O Capítulo do Julian

O Capítulo do Julian R. J. Palacio

Resenhas - O Capítulo do Julian

@lidcomisso 15/11/2016

Impressões
Esse capítulo do Julian deixa claro o quanto uma criação ruim influencia, de forma negativa, o comportamento da criança. "Quando você tem medo, tem medo. E, quando você tem medo, tudo parece mais assustador do que deveria ser — até as coisas que não são."

site: https://www.instagram.com/lidicirilo/

tulu 14/11/2016

as pessoas n sao como agente pensa
algumas vezes dava muita vontande de chingar o julian mas dps eu percebi q ainda estava aprendendo na vida e aprendi q quando vc erra na vida vc passa por cmainhos pra aprender pelo aquele erro

Sheila 29/08/2016

O Capítulo do Julian
Ajuda a entender o outro lado de um menino malvado, e como a família ajuda ou atrapalha no desenvolvimento do caráter de uma criança

renatovr 05/07/2016

O outro lado da moeda
O livro é tão bom quanto o Extraordinário! É legal entender a visão de Julian sobre o assunto é também o contexto.

Silvia.Leticia 08/06/2016

Simplesmente lindo
Adorei a perspectiva do Julian e a forma como ele percebeu que ele realmente havia sido cruel anteriormente. Este livro é um alerta para alguns pais da atualidade que insistem em não enxergar os pequenos defeitos de seus filhos, que se não forem solucionados enquanto eles são crianças, irá acompanhá-los por toda a vida.
Gostei muito de o final não ter sido clichê, como por exemplo, de eles terem virado amigos e etc, isso mostra uma visão mais real de mundo e que é muito interessante ser tratada em sala de aula. Adorei. Indico!

Rebeca 17/05/2016

Achei muito interessante esse olhar pelo lado do Julian: o principal responsável pelo bullying praticado contra o Auggie. Saber que, por não achar que cometia maldade, em princípio, não sentiu remorso por seus atos. Foi legal perceber junto com ele que o medo do diferente, seu transtorno de ansiedade, a superproteção da mãe, a passividade do pai e a falta de alguém para ouvi-lo foi o que realmente o levou a agir de forma errada. Ouvir a história da infância da avó paterna (me emocionei demais nessa parte), fazendo com que ele enxergasse e assumisse sua culpa, foi o ponto alto desse livro. Vamos ao próximo!

Kamilla 14/05/2016

Simplesmente adorei.
O Capítulo do Julian, é um livro ou conto, já que só tem 96 páginas que conta a versão do Julian o "vilão" do livro Extraordinário. Pra quem não sabe Extraordinário conta a história do pequeno Auggie, ele tem deformações no rosto, e chega ao ponto dele se envergonhar ao sair na rua porque as pessoas olham torto e/ou ficam com medo dele. E por conta dessa deformidade ele nunca tinha ido a escola, e o livro Extraordinário vai contando com ele age diante desse novo passo. Como ele se vê de verdade, que nada mais é que um menino normal, fala também como ele lida com o bullying que ele sofre. E os olhos tortos das pessoas na escola por conta dessa diferença dele.

E é aí que entra o Julian, ele é um daqueles personagens que nos dá uma raiva, porque ele chama o Auggie de monstro, faz brincadeiras pesadas como por exemplo quem tocasse na "Peste" (o Auggie) deveria ir correndo lavar a mão e coisas do tipo. Em Extraordinário nós não temos muito contato além do que os personagens falam dele (uma características que esqueci de mencionar em Extraordinário é que é intercalado por vários personagens, como o próprio Auggie, a irmã, o namorado da irmã...), e em O Capítulo de Julian ficamos sabendo um pouco mais sobre o Julian, é narrado em primeira pessoa pelo próprio. Inicialmente fiquei com a mesma sensação de raiva dele, mas ao término da leitura não consegui. E cheguei a me emocionar.

Afinal, sempre é bom recomeçar.

Nesse livro ou conto, a gente conhece melhor os pais dele. E tenho que comentar que a mãe desse menino é uma coisa, ninguém merece. Quando ela acha que está certa, está certa e ponto. É daquele tipo de mãe que não vê quando o filho erra e tenta sempre justificar os erros. Como se certos atos sempre tivessem justificativas. Nesse livro também conhecemos uma nova personagem a avó paterna do Julian, que foi A personagem, ela fez o Julian ver as coisas como realmente são. Contando a sua própria história, foi impossível não se emocionar com o que ela contou.

O livro é simples, mas traz algumas questões bem bacanas, que com tanta simplicidade acaba nos ganhando e até nos emocionando. Indico tanto O Capítulo de Julian como Extraordinário, porque vale a pena. Dizem que é muito água com açúcar, mas a história é linda, nos faz refletir bastante.

site: http://www.lendoeapreciando.com/2014/09/resenha-o-capitulo-do-julian-rj-palacio.html
Rafaela.Moreira 05/12/2017minha estante
undefined

Cristina Henriques 13/04/2016

Seja gentil, pois cada pessoa que você encontra está travando uma grande batalha. Ian Maclaren

O medo não pode machucá-lo mais que um sonho. William Golding, O senhor das moscas

Sabem disse o Sr. Buzanfa , uma das coisas que se aprende quando se chega a minha idade é que às vezes uma situação nova surge, e você não tem ideia do que fazer. Não existe um manual que nos diga como agir em todas as circunstâncias da vida, entendem? Então o que sempre digo é que é melhor pecar pela gentileza. Esse é o segredo. Quando você não sabe o que fazer, simplesmente seja gentil. Não tem como dar errado.

Mas esta é a questão de ficar apavorado: não dá para controlar. Quando você tem medo, tem medo. E, quando você tem medo, tudo parece mais assustador do que deveria ser até as coisas que não são. Tudo que dá medo meio que se mistura para criar esse grande sentimento de pânico. É como se você estivesse coberto pela manta do medo, e essa manta fosse feita de cacos de vidro, cocô de cachorro, pus e espinhas sangrentas de zumbi.

Às vezes odiamos as coisas de que temos medo.
Fiz uma careta, como se ela estivesse falando uma maluquice.
Ela pegou a minha mão.
Eu sei o que é ter medo, Julian falou, levantando o dedo diante do meu rosto. Havia um menino de quem eu tinha medo quando era pequena.
Deixe eu adivinhar falei, com a voz entediada. Aposto que ele era igualzinho ao Auggie.
Grandmère fez que não com a cabeça.
Não. Não havia nada de errado com o rosto dele.

Ah, você me conhece, Jules respondeu ela. Não gosto de revirar o passado. A vida está diante de nós. Se perdemos muito tempo olhando para trás, não vemos aonde estamos indo!

cinthia 05/04/2016

Confesso que senti vontade de chorar quando a avó dele contou a história da vida dela.porque até então a unica coisa que fazia sentido é que ele havia sido um garoto mimado e futil.

Hellen @Sobreumlivro 25/03/2016

O segredo é pecar pela gentileza
O capítulo de Julian retrata como as crianças podem ser más, sem sabem que suas palavras e atitudes são capazes de ferir. Como suas atitudes e insinuações tem o poder de magoar.
"A vida está diante de nós. Se perdemos muito tempo olhando para trás, não vemos aonde estamos indo!"
Julian passou de popular a excluído! Tudo começou quando o diretor, o senhor buzanffa, o convidou para apresentar a escola ao aluno novo: Auggust Pulman.
Se você está lendo isso, é provável que também tenha lido Extraordinário e sabe toda a luta travada entre o Auggie e Julian. O que você ainda não conhece é a história sob uma perspetiva diferente: a de Julian.

Essa história é um forte lembrete de como podemos sempre voltar atrás sempre que nossas atitudes estiverem erradas. Que essas atitudes, por mais terríveis que seja, não tem o poder de nos definir.

Dê uma chance a Julian! Deixe que ele possa reconstruir uma boa imagem em sua memória. "Então o que sempre digo é melhor pecar pela gentileza. Esse é o segredo. Quando você não sabe o que fazer, simplesmente seja gentil. Não tem como dar errado."
__
(Essa história está disponível em ebook e no livro Auggie&eu, juntamente com mais dois outros contos que, mais tarde, postarei para vocês.)

site: https://www.instagram.com/sobreumlivro/

Larissa 14/02/2016

Julian
Sobre o lado bom das pessoas. Que presente esse capítulo.