geral. Lerei outras obras da autora no futuro!

Géssica Ferreira 03/09/2021

Primeiro livro
Foi meu primeiro contato com a autora. Gostei da experiência. Os poemas são curtos, mas intensos. Quando tiver a oportunidade, lerei outras obras dela.
roses in winter 03/09/2021minha estante
recomenda?

Géssica Ferreira 03/09/2021minha estante
Sim!

Luciano 29/03/2021

Nós dois passamos. E os amigos
E toda minha seiva, meu suplício
De jamais te ver, teu desamor também
Há de passar. Sou apenas poeta

E tu, lúcido, fazedor de palavra,
Inconsentido, nítido

Lhyz 22/02/2021

Poesia de bolso mesmo.
"Sorrio quando penso
Em que lugar da sala
Guardarás o meu verso.
Distanciado
Dos teus livros políticos?
Na próxima gaveta
Mais próxima à janela?"
(Pág. 22)

Poxa, Hilda, vou te guardar no lado da minha cama pra, quando sentir falta de ver pelos olhos de poeta, correr pra ti.

Luan 23/12/2021

Maravilhosa!
Hilda é poesia. Hilda é sentimento. Primeiro contato com essa grande mulher. Tive a honra de participar de uma oficina literária falando Hilda e Lygia.

Sobre a leitura gostei demais. Pretendo ler mais. Eu quero, eu quero aaaaa.

yas 01/11/2021

A escrita de Hilda sempre me faz refletir muito, li esse livro aos poucos para conseguir absorver tudo o que ela nos apresenta e mesmo assim é muito difícil definir quão onírico e exuberante é o mundo que ela cria com suas palavras.

Picles 18/12/2020

Ocultismo poético
Hilda escreve seus poemas com uma pitada de magia. Não há como não notar que os significados estão escondidos no versos para quem quer ler a palavra para além das letras.
Além disso, é uma forte inspiração sobre relações não monogâmicas.

Ronnayse 29/08/2021

Ler poesia é sempre um mistério, são muitos significados escondidos em cada verso.
Hilda é uma escritora que faz isso perfeitamente, seus versos falam sobre amor, sobre politica, sobre viver...
Como toda poesia é sobre sentir, se você não sentir a leitura é feita por fazer.

Então fica a indicação pra voces lerem Hilda.

Mari 28/04/2020

Um livro gosto de se ler, que te envolve, mas não conseguiu me prender e me fez mergulhar inteiramente na obra.

Domi 13/03/2021

Júbilo, memória, noviciado da paixão
O livro ?Júbilo, memória, noviciado da paixão? é uma das obras mais lidas e estudadas da poeta Hilda Hilst, trata-se de um volume de poemas que apresentam temas como: entrega amorosa, devoção mística, receio da morte e anseio pelo encontro.

A autora possui uma extensa produção de poesia, além de já ter produzido algumas peças de teatro.

??????? ??? ???? ?? ??????????:

"Se te pareço noturna e imperfeita
Olha-me de novo."

?Que te demores muito contemplando o mundo.?

?Porque tu sabes que é de poesia
Minha vida secreta.?

?A minha Casa é guardiã do meu corpo
E protetora de todas minhas ardências.
E transmuta em palavra
Paixão e veemência.?

?Que seja sempre terra o que é celeste
E que terrestre não seja o que é só Terra.?

?O que pertence à vida:
Meu sangue, minha poesia

E o ato irreparável de me amar.?

???

Daqui, eu sigo extremamente apaixonada por essa poeta e compreendo o motivo pelo qual é considerada uma das maiores escritoras em língua portuguesa do século XX.