Contos Gauchescos & Lendas do Sul

Contos Gauchescos & Lendas do Sul João Simões Lopes Neto

Resenhas - Contos Gauchescos & Lendas do Sul

Wellinton.Sena 19/03/2021

Contos do RS
O livro contém um punhado de histórias e lendas do Rio Grande do Sul, incluindo entre elas o negrinho do pastoreio como por exemplo.

O livro possui uma abordagem dinâmica e de fácil leitura, sendo extremamente objetivo e leal aos mitos e lendas da região, falo isso com certa convicção por ser gaúcho.

É um excelente livro se você deseja conhecer as lendas e mitos da região.

João Sales 14/01/2021

Apresento-te Blau, o vaqueano!
Entonces, para o patrício que se vê assoleado, capeando despacito pelos pagos, e deseja uma ponta de tradição, que tal apreciar as histórias deste taura haragano Blau Nunes? Posso dizer sem entono que fiquei entropigaitado com essa obra macota, estivada de causos. Não há de existir paisano que não se contente.

Julia.Beatriz 27/04/2020

sulista é foda....................
Alguns contos são muito bons e surpreendentes, outros, insuportáveis de chatos.

Paulo 11/04/2018

Poucas páginas, grandes histórias
O autor consegue contar grandes histórias em poucas páginas. O regionalismo, muito bem costurado, lembrou-me grandes momentos de Érico Veríssimo e Guimarães Rosa.

isa.dantas 13/02/2017

Infelizmente, a parte de contos é de difícil compreensão por conta de vários termos gaúchos. Por 90% do livro, quis que o editor tivesse feito notas de rodapé. Na parte de lendas, a leitura volta ao 'normal'.
Fabiano Peixoto 26/05/2017minha estante
Isa, tudo bem?

Se quiseres tenho o PDF com às referências completas a linguagem. Vale muito a pena.

Grande abraço.

fabianopeixoto@gmail.com

Samu 28/04/2016

Uma leitura com o tipico sotaque do sul. As vezes algumas palavras precisam ser traduzidas aos mais novos e menos ligados a cultura gaúcha, mas vale pelo seu encanto! As lendas são lindas e emocionantes! Ótimo livro.

Sérgio 23/01/2016

Contos Gauchescos | Por Sérgio Salles
Olá, tudo bem?

Li este livro na época da escola, na 5a ou 6a séries e foi uma experiência "traumatizante".
Uma narração complexa, com português castiço, com muitos verbetes, gírias e ditatos regionais que tornam a leitura muito difícil.
Sinceramente, do ponto de vista histórico e cultural, tem todo o seu valor mas, a narrativa é extremamente difícil de assimilar.
Boa sorte para quem tiver que ler, beba muita água e, depois me conte a estória pois não consigo lembrar nada além da capa.

Fiquem com Deus

Carla 21/12/2015

Peculiar
Muitos dizem não ter gostado do livro devido à linguagem regionalista e de difícil compreensão. Pois foi por esse detalhe, a linguagem extremamente regionalista, que me interessei pelos contos. A leitura foi me cativando, talhando o Rio Grande do Sul de forma peculiar, única. Mostrando a força, a lealdade e as vivências do povo rio grandense através de sua cultura e sua rotina em textos tão bem construídos e caracterizados por Simões Lopes Neto.
Recomendo a leitura entretanto deve ser feita com paciência e a mente aberta para o novo para que se possa usufruir ao máximo dessa bela cultura.

Mateus.Cadore 07/09/2015

Um exímio narrador
Simões Lopes Neto é um verdadeiro narrador Benjaminiano.

Dani 17/01/2013

Contos e Lendas
O livro em si é muito bom, porém é divido em dois: Contos Gauchescos e Lendas do Sul. O Contos é ótimo, muito interessante e a linguajem bem difícil até(típica do sul). O Lendas já mais entediante e difícil compreensão, pelo menos pra mim foi. Mas quem tiver interesse mesmo e entende das coisas gaúchas, com certeza vai gostar.

Pandora 11/12/2012

O "Contos Gauchescos" é uma coleção de histórias contadas (talvez até vividas) pelos gaúchos do fim do século XIX e inicio do século XX. É um livro lindo, mas a linguagem do livro para mim tem sido complexa.

Estou cem anos separada do mundo do Simões Lopes, pertencemos a partes muito diferentes do Brasil, vivemos e ouvimos vidas muito diferentes, temos trajetórias de vida difíceis de conciliar.

E no entanto... eu me pego ouvindo/lendo o Simões passar parágrafos e parágrafos descrevendo as mudanças de tons do céu ao entardecer, a beleza das Três Marias e observar esses detalhes é coisa tão tipica de mim que com todas as experiencias que nos separam finalmente me vi unida a esse homem distante no tempo no prazer de apreciar e descrever o esplendor do céu em fim de tarde e a grandeza das constelações noturnas.

As diferenças que nos separam de repente tornam-se insignificantes frente ao que nos unem... E a vida flui em torno de quebra de preconceitos e estereótipos fraquinhos e fortes.

JH 18/11/2012

O linguajar regionalista tão enfatizado na obra torna o livro maçante, mas é também através dele que Simões de Lopes Neto marca a cultura gauchesca. E consegue retratá-la de forma convincente e, várias vezes, envolvente.

É interessante como a cultura de criação do gado marcou o comportamento do povo do Rio Grande do Sul de outrora. A lida com o gado e o cavalo, inclusive, criam expressões que são transportadas, mais ou menos como metáfora, para outras situações cotidianas, ao se descrever as relações familiares, a mulher, os superiores, etc.

Pelas histórias de Blau Nunes, aceitamos o gaúcho como um homem rústico, mas mui nobre. Sangue quente, bravo e guerreiro, também é leal, independente e conquistador.

O que fica, ao virar da última página, é um certo enternecimento, uma certa admiração pelos feitos destes bravos homens de outrora com suas peculiaridades, que construíram uma terra, um povo, um modo de vida.

Vagner46 03/06/2012

Contos Gauchescos
Uma excelente leitura para quem deseja aprender alguns costumes aqui do Rio Grande do Sul. Recomendo para todas as pessoas, vocês não irão se arrepender!