Os sonhos teus vão acabar contigo

Os sonhos teus vão acabar contigo Daniil Kharms

Resenhas - Os sonhos teus vão acabar contigo

Raoni Pereira 25/09/2020

Literatura do absurdo
Os escritos que consta neste livro, de uma comicidade grotesca e alógica que desconstrói um mundo tão parecido com o nosso mas que não pode deixar de nós surpreender, custaram a internação, a prisão e a morte a um jovem autor, hoje considerado um dos máximos representantes da literatura do absurdo, entre os mais lidos e os mais publicados no Ocidente.
Emilson 29/09/2020minha estante
Olá, Raoni.

Sou Psicanalista e atendo em Niterói, RJ.
Estou muito interessado em ler os livros da Psicanalista Nieves Soria Dafunchio.
Vi que você leu um dos livros dela.
Será que você pode me ceder os PDFs dos livros dela ?
Obrigado.
Emilson Garcia.
Meu WhatsApp:21986236443.

Raoni Pereira 29/09/2020minha estante
Olá! Sim, eu li mas só tenho o livro impresso. Acredito que você consiga encontrar pela livraria scriptum de BH

Emilson 16/04/2021minha estante
Olá, Raoni.
Quanto aos livros da Psicanalista Nieves Soria Dafunchio, estão esgotados na Livraria Scriptum.
De toda maneira, obrigado por sua resposta.

Felipe 14/05/2014

Daniil Kharms é mais um pertencente àquele grupo de escritores geniais e transgressivos que foram abafados por regimes totalitários. O Stalinismo foi responsável por soterrar muitas obras de arte e o esquecimento de Daniil é um escândalo. Admiradores de Kafka, Beckett, Ionesco e outros escritores de vanguarda encontrarão em Kharms (a pronúncia é rarms) o fruto mais saboroso desse pé de escritores inventivos e perturbadores. A editora Kalinka faz um trabalho de arqueologia ao exumar os cadáveres de escritores importantíssimos que foram expurgados por Stálin e desapareceram nas masmorras soviéticas e esse trabalho de pai e filha (os fundadores da Kalinka) merece ser louvado.

O livro é uma seleção dos escritos de Kharms, sempre fragmentário e sempre revolucionário (“Sem forma revolucionária não há arte revolucionária”, gritou Maiakóvski) e contêm as anedotas desconcertantes de uma página, a novela “A velha” que é uma obra-prima de todos os tempos, o manifesto OBERIU escrito por Kharms e outros escritores revolucionários soviéticos, a peça Elizaveta Bam (Qorpo Santo encontra Kafka e parem o rebento que no futuro será chamado de teatro do absurdo) e os seus maravilhosos contos e poemas infantis, cujo o assunto de um é a possível viagem de duas crianças ao Brasil. Kharms merece ser lido, merece ser admirado, merece a flor espetada no bolso do paletó que indica a genialidade de poucos e a incompreensão de todos: “A lógica do cotidiano não é a lógica da obra de arte” – aprender isso é uma lição eterna.

jota 12/02/2017

Vão mesmo...
Daniil Kharms (1905-1942) foi um dos principais autores da vanguarda russa dos anos 1930. O Sonhos Teus Vão Acabar Contigo, editado pela Kalinka, inclui a série Causos, a novela A Velha, a peça Elizaveta Bam e o manifesto da OBERIU, além de poemas e textos para crianças, com traduções de Aurora Fornoni Bernardini, Daniela e Moissei Mountian.

A coletânea dá aos leitores brasileiros a oportunidade de conhecer a obra de Kharms, além de trazer textos sobre o próprio artista e o grupo artístico ao qual se filiava, a já citada OBERIU, que em português daria Associação Para Uma Arte Real. No entanto, muita coisa do que se encontra nessas páginas não tem exatamente a ver com a arte real entendida como reprodução da realidade, essa que vivemos no dia a dia.

Para Kharms e seus amigos "a arte tem sua própria lógica", daí que se pergunta no manifesto da OBERIU: "Mas quem disse que a lógica do cotidiano é a lógica obrigatória da arte?" Ou seja, a arte e os artistas não têm compromisso com a realidade. Produzindo arte "ilógica" ou "irreal", transgressora portanto, Kharms e seus companheiros do OBERIU não eram bem vistos pelas autoridades russas: vivia-se então sob a ditadura stalinista e o "realismo socialista".

Houve perseguições, prisões, exílio e proibição aos textos de Kharms, que também escrevia poemas e histórias para crianças. Curiosamente uma delas, presente no livro, tem o distante e exótico Brasil como tema. A seção Poesia Para Crianças traz vários poemas infantis em russo ao lado da versão em português. A seção Poesia (para adultos) igualmente.

Mais ou menos ao mesmo tempo que Kafka (O Processo) mas bem antes de Camus, Ionesco e Beckett, os fundadores da estética inovadora do teatro do absurdo, Kharms escrevia (em 1927) a peça Elizaveta Bam, presente nesta seleção. Resumidamente ela traz a seguinte situação: dois homens (com pinta de representantes do poder, qualquer que fosse), Ivan Ivanovitch e Piotr Nikolaevitch vão à casa de Elizaveta Bam para prendê-la por assassinato. De quem? De Piotr Nikolaevitch...

Bem, essa realidade alógica, absurda, quando examinada bem de perto se mostra não uma coisa do outro mundo, mas a própria realidade vista com outros olhos, olhos de artista, senão para tudo bastava tirar uma foto caprichada e pronto, não? Não, a realidade é virada pelo avesso, quase sempre com humor e nonsense. Vejamos um dos causos contados por Kharms, Velhas Que Caem (página 21):

"Por excesso de curiosidade uma velha meteu-se pra fora da janela, caiu e espatifou-se.
"Outra velha apareceu na janela e começou a olhar para a espatifada, mas por excesso de curiosidade também se meteu pra fora da janela, caiu e se espatifou no chão.
"Depois caiu uma terceira velha da janela, depois uma quarta, e depois uma quinta.
"Mas, quando caiu uma sexta velha, eu fiquei entediado e fui à feira de Maltsevski, onde ouvi dizer que um cego ganhou um xale de tricô."

Lido entre 06 e 11/02/2017.