Unicelular

TARSIS MAGELLAN

Resenhas - UNICELULAR

Gitinti 29/02/2024

Diferente..
Acho que nunca tinha lido uma obra de ficção científica assim então me surpreendeu bastante
Porém, a presença de muitos termos técnicos e especificações da biologia dão uma cansada na leitura, mesmo que escritos de uma forma mais acessível.
Sobre a trama, foi o que eu realmente amei, o envolvimento, o final, o epílogo, tudo muito bacana
Só uma coisa que acho que deveria ter feito desde o início era anotar o nome dos personagens, porque como as vezes são citados pelo nome e as vezes só pelo sobrenome dá uma confundida na cabeça de quem não tem memória muito boa(eu)
Honestamente, eu suspeitava do plot, mas foi bem desenvolvido, deixando muitos suspeitos e tal.
Outra coisa, não entendi muito a presença de alguns personagens que, pra mim, só estavam lá pra ser mais um pois não acrescentaram em nada na história.

Dani Sousa - @eulieulerei 22/02/2024

Jurassic Park Brasileiro???
Um livro que não prometeu nada e entregou tudo!!! Comecei a leitura meio desacreditada, em alguns momentos pensava que saco parece que estou em uma aula de biologia, mas o livro foi crescendo e tomando uma proporção tão maravilhosa que eu parava de ler e ficava pensando no que ia acontecer. Normalmente não sou fã de autores nacionais, Sim!! Pode me julgar! Mas o que Magellan fez nesse livro me deixou encantada me senti lendo o Jurassic Park do Brasil, porém sem dinossauros e sim com micróbios ??.

Fico pensando se ainda vou conseguir ir em uma praia e olhar com os mesmos olhos ou vou ficar procurando criaturas no mar?

O livro começa como uma aula de biologia do nada vira um investigação criminal, pessoas começam a morrer e começamos a querer descobrir quem é assassino ou qual micróbio geneticamente modificado está por trás dos acontecimentos... Vou parar se não eu conto o livro todo...kkkk só digo uma coisa leiam Unicelular ??

lordlopes07 08/01/2024

Como a vida microbiológica é fascinante!
O livro conta uma história de aventura e investigação a qual leva o leitor a deliciar-se e envolver cada vez mais com cada página lida.

"- Acho a medicina pouco inspiradora. A vida ao redor dela é mais rica no que tange à biologia dos organismos, ao comportamento das pessoas, da natureza. Tudo isto sempre me fascinou." (P. 38)

A citação supracitada traz uma mensagem de como a vida ao redor tem seus mistérios e fascínio. A própria natureza inspira e move o sujeito investigar com curiosidade meticulosamente cada vida e o que tange à ela mesma.

its.layb 05/01/2024

Totalmente diferente de tudo que já li!
Bom, o que falar desse livro? te faz pensar como, facilmentes esse tipo de ficção se tornaria verdadeira, dada a corrupção dos governos.

provavelmente, o que é fictício, já acontece na realidade, não nas mesmas proporções. uma vez que áreas de reservas são desrespeitadas com intervenções "criminosas", desde que se tenha dinheiro para pagar.

me identifiquei muito com esse livro, pois sou estudante de biologia e adorei ver, pela primeira vez, uma obra com essa temática. foi fascinante ver o mundo da micro, que é minha paixão, ganhando vida em proporções inimagináveis.

os suspensezinho no final do livro, nos leva acreditar que, realmente, as criaturas sobreviveram e se adaptaram, assim como eles temiam.

de forma geral, o livro tem muita ação e detalhes técnicos, podendo não agradar os leitores que não se interessam pela microbiologia e biologia. ?

Maisa @porqueleio 12/12/2023

Resenha / Unicelular /@porqueleio
📖 Imagine um grande museu de biologia. Muitas alas, diversos organismos, alguns deles que você nunca viu. Mais que isso, na Iniciativa Unicelular, um rearranjo molecular possibilitou que os microrganismos atingissem volumes e alturas que a ciência nunca imaginou. Certamente você deve se lembrar da última vez que o ser humano resolveu mexer com o DNA – o ácido desoxirribonucleico, que apresenta todas as informações genéticas de um indivíduo. Deu muito errado!

✨ Unicelular já começa mostrando alguns desses problemas. Alguns acidentes misteriosos em alto mar, em Fernando de Noronha e numa praia paradisíaca do Nordeste – essa última, disparando um alerta para a ABIN, a Agência Brasileira de Inteligência, já que envolve turistas, e poderiam causar um incidente diplomático.

🏰 Um grupo diverso, incluindo um perito em grandes parques, uma museóloga, um grupo de biólogos, todos são convidados para visitar a Iniciativa Unicelular, um grande museu de organismos vivos – grandes organismos, alguns deles bem perigosos, todos originados de engenharia molecular. Mas os administradores garantem que a segurança é de última ponta!

📖 Uma ficção científica que começa com a investigação de uma agente da ABIN, Unicelular vai nos apresentando aos poucos aos personagens e os pontos onde acontece a ação – acima de tudo, na Ilha de Trindade. Com plantas detalhadas, documentos confidenciais, o autor consegue nos prender aos poucos, e de repente você não consegue mais largar – porque quando os desastres começam, não param mais!

✨ São muitos organismos apresentados, mas não fica cansativo, pelo contrário, algumas descrições são tão aterrorizantes, que fica fácil imaginar toda a tensão envolvendo os personagens. E o autor ainda criou uma página - https://unicelular.org/ - tornando a leitura mais imersiva ainda.

site: https://www.instagram.com/p/CyWwyVqRtA3/?img_index=1

Rittes 27/11/2023

Um bom exemplo nacional
Tive o prazer de conhecer Tarsis Magellan num evento geek em Santos (SP) no começo de novembro deste ano, quando participamos como autores de um painel sobre a produção da Ficção Científica para o século XXI. Jovem amável, me presenteou com este seu “Unicelular”, um tecno-trhiller claramente inspirado nas obras de Michael Crichton, autor de quem Tarsis é fã confesso. O livro é mais uma das tentativas nacionais de se investir numa literatura de entretenimento que rende milhões aos autores norte-americanos, em especial, todos os anos. O livro tem um bom ritmo e segura o leitor até o final. Criativo e recheado de informações científicas e invenções do próprio autor, “Unicelular” garante bons momentos de diversão. Apesar da caprichada edição da Martin Claret, para uma possível próxima edição é preciso melhorar muito a revisão. Existe até uma troca de personagem num determinado trecho, sem falar numa horrível “empossada” quando o certo seria “empoçada”. Mas, isso não tira o brilho de Magellan, uma clara promessa num nicho de difícil aceitação, ainda, por aqui! Recomendo muito a leitura!

edisik 27/10/2023

É um bom livro de ficção que começa bem, mas que infelizmente se arrasta muito em explicações no restante, o que nos deixa cansados e observamos a perda de foco na história. E o final é meio sem empolgação nenhuma.
Henrique Sanches 28/10/2023minha estante
Esse livro tá na minha lista de leitura faz um bom tempo... gostei da sua resenha, bem pé no chão!!!

ramos1983 16/11/2023minha estante
Imagina o que deve ser empolgação pra você. Eu quase infarto no final desse livro com tudo perto de explodir. Não sei o que vc esperava mais kkk

edisik 16/11/2023minha estante
Cadê os bichos comendo todo mundo. Apareceram muito pouco. ???

Letícia 09/09/2023

Esse livro envolve mistério, suspense, ficção científica e teoria da conspiração! É um livro que te prende facilmente porque os acontecimentos são rápidos!
Achei genial ter um site para as espécies comentadas no livro e fico feliz por ser um livro tão bom e ser nacional!
No entanto, não gostei muito do final, pois parece que o autor finalizou o livro às pressas, e a sensação é como se estivessem faltando páginas.

Natalia 12/08/2023

Açúcar, tempero, sal e tudo que há de bom!
Thriller, ficção, cenários incríveis e diversas etnias, os ingredientes ideais para uma história incrível!
Prometeu tudo, e entregou muito mais, confesso que não conhecia o autor, e comprei o livro totalmente pela capa e sinopse, mas não me arrependo, pelo contrário, o livro nos trás várias reflexões sobre a vida, ao mesmo tempo que trás conhecimento, me vi super interessada no mundo microscópico, e pesquisando tudo, só para entender mais a fundo a história.
Recomendo de olhos fechados, por ser uma leitura de qualidade e nacional! Mais um autor nacional que virou meu queridinho!

leituracriminal 22/07/2023

Cansativo
O livro começa muito bem, deixando o leitor com vontade de descobrir o que está acontecendo, mas a quantidade excessiva de detalhes e descrições faz com que a leitura rapidamente se torne cansativa. O final também foi pouco convincente, com uma teoria confusa simplesmente inserida sem muita contextualização.
ramos1983 03/08/2023minha estante
Poxa tanto corre corre, gente morrendo coisa explodindo. Eu amei

Frank.Gonzalez 16/07/2023

Um experimento com organismos unicelulares e alguns outros micro-organismos , incluídos fungos , levaduras e helmintos, vai sair de controle numa ilha do nordeste brasileiro . Ao estilo Jurassic Park este technotriller traz o melhor do gênero . Aventura , sci-fi , suspense e terror .

Eu me empolguei com a leitura , uma página levava a outra e outra .
Parabéns para o autor @tarsis_magellan .

Já quero a continuação , e claro , a adaptação para as telas .

Jessica1248 30/06/2023

Espetacular
Já inicio essa resenha falando de Jurassic Park, ah Jessy, mas tem dinossauro? Não. Mas não darei muitas explicações, pois pode comprometer sua experiência.

O que dizer desse livro? Queria só falar, sensacional, espetacular, maravilhoso, mas não posso só falar isso, não é? Bom, Unicelular estava na minha lista há muito tempo, acabou calhando de ler numa leitura coletiva, no qual esse livro foi o escolhido do mês e que grata surpresa, todos adoraram e melhor ainda, é NACIONAL.

Tem fluidez, riqueza em detalhes, ótimos personagens, e temos vários deles, mas o autor conseguiu conectar todos no fim, a trama principal envolve seres microscópicos, (???) mas de uma forma beeeeem diferente.
E preciso dizer o quanto amei isso, o quanto eu gostaria de viver a experiência que aqui foi vivida (claro, com uma segurança maior e mais trabalhada hahahaha).

O final, oh gente, que vontade de uma continuação hahaha que gostinho de quero mais eu fiquei.

Bom, leiam, só leiam e se surpreendam com o que foi criado.

Ps.: Quero um filme ou série, por favor

Bia 11/06/2023

Genial
Eu não li muitos livros com ficção científica, na verdade acho que esse foi o primeiro! E iniciar esse gênero com uma obra de autor nacional foi espetacular. O livro é de uma genialidade impressionante, que me fez duvidar se realmente existiu pesquisas nessa proporção.

Me deu muita nostalgia com Jurassic Park, devido a toda ambientação. Achei que o autor deixou a parte da biologia bem interessante, não ficou chato de ler, você se envolve com toda a estrutura da Biotec. O que mais me deixou fascinada foi a viagem que eu pude realizar ao ler cada página do livro, parecia que eu estava realizando a excursão junto com os personagens.

Além de toda a ficção científica que me agradou muito, tem a parte do mistério policial que tem meu coração, pois adoro livros assim. A detetive Rosa é maravilhosa!

Não tenho o que falar desse livro! Um mix de ciência, biotecnologia, suspense e mistério! Não podia ser ruim!

Marilia.Sofia 06/04/2023

Esse livro de ficção é maravilhoso, eu adorei como a história foi escrita e os personagens foram bem apresentados.
Os trechos do relatório que vazou... deixa o livro mais mágico e torna uma realidade que talvez fosse possível, você fica pensando mds talvez isso aconteça de verdade (não tudo claro).
A parte biológica dos seres foi bem escrita, eu realmente não tava esperando que ele fosse assim, me surpreendeu em vários momentos ( a exposição, TUDO).
Leiam se tiverem oportunidade

Julia 02/04/2023

Não foi um dos melhores livros da minha vida, mas é bem bom. Gostei da ideia, é bem interessante, a história toma um caminho do meio pro final que não imaginava. Só não curti muito a forma que ações foram descritas, achei meio cru. Em geral, recomendado.