O Capítulo do Julian

O Capítulo do Julian R. J. Palacio

Resenhas - O Capítulo do Julian

gvnnrs 14/12/2020

um erro não define quem você é
Depois de 7 anos pensando nessa história, hoje conheci essa leitura complementar, onde nos é apresentado o âmbito familiar e vida pessoal de Julian, um personagem da história principal que com certeza te fez passar raiva!
Uma leitura que aborda a influência que um ambiente hostil e egoísta pode ter sobre a mentalidade e formação de caráter de uma criança, além da saudade que você mata do jeitinho do Auggie na cena da ligação...

"Então o que sempre digo é que é melhor pecar pela gentileza. Esse é o segredo. Quando você não sabe o que fazer, simplesmente seja gentil."

kkmoreno 04/06/2020

Bom x Mau
Achei bem interessante por mostrar os sentimentos de Julian em relação a toda a situação que viveu com August. Mostra que ninguém é de todo mau ou de todo bom! E na vida temos que aprender a ver as coisas dessa forma se quisermos uma vida mais leve!

Karol 19/04/2022

JULIAN
Esse foi muito bom, deu pra entender muita coisa da história, e meu Deus, eu não tem como descrever a raiva que eu passei nesse livro. Os pais dessa criança mima ele ao extremo, ele faz as coisas sem pensar e acha que é super bacana, a mãe dele passa muito a mao na cabeça dele cruz credo. Única pessoa que gostei ai foi a vó dele, super fofa e amei conhecer sua história.

"Às vezes odiamos as coisas de que temos medo."

Helô 18/09/2020

O capítulo de Julian
Bem mais do que um capítulo ??

Quando li Extraordinário, achei que era um livro incrível e que não precisava de mais nada, mesmo querendo saber mais da história, do que tinha acontecido com todo mundo.

Esse pedacinho da história me deixou muito feliz, me mostrou um lado totalmente novo do Julian e da pessoa maravilhosa que ele pode se tornar. Li em uma noite e fiquei morrendo de sono no dia seguinte, mas não me arrependi.

Recomendo tirar um tempinho para revistar essa história incrível e se deixar surpreender pelo lado do Julian. É incrível o que as influências familiares podem fazer ;)

Anna.Guerra 11/06/2020

O outro lado da história
Há alguns anos li "Extraordinário" e me lembro bem do encantamento que fiquei com a história, por mostrar várias versões de uma mesma história sobre inclusão. Um tempo depois que li, lançaram o filme, mas só fui assistir esse ano na Amazon Prime e acabei me encantando com a história de novo. Pensei "seria legal se tivesse a versão do Julian né? E me surpreendi ao encontrar.

Amanheceu chovendo e eu estava com vontade de me engajar em alguma leitura leve, então decidi lê-lo hoje mesmo. Foi uma leitura curta mas prazerosa. Na parte do "antes", senti que não acrescentou muito à história original, pois quase tudo eu já havia notado. No entanto, a construção do contexto do personagem é importante para explicar os acontecimentos (mas não justificar). Achei interessante a história que a Grandmère contou, mas senti dificuldade em encaixá-la no livro original, pois parece ser uma realidade muito distante, apesar de sabermos que tais eventos históricos deixaram marcas até hoje.

A melhor parte, para mim, foi no "depois", onde os adultos começam a enxergar que eles também erraram. Precisamos aprender a assumir nossos erros e usá-los para evoluir.

Em suma, foi uma boa leitura para passar a manhã e relembrar como é ler muitas páginas sem nem notar.

site: https://www.instagram.com/p/CAQY_4yJzKe/

cupidya 20/06/2022

Muito bom!
Eu simplesmente AMEI essa versão do Julian!! Mostrar que a arrogância vem de uma criação errada foi fundamental para entendermos mais do personagem. A história da avó dele é extremamente linda e tocante, contribue pro arco de redenção do Julian e de seus pais, mostrando a eles a importância de reconhecer seus atos e deixar pra trás aquilo que não agregará em nosso crescimento.
Incrível como em poucas páginas a autora conseguiu construir algo maravilhoso. Recomendo a todos!!

cinnamon1 15/05/2022

P E R F E I T O
Confesso que me irritei na maior parte do tempo mas quando a Grandmère começou a contar a história dela para o Julian foi simplesmente perfeito inclusive adorei como a autora lidou com os sentimentos do Julian de modo que não foi um redenção forçada e sim algo construído.

Sabrina382 29/09/2020

O capítulo do Julian
Uma leitura complementar e necessária no universo do Extraordinário. Um livro curto, de rápida leitura e essencial.

Ler do ponto de vista do Julian nos faz refletir sobre diversas atitudes, sentimentos e formas de agir. O que para nós pode parecer algo inofensivo ou só uma brincadeira, para outros aquilo é algo que pode deixar muitas marcas.

Mari 08/08/2021

Sobre se perdoar
A perspectiva do Julian mostra que todos somos humanos, e que erramos. Temos dores também que nos levam a machucar outras pessoas, e temos tanto medo que nos protegemos sendo cruéis. Voltar atrás, reconhecer o que fizemos, e nos perdoarmos por isso, faz com que estejamos mais preparados para evitar machucar as pessoas da mesma forma. Não porque não pudéssemos aprender isso de outra forma, mas porque foi assim que aconteceu.

Barbara857 29/08/2021

"Um erro não define quem você é, Julian. Entende? Você pode simplesmente fazer a coisa certa da próxima vez."

Ayumi.kimura 26/05/2021

Fácil, rápido e com a mesma essência
Aquela leitura rápida e gostosa. Muito bom os capítulos extras de Extraordinário. Ver por outro ângulos e assim ter uma outra visão da história.
@dinahpdz 26/05/2021minha estante
Não sabia da existência desse livro! Extraordinário é sensacional. Vou ler esse também :)

Ayumi.kimura 26/05/2021minha estante
Tem O capítulo do Julian
Plutão
Shingaling
E 365 dias extraordinário

Rayyy_Giu 19/12/2022

O capítulo do Julian
Esse capítulo extra me impressionou bastante, achei que ia ser só contando como o Julian foi mal e tals e como ele odiava o August, mas nada mudaria o que ele fez, mas sério essa história que a vó dele contou sobre o holocausto, pela pessoa que ela amava e cuidou dela ter sido morta so por não ser perfeito foi muito triste, uma reflexão muito grande de vida sério, achei que o final acabou sendo fofo mesmo que nada pode reverter o que o Julian fez, pelo menos ele se arrependeu.

Ana 12/10/2022

Confesso que me senti um pouco desconfortável lendo esse conto. Quer dizer, o início é muito indigesto porque é muito difícil ler as coisas que o Julian e sua família falavam sobre o Auggie. Mas ao mesmo tempo eu me senti horrível por julgar uma criança de apenas 11 anos que estava simplesmente reproduzindo o comportamento preconceituoso dos pais.

Acho que no fundo o Julian sabia que estava errado, mas os pais dele nunca o responsabilizava pelas crueldades, sabem? A mãe do menino é intragável, gente, pelo amor de Deus... Eu sei que cada mãe é a melhor mãe que consegue ser dentro daquela realidade, mas tem coisa que não pode ser justificada de forma alguma com "preciso proteger o meu filho".

Enfim, o final foi bem bonitinho e apresenta os mesmos preceitos de Extraordinário: escolher ser gentil sempre, aprender com nossos erros e, claro, não permanecer nos erros.

site: https://www.roendolivros.com.br/

nayane 02/03/2021

não senti pena do julian, mas pelo menos ele se tornou uma pessoa mais decente.