Escolhas - o amor tem dois lados.

Escolhas - o amor tem dois lados. Nize Morais

Resenhas - Escolhas - o amor tem dois lados.

Arca Literária 26/04/2015

Escolhas é um livro com boa diagramação, capa e páginas bem coladas, a única coisa que achei que poderia melhorar é que foram utilizadas páginas brancas no lugar daquelas amareladas. As páginas brancas incomodam na hora da leitura pois elas refletem a luz. Mas não interferiu na leitura quando passei pelas suas linhas bem escritas e histórias bem narradas.
Leia toda resenha no link http://www.arcaliteraria.com.br/escolhas-o-amor-tem-dois-lados-nize-morais/

site: http://www.arcaliteraria.com.br/escolhas-o-amor-tem-dois-lados-nize-morais/

Luan 06/05/2015

Resenha: Escolhas - O amor tem dois lados - Nize Morais
Vamos a resenha:

"Minha vida ia ser bem mais fácil. Mas quem disse que o coração escolhe o mais fácil?"

Raíssa é uma jovem moderna, mimada e protegida pelo pai, que ao visitar sua vó, Dona Mel, no interior, acaba por conhecer um rapaz, trabalhador, jovem, bonito e "grosseirão", porém de família humilde e sem nenhum bem material valioso.

Raíssa se encanta pelo tal rapaz, a ponto de começar a lhe jogar charme, e como Issak, o nome do rapaz, não é de ferro, ele se rende a Raíssa, porém, esse relacionamento é difícil de ser mantido, será capaz dois jovens, de classes sociais diferente, manter-lo? O amor é capaz disso? Eis a questão!

Comentários:

"Escolhas - o amor tem dois lados", foi uma leitura divertida, leve e rápida. Foi uma leitura muito interessante, achei a escrita da autora muito jovial, até demais, não que eu não tenha gostado, mas achei alguns personagens jovens demais para a idade deles. Bom, a leitura foi fluída, e teve vários momentos que me peguei rindo, até porque essa familia da Raíssa saber roubar bastante risadas alheias, comigo não foi diferente.

"- Preste atenção, minha filha! - Disse vovó. Se não você não vai aprender nada do que vou lhe contar! De que adianta ouvir ou ler se não se aprende nada de bom?"

O relacionamento dos personagens principal, Raíssa e Isaak (ou Zak ), foi muito legal de se observar, principalmente pelo comportamento do Zak, ele deveria fazer um tratamento para curar esses ciúmes que ele tem, que não é muito saudável, bom, mas o que eu posso dizer, a Raíssa gosta. Mas tirando a parte dos ciúmes, achei interessante como eles lutaram pelo amor deles, não se importando com dinheiro, classes sociais, status, essas coisas que muitos se importa, mas eles não, ver como os dois amadureceram durante o livros foi muito bom.

"Estava naquele momento de transição na minha vida, inteligente demais para algumas coisas e completamente retarda e idiota para outras"

Como eu disse, a escrita da autora é muito jovial, tendo em sua narrativa gírias e palavrões, e gostei dessa jovialidade, achei algo moderno e arriscado, mas para mim foi interessante ver que os autores estão se arriscando mais, se modernizando e trazendo algo mais real para os leitores.

Uma personagem que gostei muito foi a Dona Mel, achei ela muito real, uma personagem que teve seus amores e desamores, sonhos, ilusões, verdades, mentiras, resumindo, um passado repleto de história, boas e ruins e gostei dela por causa de sua força e por não te vergonha do que viveu!

"Ele me olhou e saiu batendo a porta com tanta força que quase a quebra. Arriei o corpo ali mesmo, chorando enquanto o elevador desceu e subiu."

Os personagens teve seus prós e contras, achei uns bem construídos, mas outros eu achei meio jovens demais para a idade, e outros um tanto imaturos, mas a maioria conseguiu minha empatia. Os cenários foi bem descritos e de fácil imaginação.

Bom, uma coisa que me incomodou bastante neste livro foi a revisão, houve muitos erros e, as vezes, até dificultava a leitura, bom, a revisão falhou muito neste livro.

"Foi o tempo da nossa separação."

A edição é simples, mas muito bonita, com folhas brancas e letras boas para leituras, diagramação simples e feito com muito carinho!

Moderno, real e arrebatador.

site: http://lendoferozmente.blogspot.com.br/2015/04/resenha-escolhas-o-amor-tem-dois-lados.html

Khrys Anjos 08/12/2015

Qual será a escolha certa a se fazer?
Raíssa e Issac (como ela achou o nome horrível passou a ser Zac kkkk) são um casal completamente fora dos padrões que estamos acostumados a ver.

Ela é uma menina extremamente mimada e que adora a vida na cidade grande. Ele é um caipira grosseiro e violento que adora a vida na cidade pequena.

Quando se conhecem acontece uma explosão e a partir deste momento suas vidas ficam entrelaçadas. Eles passam a viver literalmente entre tapas e beijos.

No decorrer da trama conhecemos junto com a Raíssa os segredos guardados durante anos pelos membros da sua família.

Como foi que sua avó Mel conheceu seus avôs Cristiano e Vicent (sim a Raíssa tinha 2 avôs paternos mas para descobrir o que isso significa somente lendo o livro ok?).

O que levou sua tia Cristina a ser a pessoa que todos achavam que conheciam.

E o verdadeiro motivo do seu pai detestar o Zac.

Temos nesta história várias lições a serem absorvidas pelo leitor mas a principal é o poder do perdão (confesso que neste quesito seria reprovada pois não admito em hipótese nenhuma abuso sexual, traição e violência doméstica).

A Raíssa era a típica adolescente da classe média que os pais e a avó faziam as vontades (se eles soubessem o que passava por sua mente nos momentos que ela estava contrariada a teriam internado kkkkk). Mas o envolvimento dela com o Zac não foi uma transgressão as regras. Ela o amou desde o primeiro momento que se viram assim como ele.

Mas os dois precisavam amadurecer antes de viver este amor (apesar de que este amadurecimento só foi ocorrer após alguns anos de convivência).

Eles são muito parecidos. Os 2 são temperamentais, explosivos, a primeira resposta para um desentendimento é a violência e têm medo da força do sentimento que os une.

Na verdade a Raíssa puxou esta personalidade do pai que herdou do pai dele este gênio forte, por assim dizer.

A autora Nize escreve de uma forma bastante jovial. É como se estivéssemos lendo um diário de uma adolescente com todas as gírias e palavrões que eles adoram pronunciar.

Mas não é um romance adolescente. A história forte que fala da importância de nossas escolhas e das consequências delas na nossa vida.

E deixa o leitor com esta questão: eu realmente conheço a minha família? Eu posso dizer que não conheço pois nunca fui ligada as histórias de cada um dos membros da família da minha mãe e a do meu pai não conheci absolutamente nenhum nem pessoalmente muito menos suas histórias.

Nós estamos acostumados a ver sem enxergar, ouvir sem escutar, entender sem compreender. Por isso quando uma pessoa faz algo que pensávamos que ela nunca faria ficamos chocados.

Criamos personagens para as pessoas e não permitimos que elas sejam elas mesmas.E quando a ilusão acaba ainda nos sentimos no direito de ficarmos decepcionados.

Esta história nos mostra o quanto erramos ao julgar o outro sem conhecer verdadeiramente os fatos que o levaram a fazer aquela escolha.

A Raíssa viveu tanto o lado "pobre" da vida quanto o lado "rico" ao passar uma temporada em Paris mas ela acabou percebendo que o que realmente importa para sermos felizes é estarmos onde nossa alma e nosso coração se sintam em paz.

A pessoa que nos completa não vem embrulhada para presente. Muitas vezes ela vem envolvida no barro, na poeira ou numa leve camada de óleo de carro. Mas quando existe amor tudo isso passa a ser secundário.

Por mais que esta frase seja cliché ela é verdadeira: o valor de uma pessoa está no seu caráter e não nas suas roupas.

Recomendo esta história para quem está acostumado com o estilo Walcyr Carrasco de escrever sua novelas tipo Morde e Assopra, Caras e Bocas, Chocolate com Pimenta, O Cravo e a Rosa. Sabe os protagonistas que vivem entre tapas e beijos?

Acho que o Cravo e a Rosa seria a melhor definição para esta história da Nize. Só não sei ainda quem seria o Cravo e quem seria a Rosa neste casal de feras que são a Raíssa e o Zak.

Espero apenas que na próxima edição sejam corrigidos os erros de revisão que pelo que vi nem se quer foram feitos. A Nize me avisou antes deste problema mas para mim foi descaso da editora.

site: http://minhamontanharussadeemocoes.blogspot.com.br/2014/10/resenha-escolhas-o-amor-tem-dois-lados.html

Bruna 05/03/2017

A vida é feita de escolhas e ler esse livro é uma delas
O livro de hoje, quem já viu o vídeo de Leituras do Mês já sabia que iria vir, é uma história que conseguiu me deixar dividida entre gostar e odiar a protagonista! Escrito pela autora Nize Morais, Escolhas o amor tem dois lados é uma obra que irá te fazer refletir sobre as coisas simples e importantes da vida.
Raíssa é uma jovem bonita e mimada, principalmente pelo seu pai que a protege de tudo e de todos, e que se vê obrigada a ir passar as suas férias com a família na casa de sua avó que mora no interior. Agoniada por estar longe da modernidade, e presa em um local que ela considera mais longe do que o fim do mundo, ela não espera que seus dias possam acabar tendo algo de bom... Pelo menos até conhecer, Isaak ou Zak – como ela o apelidara.

“Como uma pessoa podia ser feliz ali, naquele buraco, lugar onde “Judas perdeu as meias”, porque as botas ele tinha perdido um pouco antes?”

Issac ou Zak é um rapaz simples do interior, não vem de uma família poderosa, mas chama atenção pela sua beleza. Sua família trabalha como caseiros na casa da tia avó de Raíssa, e é por esse motivo, em meio a uma visita que os dois se conhecem e logo se veem atraídos um pelo outro. No entanto, com o pai de guarda da menina e sem querer se meter em confusão, afinal jamais deixariam que uma garota da classe dela se envolvesse com um rapaz da classe dele, ele tenta manter distancia da garota que mal chegou e já o deixou agitado.

Raíssa não esperava conhecer alguém interessante naquele fim de mundo, principalmente quando não previa dias muitos bons ou produtivos, isso se escrever as memorias de sua vó em seu novo notbook (que ganhara dela) pudesse ser considerado como tal. Então quando em uma visita a sua tia avó ela encontra Issac, um rapaz lindo de morrer, ela começa a imaginar que as coisas podem acabar não sendo tão ruins assim.

Mas com um pai protetor, daqueles típicos machões rústicos que se acham superior e dono de razão, que morre de ciúmes da filha e tem sérios problemas com bebida que ele não admite, Rai acha muito difícil conseguir se encontrar com o rapaz sozinha. Sua mãe é alguém com quem ela não poderia contar para ajuda-la nisso, uma vez que ela é completamente apaixonada por seu e tenta a todo custo evitar qualquer situação que o irrite por medo da reação que o marido possa ter. No entanto, ela não contava que sua tia (possuidora de uma mente aberta e divertida, e a mais próxima de ideal de ser amiga de uma adolescente) fosse a ajudar sem ela nem ter que pedir.

Zak no início tenta se manter afastado dela, afinal saberia bem qual seria a reação da família da garota com um envolvimento entre os dois, mas Raíssa não facilita as coisas para ele fazendo com que ele ceda a ela rendendo momentos regados de beijos e carícias para os dois. No entanto, por ser mais velho, Issac tem uma mente mais formada e sabe o que eles terão que enfrentar se realmente quiserem ficar juntos e o jeito com que ela lida com a situação acaba não ajudando a melhorar isso...

“- Mas não se esqueça de que todas nossas escolhas na vida têm consequências, boas ou más. Vivemos aprendendo a escolher melhor, Raíssa.”

Raissa é extremamente mimada e está acostumada a ter o que quer sem pensar nas consequências, apesar de saber que seu pai jamais aceitaria o romance deles, ela insiste em instigar Zak que assim como todo homem não é de ferro e vive causando confusões para ele por conta de sua imaturidade. Quanto mais tempo passa, mais começamos a duvidar que os dois consigam ficar juntos, principalmente pela forma de ser dela que parece não amadurecer enquanto ele só se torna cada vez mais maduro... Entre brigas e reconciliações, ambos terão que decidir o que estão dispostos a enfrentar para ficar juntos, o que não se torna nada fácil quando um segredo do passado traz uma nova pessoa que poderá balançar esse já tão frágil relacionamento...

Seria então possível que as coisas dessem certos entre uma garota mimada da cidade e um rapaz rude e “bicho do mato”? Tudo na vida é uma questão de escolhas e Raíssa aprenderá que o amor mais do que tudo possuí dois lados. Resta agora saber qual ela irá escolher e se pela primeira vez na vida ela se mostrará tão madura quanto insiste em ser!
"Estava naquele momento de transição na minha vida, inteligente demais para algumas coisas e completamente retarda e idiota para outras."

Ao começar a ler Escolhas o amor tem dois lados eu me surpreendi ao me ver envolvida em uma história que trata sobre o machismo, a diferença na forma de vida do rural e urbano, e o descobrimento do verdadeiro amor. No entanto, o que começou com tudo para dar certo, foi preenchido com uma protagonista extremamente mimada que insistia em não amadurecer independente do que ocorresse e isso me irritou em alguns momentos. Diversas vezes vemos o casal brigando por imaturidade dela que insiste em se dizer adulta e capaz de decidir sobre o que quer.
Não tiro o mérito de que realmente há diferenças entre os dois que levam um tempo para ser superadas, mas Raíssa continuava insistindo nos mesmos erros e esperando um resultado diferente... o que é obvio que não iria acontecer! Por um outro lado vemos Isaac – um rapaz mais velho e maduro –, mas que diversas vezes age feito criança perto dela; o que felizmente o vimos fazendo cada vez menos no decorrer da história. Os dois vivem brigando e até quando parecem ter se acertado e resolvido tudo, passam a brigar novamente, nos levando a pensar “de novo? Eles não cansam não?”.

Outra coisa que me incomodou foi o fato da Raíssa não fazer nada quando o pai insistia em humilhar Isaac, muito pelo contrário, e até mesmo quando ele insistia em tratar a família como propriedade dele e até chegar a bater em sua tia... Isso me levou a considera-la fraca e não merecedora de um rapaz que enfrentava muita coisa por ela.

No entanto, a história se desenvolveu super bem, de forma bastante realista onde não temos personagens perfeitos e sem erros. Vemos todos errarem e aprenderem, mesmo que alguns demorem mais para se tocarem do que outros. A escrita da autora também nos incentiva a prosseguir e ler cada página, mesmo querendo matar a protagonista diversas vezes, sem falar das revelações do meio para o final que nos deixam de boca aberta e que por mais que tentemos adivinhar antes não conseguimos.

Em síntese é uma boa história, mas eu acredito que poderia ter sido muito melhor. Isso não quer dizer que eu não tenha gostado, porque eu gostei muito; mas eu acredito que alguns personagens poderiam ter sido moldados de forma melhor e terem amadurecido mais diante das situações que ocorriam durante a trama. A escrita da autora é um dos motivos que nos levam a querer continuar lendo até o fim e que não nos deixa desistir, e tem personagens que realmente nos cativam com suas histórias nos levando até mesmo a lágrimas.

É uma estória que realmente mostra detalhes que nos fazem notar a diferença de pensamentos e o preconceito existente, me fazendo assim recomendar como uma história que você lê para apreciar aos poucos e que precisa de paciência para começar a nutrir um sentimento de amor e ódio com a protagonista.

Se eu recomendo? Sim, é uma boa história capaz de agradar aos leitores; mas que possuí esses pequenos detalhes que desmerecem uma história e uma escrita tão incrível. Por isso leiam e tirem suas conclusões e depois me digam o que acharam dela e se valeu a pena persistir até o fim! No meu caso, valeu a pena cada página pela escrita da autora e principalmente pela Dona Mel e espero que possa acontecer o mesmo com vocês.

site: www.brookebells.com