A Inversão: Prelúdio

A Inversão: Prelúdio Franklin Santos

Resenhas - A Inversão: Prelúdio

Gisa 13/10/2014

A sinopse do livro, não me encantou logo de cara, mas como eu conhecia o Franklin e sei que ele escreve muito bem, decidi que queria ler. E não me arrependo nenhum pouco. O livro é de uma leitura muito leve e rápida. Nilk é um personagem muito engraçado e eu ri muito com ele. Mas também tive vontade de dar uns tapas na cara dele. É o tipo de personagem principal que você gostaria de conhecer pessoalmente. Outra pessoa que me chamou a atenção, foi a Simone. Mas não posso falar muito dela para não dar spoiller. Ela tem vinte anos e é o tipo de pessoa que eu não gostaria de conhecer. Mas que merece um filme.
Uma coisa que eu adorei no livro é justamente o fato de ambientar o livro no Brasil. Eu já disse que adoro isso? Isso é literatura nacional minha gente. O Nilk é um adolescente baiano, mulato, de estatura mediana. Tenho a impressão de que o autor, olhou para o espelho para descrever o personagem principal.

Mas eu gostei disso. Literatura Nacional, com personagens brasileiros e ambientado no Brasil é tudo o que eu queria. Tenho muita sorte de ter conhecido esse autor e esse livro. Outra coisa que me chamou a atenção e eu preciso relatar aqui, é a semelhança entre alguns livros que eu lia quando adolescente e eu gostava muito. Quem aqui acompanhava Pedro Bandeira e as aventuras dos Karas? Pois então. O estilo da narração e a própria trama é bem estilo PB, mas ao mesmo tempo é estilo FS. Eu adorei isso. Quem cresceu lendo "A droga da obediência" ou a "Droga do amor" precisa conhecer "A inversão: Prelúdio", porque com certeza vai adorar.
Enfim, eu super indico para quem gosta de uma narrativa leve, mas inteligente e com conteúdo. Aliás, muito conteúdo. Tudo acontece muito rápido e quando você vê, perdeu o fio da meada. Sim, o Nilk é mais inteligente do que nós. Mais do que eu, com certeza. (risos). A única coisa que eu não gostei foi o fim. Que para mim poderia ter continuado. A Raquel vai embora? Não, como assim. Volta aqui. Mas andei lendo uma entrevista com o autor e parece que ele tem desejo de escrever continuações. Eu espero!!!!!

Enfim, algumas das frases mais legais do livro:

"Você é o rei do sarcasmo.
- Imperador, Calvin. Imperador." (Essa é a hora em que eu gostaria de conhecer o Nilk)

"-Olha aqui, srtª. Não Importa, eu não sei muito sobre você, mas seu tom de voz nesse momento está bastante alternado, e agudo. O que indica que você está nervosa, ou achando essa conversa muito agradável. Então a pergunta é: O que você quer comigo?" (Essa é a hora que eu gostaria de dar uns tapas no Nilk)

"-Duas coisas primo. Primeiro; nunca mais me toque de novo. E segundo, eu nunca retiro o que eu digo." (E essa é a Simone. Que eu não gostaria de conhecer, mas que merecia um filme. Ou então, outro livro).

Gabrielle 03/02/2014

ABCD dos Livros
Quem aqui não gosta de música? E qual sua preferida? Talvez seja mesmo difícil escolher uma preferida, afinal gostamos de tantas.
A música tem um poder de reunir todas as pessoas, coisa que a religião nem a política consegue fazer. A música está na alma e no coração das pessoas.
Com a música dominamos o mundo!

Nicolas ou simplesmente Nilk é um garoto comum que está no 3º ano do ensino médio. Ele gosta de tocar piano, mas é só um passatempo, nunca estudou para isso e é muito bom no que faz!
Com tempo de sobra ele e seu melhor amigo Calvin decidiram fazer uma brincadeira para ver quem estava mentindo, se chamava Pelouá. E com o passar dos anos essa brincadeira foi se aperfeiçoando para Nilk e com isso ele sabia quem estava falando a verdade ou mentindo.
Na mesma madrugada em que Nilk fez sua prova de manhã com seu professor de história Elias, o mesmo liga para ele, dizendo que haverá um competição de músicos, e o professor queria que ele fosse e o prêmio seria um piano novinho. Mas como Elias sabia que ele tocava? Alguma coisa não está cheirando muito bem!
Decidindo ir para a competição, Nilk se vê em uma "mansão" cheia de jovens músicos. A noite do mesmo dia, ele terá que se apresentar na frente de todos. Conheceu Raquel, uma menina ruiva, de pele branca e muito bonita e se apaixonou na mesma hora!
Na manhã seguinte ele saberia que teria passado para próxima atividade. Somente ele e Raquel passaram, entre 30 pessoas ou mais, somente eles. Estranho não é mesmo?
Nilk acorda e descobre que foi sequestrado, conseguindo fugir daquelas pessoas estranhas, tenta resgatar Raquel e é salvo pelo "maestro" que fez a seleção dos músicos e que também é tio de Raquel.
Finalmente livres, eles são levados para a casa da garota. Ela mora com o avó Angelo Paroccinio um grande maestro e seu tio Carlo.
Angelo no começo parece amigável, mas depois deixa cair sua máscara e revela quem ele realmente é! Um homem cruel, que quer dominar o mundo através da música, manipulando todos como um fantoche. Mas Nilk é inteligente, e com ajuda de seus amigos e de seu pai, ele vai destruir a vida de quem o colocou naquela armadilha cruel!

O livro é tão bom que entrou na minha lista de favoritos. É a primeira vez que leio um livro onde a música é o principal alvo, a música que move a história e faz chegar ao final.
É lógico que vai ter continuação, por que o jeito como acaba já faz você pensar no próximo livro, pensando como será a vingança, e como fica o amor entre Raquel e Nilk?
É o que eu mais quero saber! Estou ansiosa já hehe
Estou me impressionando cada dia mais com a literatura brasileira, e parabéns pelo livro Franklin, ele é maravilhoso, excelente trabalho.

site: http://abcddolivro.blogspot.com.br/2014/01/resenha-inversao-preludio-nacional.html