O Enigma de Compostela

O Enigma de Compostela A. J. Barros

Resenhas - O Enigma de Compostela

Fellipe.Henrique 17/11/2020

Livro bem escrito
Livro bem escrito porém mistério não muito desenvolvido, o que vale a pena mesmo são as histórias secundárias.

Leo 29/12/2009

Gostei
Acho que gostei mais das estórias-satélite do que da trama principal!
Achei meio Dan Brawn o livro, intercalando cenas em volta de um tema histórico.

Desde a primeira página o leitor já se simpatiza com o personagem do Dr. Maurício, mas os enigmas, os crimes acontecem tão futilmente que dá vontade de pular e voltar para a narração histórica.

Gostei muito mesmo dos trechos que contam a história dos Cataros e as artimanhas de Felipe o Belo para derrubar os templarios, esses momentos merecem destaque pois o autor se encontra quando narra esses eventos.

Foi uma boa leitura, teve seus altos e baixos, enquanto adorei as muitas partes históricas, detestei o fechamento da trama com seus enigmas impossíveis de solução, mas gostaria de ver um livro histórico do autor, nos moldes do Bernard Cornwell.

Vale a pena a leitura despretensiosa.

Vi 09/07/2011

Autor brasileiro supera Dan Brown e lança romance no qual afirma desvendar segredos que o Cristianismo ocultou por mais de mil anos
Num dos livros mais surpreendentes lançados este ano, um autor brasileiro – A. J. Barros, que divide seu tempo no Brasil e em viagens por recantos inexplorados do planeta, em busca de enredos para os romances que pretende escrever  envereda pelo lendário Caminho de Santiago de Compostela e cria uma trama envolvente. Lançado há 15 dias, com uma grande campanha publicitária, O Enigma de Compostela teve sua primeira edição, de 15.000 exemplares, vendida imediatamente. Outros 15.000 livros sairão da gráfica esta semana para abastecer as livrarias.

O autor  explica Emediato  pesquisou 10 anos para fazer este livro, misturou fatos históricos conhecidos – como as Cruzadas, o drama dos cavaleiros templários e o massacre dos cátaros, uma seita cristã dos primeiros tempos  e, fato inédito, percorreu o Caminho de Santiago quatro vezes, duas de carro e duas a pé, para construir uma trama muito envolvente. Eu nunca havia visto tanta determinação. O resultado foi um romance que mescla conhecimento e drama histórico-religioso com entretenimento e vai agradar tanto aos leitores do Código Da Vinci quanto aos críticos mais exigentes.

Sampaio 19/04/2012

Sinceramente, gostei mais o primeiro livro do autor,"conceito zero". Aqui o nosso herói parece genial demais: percebe tudo, sabe tudo, um super Robert Langdon, na verdade. Mas vale o entretenimento.

gosvn 23/01/2022

O plot da história em si é bem interessante (principalmente pela interlocução das partes históricas que agregam a história de uma melhor forma), mas o desenvolvimento da mesma poderia ter sido bem melhor. Conforme você vai chegando no final do livro, mais arrastada a história vai ficando e mais vontade de parar você tem (eu tive que "forçar" a leitura dos últimos capítulos para poder enfim terminar o livro).

O livro caiu no meu conceito principalmente após a entrada de uma certa instituição (lá pelo capitulo 68), ali para mim foi o fim infelizmente. Em minha opinião não tinha a necessidade de acrescentar isso na história.

cheopsmalta 12/03/2023

O livro ao estilo do que é escrito por Dan Brown teria um excelente plano de fundo para construção de um enredo: o milenar Caminho de Santiago de Compostela, entretanto, o escritor tentou associar vários elementos e seitas em uma mesma história o que acaba por várias vezes deixando o leitor confuso. O mistério e o seu desfecho também é confuso. De positivo, o exímio trabalho do autor no descrever dos ambientes e locais apresentados na obra.