Mulheres que não sabem chorar Lilian Farias

Resenhas - Mulheres que não sabem chorar

Paulinha Mansur 11/05/2020

Cuidado, um tapa na cara!
Esse livro vc começa achando que é tranquilo, nada demais. E acaba tomando um tapa na cara atrás do outro! Lilian Farias faz a gnt segurar a respiração em muitos trechos!
É muito bom, realista e pesado em alguns trechos
Nataliene.Maia 08/08/2021minha estante
Tem muitos erros de português.
Nomes de personagens trocados .

Layla.Ribeiro 25/01/2022

Alerta de Gatilhos!!
Uma história pesada, um soco no estômago e bem próxima a realidade, temas pesados como abuso infantil, estupro, agressão, homofobia e feminicídio. Apesar de ser um livro pouco indigesto, é um livro que também fala de amor e resiliência. Achei o desenvolvimento inicial um pouco lento, ficando bem interessante a partir da metade do livro. É uma leitura recomendada para gerar empatias e reflexões, porém se esses temas forem gatilhos para você, passe longe desse livro.

Lady Addams 09/04/2023

Se emocione com a história dessas mulheres reais (GATILHOS!!)
Marisa, Ana, Olga, Dulce e tantas outras. Não apenas as mulheres citadas no livro de Lilian Farias, mas também outras e outras, milhares e milhares de mulheres são representadas em "Mulheres que não sabem chorar".
A delicadeza da escrita junto à crueldade da realidade, sim, não é uma história bonita, é uma história real, uma história que é entrelaçadas por várias histórias de mulheres reais. Estas mulheres tão calejadas, tão abusadas, cada uma em sua singularidade que chegaram ao ponto de não saberem chorar.
Aqui vemos gatilhos, é importante ressaltar, sobre o abuso sexual e psicológico no campo familiar, na rua e na sociedade com mulheres. Independente de como ou onde, só por ser mulher é um perigo, sempre vão encontrar maneiras de como torturá-las.
A história de Olga foi a que mais me tocou, não encontrou seu final feliz, mulher humana, com erros, de uma maneira evoluída se mostrou a construção da personagem até o fim, mas quando pensou em encontrar a felicidade, aí venho a realidade, a realidade nua e crua, pois final feliz não é para todos.
Além de Olga, vamos conhecer a história de Marisa, que me despertou ranço e piedade, uma personagem ambígua, além da jovem Ana, da finada Dulce e Verônica.
O machismo é o elo e o pavor que as unirão e irá fazer o leitor refletir sobre todo um contexto proposto.
Foi um livro que tocou minha alma, sem grandes demagogias.

-----------

" O mundo não está pronto para a alma ferida da mulher. Tenta camuflar, massacrar, cada vez que uma mulher fala. Tentam nos calar, alegando que somos loucas e violentas. Faziam isso no passado, fazem isso no presente e, se não tomarmos cuidado, o futuro será pior"
(Farias, Lilian. Mulheres que não sabem chorar.)

Bruna3810 04/02/2022

Nem sempre sabemos chorar.
Um livro incrível e que deveria ser de acesso à todas as mulheres.

É incrível como cada uma de nós, não sabemos chorar, guardamos nossas angústias e por mais que saiam lágrimas quentes de nossos olhos, nossa alma não chora, ela continua sempre a manter aquele momento que a fez derramar lágrimas ácidas.

A dor compartilhada por todo sofrimento feminino já passado, mesmo que inconsciente todas compartilhamos algum sofrimento.

A dor de ler relatos e histórias daquelas que passaram por muitas coisas e ainda hoje sofrem com o passado. A alegria de ler também sobre a libertação daquelas que conseguiram um dia chorar.

Um livro espetacular, um daqueles das quais todas deveriam tirar um tempinho pra ler e no final, entender que você deve procurar ajuda, que deve se deixar sentir e chorar.

"O mundo não está pronto para a alma ferida da mulher. Tenta camuflar, massacrar, cada vez que uma mulher fala. Tentam nos calar, alegando que somos loucas e violentas."

Nós somos a nossa própria força e devemos aceitar isso.

Gostaria que houvesse como classificar esse livro com algo além de apenas meras cinco estrelas.

Bruna P. (@brunaentremundos) 18/12/2021

Pior leitura de 2021
Eu fui preparada pra amar esse livro por causa da sinopse e só veio decepção.
Extremamente mal escrito, mal desenvolvido, mal aproveitado.
Perdi as contas de quantas vezes ela usa o estupro como um recurso só pra conferir mais drama as personagens, mas faz isso de forma totalmente mal feita a ponto de banalizar um assunto tão importante.
O relacionamento amoroso entre as personagens não é desenvolvido direito, só diz que se odeiam e do nada estão transando.
Sério, que perda de tempo!

leti 06/06/2021

Mulheres que não sabem chorar
Esse livro não é apenas um romance água com açúcar, como eu pensava.

Pelo contrário, a profundidade dos assuntos que a narrativa trouxe me surpreendeu.

Vale avisar que esse livro tem MUITOS GATILHOS!!! tipo MUITOS MESMO

Eu super recomendo, é um livro nacional totalmente diferente do que eu já vi. Vale muito a pena, mas é bem pesado.

vcmechamademar 04/01/2022

Um misto de sentimentos...
É engraçado que eu tenha lido o livro tão rápido, mas ao mesmo tempo não é nem de longe um livro que eu tenha gostado.
Eu tive empatia e me senti mal pelas histórias contadas, mas algumas situações problemáticas meio que beiravam a uma espécie de romantização e o desenvolvimento do livro é bem fraco, assim como o desenvolvimento dos personagens, que diziam ter amadurecido, mas continuavam sendo os mesmos, com as mesmas atitudes, os mesmos erros...Enfim, não foi uma leitura tão gostosa de se fazer.

elai 03/01/2022

Pesadoooo
Esse livro é muito bom, porém pesadíssimo. Muitos gatilhos, muitas descrições chocantes. Não sei se eu que sou sensível, porém fiquei bem chocada com algumas coisas.

imcamilaalmeida 18/07/2023

"Todo esse ódio é um câncer!" ?
"Nossos defeitos podem ser o que nos protege do mundo, não precisamos nos libertar deles, precisamos aprender a conviver com eles sem nos ferir, exatamente como os espinhos das rosas."

Marcia 11/12/2020

Olá amigos!
Terminei de ler o livro "Mulheres que não sabem chorar" da escritora Lilian Farias. É um dos livro que ganhei no Sorteio de Natal no grupo de leitura que faço parte.
E o que falar desse livro?
Não posso dizer que é um ótimo livro, mas tambem não posso dizer que é ruim. Um livro que aborda assuntos dificeis como estupro, aborto, LGBTS, amor, preconceito, agressões sofridas pelas mulheres, drogas, alcolismo, família....
Temos histórias dificeis e que infelizmente são reais. Basta lermos os jornais ou prestarmos mais atenção a nossa volta que veremos tanta tristeza gerada por preconceitos e falta de consideração ao próximo.
A escritora nos diz no livro: as histórias de Ana, Olga, Marisa e outras mulheres que surgem ao longo da narrativa foram escritas baseadas na realidade de mulheres que compartilharam suas experiências positivas e negativas com a autora.
Teve capítulos, aliás mais de um que eu me emocionei muito, que foi dificil ler. Saber as dificuldades que as lesbicas encontraram e ainda encontram em suas familias, na sociedade e a dureza que a sociedade impoe é muito triste. Aqui focou nas lesbicas mas se estende a toda comunidade LGBT. Temos visto na TV reportagem narrando agressões praticadas por homofóbicos.
" ...você é doente e eu vou lhe tratar. Você é o mal da sociedade. Pessoas como você é uma anomalia"
A família abandona, esconde, espanca....Uma mãe espancou tanto a filha que foi parar no hospital e a mae diz: "-dói em você mas dói mais em mim".
Meu Deus! Quanta dor, quanto sofrimento e digo para os dois lados. A filha por amar outra mulher e ser abandonada e agredida e a mãe por não conseguir aceitar, por repudiar devido a preconceitos inceridos por uma sociedade hipocrita.
O livro tamém aborda o alcoolismo e as drogas. Mostra o ponto que a pessoa chega a perder tudo, família, amigos, conhecidos até sua dignidade.. Quantas mulheres vemos abandonadas pelas ruas!? Quantas histórias elas carregam em sua alma, quantas dores e sofrimentos?! E quantas pessoas ao verem os crimes cometidos dizem: mas era uma mendiga ou era uma prostituta... Como se isso isentasse o criminoso. São seres humanos, merecem respeito e não podem ser espancados, estuprados e/ou maltratados. Se vivem na rua ou em casa, se são heteros, homo ou o que decidirem ser/sentitrem, todos são seres humanos e , repito:merecem respeito.
Mas..., na minha opinião, o livro podia ser mais consistente, ele tem materil para isso e a escritora apelou muito nos capítulos dos envolvimentos amorosos das mulheres. Foram capítulos frios,chulos e totalmente desnecessários. Um livro que traz tantos assuntos importantes não comporta essas descrições, na forma como foram descritas. Depreciou as personagens que mereciam ter uma leveza, um amor sincero e profundo.
Tambem encontrei erros de concordancia e erro dos nomes dos personagens em alguns capítulos. Um exemplo: Estava falando que viu Ana chegar e quando começa o diálogo cumprimenta como Verônica. ???
Bom amigos, essa foi minha impressão do livro.
Se recomendo? Não sei, acho que não é um livro fácil e tem aqueles pontos ruins que narrei acima. É um romance LGBT, ele é tenso, tem muitas dores, preconceitos e nos leva a muitas reflexões, a rever alguns pensamentos, alguns conceitos ou pré conceitos.
kezya araujo 18/02/2021minha estante
Essa frase de "vc é doente" pra mim, foi uma das mais pesadas e reais do livro

Alle_Marques 17/05/2021

Tem a profundidade de uma colher de chá e o exagero de um desfile de carnaval...
...
Confuso, superficial, leviano, maçante, incoerente, irresponsável, supérfluo, extravagante, irracional, absurdo, e, além disso tudo, parece mais uma fanfic do que um livro, parece mais um resumo de mais de 200 páginas do que um livro, parece mais algo feito as presas do que um livro, parece incompleto e inacabado, parece algo que foi publicado sem ser revisado.
...
A ideia foi boa, uma história sobre mulheres e suas dores, suas violências sofridas, seus medos, suas lagrimas, seus amores, mas isso fica apenas na sinopse, a obra é pessimamente trabalhada e desenvolvida, não cumpre o que promete e trata de assuntos EXTRMAMENTE SÉRIOS com leviandade e irresponsabilidade, o estupro, a pedofilia e a violência contra a mulher parecem estrar presente no livro apenas para chocar, parece não ter nenhum outro papel na trama, é a famosa ‘violência gratuita’. O livro em si é confuso do primeiro parágrafo ao último, tem várias incoerências e furos ao longo da narrativa, os personagens são igualmente incoerentes e cheios de furos, a grande maioria das suas atitudes são sem sentido e absurdas, o formato dos parágrafos e capítulos é horrível, senti como se estivesse lendo um gigantesco resumo que nunca acabava e nunca chegava a lugar nenhum, a história é desnecessariamente exagerada, os diálogos são desnecessariamente exagerados e as atitudes dos personagens são desnecessariamente exageradas, é tudo muito exagerado e não precisava ser assim. É tudo muito exagerado e ao mesmo tempo nada é bem aprofundado, o livro não tem equilíbrio, e esse foi seu maior problema.
...
Alguns pontos absurdos, estranhos e confusos que eu gostaria de destacar (Pode conter spoilers):

- Uma personagem cheia de traumas, totalmente fechada e reclusa, que já sofreu tanta violência e abusos sexuais na vida, NÃO sai por aí contanto a história da sua vida e cada mínimos detalhes de seus traumas para uma pessoa que conhece a, literalmente, menos de meia hora. Vários personagens fazem isso, atitude que não fazem sentido nenhum.

- As cenas de sexo, embora não sejam muitas, são no mínimo bizarras e cheias, absurdamente cheias, de detalhes desnecessários, parece mais terem sido escritas por um homem com fetiche do que por uma mulher.

- Um homem estupra e agride a mulher que você, supostamente, gosta e você dá dinheiro pra ele e tem um orgasmo, É SÉRIO ISSO? De quem foi essa ideia?

- Abel deve ter sido um péssimo investigador durante seu tempo na polícia para saber que Rômulo era possivelmente perigoso, tinha um passado abusivo e violento, perseguia mulheres pela cidade, tinha ficha criminal e mesmo assim não fazer nada, absolutamente NADA, além de falar com Marisa e apenas com Marisa. O mínimo que ele devia ter feito era ter desconfiado da situação e conversado com algum outro investigador ou policial sobre o assunto.

- Lilian Farias é contra a fidelidade em um relacionamento ou apenas achou que seria interessante colocar TODOS os personagens como infiéis?

- Quem é Alessandra e Zeca? O nome da mulher que a Ana conhece não era Andressa? E o do irmão dela não era Bruno? Isso foi um erro dos próprios personagens? Improvável. Da autora? Da revisão? Ou falta dela. Ou apenas a edição que eu li continha esses erros?

- A maneira como a Marisa trata a Olga e sai impune é absurda, a rivalidade entre elas eu entendo e faz sentido com a história, mas quando ficamos sabendo de tudo o que a Marisa já fez com a outra, fica até difícil de acreditar que elas são construídas para terem um romance. Isso sem contar as varias vezes em que a Marisa reclama em pensamentos sobre o cheiro da Olga, que é revoltante. O final das duas também foi horrível, sem sentido e desnecessário.
...
Pra não dizer que tudo foi ruim, as protagonistas serem mulheres mais velha, já na casa dos 50 anos, foi uma boa ideia, é sempre bom ver esse tipo de representatividade, ainda mais em obras que falam sobre sexualidade.
15° de 2021
Desafio Skoob 2021

Ella 16/09/2021

Mulheres que não sabem chorar
GENTE QUE LIVRO FOI ESSE????
Se vc ta afim de chorar, leia esse livro!!
no livro conta histórias difíceis de mulheres, e conforme vai passando as histórias vão se entrelaçando, O FINAL TEM ROMANCE SAFICO, foi tudo pra mim, eu não estava esperando. LEIAM

Eny 13/07/2020

"O mundo não está pronto para a alma ferida da mulher. Tenta camuflar, massacrar, cada vez que uma mulher fala. Tentam nos calar, alegando que somos loucas e violentas. Faziam isso no passado, fazem isso no presente e, se não tomarmos cuidado, o futuro será pior."

Rafaela Tulino 03/03/2021

Me encantei por esse livro desde a primeira página.

É praticamente impossível largar a trama da maneira em que ela é construída, solidificada, escrita e que transpassa a gente por dentro de uma maneira que me faltam até palavras.

Um livro sobre amor, perdas, violência, prazer, descobrir seu verdadeiro eu, repleto de muitos gatilhos mas um livro NECESSÁRIO, um livro de LUTA e principalmente um livro que mostra que realmente, nós mulheres, em nossa maioria, não aprendemos a chorar.