A Vida Intelectual

A Vida Intelectual A.-D. Sertillanges

Resenhas - A Vida Intelectual

Eu_Davi 31/01/2023

Um livro para se ler uma vez ao ano.
Uma livro que fala sobre a vida intelectual, como seu próprio nome já diz, e que ao longo de suas páginas ele vai nos dando dicas maravilhosas, de como podemos ter essa vida intelectual.
Ele vai dar bastante dicas, para pessoa, que escrevem, mais muitas dicas também de como se tornar um leitor melhor.
Daí fica a dica se vc quer aprender melhor sobre como destinar o seu tempo a essas coisas tá aí um livro exepicional.

Arnoldi suazineguer 07/09/2020

Um ótimo livro pra quem quer se organizar nos estudos e na vida.

Gabriel Vitorino 12/01/2018

A-D Sertillanges A vida intelectual
''Seu espirito, suas condições, seus métodos''.
Sertillanges, foi um filosofo e teólogo francês considerado um dos maiores expoentes do neotomismo da primeira metade do séc XX.
Em 1883 ingressou na ordem dos dominicanos, mudando o próprio nome para Antonin-Gilbert. Em 1900 é nomeado professor de Ética em Paris onde permaneceu até 1922.
Em 1918 é eleito membro da academia Morales Et Politiques. Depois de um longo período em Jerusalém 1923 transfere-se para o convento de Le saulchair como professor de Ética social fazendo se cada mais notar como um dos principais representantes do Neotomismo francês, ao lado de Jacques Maritain e Etieme Gilson. De volta a Paris em 1940, falece oito anos depois, aos 85 anos de parada cardiaca, durante uma convenção.
O livro ainda continua atual nos dias de hoje, o livro trás dicas preciosas de como entrar na vida de estudos, usar fichários, técnicas de leitura e organização, o livro é dedicado a todos que desejam uma vida intelectual plena em toda suas potencialidades-e não há nada mais atual que isso nos dias de hoje.
Não é possível ler ele com pressa e proveito. Leia devagar, mastigando e meditando os ricos ensinamentos.

Jamile 09/06/2017

Ser um intelectual completo
O padre Sertillanges trouxe em um livro sucinto uma explanação satisfatória do que consiste ser um intelectual. Muito mais do que um simples passo a passo, nos presenteia com um guia das premissas a serem respeitadas e seguidas por todos os que almejam ter o intelecto mais desenvolvido.
Em princípio, as motivações para se alcançar essa meta, devem ser baseadas em objetivos nobres e desinteressados (de ascensão econômica ou social). Desta forma, consigo perceber o quanto a ciência e a intelectualidade estão pervertidas e quanto o autor tem razão por colocar esse como um ponto fundamental a ser considerado. Essas abandonaram esse princípio e principalmente o desvincularam da teologia e da filosofia, buscando a criação do conhecimento isolado, o que o torna morto e improdutivo. O conhecimento vem de Deus e se finaliza nEle. Essa é a premissa básica para se iniciar qualquer estudo, do contrário será desumano, irracional e ineficaz.
Trata também do bem estar físico e emocional, para que se possa ter o máximo de aproveitamento. Assim como, uma vida de relacionamentos regrada, sem o foco na vida alheia ou no que lhe sucede. Não sendo um alienígena. No entanto, estando sempre apto a servir e se relacionar com as pessoas estritamente necessárias.
Saber ler para este objetivo é crucial. Daí a importância de acrescentar livros como "Como ler um livro" de Mortimer, para agregar ao conhecimento, já que neste o autor explica detalhadamente os preceitos básicos para se ter uma leitura de qualidade.
Delimitar um tempo a ser dedicado exclusivamente para o estudo e para o lazer é crucial para manter a mente saudável e produtiva.
Por fim, é essencial que o intelectual produza algo, por meio da escrita, para que o seu conhecimento se solidifique. Inicialmente produzindo somente para si, e assim que julgar seu trabalho conciso, começar a compartilhar com o público, para que pela crítica, possa ser aprimorado.

André | @oantipoda 14/04/2017

Para futuros intelectuais
Quem pretende ser um intelectual e não sabe por onde iniciar esse exemplar é um excelente norte. O livro é um manual de como ser um intelectual, como deve se portar, o que ler e o que não ler, valores a seguir etc.É importante frisar que não se trata de um manual singelo e objetivo como uma receita de bolo, pelo contrário, sua leitura requer reflexões dado o espírito filosófico com o qual o Padre Sertillanges o escreveu.