Contos Gauchescos

Contos Gauchescos João Simões Lopes Neto

Resenhas - Contos Gauchescos & Lendas do Sul

Analkm 25/03/2024

Tradicionalismo Gaúcho
Criada no Rio Grande do Sul, é sempre uma honra ver as nossas lendas, os nossos causos, os nossos contos sendo espalhados pelo mundo. Com uma linguagem simples e regionalista, Simões Lopes Neto traz um pouco da vivência campeira do gaúcho e das suas aventuras ? que são transmitidas por aqui sempre com o chimarrão em mãos, hehe ?, um livro que realmente vale a pena ler!

Fabio.Ribeiro 12/03/2024

É uma obra clássica da literatura gaúcha. Para que seja compreendida, há de ser lida com os óculos do tempo no qual foi escrita, caso contrário, se corre o risco de anacronizar a leitura. Digo isso porque muitas vezes o meu olhar contemporâneo pensou "isso aqui é um absurdo!". E que bom que hoje pensemos assim, diferente de antes! Enfim, fora esses aspectos mais polêmicos, muitos contos trazem, além de um mágico lirismo, o paradoxo entre simplicidade e complexidade, marcantes num mundo rural e popular. Mundo esse calcado na mescla entre religiosidade, crendice, mistério e retóricas das mais diversas para explicar o cotidiano, sempre circundado de magia e com toques, às vezes, macabros - o que, convenhamos, deixa a narrativa rica e nada entediante.

Pseudo emo 06/02/2024

Difícil, confuso, mas interessante
Esse livro é extremamente rico em cultura brasileira e especialmente cultura gaúcha. Tendo dito isso, mesmo sendo nascida e criada no Rio Grande do Sul tive imensa dificuldade de ler o livro.
Simões é famoso por sua forma de expressar o dialeto autenticamente, mas as histórias são tão antigas que é quase impossível ler alguma delas e entender tudo. São palavras e conceitos tão remotos e obscuros que acredito que nenhum Gaúcho contemporâneo saiba do que se trata. Isso perde muito da leitura pois entendo parcialmente os contos e fico muito confusa com certas partes.
Para além da dificuldade de entendimento, há muitos contos brutais e também que carregam muitos preconceitos de época que me incomodaram durante a leitura. Há acima de tudo uma idealização da figura do gaúcho, mas que se contradiz o tempo todo, e, mesmo assim é interessante de ler e analisar.
A parte das lendas é muito interessante e foi a que eu mais gostei e tirei proveito! Todas as histórias são interessantes e formam o imaginário cultural gaúcho.

Pedróviz 20/10/2023

Contos Gauchescos
Este é um livro obrigatório para todo o brasileiro que quer conhecer seu país por inteiro. Contos marcantes, como "Jogo do Osso", "Os Cabelos da China", "Contrabandista" e "No Manantial", retratam o gaúcho pampeano, seus costumes, sua linguagem (texto rico em regionalismos). Blau Nunes é o personagem central que ora narra, ora participa dos eventos .
Clio0 20/10/2023minha estante
Estou tentando ler esse livro há anos. Não encontro para comprar... essa edição é boa?

Pedróviz 20/10/2023minha estante
Eu gostei. Não lembro de haver erros ou coisas do tipo no texto.

Vinnylit 12/10/2023

Mas bah tche!!!!
Em "Contos gauchescos" somos apresentados a alguns contos que contam a história e os costumes do Rio Grande do Sul. Uma mistura de expressões e misticismo se entrelaçam na construção de uma narrativa regionalista ímpar.

lailarosenbach 12/10/2023

Contos gauchescos e lendas do sul
Título: Contos gauchescos e lendas do sul
Autor: Simões Lopes Neto
Numero de paginas: 224
Nota: ???

Bom, primeiramente. esse livro é considerado o principal nome do regionalismo rio-grandense. É um livro de memórias que, juntamente com o linguajar regional, contas os casos que são contados pelo Blau Nunes.
É uma obra interessante para quem gosta dos costumes gaúchos, até porque em muitos contos, necessita-se de um entendimento prévio de algumas coisas para poder compreender o sentido da obra.

Dudu Menezes 17/09/2023

Pioneiro do regionalismo
Hoje terminei uma releitura, que eu prefiro chamar de "verdadeira primeira leitura", de Contos Gauchescos, do meu conterrâneo João Simões Lopes Neto, que é considerado o principal nome do regionalismo rio-grandense.

Nascido em Pelotas, Simões Lopes viveu até os 13 anos no meio rural; depois mudou-se para o Rio de Janeiro, para estudar, e, finalmente, retornou à sua terra natal, em função da sua saúde. É considerado um sujeito urbano, portanto, embora seus Contos, aqui, tratem da vida campeira.

Como um livro de memórias, conhecemos os "casos" contados pelo velho Blau Nunes, que, por vezes, também comparece nas histórias - 19 no total -, todas carregadas com o linguajar típico das tradições orais gauchescas.

Nesta edição da @leituraxxi temos os textos e comentários de ninguém menos que Aldyr Garcia Schlee. As notas explicativas ajudam - e muito - a compreender o dialeto popular utilizado nas narrativas do "vaqueano" (guia campeiro) Blau Nunes, em suas andanças pelo Rio Grande, a contar as aventuras de todo aquele que é alvo de seus comentários.

Temos histórias de amor e de guerras - passando por episódios da Revolução Farroupilha, para citar um exemplo -, que apresentam as singularidades dos homens e mulheres que viveram no solo gaúcho, no século XIX.

Ainda que haja uma concordância do personagem-narrador com o que se passa em seus "casos", seja pelas decisões tomadas pelos protagonistas, seja pelos hábitos e costumes adotados, nesse período, reforçando a ideologia regionalista, somos provocados a formar a nossa própria opinião.

Lendo, hoje, lembrei muito dos "casos" contados pela minha falecida avó, Dona Orildes, e percebi que as minhas leituras anteriores foram pífias, merecendo essa releitura e outras mais.

Acima de tudo, Simões Lopes nos convida a conhecer melhor a natureza humana, através dos seus contos, os quais, embora tragam as particularidades da vida no campo, coincidem com características humanas de personagens que nos são apresentados em obras de Machado de Assis e Dostoievski, só para citar dois grandes. E ele, certamente, merece estar ao lado dos grandes, pois as reflexões suscitadas, nessa obra, são universais!

#simoeslopesneto

Luiz 31/07/2023

Em partes...
Em partes o livro é bom, como na parte das Lendas do Sul, já a parte dos Contos Gauchescos propriamente ditos, não foi satisfatório, mas as lendas salvam um pouco do livro, enfim, não achei tão maravilhoso, mas não arrependo-me de ter lido!

Marina 09/05/2023

Uma leitura interessante para quem se interessa pela história gaúcha e os costumes mais antigos das regiões rurais do Rio Grande do Sul. Para compreender a maioria dos contos, é necessário um conhecimento prévio de algumas coisas que fazem parte da cultura gaúcha.

Francisco240 21/02/2023

Os contos são muito bons são curtos e com a linguagem do Sul que quem não está acostumado com a linguagem vai acabar perdido e ficar sem entender certas expressões.
Fiquei nostálgico, estou com vontade de ler mas literatura gaúcha, acho que lerei Érico Veríssimo novamente.
Margô 21/02/2023minha estante
Gosto de contos regionais
Sejam do Norte ou Sul, sinto falta...queria que houvesse uma compilação de contos de todos os estados brasileiros...????

Francisco240 21/02/2023minha estante
Seria um sonho minha amiga, já imaginou manto logia de contos regionais? Seria um espetáculo!

Margô 21/02/2023minha estante
Com certeza...???

Luke 21/01/2023

Acho interessante o vocabulário com muito regionalismo, mas mesmo sendo da cidade do autor, não entendi algumas delas.

Tem contos bons, bem construídos e culturais?. Porém outros envelheceram mal na visão atual

Acredito para trabalhar em sala de aula com os alunos alguns termos devem ser debatidos, pois serem problematicos hoje em dia

Julia.Evelin 10/01/2023

Gaúchos
Sou gaúcha mas confesso que é uma leitura muito difícil e lenta, na maioria são histórias muito confusas, só li pra deixar como lido mesmo. ¯?\?_???_???_?/?¯

Eder 13/08/2022

Um patrimônio cultural do RS
Muito show o livro, ainda mais para pessoas que moram no Rio Grande do Sul. Aqui estão reúnidos vários contos, a maioria deles narrado por Blau Nunes, um baita contador de histórias. Durante essa leitura encontrei emoção, irônia, muita mas MUITA comédia e até contos BEM sangrentos. A leitura é bem difícil por ter um vocabulario bem desconhecido para a maioria das pessoas, entretanto não creio que isso seja desculpa para não ler-o. Valeu a pena conhecer esse livro, e aqui irei citar os meus contos preferidos:
Trezentas onças: Lindo e emocionante, um dos que mais gostei.
O mate do João Cardoso: Muito engraçado, e até pode ser visto nos dias de hoje para pessoas que tomam um bom amargo com os amigos!
Deve um queijo!: Um dos mais entraçados. Gargalhei lendo esse.
O boi velho: Esse aqui é mais um bem emocionante e reflexivo, que vale demais ler.
Correr Eguada: É um relato bem sangrento de certas diversões no mínimo peculiares que aconteciam no passado. Não há nada como tomar mate e correr eguada! Kkkkk
Jogo do Osso: Achei esse muito interessante, e sangrento no final. Curti.
O " Menininho" do Presépio: Fala sobre uma história bem inesperada acontecida durante uma véspera de natal. Surpreendente e cômica, de certa maneira.

Catarine Heiter 05/09/2021

Este livro foi uma grata surpresa! Nunca tinha ouvido falar do autor ou da obra e não estava com grandes expectativas. Inicialmente, a linguagem popular gauchesca trouxe um certo desconforto, mas logo me familiarizei e consegui me deliciar com todos os aspectos de uma obra escrita desta forma. Os contos são uma viagem ao passado e à cultura de uma região tão distante da minha. Aprendi muito sobre a geografia e os costumes; assim como estive entretida e curiosa para conhecer o desfecho de cada personagem. Meus contos preferidos foram: No Manantial, Melancia – Coco Verde, Contrabandista, Jogo do Osso e Batendo Orelha!

Esta leitura foi motivada pelo Desafio DLL 2021, na categoria ‘Autor brasileiro nunca lido’