A Arte de Ler

Resenhas - A Arte de Ler

Emailson 15/01/2013

Como Leer un Libro
As Dimensões da Leitura

“A Leitura tem o poder de despertar em nós regiões que estavam até então adormecidas. Tal como a bela princesa dos contos de fadas, o autor inclina-se sobre nós, toca-nos de leve com suas palavras e, de quando em quando, uma lembrança escondida se manifesta, uma sensação ou um sentimento que não saberíamos expressar revela-se com uma nitidez surpreendente. Como toda pessoa que tem o hábito da leitura, eu também conheci tais momentos”.
Michèle Petit, escritora francesa

“A leitura me ensinou a subversão, porém poderia também ter me ensinado o contrário (...). Seria interessante ver em que medida a biblioteca pode ser um espaço de nivelamento ou de neutralidade da individualidade. Poderia ser (...) no caso de algumas pessoas, pode ser a revolta; no de outras, a indiferença total; e para outras, ainda, a redução. Será que a integração significa submissão?É a pergunta que me faço agora”.
Matoub, jovem de 25 anos
A atividade e a arte de ler
Este guia foi feito para leitores ou pessoas que queiram se tornar leitores. Falo de leitores que buscam nos textos escritos, especialmente nos livros uma maior compreensão e um avanço significativo em seu processo de leitura. Ao lembrar que as pessoas cultas têm no livro sua principal ferramenta na aquisição da compreensão, pois o livro é o principal meio e fonte de conhecimento de pessoas inteligentes. Fala-se que na atualidade não é mais necessário ler como antigamente. Que o avanço dos meios de comunicação, como: rádio; televisão e computadores substituem o processo de aquisição de conhecimentos por meio da leitura.
Será que os meios de comunicação nos ajudam a obter uma melhor compreensão do mundo em que vivemos?
Texto sobre designação midiática
A Leitura Ativa
A leitura é um processo ativo, que requer um esforço por parte do leitor, pois não se pode ler com os olhos fechados e o cérebro adormecido.
Segundo Adler, a leitura é o processo pelo qual a mente de uma pessoa, sem auxílio externo, se eleva mediante o poder do seu próprio funcionamento. A mente passa por um estado de menor para um estado de maior compreensão.
Quais as condições para uma leitura que possibilite a compreensão?
Nós todos, sem exceção, podemos aprender a ler melhor e obter melhores resultados mediante nossos próprios esforços, aplicando-os a materiais proveitosos.
Leitura de Inspeção (leitura Extensiva)
A leitura de inspeção é um autêntico nível de leitura, muito diferente do seu precedente e do que o segue. Mas este nível como se disse, caracteriza-se pela ênfase dada ao tempo e pelas informações adquiridas com a aplicação deste nível de leitura. Os primeiros passos deste nível de leitura devem atentar para as seguintes ações:
• Analisar a capa, o prólogo, e as orelhas – A maioria das pessoas costuma menosprezar a análise destas partes do livro ao iniciar sua leitura pela primeira página do primeiro capítulo. Dê uma atenção especial a capa e as orelhas, elas trazem uma boa quantidade de informações sobre o livro e o (a) autor (a) do mesmo. Ao fazer esta análise o leitor deve fazer perguntas sobre o livro e buscar uma categoria, bem como, o tema com que trabalha;
• Estudar o índice de materiais – Este passo nos dá uma ideia geral sobre o “território” que iremos explorar. Como um mapa do país que faremos uma visita. É também, impressionante o número de pessoas que não dedicam um pouco de atenção para este elemento do livro.
• Consultar o índice – Dar uma olhada rápida para ter certeza de que cada capítulo ou mesmo subtítulos mereçam uma leitura analítica, caso se seja útil.
• Folhear o livro – ler de forma descontínua. Ler um ou dois parágrafos iniciais ou finais de cada capítulo para se ter uma ideia dos argumento e exemplos, ou mesmo, o nível de linguagem adotado pelo autor do livro.
Observação: Ao deparar-se com um livro de difícil compreensão deve-se lê-lo de forma contínua, sem deter-se com os aspectos e significados de termos ou palavras desconhecidas, pois o tempo dedicado a tais atos compromete a compreensão global do texto.
As Velocidades de leitura
Deve-se ler com uma velocidade adequada para cada tipo textual ou situação de leitura. Todo livro deve ler-se a uma velocidade adequada à compreensão e reflexão do leitor. Não se deve ler a uma velocidade superior ou inferior, mas a uma velocidade adequada.
Os Níveis de Leitura
Segundo Adler, existem quatro níveis de leitura, e se denominam de níveis no lugar de tipos, pois estes são distintos um dos outros e um nível mais alto requer a presença dos níveis mais elementares. Os níveis são cumulativos, ou seja, o último nível de leitura demanda a presença de habilidades dos demais níveis. Assim, temos:
Leitura Primária – É o primeiro nível de leitura, e, ainda pode ser denominado de leitura rudimentar ou leitura básica. Caracteriza-se pela aquisição dos primeiros princípios do Sistema de Escrita alfabética. Neste nível de leitura pergunta-se a criança o que quer dizer a frase, a oração, a palavra. Por exemplo: O macaco está comendo banana;
Leitura de Inspeção (Leitura extensiva) – É o segundo nível de leitura. Caracteriza-se pela importância que se concede ao tempo. Ao estudante se dá um tempo para que ele realize a leitura de um texto. E neste intervalo de tempo o leitor precisa adquirir a maior quantidade de informações sobre o texto;
Leitura Analítica (leitura Intensiva) – O terceiro nível de leitura caracteriza-se pela realização de um grande esforço. Uma leitura cuidadosa, completa, a melhor possível e que visa, acima de tudo, a compreensão;
Leitura Paralela – É o último nível de leitura e caracteriza-se pela leitura sistemática de vários livros ao mesmo tempo, buscando estabelecer relações e comparações. Neste nível o leitor é capaz de perceber como um mesmo tema é trabalhado por diferentes escritores e construir uma compreensão ampla sobre um determinado tema.
Como ser um leitor exigente
As normas para conseguir dormir durante a leitura são bem mais simples do que as regras para manter-se acordado. Encontrar uma posição agradável, pouca luz, um livro grande e chato e ler até altas horas da madrugada se constitui um ótimo sossega leão para aqueles que não têm tanto gosto na leitura, e, ainda não se tornaram leitores competentes. Verdadeiros leitores precisam apenas de uma pequena cadeira em um local calmo da biblioteca, o resto fica sob a responsabilidade de suas mentes e destreza do autor. Então, como não dormir enquanto se lê? Seja um leitor ativo.
Inicialmente o leitor deve fazer quatro perguntas iniciais:
• Sobre o que trata o livro?
• O que diz em detalhe, como diz?
• O livro é verdadeiro, total ou parcialmente?
• Que importância tem?
Estas quatro perguntas devem ser elaboradas enquanto se lê, feitas no tempo certo e respondidas da melhor forma possível. Saber fazer perguntas e respondê-las de forma adequada é o verdadeiro caminho para o aprendizado da arte de ler. Há pessoas que dormem quando nas mãos têm um bom livro não que não queiram realizar um esforço. Na maioria das vezes, não sabem fazer tal esforço. Os bons livros nos superam, e, não se trata do esforço, mas da frustação ao ver que se leu um “quilo e não se entendeu uma grama”. Para ler ativamente precisamos desenvolver a destreza, a arte de ler.
Como tornar o livro uma propriedade sua
Para tornar-se dono de um livro é necessário mais do que comprá-lo. Um livro só será seu a partir do momento que fizer parte de sua alma, ou seja, no momento em que aquilo que ele enuncia conquistar espaços e conceber-se aprendizado. A melhor forma de possuir um livro é escrevendo nele. Para tanto, seguem abaixo algumas dicas e formas de anotar suas impressões em um livro:
• Sublinha – dar ênfase aos pontos mais importantes, os argumentos de maior força;
• Linha vertical nas margens – para destacar um argumento concreto já sublinhado ou um parágrafo muito longo para ser sublinhado;
• Asteriscos ou outros símbolos na margem - para destacar os argumentos mais importantes do livro;
• Números na margem- para assinalar uma sequencia de pontos realizados pelo escritor no desenvolvimento de um argumento;
• Circular as palavras ou frases chave – dar destaque;
• Escrever nas margens do livro – para anotações diversas. Perguntas, suposições, críticas;
Peônia 23/09/2015minha estante
Gostei demais da sua resenha, Emailson!!!

p 03/06/2016minha estante
essa resenha de qual livro Emailson e Peonia ?

Américo 21/07/2016

A essência da boa leitura
O livro é escrito de forma bastante repetitiva e monótona. No entanto, o autor não utiliza de linguagem muito rebuscada, na verdade o que ele faz é ir cada vez mais aprofundando e desenvolvendo a sua ideia central, e pra isso o leitor deve estar em constante diálogo com os capítulos anteriores, o que é, confesso, um pouco desafiador.

Com relação ao título, além de um tanto pretensioso, dá a entender num primeiro momento que é o livro ideal para aqueles que estão iniciando na arte da leitura, o que não deixa de ser verdade, até certo ponto, mas que eu jamais recomendaria como uma das primeiras leituras para ninguém, justamente por ele ser maçante em vários trechos. Também deve-se tomar cuidado para não achar, à primeira vista, que trata-se de um livro sobre técnicas de leitura dinâmica ou similar. Recomendo-o, portanto, para alguém que já possui uma certa experiência com vários gêneros de livro, e que já leu algumas dezenas deles, pois esse leitor terá amadurecimento suficiente para saber de quais tipos de livro e exemplos o autor trata, ao fazer certas generalizações.

Se o interesse do leitor é ir diretamente para a parte mais "prática" do livro, aconselho que pule toda a primeira parte (embora vá perder o embasamento dos argumentos do autor), pois nela o autor trata de sua experiência como docente, para justificar o porquê de não sabermos "ler" apropriadamente, sejam os livros conhecidos como "clássicos", sejam os contemporâneos.

Aqui é preciso ressaltar uma das distinções feitas logo no início do livro. Para direcionar a aplicabilidade de seu método, Adler divide a leitura em duas grandes categorias: a leitura para aprender, que engloba os livros acadêmicos, livros sobre ciência, tratados de matemática, história e filosofia; e a leitura como passatempo, que inclui os romances, dramas e a poesia lírica.

É apenas a partir da segunda parte que o autor passa a enumerar suas regras sobre como ler devidamente os livros "para aprender", como ele os define. Em termos gerais, ele distingue três formas de leitura, e destrincha as regras particulares de cada uma delas.

A primeira seria a leitura estrutural ou analítica, que parte da unidade ou todo do livro para suas particularidades, de acordo com cada capítulo ou seção. Tenta compreender a temática geral do livro e quais as grandes questões de que ele trata. A segunda leitura seria a interpretativa ou sintética, em que o leitor deve fazer o caminho inverso, partindo da parte para o todo, ou seja, compreendendo como as proposições e argumentos do autor de um determinado livro se articulam com sua ideia principal. E a terceira e última seria a leitura crítica ou avaliadora, na qual o leitor, após compreender de fato o que o autor quis dizer, pode se posicionar criticamente com relação à obra.

Na terceira e última parte do livro, Adler aborda brevemente a leitura como passatempo, adaptando as regras anteriores à leitura de romances, dramas e da poesia lírica, além de reiterar a importância da leitura dos "grandes livros" ou livros tidos como clássicos por boa parcela dos especialistas. Alerta também para a importância da educação liberal, que através da prática da leitura correta fornece ao leitor as ferramentas necessárias para a transformação de sua realidade político-social, enquanto cidadão e homem livre.
Aline164 16/08/2016minha estante
Ótima resenha!!

Douglas.Nogueira 08/06/2017minha estante
muito boa sua resenha!!

Lohan 24/01/2023

Um livro essencial para todos os leitores
02/20

Como eu disse no título dessa resenha, esse é um livro que eu considero que essencial para todos os leitores, porque é um manual de leitura que foca na prática, lógico que tem algumas partes teóricas, mas no geral é um livro prático que vai pegar a gente pelas mãos e nos conduzir a se tornar leitores melhores. Eu só não dei nota máxima porque existem alguns trechos que o autor é bastante prolixo, mas fora isso o livro é perfeito.
Ele começa o livro explicando alguns termos que serão muito importantes para a compreensão do livro, também faz várias críticas sobre o sistema educacional dos EUA e algumas coisas se encaixam perfeitamente para a educação brasileira.
Mortimer também divide os tipos de leitura existente, os tipos de aprendizado, o que é leitura intrínseca e extrínseca, as fases que passamos para ler um livro da melhor forma, a como classificar um livro e como essa prática faz a gente evoluir nossas habilidades e pensamento crítico, além de muitas práticas e reflexões muito importantes.
Por fim, esse livro foi o maior incentivo que tive para começar a ler os "grandes livros" que Mortimer define como sendo as comunicações originais que foram a base para que todos os demais livros sobre determinado assunto fossem escritos, eu realmente amei a leitura desse livro e recomendo para todos.

Adrian.Daniel 07/10/2020

Livro desafiador
O livro fala sobre ler outros livros, é impressionante ler ele, os temas abordados principalmente sobre a idiotização da leitura e princípios da educação liberal, ele merece ser lido por qualquer pessoa que tenha interesse em ler mais a fundo, é um livro bem complicado e difícil, mas é recompensador

AlvaroHorjas 12/12/2021

Leitura cansativa e pouco especial!
Para o que se propõe que é de instruir o leitor como ser mais competente, de falar mais sobre leitura e desmitificar alguns conceitos que vemos por ai, o autor é feliz. Porém, é uma leitura muito cansativa. É como se você tivesse lendo um livro técnico, no sentido da linguagem e não que ele o seja. Eu entendo que é um livro de 1950 e da pra relevar um pouco por causa disso mas neh...
E também o livro, pelo menos pra mim não traz nada de muito especial. Tudo, basicamente, para alguém ler melhor se resume em:

- Leia algo que você quer ler. E tente se envolver na leitura (o que às vezes não vai ser possível e você simplesmente continua com força ou abandona de uma vez).
- Fazer uma leitura ativa, que consiste em não apenas receber o conteúdo, como seria uma leitura passiva, mas interagir com ele, anotando, sublinhando, pensando, imaginando, ...
- Entender que nem todos livros merecem ser lidos, que nem sempre o livro que você está lendo é pra você ler seja agora ou talvez nunca. E entender que nem todos livros precisam ser lidos até o final, se achar que a leitura não vale mais seu tempo, simplesmente abandone e vá para outro.

Fabiano.Sousa 11/09/2020

Livro interessante, mais esperava mais. Leitura lenta, as vezes o autor fala de política e livros, o que torna mais tediosa a leiteira. O final mesmo, muito cansativo. Mais conseguimos tirar proveito em alguns capítulos.

Paulo 26/11/2017

Um achado
Esse livro foi uma indicação de um professor meu após eu lhe perguntar quantas páginas de um livro de 1000 páginas a gente consegue de fato aprender ao terminá-lo. Duzentas páginas, trezentas, quatrocentas se o leitor for bom.

Antes disso já tinha pesquisado por artigos que falassem de como ler melhor, mas infelizmente não tive a fortuna de achar a obra de Mortimer. Quando se trata de livros científicos eu tinha noção de que eu estava deixando passar muitas informações, de que eu sempre ficava na superfície do livro e não me aprofundava mais do que isso.

As dicas que o livro dá são realmente fascinantes, e como o autor exemplifica e dá o porquê da aplicação de cada regra ajuda muito na ora de colocar em prática. As ideias dos três tipos de leitores e a audácia ao falar que a linguagem pode ser o obstáculo da comunicação me deixaram fascinado por este assunto de linguagem e comunicação. Durante o livro descobri alguns dos erros que eu mais cometia.

É certamente um livro que vou reler.

Gabsam 27/09/2023

Maravilhoso
Ensina realmente a arte de ler, para guardar , aprender e usufruir. Porque ler só por ler é perder tempo todo livro pode trazer uma aprendizagem.Desde que vc saiba interpretar corretamente e ler coerentemente.

Tiago.Vinicius 29/08/2016

A arte de ler
Um livro bem completo de como estruturar a leitura. Adler começa com uma discussão sobre a importância de interpretar e compreender a leitura e defende que a leitura ativa é um processo difícil que pode ser dominado com um método adequado.

A proposta do livro é a divisão da leitura em 3 tipos: estrutural, interpretativa e crítica. Para cada fase de leitura são elencadas diversas etapas para a evolução da compreensão do que está sendo lido, culminando na capacidade crítica de identificar até onde o autor desenvolveu suas idéias.

Por fim, lista uma série de grandes obras a serem apreciadas, onde podemos pôr em prática os ensinamentos do livro.

Certamente um livro que tentarei folhear periodicamente e extrair idéias de como aproveitar melhor o meu tempo de leitura, aumentando minha compreensão e senso crítico.

Marcos.Wagner 28/09/2020

Indispensável
Um livro indispensável para quem quer desenvolver um relacionamento mais proveitoso com os professores mortos (livros), deveria ser obrigatório nas escolas

Edgard7 01/11/2021

Muito interessante.
Mais do que destacar (brilhantemente, por sinal) a importância da leitura, o autor aponta a necessidade de selecionarmos os "melhores" livros, e de explorarmos a leitura ao ponto de dialogarmos com dado autor.