O Capítulo do Julian

O Capítulo do Julian R. J. Palacio

Resenhas - O Capítulo do Julian

Hari-Nama 16/02/2024

Pelo ponto de vista de Julian vemos como a entrada de Auggie na escola impactou sua vida e como uma história de sua avó faz ele perceber os erros cometidos.
S.C.B.N 16/02/2024minha estante
Esse livro é todo perfeito, amoooooo

bubu 03/07/2021

Adorei o conto. Foi muito legal descobrir como funcionava a mente do Julian e adorei as mensagens que o livro passa.

Camille 20/10/2014

Incrível e emocionante. - Beletristas.com
Quando soube dessa novela, fiquei muito curiosa. O motivo é bem óbvio: saber o lado do Julian? O garoto que nem pensava duas vezes antes de ser maldoso com Auggie? Por favor, eu quero!

E é exatamente isso que o livro propõe e cumpre: os motivos, razões e sentimentos vividos por Julian, o garoto que nos deixou com raiva enquanto líamos Extraordinário.

Mais uma vez, R.J. Palacio surpreende, isso porque Julian não é mesmo um garoto mal. Ele é novo, popular e finalmente se livrou do medo que seus pesadelos o faziam sentir.

Talvez "medo" seja uma palavra fraca para o que ele sentia. "Terror" é a mais adequada. Então, quando Auggie entra na escola, bom, Julian se assusta. Como as demais pessoas, entretanto, ele não consegue simplesmente seguir em frente.

Porque toda vez eu deita para dormir, morre de medo. O Capítulo de Julian mantém a narrativa contagiante e é contado por ele mesmo, mostrando um lado sensível e tão realista quanto.

Apesar de ter gostado do que tinha lido até então, admito que o final me surpreendeu muito, fez o coração bater mais rápido enquanto estive vivendo outra época pelos olhos da avó de Julian.

Foi perfeito entender como ele conseguiu reconhecer e assumir seus erros, o quão corajoso foi para mostrar um lado que sequer os pais queriam admitir que existia. Foi realmente lindo.

O Capítulo de Julian aqueceu o coração, me arrancou um suspiro e, sim, quase deixei escapar uma ou outra lágrima. Ninguém é perfeito, nem Auggie, nem Julian, nem a avó dele, nem seus pais.

Nem eu e nem você. Mas isso importa? Com certeza não.

Naute 10/10/2022

Valeu muito a pena!
Esse livro do Julian dá todo um tchan. Amo esses tipos de livros, pois nos mostra que as coisas podem dar certo, mesmo dando errado primeiro e nos dá várias lições com um tapa na cara.

Fala um pouco sobre como foi a criação do Julian, sendo refletida nos comportamentos dele. Mesmo sendo curtinho, vale a pena ler.

Ah, amei a história da Grandmère, me tocou muito por ser linda.

Fellipe 20/01/2022

Um capítulo super necessário, para entendermos o outro lado sem julgar pelos estereótipos. A avó de Julian acabou se tornando uma das minhas personagens favoritas do universo de Extraordinário. Fiquei bem surpreso com o jeito que os temas foram abordados e não imaginava que os outros livros do universo iriam me surpreender tanto quanto o original. Com certeza irei dar uma chance aos demais!

Eduarda.Castro 17/02/2022

Achei que foi ideal a autora mostrar o ponto de vista do outro personagem! A leitura é bem leve e rápida ?

Yas 29/01/2021

sobre crianças e aceitação
livro bem curtinho, bom pra passar o tempo e ideal pra quem já leu e adorou Extraordinário

Mfarits 24/11/2022

Controverso, talvez
Bons livros nós fazem sentir. E o POV desse menino me fez sentir coisas muito intensamente. Ao mesmo tempo que é imensamente irritante e gera muita indignação ler uma visão tão distorcida de atos tão terríveis e claramente cruéis, é assaz interessante e até importante ler esse tipo de narrativa.
Auggie nunca mereceu nada pelo que passou, mas saber que seu agressor realmente acreditava que tudo era só "ser engraçado" é ao mesmo tempo esperado e um tremendo choque de realidade.
É também importante a reflexão sobre os atos. O que passou passou e infelizmente não pode ser desfeito. A gente precisa se desculpar com o outro, mas a lição que esse livro traz de que o que você precisa também, no final das contas, é SE PERDOAR é chocante, devido a todo o sofrimento que você pode ter causado a outra pessoa, mas é necessário, porque infelizmente não há como ser desfeito.
Acho que são lições importantes de serem aprendidas desde cedo e o livro é uma ótima oportunidade para aprendê-las.
Ótimo

Kassiane.Mendes 24/09/2020

Leitura complementar
Se você leu Extraordinário essa história é super necessário pra você entender tudo que se passa na cabeça do Julian. Porque ele fez o que faz! E sem dar spoiler preciso dizer que a avó paterna do Julian vai fazer toda a diferença pra história! Super recomendo a leitura desse livro! É curto e rápido de ler :)

Pastorelli 01/02/2021

Surpreendente
Confesso que iniciei o livro sem muita vontade de saber nada sobre o Julian, apenas na esperança de ver mais histórias sobre o Auggie, mas o livro me surpreendeu totalmente, me emocionou e tocou imensamente!

Alex 09/10/2021

Extraordinário
Gostei muito da forma que a autora mostrou o lado do Julian, e a forma como ele reconheceu seus erros.

Amei dms a escrita dessa autora, achei muito leve e viciante.
VitAria1280 09/10/2021minha estante
Mds que legal, não sabia que Extraordinário tinha "extras"

Alex 09/10/2021minha estante
Tem uns três livros!

VitAria1280 09/10/2021minha estante
Aaaaa me passa os nomes? ??

Alex 09/10/2021minha estante
Shingaling, Plutão e o capítulo de Julian (Na verdade são três contando a do julian)

Obrigada ???

Liz 24/04/2020

Emocionante. Nos faz refletir sobre erros.
O Capítulo de Julian conta os fatos acontecidos em Extraordinário só que com a perspectiva de Julian, o menino que praticava bullying com Auggie.

Me surpreendi muito com esse livro. Traz a tona reflexões muito pertinentes sobre remorso, erros e perdão. No decorrer dos capítulos podemos perceber o amadurecimento de Julian e o reconhecimento dos seus erros.
Fiquei extremamente decepcionada com as atitudes dos pais de Julian, já que eles, (em especial sua mãe) sempre tentavam justificar suas atitudes, banalizando e normalizando suas crueldades. Incluse, acho que boa parte de suas ações foram influência de uma superproteção familiar, com um toque de maldade infantil.

A história de sua Grandmère me tocou muito e me levou a pensar em todas as negligências que já cometi. Julgar uma pessoa por sua aparência ou deficiência é uma maldade horrível, que me deixou de coração partido. Enfim, me emocionei muito com a história e com o esclarecimento que Julian teve.

R. J. Palacio soube transcrever divinamente bem os pensamentos de uma criança, além de deixar claro o quanto os pais tem influência na formação pessoal e as consequências que essa falta pode ocasionar.