O Mundo no Black Power de Tayó

O Mundo no Black Power de Tayó Kiusam de Oliveira

Resenhas - O Mundo No Black Power de Tayó

Elisiane.Ribeiro 04/04/2024

Tayó
Um livro lindo, cheio de cores e significados. A representatividade, por meio do cabelo principalmente, é o mais tocante!

CecAlia183 10/01/2024

MUITO BOM ????????
O livro fala muito sobre a cultura e história africana.

Isso ensina muito as crianças sobre os negros e a colonização européia.

Natashau_u 28/08/2023

Um livrinho lindo e alegre
Eu e minha filha amamos! Ele ensina as meninas pretinhas a se amar e serem felizes consigo mesmas. De uma forma leve e maravilhosa.

15/07/2022

Ilustrações riquíssimas e belíssimas, texto maravilhoso, simples de forma sofisticada e forte, sensacional !! Amei o jeito como é descrito o que é black power e sua origem, e como ele encoraja essa menina maravilhosa que representa tantas, simplesmente me encantei

Soso 22/04/2022

Esse livro infantil que fala sobre penteados, cada desenho lindo!! Aborda a individualidade das crianças em poder escolher o jeito do cabelo, a roupa que quer vestir. Adorei a mensagem desse livro, super recomendo!

Adriana Scarpin 06/12/2021

O mundo no Black Power de Tayó de Kiusam de Oliveira é um belíssimo conto infantojuvenil ilustrado por Taisa Borges. É sobre o empoderamente feminino negro a partir do conter o mundo no cabelo Black Power. E não só, é preciso que as crianças brancas também tenham acesso a esse tipo de literatura para não crescerem involucrados no racismo dos pais.

fev 13/01/2021

#BingoLitNegra #LeiaAutorasNegras

É um livro infantil ótimo para apresentar às crianças negras e ensiná-las o amor próprio e a beleza do seus traços. Kiusam de Oliveira mostra que o cabelo crespo e grande, o nariz largo e a pele escura é tão bonita quanto qualquer outra coisa no mundo. Um ótimo livro para ensinar as crianças de outras etnias a importância de respeitar as diferenças.

As ilustrações são lindíssimas.

Aline327 24/11/2020

Delicado e profundo
Livro que carrega muitas histórias do povo africano.
Mas Tayó se mostra orgulhosa de sua origem e exibe isso nos seus cabelos.
"...vocês tão com dor de cotovelo, porque não podem carregar o mundo nos cabelos como eu posso."

Fabiana 20/11/2020

Empoderamento e autoestima infantil
A obra é linda e mostra como a personagem tem orgulho de sua aparência e raízes. Excelente para abordar sobre representatividade, identidade, beleza, auto-aceitação, auto-amor, autoestima infantil, história e cultura negra.

Alvaro 29/06/2020

Tayó
Um mundo antirracista passa pela apresentação das nossas crianças aos diferentes saberes, especialmente vindos do povo preto. Tayó (com seu black power) é uma linda forma de fazer isso.

Poesia na Alma 04/05/2020

O mundo precisa de Tayó
O Mundo no Black Power de Tayó, de Kiusam de Oliveira, é o segundo livro infantil escolhido para o Projeto Leituras Feministas (criado pelos blogs Barda Literária e Poesia na alma) em parceria com a editora Peirópolis. Tayó significa alegria e não se pode conceber a junção da alegria e da baixa autoestima, logo, assim é a característica da pequena personagem que permeia essa história, uma menina alegre e com forte autoestima.

Tayó respeita sua ancestralidade, origens e essência do seu ser. Mesmo quando o dia a dia tenta abalá-la, ela carrega um colorido exuberante do continente Africano em sua personalidade.

Quando sofre racismo na escola por causa de seu cabelo, Tayó lembra de sua história ancestral, de todos aqueles que vieram escravizados da África para o Brasil, bem como da alegria e da riqueza cultural de seu povo, isso devolve a ela a alegria, autoestima, autoafirmação.

Sempre quando está com a mãe, seus cabelos são enfeitados e sua imaginação estimulada, o colorido dança por seu corpo e olhos. Tayó é amada e sente o amor que emana de sua história. O mundo não é fácil para ela, porém, ela se fortalece quando reafirma sua identidade e não esquece sua história e cultura. Então, Tayó está sempre lembrando ou sendo lembrado por sua mãe quem é... “Tayó é uma menina negra que tem orgulho do cabelo crespo com penteado black power, enfeitando-o das mais diversas formas”.

saiba mais aqui - http://www.poesianaalma.com.br/

Lorrane Fortunato 02/11/2018

Um livro que enche o coração de amor próprio!
Um livro extremamente fofo com representatividade que ensina crianças negras a amarem seus cabelos! Emocionante e encantador. Leitura mais que obrigatória! ??