O Capítulo do Julian

O Capítulo do Julian R. J. Palacio

Resenhas - O Capítulo do Julian

Luciana.Segala 24/04/2024

O POV do Julian?
Serei breve, faz um tempo que li.
Esse livro é outro que todos deveriam ler, é uma continuação de Extraordinário e mostra o lado da história de Julian, o menino que fazia bullying com Auggie. Com um ponto de vista completamente diferente da história, vemos apenas um garoto que não se vê vilão que não pensa que é mau até ser confrontado com as coisas ruins que fez; vemos pais orgulhosos, sobretudo, uma mãe que na ânsia de proteger seu filho acaba sendo egoísta e prejudicando outras pessoas e um pai que acaba por ser complacente. O ponto crucial da história se dá na sala do diretor onde as cartas são postas na mesa; mas a melhor parte foi a biografia oral de Grandmere - a avó paterna de Julian com uma incrível história de vida. O perdão é o foco deste livro e que ninguém por si só, age para ser o vilão de uma história, apenas, acabam se tornando sem se dar conta; mas isso não significa que estão isentos de redenção.

Ps. Raquel Jaramillo Palacio sua escrita é digna de nota, uma verdadeira experiência cinematográfica pelas palavras!

??????????+?? | Favoritado

Readswmari_ 09/03/2024

O capítulo extra de Julian
Gostei bastante de saber um pouco mais sobre o ponto de vista do Julian.
No início eu achava que ele era apenas um garotinho mimado pelos pais, Porém ele provou que era muito mais que isso.
Além do mais, a história da avó de Julian e oque ela passou durante o holocausto da um pouco mais de peso pra esse livro.
Eu fiquei impressionada com o fato de que depois de Julian saber dessa história, ele percebeu o quão rude ele estava sendo com Auggie.

Hari-Nama 16/02/2024

Pelo ponto de vista de Julian vemos como a entrada de Auggie na escola impactou sua vida e como uma história de sua avó faz ele perceber os erros cometidos.
S.C.B.N 16/02/2024minha estante
Esse livro é todo perfeito, amoooooo

mimicckz 10/01/2024

Sublime.
Eu achei que o livros era apenas uma exploração sobre o ponto de vista do Julian sobre oque ocorreu em extraordinário, é muito importante essa narrativa sobre como o julian se sentia, eu achei tão interessante a forma que ele acha normal a forma que e tratava o august, a forma que os pais dele agiam influenciou muito, isso me mostrou bastante sobre como uma atitude sua influência sobre a vida de uma pessoa, a mudança de perspectiva do Julian sobre o mundo e a mudança dos pais dele foi uma coisa incrível, a história do nome dele também foi perfeita e completou a história, simplismente perfeito.

Cath 08/07/2023

Esclarecedor
O enredo de ?Extraordinário? é brilhante e trás várias reflexões. Durante o livro inteiro o Julian era realmente tratado como ?inimigo?, aquela criança que não te suporta e ama mostrar isso. Mas no ponto de vista dele é incrível entender o porque disso. Como ele lida com isso. E quando foi o momento do arrependimento, o remorso.

Nicole 29/01/2023

Gostei bastante que nesse livro mostra uma reflexão da vida que nos vivemos.E mostra o ponto de vista de Julian .Acho isso importante.

Rayyy_Giu 19/12/2022

O capítulo do Julian
Esse capítulo extra me impressionou bastante, achei que ia ser só contando como o Julian foi mal e tals e como ele odiava o August, mas nada mudaria o que ele fez, mas sério essa história que a vó dele contou sobre o holocausto, pela pessoa que ela amava e cuidou dela ter sido morta so por não ser perfeito foi muito triste, uma reflexão muito grande de vida sério, achei que o final acabou sendo fofo mesmo que nada pode reverter o que o Julian fez, pelo menos ele se arrependeu.

Mfarits 24/11/2022

Controverso, talvez
Bons livros nós fazem sentir. E o POV desse menino me fez sentir coisas muito intensamente. Ao mesmo tempo que é imensamente irritante e gera muita indignação ler uma visão tão distorcida de atos tão terríveis e claramente cruéis, é assaz interessante e até importante ler esse tipo de narrativa.
Auggie nunca mereceu nada pelo que passou, mas saber que seu agressor realmente acreditava que tudo era só "ser engraçado" é ao mesmo tempo esperado e um tremendo choque de realidade.
É também importante a reflexão sobre os atos. O que passou passou e infelizmente não pode ser desfeito. A gente precisa se desculpar com o outro, mas a lição que esse livro traz de que o que você precisa também, no final das contas, é SE PERDOAR é chocante, devido a todo o sofrimento que você pode ter causado a outra pessoa, mas é necessário, porque infelizmente não há como ser desfeito.
Acho que são lições importantes de serem aprendidas desde cedo e o livro é uma ótima oportunidade para aprendê-las.
Ótimo

Ana 12/10/2022

Confesso que me senti um pouco desconfortável lendo esse conto. Quer dizer, o início é muito indigesto porque é muito difícil ler as coisas que o Julian e sua família falavam sobre o Auggie. Mas ao mesmo tempo eu me senti horrível por julgar uma criança de apenas 11 anos que estava simplesmente reproduzindo o comportamento preconceituoso dos pais.

Acho que no fundo o Julian sabia que estava errado, mas os pais dele nunca o responsabilizava pelas crueldades, sabem? A mãe do menino é intragável, gente, pelo amor de Deus... Eu sei que cada mãe é a melhor mãe que consegue ser dentro daquela realidade, mas tem coisa que não pode ser justificada de forma alguma com "preciso proteger o meu filho".

Enfim, o final foi bem bonitinho e apresenta os mesmos preceitos de Extraordinário: escolher ser gentil sempre, aprender com nossos erros e, claro, não permanecer nos erros.

site: https://www.roendolivros.com.br/

Naute 10/10/2022

Valeu muito a pena!
Esse livro do Julian dá todo um tchan. Amo esses tipos de livros, pois nos mostra que as coisas podem dar certo, mesmo dando errado primeiro e nos dá várias lições com um tapa na cara.

Fala um pouco sobre como foi a criação do Julian, sendo refletida nos comportamentos dele. Mesmo sendo curtinho, vale a pena ler.

Ah, amei a história da Grandmère, me tocou muito por ser linda.