Onde a Lua Não Está

Resenhas - Onde A Lua Não Está

1 | 2 | 3 | 4

Loh° 03/01/2024

Dor de cabeça ????
O livro em si ele se desenvolve bem legal, mas a pessoa que for ler tem que ter cabeça pra se concentrar, ou talvez seja por que não é uma leitura que eu estou acostumada ou não é o gênero que eu gosto.
A história é confusa, afinal, o nosso prota é um esquizofrênico ( sem zueira ) e ele usa bastante metáforas, é uma história triste, confesso, ele começou a desenvolver mais a sua doença logo após a morte do seu irmão mais velho ( isso não é spoiler, está na própria sinopse) mas ele no final percebe que ele tem o que ele precisava, mas ele nunca tinha notado, não entendi aonde tinha o romance, na verdade eu não entendi várias coisas do livro, fiquei com dor de cabeça pelas palavras difíceis para mim...mas até que foi legalzinho.

Valena.Monteiro 26/10/2023

Quase choro em plena aula lendo esse livro. Fiquei muito triste com toda essa história.
Lia e parava, lia e parava... esse era meu ritmo durante a leitura. E isso era frustrante, porque gosto de ler livros intensos e escrever o que eles me causam durante a leitura
Gosto de escrever resenhas de livros que me causam sensações intensas, raiva, tristeza, frustração. Foi muito difícil terminar a leitura.
Acho que foi por isso que amei ler onde a lua não está, tem uma escrita direita, Matthew fala conosco sobre sua dor, frustração. Um livro bom, mas que também é triste, e essa sensação é maravilhosa para o leitor.

"? Não. Eu não tenho mais 6 anos.
Ele ficou olhando os dedos, confuso. Senti-me culpado por envelhecer, por deixá-lo para trás".

Robbie5 10/08/2023

O livro como um espelho
Amei mt, mais pelo fato de o protagonista ter a mesma condição psicológica que a minha, daí eu já criei uma conexão
A crueza da vida em si, é um soco no estômago
A forma que as crianças tem que lidar com certas situações, e sabe?!
São crianças, a gente não espera que elas passem por certas situações
E é bem isso mesmo, a esquizofrenia
Eu muitos momentos eu me vi no livro
As vezes a narrativa parecia confusa
Por que alternava entre as linhas do tempo

Luanna.Maba 25/07/2023

Não foi fácil ler esse livro. É um tema delicado e a escrita que passar muito do que está passando na cabeça do personagem.
Matt perde o seu irmão muito cedo. E além da saudade que só cresce e ele tem que lidar com sua doença que vai avançando no mesmo nível.
O livro se torna confuso muitas vezes pela forma que os acontecimentos estão dispostos nos capítulos mas ru acredito que seja pra ver como está a cabeça de Matt com tudo isso. Mas é muito interessante ver a evolução dele ao longo de tudo e como fica a esperança de que tudo vai se ajeitar.

Marcos 10/01/2023

Em uma viagem de férias, a vida dos irmãos Matthew, que sofre com esquizofrenia e seu irmão Simon que tem síndrome de Down muda completamente.

Na noite em que a família de Matthew e Simon está acomodada no espaço de férias, os irmãos decidem sair e se aventurar sozinhos na escuridão da noite, mas os dois nunca iriam imaginar que apenas um voltaria vivo para casa... Simon não retorna com vida dessa viagem.

Por desobedecer seus pais e ter saído anoite para se aventurar, Matthew se culpa e carrega essa marca por todo seu amadurecimento. Seu sofrimento é muito bem transmitido através da culpa que ele leva consigo e pela falta que sente de seu irmão. Mas será que toda essa tristeza que o personagem principal enfrenta ocupa todo lugar que não sobre um espacinho para sua felicidade?

Relatando a vida e a forma de alguém que enfrenta a esquizofrenia, o enredo da história mostra uma igualdade superior aos padrões estabelecidos pela sociedade, onde no livro, esse ponto é relatado com muita naturalidade possível.

Esse livro é bom e ruim, não vou mentir. Bom porque aborda um tema contemporâneo, que poucas pessoas tem contato e ruim porque requer uma grande parcela de atenção na narrativa da trama. Eu dou ??? estrelas para esse livro porque esperava algo mais "aventureiro" e uma narrativa mais clara, coisa que me perdi no sentido da história ao lê-la. Mas o livro não deixa de ser um bom livro, muito indicado para pessoas que assim como eu, nunca tiveram acesso ou contato com pessoas esquizofrênicas.

Ketley7 07/01/2023

Quando o Simon sorri, parece a lua
Esse é um dos livros mais confusos e estranhos que já li pq a escrita assim o é, mas ao mesmo tempo é muito bom, percebi que fui me apegando ao personagem principal e a história aos pouquinhos, principalmente perto do final da leitura.
A história é pesada e triste, você sente a dor que o protagonista passa e agonia em algumas descrições narrativas. O confuso do livro é esse intercalar entre momentos presentes, passados e pensamentos internos do Matt, porém é o que dá envolvimento e estranheza de um jeito bom, eu gostei dessa pegada do livro.
Eu me emocionei no final, vc acaba o livro com o coração quentinho.
Obs: é interessante a parte voltada para saúde mental do protagonista que têm esquizofrenia e ler o lado dele e a descrição de ser um esquizofrênico. É também muito triste o sentimento de culpa pela morte do irmão e como isso o perseguiu ao longo da vida.

Recomendo, é bem melancólico, estranho e bom.

13/03/2022

13/03/22
Esse livro prendeu-me desde o início! Foi um pouco confuso, mas não me apavorei, esperando chegar o momento da explicação.
Me surpreendi quando soube que Nathan é um enfermeiro psiquiátrico, pois achei um livro muito bem escrito sobre os problemas que Matthew enfrenta até a vida adulta após se culpar da morte do seu irmão mais velho.
A história de Matt nos cativa, mesmo sendo um livro um pouco sensível.
Amei a leitura.

Laurete | @queridaeusouleitora 28/02/2022

Releitura impecável
Eu não lembrava de nada além do que a própria contra capa do livro já diz sobre a obra e do fato que eu gostei muito da leitura na época.

Reli e amei novamente a experiência. Gosto muito de romances retratando saúde mental.

Marcos.Rodrigues 14/01/2022

Liverei 14/06/2021

Não foi uma leitura fácil e me perdi em vários momentos, mas é uma história muito boa sobre perdas e como cada pessoa tenta superar os traumas da vida (o que não é nada fácil para o protagonista pois ele sofre de esquizofrenia).
O livro não tem uma linha do tempo definida (início, meio e fim) e isso deixa o andar dos fatos muito confuso, não sabendo se está sendo contado no passado ou no presente, mas ao longo do livro é fácil se situar.

TulioOli 13/06/2021

Muitoo Bom
A história do livro em si é ótima, a narrativa traz como o personagem narrando os fatos, Matthews é o personagem principal que sofre de esquizofrenia, então essa narrativa vai ser um pouco complicado porém não deixa de ser compreensivo, no livro as histórias são contadas todas misturadas, podem começar pelo o fim e terminar em outra, mas isso se dá justamente pelo o fato de seu problema mental.
O livro vai falar de como foi a vida de Matt depois que seu irmão Simon morreu em uma viajem. O personagem se culpa muito pela morte de seu irmão, e isso é muito mostrado no livro. No decorrer vamos ver que ele tenta trazer seu irmão, por conta de seus delírios, ele é assombrado pelo irmão e tenta de tudo para traze-lo de volta, o bom do livro é que ele mostra a ligação forte que tem com o irmão, que ai reforça essa sensação de trazer seu irmão para ter o seu amor e carinho de volta. O livro vai mostrar fortes emoção tem delírios que são descritos que ira falar muito de sua dor, o escritor foca muito na dor, no luto de Matt, e para isso mostra a forte ligação de amor e proteção de ambus, logo seu irmão tem Síndrome de Down, então tem muito da proteção, do carinho, do amor de ambus, até o titulo do livro faz uma referência a aparência do seu irmão mais novo.
O livro é ótimo, não merece um 4 estrelas porque infelizmente tem alguns momentos que a leitura cansa, mas a historia é boa, vale a pena ler.

Carolina165 05/04/2021

Um bom livro
Porém complexo e confuso.

E tem toda uma aura de melancolia que eu gosto muito em determinados tipos de livros.

Matthew tem 19 anos. Quando ele tinha 9 anos, seu irmão, que tinha síndrome de down, morreu em um acidente no meio da noite aos 12 anos de idade. Matt nunca superou a morte do irmão, e acho que sua doença, a esquizofrenia, se deve a isso. Ele sempre se culpou, e no final, quando sabemos como foi o acidente, descobrimos o motivo de ele se sentir culpado (uma traquinagem de criança que infelizmente acabou mal).

O livro é propositalmente confuso para expor toda confusão mental do protagonista, já que é narrado em primeira pessoa por ele.

Com 19 anos ele narra acontecimentos de diversos momentos da vida, passando de um momento a outro sem especificar a cronologia, de modo que a narrativa se torna confusa neste aspecto.

Tem uma hora que ele afirma que a mãe de sua mãe era mais velha que Nanny Noo e já morreu há algum tempo, sendo que na verdade Nanny Noo é sua avó materna e está viva. Não sei se isso foi um erro do autor ou faz parte da confusão mental do protagonista.

É um livro triste com uma aura bem pesada, recomendo para quem gosta do tema e não tem dificuldade em ler um livro um pouco mais confuso, rs.

Gostei, mas esperava mais.
Érico 05/04/2021minha estante
Parece interessante, mas acho que vou passar por causa da confusão... Prefiro textos mais fluidos...

Carolina165 05/04/2021minha estante
É confuso sim Érico, mas a gente vai juntando uma peça na outra e no final tudo se encaixa, rss. Se vc gosta de livros com uma pegada melancólica, recomendo.

Isis.Coneglian 05/02/2021

No começo confuso, mas depois tudo se encaixa
No começo tive dificuldades com a leitura. Não é um livro narrado de um jeito tradicional. Mas lá pra 66% eu me encaixei e consegui entender a história e gostar do livro.
Não é o melhor que já li, mas definitivamente não é ruim.

Aninha 17/01/2021

Incrível
Me arrependo de não ter lido antes. Ele estava há um bom tempo parado na estante e de repente me deu uma vontade de ler esse, especificamente. E o instinto não falha. Veio num momento muito preciso na minha vida, muito precioso, um que eu realmente precisava. Mas, fora o meu apego emocional pessoal, aqui vai: O que mais me encantou foi a narrativa. A princípio não parece ser especial, narrado em primeira pessoa, simples, mas olhos (e alma) treinados para drama pegam a profundidade logo de cara. Na segunda página eu já estava vidrada, apaixonada, sorrindo sozinha.
Essa narrativa magicamente envolvente estabelece um diálogo íntimo com o leitor, o roteiro é forte, intenso, real. Aqui e ali existem digressões típicas de uma conversa real, e o retrato final é delicado em seu realismo, e bruto em sua sutileza.

1 | 2 | 3 | 4