The Night Watch

The Night Watch Sergei Lukyanenko




Resenhas - The Night Watch


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Roger 22/02/2012

Os Guardiões da Noite
Night Watch é um livro de ficção moderna bastante interessante. Ele não tenta capitalizar sobre o mercado de "literatura vampiresca", apesar do nome e da capa sugestiva. Algumas resenhas podem dizer que é um livro "pulp", enquanto outras o chamam de romance gótico, mas não acredite se disserem que é um livro de terror ou sobre vampiros. Este é um livro de um autor que bebe da fonte da tradição literária russa, que não é conhecida por gerar "blockbusters", mas por belas obras que lidam com enredos e personagens complexos e trazem questões filosóficas. Night Watch não é tão complexa quanto as obras dos grandes mestres russos e suas questões filosóficas são restritas às discussões sobre a moral, sob um ponto de vista fantástico, mas ainda assim fica bem acima da média dos romances de ficção modernos.

O livro é dividido em três partes e cada parte conta uma história do protagonista Anton, que é um membro da Night Watch. Ele é um mago de poder mediano que há 5 anos faz parte de um grupo responsável por monitorar e responder ações ilegais de humanos malignos com poderes sobrenaturais. Apesar de sempre ter trabalhado no escritório, ele é posto nas ruas como agente de campo. E nas missões em campo sua vida vira de cabeça para baixo e ele começa a ter crises de consciência. O tema do livro traz a eterna batalha entre o bem e o mal, de uma forma que parece bastante com o conflito presente na série "Star Wars" entre o "Light Side" e o "Dark Side". A divisão entre Light e Dark também existe em Night Watch, mas ao invés dos membros de cada lado tentarem matar os da facção rival à primeira vista, o clima é de Guerra Fria. A trégua entre os dois lados, que resultou na criação da Night Watch e da Day Watch, serve de palco para o desenrolar do enredo. Porém, o embate épico entre o bem e o mal é apenas um pretexto para demonstrar o quão frágil é a linha divisória entre ambos, algo que Anton precisa enfrentar a cada história. Os dilemas morais geram uma tensão que cresce a cada história, ao contrário das cenas de ação, que são intensas na primeira história, mas ausentes na terceira.

Night Watch também tem suspense e uma dose de humor e as descrições são bastante vivas. O protagonista é bastante detalhado, principalmente psicologicamente, mas em compensação, os demais personagens são mais simples e unidimensionais. Night Watch não deve ser lido como um livro de aventura/fantasia. Ficarão desapontados aqueles que esperam ler uma versão russa de Harry Potter ou algum livro da literatura vampiresca do século XXI. O suspense e o clima tenso do enredo são os pontos fortes deste livro.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR