Amor e Guerra nos Mares do Sul

Amor e Guerra nos Mares do Sul James A. Michener

Resenhas - Amor e Guerra nos Mares do Sul

Fabio Vergara 22/08/2014

Dica de leitura: Amor e Guerra nos Mares do Sul (Tales of the South Pacific. EUA. 1947)
Sinopse: Na 2ª Guerra, oficial estadunidense decide tomar Kuralei, na Oceania, e batiza a operação de “Aligátor”.

Nota (0-10): 6,5.

Foi uma leitura difícil. Cada capítulo pode ser lido separadamente, todos têm enredo próprio, cada qual com seu protagonista, seja um piloto, uma enfermeira, uma nativa. E todas as histórias (quase todas) se convergem no final. Demorei um pouco pra entender isso. A tradução, embora não seja ruim, atrapalha um pouco. Parece feita por um angolano – com todo respeito aos angolanos. Apesar de pouco coeso, alguns capítulos são muito bons. Destaco “Um dente de porco” (em que se questiona a cultura ocidental na história da matança de porcos), “Quatro Dólar” (um tenente dividido entre o dever e a paixão) e “Vinho para o rancho” (o esforço de três oficiais para tornar o ambiente mais... “etílico”). A vantagem de AeGnMdS é que, se você tiver pressa, não precisa ler a obra toda. Mas como unidade, acho que existem outras do mesmo estilo mais interessantes.