Poema Pedagógico

Poema Pedagógico Anton Makarenko

Resenhas - Poema Pedagógico

danizudo 18/04/2024

Uma obra excepcional e necessária para qualquer profissional das áreas de Humanidades. Makarenko narra com maestria a experiência pedagógica da Colônia Maksim Gorki, uma experiência soviética socialista de manejo humanizado de jovens em conflito com a lei.

Todos os personagens históricos desse romance evocaram em mim os mais variados sentimentos: angústia, tristeza, esperança, riso e alegria.

Os percursos individuais e coletivos, os altos e baixos e as potencialidades de uma educação voltada à constituição do Novo Homem ? socialista, livre e proletário ? me propuseram reflexões sobre a capacidade de desenvolvimento dos sujeitos e seu potencial de ir além dos próprios limites (históricos, econômicos, culturais e sociais); reflexões muito caras ao meu exercício profissional como psicólogo marxista.

Os russos têm a estranha mania de arrasar em seus escritos e aqui não foi diferente.

Leonardo1245 27/02/2024

Professores, conheçam Makarenko!
Sempre me considerei um professor muito deficiente no que tange às minhas leituras sobre educação. Sobre o ensino da minha disciplina específica, eu tenho listas de referências, autores e PDFs pra consultar a qualquer minuto de qualquer dia, mas, quanto à educação no sentido mais amplo, educação enquanto problemática social, li muito pouco. Trechos perdidos de Paulo Freire, lembranças vagas das disciplinas universais às licenciaturas na época da faculdade e só. Durante a leitura do "Poema", se acendeu a vontade de conhecer mais a fundo a literatura da área com a qual eu lido todos os dias, e, só por isso, essa leitura já valeu demais!

No "Poema Pedagógico", temos Anton Makarenko, um professor soviético que, na época do pós-revolução comunista na URSS, se viu encarregado de administrar uma colônia de menores infratores, crianças e jovens que, por razão de furtos e crimes pequenos, foram presos, estigmatizados e marginalizados. O livro traz uma narração literária, com início, meio e fim, mas sim um relato do dia a dia na Colônia Górki, os problemas que iam surgindo e como iam sendo solucionados.

Nas primeiras semanas na Colônia, Makarenko faz a descoberta que choca todo professor que chega numa sala de aula pela primeira vez: que não existe teoria, esquema nem fórmula mágica. Que a prática pedagógica e a construção do coletivo - tema caro ao autor - se constroem ao longo do tempo, são produto das relações entre as pessoas e entre elas e o trabalho.

Podemos ver como Makarenko pegou um casebre abandonado e criou: um coletivo auto-regido; um sistema pedagógico que, ainda que não imune a críticas, merece muito reconhecimento pela eficiência; e vários jovens que saíram dos reformatórios para virarem engenheiros, médicos, generais e autênticos cidadãos soviéticos. E, justamente por passar mais de 600 páginas acompanhando essa construção tão bonita, é MUITO triste ver a forma fria como, duma hora pra outra, Makarenko é arrancado desse projeto ao qual ele deu a vida. De certa forma, foi até um favor ao leitor que o autor fez, dedicando só 3% do livro a esse fim tão bruto e nos presentear com essa obra homérica.

O posfácio nos faz pensar a quantas anda a educação no Brasil. Nesse país em que a criança não é priorizada pelo Estado, em que a educação é tratada como produto e professor como inimigo, pensa-se se a gente tá criando um cidadão crítico ou só preparando ele pro mercado de trabalho. Nessa conversa de "novo ensino médio", nessa presepada de "ensinar a empreender", não estamos só apagando do horizonte do educando o sonho de ir além dos limites do seu local de origem? Os alunos ainda sonham em ir além? Hoje sou professor de rede privada, lido com realidades muito privilegiadas, mas, filho da educação pública que sou, sonho muito junto com o Makarenko!

Qualquer professor vai se engrandecer com essa leitura! Vale o esforço pra enfrentar alguns capítulos monótonos pra chegar no final e ver como a nossa esperança na educação vai crescendo junto com a colônia!
Marcia.Juciele 05/03/2024minha estante
Que lindo ??

Vitor.Canestraro 17/02/2018

A pedagogia de um grande homem
O professor Makarenko foi ao seu tempo e ainda ecoa como um dos maiores educadores de todos os tempos. Um homem corajoso e humanista capaz de desafiar as adversidades e dúvidas da Rússia pré-revolução e impor seu método bolchevique de educação, capaz de mudar a vida condenada de uma diversidade impressionante de jovens e dar-lhes o fruto da esperança.

Volnei 02/04/2013

POEMA PEDAGOGICO
Este é mais uma das obras que li e gostei muito. Conta a história de um pedagogo recém formado que recebe do governo a missão de assumir um orfanato onde os problemas já se iniciam com as condições do prédio que a priori esta sem portas ou janela que foram retiradas pelos vizinhos para servirem como lenha para aquecerem seus lares já que a região é baixíssima temperatura
A história se passa na recém criada União Soviética,mais precisamente da Ucrânia, logo após a revolução Russa iniciando-se em 1923.As crianças que são ali atendidas podemos denominar como sendo os filhos da revolução Russa (1917) por serem órfãos por conta da revolução
Os problemas vão aos poucos se resolvendo de uma forma fabulosa e tudo de acordo com os comandos de Anton Makarenko. Depois de anos trabalhando com os menores, obtendo sempre sucesso, seus métodos começam a ser questionados pelo poder soviético. Em alguns momentos do livro a história chega a ser comovente. Uma obra que merece a atenção de todos os educadores.

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br/ https://twitter.com/volneicampos

ekalafabio 05/02/2009

Poesia para o professor
O título já é um gancho que prende.

Professores, mas também todos os interessados em aprendizagem em geral. Garanto, é leitura proveitosa, no nível da mais rara ficção: Admirável Mundo Novo, 1984, O Cortiço, Os Miseráveis, Eu e outros poemas...

Mas melhor por ser a realidade e estar cheio de lições absolutamente práticas.

É um história, com personagens interessantes, diálogos vivos, cenário principal: uma espécie de colégio interno na Rússia comunista, a Colônia Gorki.

É muito mais que um história, cheia de drama, dúvidas, aventura e humor. É uma lição máxima sobre educação, é um poema em forma de diálogos em prosa. Imperdível!

Quem tem medo de Makarenko?

Volnei 10/09/2015minha estante
Das suas dicas , principalmente de duas que ja li e que também gostei muito : O Cortiço e Os miseráveis