O Capítulo do Julian

O Capítulo do Julian R. J. Palacio

Resenhas - O Capítulo do Julian

Cacau 06/12/2020

O lado de quem comete o bulling
Achei interessante ler o lado do menino que comete o bulling. Sempre pensamos que quem comete esse tipo de barbaridade é uma pessoa má e não entramos a fundo nisso. Leitura bem fluída. Vale a pena.

Sabrina382 29/09/2020

O capítulo do Julian
Uma leitura complementar e necessária no universo do Extraordinário. Um livro curto, de rápida leitura e essencial.

Ler do ponto de vista do Julian nos faz refletir sobre diversas atitudes, sentimentos e formas de agir. O que para nós pode parecer algo inofensivo ou só uma brincadeira, para outros aquilo é algo que pode deixar muitas marcas.

Kassiane.Mendes 24/09/2020

Leitura complementar
Se você leu Extraordinário essa história é super necessário pra você entender tudo que se passa na cabeça do Julian. Porque ele fez o que faz! E sem dar spoiler preciso dizer que a avó paterna do Julian vai fazer toda a diferença pra história! Super recomendo a leitura desse livro! É curto e rápido de ler :)

Helô 18/09/2020

O capítulo de Julian
Bem mais do que um capítulo ??

Quando li Extraordinário, achei que era um livro incrível e que não precisava de mais nada, mesmo querendo saber mais da história, do que tinha acontecido com todo mundo.

Esse pedacinho da história me deixou muito feliz, me mostrou um lado totalmente novo do Julian e da pessoa maravilhosa que ele pode se tornar. Li em uma noite e fiquei morrendo de sono no dia seguinte, mas não me arrependi.

Recomendo tirar um tempinho para revistar essa história incrível e se deixar surpreender pelo lado do Julian. É incrível o que as influências familiares podem fazer ;)

Nay 18/07/2020

Seja sempre gentil.
Por mais que o Julian fosse uma criança, não dava para não se indignar com as suas atitudes, tudo bem ter medo, o medo faz parte de nós, porém, usar o medo para praticar bullying e o fato dele se quer sentir remorso, arrependimento e empatia, não é uma coisa normal, Julian precisava de ajuda e precisava acima de tudo, compreender que o que ele estava fazendo, era errado e não engraçado. Por um momento eu me perguntei, por que ele não sente remorso, arrependimento e empatia? E foi quando eu conheci os seus pais e tudo fez sentido, os pais são o espelho dos filhos. Finalmente compreendi Julian, percebi que não poderia simplesmente culpar o Julian por tudo, os pais que deveriam dá o exemplo, simplesmente passavam as mãos em sua cabeça. Entretanto, o final do livro é bem emocionante, Julian teve um grande amadurecimento e compreendeu a gravidade de suas atitudes, e assim como Julian, seus pais acabam se tornando pessoas melhores e compreendendo que para viver nesse mundo é necessário termos empatia e respeito, principalmente com as diferenças do próximo.

Se parassemos de enxergar somente as aparências e se começássemos a enxergar o interior do próximo, o mundo seria bem melhor e teríamos mais empatia. É o que falta nesse mundo, empatia e respeito.

Jully Divulga Livros 22/06/2020

Verdadeiramente me surpreendi... Demorei a ler pois de inicio vc fica muito irritado com a atitude de Julian, e o fato dele não entender genuinamente o que tinha feito... Mas o final é emocionante!!! Vale muito a pena!!

Anna.Guerra 11/06/2020

O outro lado da história
Há alguns anos li "Extraordinário" e me lembro bem do encantamento que fiquei com a história, por mostrar várias versões de uma mesma história sobre inclusão. Um tempo depois que li, lançaram o filme, mas só fui assistir esse ano na Amazon Prime e acabei me encantando com a história de novo. Pensei "seria legal se tivesse a versão do Julian né? E me surpreendi ao encontrar.

Amanheceu chovendo e eu estava com vontade de me engajar em alguma leitura leve, então decidi lê-lo hoje mesmo. Foi uma leitura curta mas prazerosa. Na parte do "antes", senti que não acrescentou muito à história original, pois quase tudo eu já havia notado. No entanto, a construção do contexto do personagem é importante para explicar os acontecimentos (mas não justificar). Achei interessante a história que a Grandmère contou, mas senti dificuldade em encaixá-la no livro original, pois parece ser uma realidade muito distante, apesar de sabermos que tais eventos históricos deixaram marcas até hoje.

A melhor parte, para mim, foi no "depois", onde os adultos começam a enxergar que eles também erraram. Precisamos aprender a assumir nossos erros e usá-los para evoluir.

Em suma, foi uma boa leitura para passar a manhã e relembrar como é ler muitas páginas sem nem notar.

site: https://www.instagram.com/p/CAQY_4yJzKe/

kkmoreno 04/06/2020

Bom x Mau
Achei bem interessante por mostrar os sentimentos de Julian em relação a toda a situação que viveu com August. Mostra que ninguém é de todo mau ou de todo bom! E na vida temos que aprender a ver as coisas dessa forma se quisermos uma vida mais leve!

Jota 31/05/2020

Incrível
Quando li "Extraordinário", detestei o personagem Julian, seu jeito horrível de ser e agir.

Bem, vamos lá então...
"O Capítulo de Julian" é um livro que conta a história de "Extraordinário" mas com a visão de Julian, sim, aquele que praticava bullying com Auggie. O até então garoto popular da escola que, de repente, se viu cada vez mais isolado por causa de suas ações.

Nele, podemos entender porque o menino agia daquele modo, como alguém tão novo tinha preconceitos e raiva que nenhum adulto deveria ter. Vemos como a influência dos pais afetaram a personalidade do garoto.

Esse é um ponto fundamental da história. A superproteção dos pais, a tendência de justificar erros ou pior, culpar outros por erros do próprio filho, são coisas perigosas que afetam a construção da personalidade e caráter da criança/adolescente.

O que merece destaque é a autora leva o personagem a um processo de amadurecimento, o que o leva a perceber seus erros e pedir perdão.

* Impossível não ficar emocionado ao ler a história da Grandmere do personagem.

site: https://www.instagram.com/mundolivrosehq/

Gabi 22/05/2020

Das histórias adicionais de Extraordinário foi a que eu mais gostei. Ver o Julian refletir e aprender com seus erros nos mostra que todo mundo pode mudar. Quem gostou de Extraordinário precisa muito ler, mesmo que a gente tenha ficado com raiva do Julian na história.

Cerqueira 16/05/2020

Incrível
Uauuuu...To chocada como um livro infanto-juvenil e curtinho tem tanto a ensinar e emocionar. Sério coloquei esse livro na lista apenas como complemento de Extraordinário (que também é um livro ótimo!) mas achei lindo e recomendo a todos para ler. Acho que foi o primeiro livro que realmente me emocinou. Leiam adultos, crianças e adolescentes!

stormazzi 14/05/2020

adorei saber a parte do Julian, seus sentimentos a respeito do auggie, e principalmente sua evolução, fico feliz com o desenvolvimento do personagem!

Liz 24/04/2020

Emocionante. Nos faz refletir sobre erros.
O Capítulo de Julian conta os fatos acontecidos em Extraordinário só que com a perspectiva de Julian, o menino que praticava bullying com Auggie.

Me surpreendi muito com esse livro. Traz a tona reflexões muito pertinentes sobre remorso, erros e perdão. No decorrer dos capítulos podemos perceber o amadurecimento de Julian e o reconhecimento dos seus erros.
Fiquei extremamente decepcionada com as atitudes dos pais de Julian, já que eles, (em especial sua mãe) sempre tentavam justificar suas atitudes, banalizando e normalizando suas crueldades. Incluse, acho que boa parte de suas ações foram influência de uma superproteção familiar, com um toque de maldade infantil.

A história de sua Grandmère me tocou muito e me levou a pensar em todas as negligências que já cometi. Julgar uma pessoa por sua aparência ou deficiência é uma maldade horrível, que me deixou de coração partido. Enfim, me emocionei muito com a história e com o esclarecimento que Julian teve.

R. J. Palacio soube transcrever divinamente bem os pensamentos de uma criança, além de deixar claro o quanto os pais tem influência na formação pessoal e as consequências que essa falta pode ocasionar.

SSandes 30/03/2020

Eu deixei esse por último porque sabia que ia ter revelações
Julian é um bom garoto, só estamos com medo e confuso, meteu os pés, pelas mãos e fez besteiras. Merece uma segunda chance!
"As vezes odiamos as coisas de que temos medo"