Édipo em Colono

Donaldo Schüler

Resenhas - Édipo em Colono

Willamy 19/06/2019

O coro canta um hino que lembra o Eclesiastes, Omar Khayyam e Emil Cioran
"Quem sonha dilatar o seu quinhão de vida além do circunscrito não passa de um guardião da estupidez. Longos dias engendram muito à beira-dor. O deleite, como visualizá-lo quando se cai no além-devido? Tânatos, Isoterminal, é um bálsamo, quando a moira do Hades, sem-himeneu, sem-lira, sem-coro dançarino aparece enfim! O não ser nato vence todo argumento. Mas, advindo à luz, o rápido retroceder ao ponto de origem é o bem de segunda magnitude. Quando a neofase passa e a vanidade da irreflexão, qual golpe pluridor se exclui, qual pesar não se inclui? Revolta, inveja, discordância, guerras, mortes. E o lote conclusivo: impotente, intratável, execrável, a desprezível senescência, vazia-de-amigos, onde, sem faltar nenhum, males geminam males".

Essa tradução é mais fácil de ler do que costumam ser as traduções do Trajano Vieira. Mas não faltam os momentos toscos (provavelmente influenciados pela teoria da tradução do Lawrence Venuti) em que o tradutor faz questão de deixar transparecer seu trabalho, por exemplo, ao usar o verbo "ciceronear" (que nos dá a imediata sensação de anacronismo) ou ao colocar diversos coloquialismos brasileiros na boca dos personagens.

TalesVR 14/02/2018

Ponte
Para se ler Édipo em Colono é mister que se tenha conhecimentos prévios sobre a mitologia e ter lido Édipo Rei, fora isso é uma leitura agradável e considero como uma ponte para os acontecimentos da próxima tragédia de Sófocles, Antígone. É uma peça curtinha e muito valiosa para os amantes da arte grega, narrando as misérias de Édipo no estrangeiro e a figura heroica de Teseu, outro personagem bastante conhecido para os gregos por sua bravura e honra. É realmente uma pena que de centenas de peças escritas por Sófocles só 7 tenham sobrevivido ao tempo, então vamos saborear com gosto o que nos restou.

Big Lui 10/03/2014

O Exílio
Li este aqui entre as 2 partes do livro Édipo Rei/Antígona. Nele mostra o que aconteceu com o rei depois de ter descoberto a verdade sobre sua origem e como passou os seus últimos dias ao lado de suas filhas, principalmente Antígona.

Também mostra o início do embate grave entre seus outros filhos, os irmãos Polinice e Etéocles, que disputavam entre em si o direito ao trono de Tebas. Muito bom, recomendo a leitura.

Andre 28/04/2009

Sófocles e suas tragédias
O livro é ótimo. Não possui a perfeição de "Édipo Rei", mas se pode compará-lo a ele. Possui o mesmo enredo envolvente, muito bem elaborado.
Assim como "Édipo Rei', a história não te enjoa, pelo contrário, ela é tão bem contada que você não tem vontade de parar de ler. Poucos livros são assim. Talvez só Shakespeare faça algo tão envolvente e tão destilado em palavras.

JLM 17/01/2009

Édipo é mais que apenas um complexo