Édipo em Colono

Édipo em Colono Sófocles
Donaldo Schüler

Resenhas - Édipo em Colono

Louise Mariane 28/03/2024

Excelente leitura. Muito boa a peça. Finalmente concluí a trilogia tebana. Sófocles, maioral. Demorei para concluir porque não tive tempo para ler.
Estou satisfeita!!!

maryelli0 21/01/2024

Muito bom, porém "Édipo Rei" foi melhor.
A experiência de leitura foi a mesma, a mente do Sófocles é incrível. Mas fui mais gostei mais do primeiro livro da trilogia.

Telma77 27/12/2023

Desgraceira que não acaba...
Continuação de Édipo Rei. Vale a pena acompanhar a saga do personagem e tudo que decorreu depois da descoberta do fatídico.

Gabrielli 26/11/2023

O fim da vida de Édipo
Depois da torrente de desgraças em Édipo Rei, um pouco de paz para a alma de Édipo com participação importante do herói Teseu

Luis Felipe S. Correa 01/09/2023

Trilogia Tebana 2/3
É um lamento e um prazer poder ler a tragédia de Sófocles pela primeira vez. Neste livro, vemos uma sequencia de Édipo rei, revelando sua vida de andarilho e uma mudança na sua percepção, que vai de autor exclusivo no primeiro livro a instrumento dos projetos dos deuses no segundo. Essa noção, ao que me parece, demonstra o papel importante do destino como vontade divina, da qual nenhum homem pode fugir. A narrativa é simplesmente fantástica.

Yuri410 04/06/2023

Casos de Família da Grécia Antiga
Édipo, após descobrir sua dura realidade (casado com a própria mãe), resolve se isolar em Colono para viver os dias que ainda lhe restam, na companhia de suas filhas Antígona e Ismênia. Porém se engana quem pensa que Édipo poderá enfim suspirar de alívio e sossego. Aqui, a altivez demonstrada pelo jovem soberano em Édipo Rei está curvada pelo peso da idade e, diferentemente das outras peças da trilogia (Édipo Rei e Antígona), o personagem-título começa num estado de desilusão e humilhação para depois encontrar sua redenção. Para quem ama intrigas e barracos entre familiares, num bom misto de Casos de Família com novelas de Manoel Carlos, a trilogia de Sófocles é indubitavelmente um prato cheio.

Arthur 03/04/2023

Édipo em colono
Após a descoberta de sua trágica realidade, Édipo se cega, no começo dessa peça vemos ele, junto de sua filha, Antígona, chegando em colono, Atenas, lá ele será recebido por Teseu, e, aos poucos, irá ganhar o reconhecimento que merece e conseguir achar um lugar para morrer. Enquanto sua morte não chega, virão dois personagens tentar trazer ele de volta para Tebas, primeiro Creonte e depois Polinices, filho de Édipo. Ele irá se recusar a ir embora e finalmente terá seu lugar de descanso em Atenas. Essa tragédia é bem diferente das outras de Sófocles, tendo já se iniciado com o herói na desgraça, e aos poucos ir recebendo seu lugar de direito e passando pela redenção pelos crimes cometidos.

Charleees 27/03/2023

REI ÉDIPO & ANTÍGONA, ÉDIPO EM COLONO - Sófocles
Sófocles foi um dos mais importantes dramaturgos gregos. Ele escreveu aproximadamente 123 peças teatrais, mas apenas sete sobreviveram de forma completa, três dessas peças foram minhas últimas leituras.

Em Rei Édipo conhecemos a história do então Rei de Tebas, Édipo, casado com Jocasta que resumidamente acaba por descobrir por meio de um adivinho, Tirésias, que ele foi o assassino do pai, o rei Laio e acabou casando-se com a mãe, Jocasta, cumprindo o triste vaticinio recebido por Laio, seu pai.
Édipo teve quatro filhos com a mãe: Antígona, Ismênia, Polinice e Etéocles.
Assim que descobre toda a verdade, Jocasta se suicid4, enquanto Édipo arranca fora os olhos.

A história então salta para Édipo em Colono, onde já velho e expulso de Tebas por seus filhos que agora governavam a cidade, acompanhado de Antígona sua filha recebe guarida de Teseu o governador de Colono. Édipo procura terra onde possa ficar seus últimos dias de vida e um lugar onde possa ser sepultado. Enquanto essa ação acontece, Polinice o filho mais velho vai até o pai em Colono pedir auxílio, pois em Tebas Etéocles o filho mais novo tomou o trono para si e expulsou o irmão da cidade. Polinice foge para Argos onde casa-se e organiza um exército para tomar o poder de Tebas e vai então atrás da benção do pai para isso, mas o desgraçado Édipo revoltado com os filhos que o expulsou de Tebas quando assumiu o poder, ao invés da benção roga uma praga que nenhum dos dois ganhará a vitória, não, ambos morrerão um pela mão do outro na entrada de Tebas.

É em Antígona que a história "termina". Mortos na entrada da cidade, Polinice e seu exército invasor é dado como traidor da pátria enquanto Etéocles recebe honras de estado por morrer defendendo Tebas. Quem sobe ao poder é Creonte, irmão de Jocasta, cunhado de Édipo. E sua primeira ordem é proibir que sepultem Polinice, o corpo deve ficar fora da cidade onde morreu para servir de alimento aos animais. E quem vai contra a ordem do Rei é Antígona, sobrinha de Creonte.

Essa história é simplesmente genial e eu não contei nem um terço dela aqui. Estou completamente apaixonado e empolgado. Tanto que minha próxima leitura é Sete Contra Tebas de Ésquilo, que conta a batalha entre Polinice e Etéocles pelo trono de Tebas.

E é tão bom, quando um livro desperta essa paixão na gente, né? Se você leu até aqui, me diga um livro ou livros que despertou em você alguma paixão?

Rei Édipo & Antígona
Livro 12 de 2022
Édipo em Colono
Livro 13 de 2022

gabriel 21/10/2022

essa versão tem a linguagem muito rebuscada mas ainda assim consegue prender a atenção como em édipo rei.
aqui, édipo é um velho sábio que, após assumir integralmente a culpa ao cegar-se, passa a compreender o mundo exterior sem o véu da soberba que o encobria no primeiro livro, quando ainda era jovem, e sua morte acaba se tornando uma disputa política entre tebas e colono (em atenas). fascinante as lições que podem ser tiradas!!

Julia 17/10/2022

Casos de família
Foi uma leitura um pouco rebuscada para mim, porém gostei muito das brigas e confusões de família. Além disso, deu muita dó do édipo, tadinho o idoso só queria um pouquinho de paz.

santiago 12/09/2022

Fim de ciclo
Li Édipo Rei a primeira vez já fazem quase 10 anos. O reli no ano passado antes de ler Antígona e agora terminei Édipo em Colono. Mesmo com esse espaço de tempo, gostei da trilogia tebana. Devo dizer que talvez Édipo em Colono seja meu menos preferido dos três mas não significa que eu desgostei do livro, até pela maior relevância da morte da narrativa - ela está sempre ali no horizonte, esperando o momento para aparecer. Inclusive, o momento em que Édipo chama a Morte e pede por caminhos abertos para fazer sua passagem talvez tenha sido meu momento favorito da peça.

Maria11360 29/05/2022

A redenção de Édipo
Após os acontecimentos fatídicos do livro anterior, não cronologicamente, Édipo enfrenta seu exílio amparado por sua filha, Antígona. Como andarilhos em meio a privações e grandes sofrimentos, chegam enfim a Atenas, que os acolhe na figura de Teseu, o rei. Se antes as profecias a Édipo eram aterradoras, agora prevêem que seu túmulo será sagrado, ele protegerá a cidade dos inimigos. De pária a protetor após a morte. Aqueles que antes os expulsaram, desejam levar -lhe a força, mas fracassam. Édipo, por fim, ainda cego, torna - se guia ao local de seu repouso que se dá em meio a inúmeros sinais divinos, pois ele mesmo é semelhante aos deuses.
Nesta peça os diálogos são bem presentes ao contrário da ação. Édipo repensou tudo que lhe ocorreu e percebeu - se inocente, mesmo que não seja possível apagar o que foi feito. Os anos penosos o tornaram mais sábio, humilde e isto agradou até mesmo os deuses. Sua recompensa e remissão são concedidas no pós morte.
Gostei muito, mais da segunda metade confesso. A quem desejar, tem disponível no YouTube a aula do professor José Monir Nasser que contempla toda a trilogia tebana.

Vinicius José 04/02/2022

Sofrimentos ensinam.
✓ Autor: Sófocles.
✓ Gênero: Dramaturgia e tragédia.
✓ 144 páginas.

Continuação de Édipo Rei, da trilogia Tebana: Édipo em Colono.

A edição que consumi é a da L&PM Pocket. Suas páginas são brancas e seu acabamento é simples, mas não me desagradou. Quanto a tradução, por não entender grego de nada posso dizer a respeito.

Aqui encontramos Édipo velho, longe de sua terra. O cego ancião vagava pelos bosques de Atenas até chegar em Colono. No entanto, ele não está só, sua filha, Antígona, auxilia seu velho pai. E é de impressionar o tamanho amor que ela sente por Édipo, compartilhando de seu sofrimento e o guiando em sua cegueira, honrando aquele que é teu pai.

Diferentemente procede seus irmãos, Polinice e Etéocles, que outrora expulsaram seu pai de Tebas e agora disputam o trono, disputa essa que poder-se-á ver na peça "Sete contra Tebas", escrita por Ésquilo. Os rapazes parecem ter herdado o orgulho que Édipo tinha na peça anterior, e agora agem visando apenas o próprio ego, o que os levará a ruína e a morte de um pela lâmina do outro e vice-versa.

De repente, novas profecias são ditas. E todas dizem à respeito do velho Édipo. Então vemos seu cunhado, Creonte, tentar traze-lo de volta para Tebas e, nessa confusão, as duas filhas do ancião são raptadas. Então, Teseu, o notável rei de Colono, heroicamente as salva cumprindo com a sua promessa de ser justo e de defender a causa de Édipo.

Voltando para o ancião, na peça anterior, o Édipo que pensava ter decifrado o enigma da esfinge não havia desvendado nem o mistério de sua própria existência, mas agora, não é mais o mesmo. Ele se encontra mais sábio, pois a cegueira do corpo abriu-lhe os olhos da alma. É notável que, também, o que lhe resta é o amor por suas filhas, o qual vemos sofrer amargamente nos sumiços dessas e, depois, agradecer profundamente o rei de Colono por salvar as duas jovens.

Ao saber das novas profecias que se encontrava, Édipo não quis nem ajudar Tebas e muito menos aqueles que queriam derruba-la (Polinice). Na verdade, ele desejava ser sepultado em Colono e, com isso, um laço é criado entre ele e o justo Teseu. Então, mais tarde, o ancião vê esgotar-se a vida, e apesar de ser cego e depender-se de guias, o vemos guiar Teseu até o local em que ele deveria ser sepultado, e lá, longe de suas filhas, ele parte dessa vida.

Enfim, a história do pobre Édipo se encerra aqui, quem antes se via como o glorioso tirano de Tebas, agora se vê como um cego, velho e exilado. Sofrimentos ensinam. E é em meio a esse drama que podemos tirar duas figuras exemplares: Antígona e Teseu. A primeira é uma jovem de doçura e dedicação exemplares, uma filha que não abandona o pai, apesar das dores. E a segunda é um rapaz de coragem e lealdade exemplares, um homem justo com a pátria e fiel à suas promessas, apesar dos obstáculos encontraria.

Saturnotemanéis 31/01/2022

Rinha de Velho
Sempre servindo barraco de qualidade, a leitura desse foi mais difícil para mim do que a de Édipo rei. Achei essa peça um pouco mais lenta e o português aqui é bem rebuscado, tanto que eu era obrigado a reler trechos de falas inteiros as vezes (tradução, por que me odeias?). Porém gostei muito, acho incrível que escritos tão velhos ainda sejam tão interessantes de ler.