Minha metade silenciosa

Minha metade silenciosa Andrew Smith

Resenhas - Minha Metade Silenciosa

Ceile.Dutra 25/01/2014

"E não há amor na minha casa, somente regras."
Você pode ler a sinopse de Minha Metade Silenciosa e relacioná-lo com outros livros, mas eu já adianto que ele é diferente. O protagonista não tem mais a inocência de uma criança, apesar de ainda estar descobrindo muitas coisas. A vida que ele leva é cheia de regras impostas pelos pais - ele não sabe o motivo, as coisas só são assim. As punições são absolutamente severas e desumanas e, apesar de incômodo e inquietação, Palito acha que a vida em família é realmente assim, afinal, esse é o jeito que a dele sempre foi. E a narrativa é isso: a vida de Palito como ela realmente é, sem a perspectiva de intervenção externa.

"Eu me movia com cuidado para onde quer que fosse. Não conseguia ouvir nada que eu mesmo fazia, mas me perguntava o quanto eu deixava o mundo deles barulhento, já que eles tinham duas orelhas e tudo."

É até complicado falar que este é um livro lindo, porque, bem, a história não é exatamente feliz, sabe. Diante da realidade dos personagens, algumas coisas são animadoras, como a amizade entre Palito e Emmy e o afeto da família dela com ele. Mas, no geral, a história é dolorida. Me senti com as mãos atadas , numa situação que eu só podia observar e lamentar. O que agrava esta sensação é saber que esta história não é tão ficcional quanto parece: muitas crianças e adolescentes passam pelas mesmas coisas dentro de casa e a gente só observa. Deve haver tanto barulho em meio ao silêncio, não? Como eu queria pegar este menino no colo e falar que está tudo bem, porque parece que é exatamente isso que falta.

Um beijo, uma porrada, um abraço. Coisas inéditas na vida de Palito - o garoto que está entrando na adolescência e tendo descobertas, experimentando coisas novas, sensações que o deixam constrangido, mas são inevitáveis. Tudo parece tão confuso, mas ele não tem com quem conversar sobre isso. Quem vai responder tantas perguntas? Há uma devoção entre os irmãos que é reconfortante. Bosten tem mais que aquele cuidado de irmão mais velho - ele suporta coisas que Palito nem imaginava -, ao mesmo tempo em que conta com o apoio do irmão - seja para se divertir ou guardar segredos.

"E a minha janelinha,
e o nosso jeito secreto de fugir,
e tudo o que Bosten e eu tivemos na vida foi um ao outro."

O livro é rodeado de símbolos - seja no acúmulo de habilidades do protagonista (tem que ler para entender do que ele é capaz) ou quando, algumas vezes, as falas são espaçadas assim e o texto é alinhado à direita. É o mundo pelos olhos e ouvido direito de Palito.

Como eu já esperava, a resenha não saiu como eu gostaria, mas não é assim que ficamos com livros que gostamos muito? Queremos falar tudo, mas não queremos estragar a história. Há tanto para se dizer, mas não dá pra colocar em palavras, entende? Este é o tipo de livro para ler uma vez e pensar sempre. Não por alguma possível lição que este possa passar, mas porque ficamos íntimos dos personagens - são como conhecidos nossos, alguém de quem ouvimos uma história e queremos encontrar novamente, nem que seja para saber se está tudo bem. Ou, no caso do Palito, se ele ainda usa a camisa da Sex Wax.

"E nada do que aconteceu conosco fazia sentido se eu não deixasse os verdadeiros monstros que nadavam em minha cabeça aflorarem e mostrarem seus dentes. E não há amor na minha casa, somente regras."

site: www.estejali.com
Felipe Castilho 30/01/2014minha estante
Essa frase que você usou no título, foi uma das que mais me tocaram no livro :(

Bela resenha! o/

Daniela 01/10/2014minha estante
essa frase resume meu pensamento a respeito do livro

Fabiana.S 17/02/2016minha estante
Bela resenha! Graças a ela será minha próxima leitura :)

Victor Dantas 05/06/2020

Familia? Pai e mãe?
Na presente obra, iremos conhecer o Stark, ou melhor, o palito, assim como é conhecido por todo mundo. Palito tem 13 anos, 1,80m de altura (daí já entendemos o porquê do apelido), e, não possui a orelha esquerda. Isso mesmo, ele nasceu sem a orelha esquerda.
Anotia, o que causa isso.

O palito, vive em Washington (EUA), com seus pais e seu irmão mais velho, Bosten.
Os dois irmãos são muito unidos, no entanto, a relação deles com os pais não é das melhores. Em meio as regras de etiquetas que eles têm que enfrentar diariamente dentro de casa, ainda têm que lidar com o fato de que seus pais são fumantes, e, violentos. A afetividade maternal e paternal não existe na vida deles, e isso faz com que eles supram essa ausência na amizade e no amor que eles têm um pelo outro.

O livro conta partir do olhar de palito, o dia a dia dessa família, tendo um enfoque muito mais nas experiências de palito ao longo de toda trama. O clímax da história ocorre quando em uma determinada situação o irmão de palito, Bosten, acaba fugindo de casa, e, palito então, decide procurá-lo embarcando sozinho em uma “aventura” por três estados do oeste dos EUA.

A escrita do autor é muito fluida, os diálogos são bem formados e os personagens foram bem construídos. O autor toca em assuntos como amizade, bullying, violência doméstica, romance LGBT, drogas, abuso sexual, e o mais importante, a definição de família.
Somos levados a questionar sobre a maternidade e a paternidade durante toda a leitura.

O Palito é um menino incrível, que faz o leitor rir, se emocionar, em alguns momentos, e claro, sentir uma grande admiração pela personalidade dele. Ele tem uma sensibilidade e uma coragem que nos toca profundamente, e, o mais interessante é que, apesar de ter 13 anos, Palito sempre consegue ver as coisas com outros olhos que, muitas das vezes os adultos não conseguem.

O final, é aquele final que faz o leitor ter esperança de que as coisas sempre encontram uma forma de melhorar, e, talvez isso signifique renunciar a algumas outras.
E que, provavelmente, uma tragédia, antecede um novo começo.
Jaguatirica 05/06/2020minha estante
Sua resenha me deixou com vontade de ler esse livro, que até então era desconhecido pra mim

Victor Dantas 05/06/2020minha estante
Que bom Bia, eu recomendo muito. É um livrão.
E ta com um preço bom na amazon também.
Espero que leia um dia :)

Jaguatirica 05/06/2020minha estante
Coloquei em minha lista de compras. Na próxima leva de livros ele vai pro carrinho

LSS 26/02/2021minha estante
Tenho muita vontade de ler esse livro. Uma amiga me indicou.

Victor Dantas 26/02/2021minha estante
Oi LSS, esse livro é fantástico!
Sua amiga foi certeira.
E reforço a indicação! Boa leitura :)

Rodrigo Silvestre 17/01/2021

A sensação que eu tenho é que o autor do livro procurou no Google "assuntos pesados/gatilhos" e resolveu escrever um livro contendo toda a lista.

O livro é bom e poderiam facilmente mudar o nome para "desgraças em série"

Alana N. 07/05/2022

"[...] Bosten me explicou que não são as coisas que deixam as pessoas do jeito que elas são. Ele disse que não era como pegar um resfriado ou coisa assim. Você simplesmente é de determinado jeito."
"Minha metade silenciosa" foi uma releitura tranquila e incrivelmente satisfatória (mesmo que muito triste).
Acho que a primeira coisa que devo elogiar aqui é como o autor conseguiu nos entregar um protagonista ADOLESCENTE. Sei que muita gente vai pensar que existem trocentos personagens adolescentes em livros, mas o Palito é diferente. Por muitas vezes nos deparamos com personagens muito próprios para as situações pelas quais eles vão passar e esse não é o caso aqui. Stark é um adolescente comum, como qualquer um que você vai encontrar por aí. E, justamente por sempre criarem personagens "diferentões", essa normalidade faz com que ele se destaque.
Outra coisa elogiavel, é que o drama presente aqui não é do tipo que QUER te fazer chorar. Simplesmente acontecem coisas e pode ser que as mesmas te façam chorar, mas fica claro que esse não é o objetivo do autor, é apenas uma consequência.
Mas como nem tudo são flores, uma coisa que me incomodou um pouco é que, tirando o Stark e o Bosten, os outros personagens são incrivelmente unidimencionais. Fica claro que eles são importantes, mas não são desenvolvidos, então o todo deixa uma sensação de estar faltando algo.
Além disso, o final é muito abrupto. Toda a resolutiva do problema apresentado dura uma página e o livro acaba sem grandes explicações. Basicamente, nos é entregue uma questão, demora um terço do livro para chegar até ela, mas o autor leva apenas seis páginas para resolvê-la e encerrar a trama.
Enfim, continuo amando esse livro, e foi uma experiência ótima relê-lo, mas, pelos problemas citados, acabei diminuindo uma estrela. No geral, indico a leitura para todo mundo. Sério. Vale super a pena.
Hebert Braz 07/05/2022minha estante
Livro mais injustiçado de todos, apenas.

Luan 19/05/2023

RESENHA | MINHA METADE SILENCIOSA - ANDREW SMITH
Minha Metade Silenciosa, escrito por Andrew Smith, é uma obra excepcional que mergulha profundamente nas complexidades da vida e da relação entre dois irmãos. Com uma narrativa emocionante e personagens incrivelmente cativantes, o livro nos leva a uma jornada repleta de altos e baixos, revelando a importância do amor e do apoio mútuo em meio a um ambiente abusivo.

A história gira em torno de Stack e Bosten, irmãos que enfrentam um ambiente familiar tóxico e repleto de abusos físicos e emocionais. Seus pais são negligentes e cruéis, impondo regras absurdas e mostrando pouco ou nenhum afeto por seus filhos. Andrew Smith retrata habilmente os horrores desse cenário, explorando a dor e a angústia vivenciadas pelos protagonistas.

Eles se amam e se apoiam incondicionalmente, especialmente por se considerarem "erros". Stack nasceu com uma deformação na cabeça, faltando-lhe uma orelha, enquanto Bosten veio ao mundo quando seus pais ainda eram jovens, alterando completamente seus planos de vida.

No entanto, em meio a toda a escuridão, a força do amor e da união entre Stack e Bosten surge como uma luz brilhante. Eles se apoiam mutuamente, enfrentando os desafios e as adversidades com coragem e determinação. O vínculo entre os dois é verdadeiramente inspirador e é o coração pulsante da narrativa. É por meio de uma jornada hilária, triste e cheia de descobertas que os irmãos buscam encontrar seu verdadeiro lar.

Uma das características mais marcantes de Minha Metade Silenciosa é a capacidade do autor de nos colocar na pele dos personagens e nos fazer sentir suas emoções. A escrita de Andrew Smith é poderosa e envolvente, transportando-nos para dentro da história e nos fazendo vivenciar cada momento junto com os protagonistas. Rimos, choramos e torcemos por eles em suas jornadas de autodescoberta e superação.

O livro aborda temas sensíveis e importantes, como abuso, descoberta da identidade sexual, suicídio e uso de drogas. Smith trata essas questões com delicadeza e profundidade, oferecendo uma visão perspicaz sobre os desafios enfrentados por jovens que lidam com tais problemas. Ao mesmo tempo, ele também nos presenteia com a presença de amor, amizade e esperança, mostrando que há sempre uma possibilidade de encontrar felicidade e seguir em frente, mesmo diante das adversidades.

A única ressalva que posso fazer é que a reviravolta prometida na sinopse acontece praticamente no final do livro, faltando apenas cem páginas para o término. No entanto, o desenvolvimento primoroso dos personagens e da trama compensa esse detalhe, conduzindo o leitor até o ponto culminante da história.

Embora a narrativa seja comovente e bem executada, algumas partes do livro podem ser desafiadoras para leitores mais sensíveis, devido à intensidade das emoções retratadas e à temática delicada abordada. No entanto, é essa abordagem honesta e realista que dá força à obra, tornando-a uma leitura profundamente impactante.

Minha Metade Silenciosa é uma obra-prima literária que nos faz refletir sobre a importância do amor, da resiliência e da busca pela felicidade, mesmo em meio a circunstâncias difíceis. Andrew Smith nos presenteia com uma história poderosa e inesquecível, repleta de momentos de ternura, dor e redenção. Recomendo este livro a todos que desejam uma leitura intensa e significativa, capaz de tocar profundamente o coração e a alma.

site: https://lendoferozmente.blogspot.com/

Nathan Soares 17/07/2021

Stark nasceu sem uma das orelhas. Isso sempre foi um problema pra ele, menos em alguns momentos em que ele se sentia privilegiado por não poder ouvir coisas ruins que aconteciam em sua casa. Palito e seu irmão Bosten são mais que irmãos, são cúmplices e confidentes. Juntos, eles tentam sobreviver em meio a uma familiar negligente e abusiva. Um livro maravilhoso, um romance tão real quanto os fatos cotidianos de inúmeras pessoas mundo a fora. Um livro sensível com uma mistura de sentimentos pela visão de uma criança de 14 anos.

Elias 28/03/2023

Cuidado! GATILHOS!
Eu já tinha lido esse livro, há nove anos atrás, e decidi por reler essa história. Eu lembrava que era algo "triste", mas não lembrava que era tanto.
Putz, que livro pesado, recheado de gatilhos, mas que se mantém em tratar de assuntos importantes, como: sexualidade; violência; abuso; abandono parental, de forma magistral.
Minha Metade Silenciosa, vai nos contar todas as facetas da vida de dois irmãos, e como eles são negligenciados por aqueles que deviam cuidar e amar, e como que, o que as outras pessoas acham pode ditar nosso comportamento e até nossas opiniões.
Um livro emocionante, onde mostra o amadurecimento do personagem principal, e como que o amor fraternal supera tudo.
Impossível ler esse livro sem ficar com um choro na garganta nas partes 'cinzas' do livro, ou até mesmo com um quentinho no coração nas partes 'ensolaradas'.
Tudo isso, sob uma ótica de um menino de 13 anos.
INCRÍVEL

AmyLivros 02/04/2021

Eu não gostei muito do final do livro, mas ainda assim, entendo que isso é subjetivo. A leitura é muito fluída e suave, logo no início já sabia que iria favoritar o livro. São todos temas muito pesados, e embora existam muitos gatilhos, isso foi o que tornou o livro ainda melhor pra mim, pois ele não é um livro raso, todas essas coisas realmente acontecem e o final não é 100% perfeito, exatamente como a vida real é. Palito é um personagem incrível, você vê que embora tenha 14 anos, ele é maduro enquanto ao mesmo tempo é de alguma forma, inocente.

@gugugb 28/06/2021

O autor quase falhou ali na metade final, mas já estava sensibilizado o bastante.

Ricardo 05/08/2014

Resenha
Me identifiquei muito com este livro. Logo nas primeiras páginas neste livro, quando estava lendo na livraria, já me chamou a atenção e fui logo compra-lo. Quando tinha 14 anos, também tinha um apelido por ser alto e magro, as pessoas me chamavam de "Girafa". Já sofri bullying nas escolas e também tenho dificuldade em ouvir melhor, não que eu esteja faltando algo no meu corpo, ainda bem! Esse problema é de nascença mesmo, hoje uso aparelho auditivo, hoje não sou tão magro assim, mas ainda continuo alto, gosto da minha altura, apesar de ter desvantagens mas a vida continua e feliz, sempre. Depois de eu terminar de ler este livro que já estou quase terminando, vou comprar outro livro, gostei de me identificar com um livro, quero mais!
Daniel Moraes (Irmãos Livreiros) 25/09/2014minha estante
Olá, Ricardo.

Que livro legal! Com certeza irei ler também!
Acho bacana um livro tratar de bullying, pois como você também já sofri com preconceito, aliás, todos nós sofremos diariamente, basta deixar que se torne comentário tolos.

Parabéns pela leitura e pela resenha! :)

Abraços!

Daniel Moraes

LS0 05/11/2021

Muito bom.
O livro é muito bom, gostei da escrita do autor e do jeito que ele explicou os acontecimentos. É um livro que trata de diversos assuntos que infelizmente acontecem todos os dias.

Palito tem 13 anos, e eu achei ele super fofo tentando entender algumas coisas, ele tem um jeito meio infantil ainda (ja que está na pre adolescência), - que da vontade de entrar no livro e explicar as coisas pra ele.Também achei ele bem maduro e responsável, e a amizade dele com o irmão é surreal.

O único ponto que me incomodou (mas só um pouquinho), é que na Sinopse da a entender que o livro todo vai ser sobre o Palito indo procurar o seu irmão, mas esse fato só aconteceu depois da metade do livro.

Mas no fim, eu gostei muito da leitura, me surpreendeu. É meu primeiro livro desse autor, e com certeza vou procurar ler mais algum dele.

Alediane 12/03/2022

Gostei
A história foi boa, apesar que esperava mais. Achei que o final ficou enrolado e poderia ter melhorado a conclusão.

Clóvis Marcelo 14/07/2014

Sexualidade, bullying, drogas, problemas financeiros, sociais e humor são alguns pontos-chaves que estão presentes em “Minha Metade Silenciosa”. Não podemos nos esquecer do laço de amizade que liga os irmãos Bosten e Stark, vulgo Palito, e que ainda estão em volta de muitos personagens presente nessa história.

O livro é narrado em primeira pessoa sob a perspectiva desse jovem prestes a completar seus 14 anos e é escrito em forma de diário mostrando o decorrer dos acontecimentos em sua vida. Mesmo com a deficiência ele é um garoto forte e decidido que vai amadurecendo ainda mais no decorrer da narrativa; sendo essa evolução visível aos olhos do leitor.

Ao falar em pais abusivos, podemos pensar tratar-se de um exagero, porém é exatamente isso que é retratado. Tanto a mãe, como o pai, esse o pior de ambos, castigam os filhos das maneiras mais desumanas que possam existir.

O afeto do garoto mais novo vem de seu único irmão, Bosten, que o ajuda a enfrentar a hostilidade presente em um lar carente de atenção. Atrele isso ao fato de Stark se achar uma aberração e terá um prato cheio de complicações. Bosten compõe a única referência para que a vida prossiga.

O clímax da história se dar no momento que a relação entre o pai e o filho mais velho desanda (por um motivo delicado) e este se vê obrigado a fugir de casa deixando tudo para trás. Só que Palito não pode deixar que isso aconteça e decide seguir numa aventura em busca do irmão que tanto ama para que ele não encontre o pior caminho.

O ponto mais tenso está justamente nessa aventura em busca de Bosten, onde o rapaz se depara com problemas jamais imagináveis em toda vida.

DIAGRAMAÇÃO

A capa diz muito sobre a história, o que me fez lembrar um ‘jogo de 7 erros’. Há ainda alguns detalhes que fazem com que a versão física tenha um quê especial, como o fato do livro não ter a orelha direita igual a seu protagonista e o intercurso do texto contar eventualmente com alguns espaços vazios entre as palavras, de modo a representar algo que falta na vida de Stark.

As folhas amarelas em papel pólen, padrão da editora, e os capítulos curtos contribuem para o avanço das páginas.

FAZ LEMBRAR

- Extraordinário de R.J Palácio
- Os Irmãos Wolfe de Markus Zusak
- Todo Dia de David Levithan

O livro me lembrou um pouco de cada uma das obras listadas, no entanto soube se destacar ainda mais, por parecer tão subjetivo e real, sendo diferente de tudo que já li até então.

~~~

A escrita de Andrew Smith é poética e nos faz querer seguir com a leitura para saber o que vem a seguir. Em minha visão o texto conteve tudo aquilo necessário para compor uma excelente história com os tópicos distribuídos na medida certa. Minha única observação é quanto ao final, que achei abrupto e um tanto vago. Isso pode ser explicado tanto pelo meu envolvimento com o texto como pela escrita poeta do autor que me fez desejar por mais.

QUOTES / CITAÇÃO

“Ela não gostava que eu falasse no telefone. Dizia que era um mau hábito para garotos da minha idade. Acho que ela talvez pensasse que telefones eram portas de entrada para a masturbação.” Pág. 73

“Acho que, às vezes, coisas que parecem muito importantes tomam outro aspecto quando a gente se vira e olha de novo alguns quilômetros adiante.” Pág. 230

site: http://defrentecomoslivros.blogspot.com/2014/07/resenha-minha-metade-silenciosa-andrew-smith.html