Emailson 15/01/2013
Como Leer un Libro
As Dimensões da Leitura
“A Leitura tem o poder de despertar em nós regiões que estavam até então adormecidas. Tal como a bela princesa dos contos de fadas, o autor inclina-se sobre nós, toca-nos de leve com suas palavras e, de quando em quando, uma lembrança escondida se manifesta, uma sensação ou um sentimento que não saberíamos expressar revela-se com uma nitidez surpreendente. Como toda pessoa que tem o hábito da leitura, eu também conheci tais momentos”.
Michèle Petit, escritora francesa
“A leitura me ensinou a subversão, porém poderia também ter me ensinado o contrário (...). Seria interessante ver em que medida a biblioteca pode ser um espaço de nivelamento ou de neutralidade da individualidade. Poderia ser (...) no caso de algumas pessoas, pode ser a revolta; no de outras, a indiferença total; e para outras, ainda, a redução. Será que a integração significa submissão?É a pergunta que me faço agora”.
Matoub, jovem de 25 anos
A atividade e a arte de ler
Este guia foi feito para leitores ou pessoas que queiram se tornar leitores. Falo de leitores que buscam nos textos escritos, especialmente nos livros uma maior compreensão e um avanço significativo em seu processo de leitura. Ao lembrar que as pessoas cultas têm no livro sua principal ferramenta na aquisição da compreensão, pois o livro é o principal meio e fonte de conhecimento de pessoas inteligentes. Fala-se que na atualidade não é mais necessário ler como antigamente. Que o avanço dos meios de comunicação, como: rádio; televisão e computadores substituem o processo de aquisição de conhecimentos por meio da leitura.
Será que os meios de comunicação nos ajudam a obter uma melhor compreensão do mundo em que vivemos?
Texto sobre designação midiática
A Leitura Ativa
A leitura é um processo ativo, que requer um esforço por parte do leitor, pois não se pode ler com os olhos fechados e o cérebro adormecido.
Segundo Adler, a leitura é o processo pelo qual a mente de uma pessoa, sem auxílio externo, se eleva mediante o poder do seu próprio funcionamento. A mente passa por um estado de menor para um estado de maior compreensão.
Quais as condições para uma leitura que possibilite a compreensão?
Nós todos, sem exceção, podemos aprender a ler melhor e obter melhores resultados mediante nossos próprios esforços, aplicando-os a materiais proveitosos.
Leitura de Inspeção (leitura Extensiva)
A leitura de inspeção é um autêntico nível de leitura, muito diferente do seu precedente e do que o segue. Mas este nível como se disse, caracteriza-se pela ênfase dada ao tempo e pelas informações adquiridas com a aplicação deste nível de leitura. Os primeiros passos deste nível de leitura devem atentar para as seguintes ações:
• Analisar a capa, o prólogo, e as orelhas – A maioria das pessoas costuma menosprezar a análise destas partes do livro ao iniciar sua leitura pela primeira página do primeiro capítulo. Dê uma atenção especial a capa e as orelhas, elas trazem uma boa quantidade de informações sobre o livro e o (a) autor (a) do mesmo. Ao fazer esta análise o leitor deve fazer perguntas sobre o livro e buscar uma categoria, bem como, o tema com que trabalha;
• Estudar o índice de materiais – Este passo nos dá uma ideia geral sobre o “território” que iremos explorar. Como um mapa do país que faremos uma visita. É também, impressionante o número de pessoas que não dedicam um pouco de atenção para este elemento do livro.
• Consultar o índice – Dar uma olhada rápida para ter certeza de que cada capítulo ou mesmo subtítulos mereçam uma leitura analítica, caso se seja útil.
• Folhear o livro – ler de forma descontínua. Ler um ou dois parágrafos iniciais ou finais de cada capítulo para se ter uma ideia dos argumento e exemplos, ou mesmo, o nível de linguagem adotado pelo autor do livro.
Observação: Ao deparar-se com um livro de difícil compreensão deve-se lê-lo de forma contínua, sem deter-se com os aspectos e significados de termos ou palavras desconhecidas, pois o tempo dedicado a tais atos compromete a compreensão global do texto.
As Velocidades de leitura
Deve-se ler com uma velocidade adequada para cada tipo textual ou situação de leitura. Todo livro deve ler-se a uma velocidade adequada à compreensão e reflexão do leitor. Não se deve ler a uma velocidade superior ou inferior, mas a uma velocidade adequada.
Os Níveis de Leitura
Segundo Adler, existem quatro níveis de leitura, e se denominam de níveis no lugar de tipos, pois estes são distintos um dos outros e um nível mais alto requer a presença dos níveis mais elementares. Os níveis são cumulativos, ou seja, o último nível de leitura demanda a presença de habilidades dos demais níveis. Assim, temos:
Leitura Primária – É o primeiro nível de leitura, e, ainda pode ser denominado de leitura rudimentar ou leitura básica. Caracteriza-se pela aquisição dos primeiros princípios do Sistema de Escrita alfabética. Neste nível de leitura pergunta-se a criança o que quer dizer a frase, a oração, a palavra. Por exemplo: O macaco está comendo banana;
Leitura de Inspeção (Leitura extensiva) – É o segundo nível de leitura. Caracteriza-se pela importância que se concede ao tempo. Ao estudante se dá um tempo para que ele realize a leitura de um texto. E neste intervalo de tempo o leitor precisa adquirir a maior quantidade de informações sobre o texto;
Leitura Analítica (leitura Intensiva) – O terceiro nível de leitura caracteriza-se pela realização de um grande esforço. Uma leitura cuidadosa, completa, a melhor possível e que visa, acima de tudo, a compreensão;
Leitura Paralela – É o último nível de leitura e caracteriza-se pela leitura sistemática de vários livros ao mesmo tempo, buscando estabelecer relações e comparações. Neste nível o leitor é capaz de perceber como um mesmo tema é trabalhado por diferentes escritores e construir uma compreensão ampla sobre um determinado tema.
Como ser um leitor exigente
As normas para conseguir dormir durante a leitura são bem mais simples do que as regras para manter-se acordado. Encontrar uma posição agradável, pouca luz, um livro grande e chato e ler até altas horas da madrugada se constitui um ótimo sossega leão para aqueles que não têm tanto gosto na leitura, e, ainda não se tornaram leitores competentes. Verdadeiros leitores precisam apenas de uma pequena cadeira em um local calmo da biblioteca, o resto fica sob a responsabilidade de suas mentes e destreza do autor. Então, como não dormir enquanto se lê? Seja um leitor ativo.
Inicialmente o leitor deve fazer quatro perguntas iniciais:
• Sobre o que trata o livro?
• O que diz em detalhe, como diz?
• O livro é verdadeiro, total ou parcialmente?
• Que importância tem?
Estas quatro perguntas devem ser elaboradas enquanto se lê, feitas no tempo certo e respondidas da melhor forma possível. Saber fazer perguntas e respondê-las de forma adequada é o verdadeiro caminho para o aprendizado da arte de ler. Há pessoas que dormem quando nas mãos têm um bom livro não que não queiram realizar um esforço. Na maioria das vezes, não sabem fazer tal esforço. Os bons livros nos superam, e, não se trata do esforço, mas da frustação ao ver que se leu um “quilo e não se entendeu uma grama”. Para ler ativamente precisamos desenvolver a destreza, a arte de ler.
Como tornar o livro uma propriedade sua
Para tornar-se dono de um livro é necessário mais do que comprá-lo. Um livro só será seu a partir do momento que fizer parte de sua alma, ou seja, no momento em que aquilo que ele enuncia conquistar espaços e conceber-se aprendizado. A melhor forma de possuir um livro é escrevendo nele. Para tanto, seguem abaixo algumas dicas e formas de anotar suas impressões em um livro:
• Sublinha – dar ênfase aos pontos mais importantes, os argumentos de maior força;
• Linha vertical nas margens – para destacar um argumento concreto já sublinhado ou um parágrafo muito longo para ser sublinhado;
• Asteriscos ou outros símbolos na margem - para destacar os argumentos mais importantes do livro;
• Números na margem- para assinalar uma sequencia de pontos realizados pelo escritor no desenvolvimento de um argumento;
• Circular as palavras ou frases chave – dar destaque;
• Escrever nas margens do livro – para anotações diversas. Perguntas, suposições, críticas;