Mosaico Teológico

Rodrigo Bibo

Resenhas - Mosaico Teológico

Bianca 12/06/2023

Ótima leitura.
Livro muito explicativo para quem tem dúvidas sobre as doutrinas cristãs e não entende muito do assunto.
Leitura que vale super a pena!

Charles Raphael 30/04/2023

INTRODUÇÃO A TEOLOGIA SISTEMÁTICA
Excelente qualidade. Pelo que observei é bastante baseada no credo niceno-constantinopolitano. Apresenta doutrinas básicas do cristianismo de forma expositiva e clara.
Leitura um pouco cansada pois possui letras muito pequenas.
Acredito que o motivo foi querer deixar a obra mais barata.

rafael.rocha 03/03/2023

Uma ótima introdução
Um livro com o básico da teologia sistemática. Muito bem resumido e organizado. Excelente para quem vai iniciar os estudos teológicos e que quer conhecer sobre Teologia.

Vale a pena, pois tem uma escrita simples, leve e objetiva.

AlineZucoloto 22/02/2022

O livro cumpre bem o que é proposto, ser um mosaico de temas. Para quem está procurando um livro mais simples relacionado a teologia, o Mosaico Teológico é um ótimo livro introdutório.

Rafael 17/01/2022

Um belo livro introdutório
Eu gostei muito do conteúdo, apesar de algumas vezes os autores deixam transparecer demais a opinião deles. Porém é um belo livro que resume o centro da fé cristã de forma leve e didática e com referencias para aprofundamentos muito bons.

Muito bom para ser usado numa EBB

Alisson 27/12/2021

Um norte para o entendimento dos fundamentos!
O livro atende suficientemente ao propósito para o qual foi escrito. Nele, Rodrigo Bibo traz um "recorte" das principais ideias teológicas extraídas das Santas Escrituras mas, para esta tarefa também faz uso do credo de Constantinopla. Chamo a atenção também para algumas definições que podem, as vezes, passar desapercebidas como as diferenças entre justificação e santificação, por exemplo. Tudo isto e muitos outros assuntos bases são tratados nesta obra. Bibo também cuidou em deixar sempre exposto a verdade de que a Bíblia é inerrante e que esta Palavra é de fato inspirada(soprada) por Deus. Ou seja, embora Deus não tenha ditado cada letra ou palavra de forma singular, ainda sim tudo o que foi dito continua sendo a palavra do próprio Deus.

Lucas.Araujo 30/06/2021

Que livro! Se você busca algo que organize, de forma simples e direta, os pilares da nossa fé; esse livro é ideal.
Ao contrário do que muitos podem pensar, trata desde do Gênesis até o Apocalipse.
Uma escrita simples e 100% baseada na Bíblia; além de trazer alguns fatos interessantes sobre a história da igreja e de Israel. Com certeza é um livro guiado por uma visão evangélica comprometida com a autoridade da Palavra de Deus.
Dividida em 7 capítulos com diversos subcapítulos em cada um, o que não deixa a leitura ficar cansativa. Não é uma leitura complexa que exige certo "nível de conhecimento" prévio, é acessível para todos que buscam mais conhecimento de Deus e da sua palavra.
Sem contar o preço do Ebook que é super acessível.
Vale muito a pena!

Murillo Wolowski 18/10/2020

Um compilado das principais doutrinas da fé cristã.

O livro mostra um panorama geral fundamentado em textos bíblicos, e constrói sua argumentação sob os ombros dos gigantes do passado.

Um bálsamo para solidificar nossa fé, e uma presente para qualquer amigo não cristão.

Recomendo.

Cristiano 19/04/2017

Uma Teologia entre amigos
Este livro, escrito por um grupo de amigos, todos cristãos, mas de diferentes igrejas, se propõe a ser um mosaico por ter que lidar com certas diferenças entre a fé de cada um deles. No entanto a unidade desse grupo é tão forte que não fui capaz de perceber aqui qualquer traço de divergência. Isso para mim é um ponto muito positivo.

Aqui são apresentados os pontos comuns e algumas das divergências que permeiam a fé cristã ao longo do tempo. O livro é bem detalhado e técnico, sem se fazer cansativo. É uma boa leitura.

Durante a leitura dele ocorreu de eu também ler Cristianismo Puro e Simples. É inevitável traçar um certo paralelo. Ambos exibem a fé cristã muito bem, sendo que o Mosaico se preocupou com uma análise técnica, enquanto Cristianismo tratou por um viés contemplativo. Fico feliz por essa experiência.

Uma última observação: fiquei realmente surpreso com a quantidade de notas e referências que o livro apresenta, demonstrando o embasamento dos argumentos. Legal.

Melqz 27/01/2016

Otimo!
Livro muito bom da galera do bibotalk trazendo muita informação e notas de rodapé que irão fazer você querer aprender mais sobre os credos/confissões, leve, fino e enriquecedor com a linguagem que a galera que ouve bibotalk esta acostumada.

João Victor 02/01/2015

Mosaico: de Fato!
O livro Mosaico Teológico é uma produção da BTBooks, do blog Bibo Talk (http://bibotalk.com.br/site/). O livro foi escrito a oito mãos, os quatro participantes dos podcasts e posts do blog é que o escreveram, a saber o Bibo de Aquino, Maurício Machado, Alexander Stahloefer e Alexandre Milhoranza.

O livro teve o prefácio feito por ninguém mais que Augustus Nicodemus, nome muito importante para a teologia brasileira atual. O livro mostra um serviço muito bom dentro daquilo que se dispõe. Desde o início (e evidentemente até pelo tamanho), o Mosaico Teológico não vem para ser uma nova Teologia Sistemática, mas vem para mostrar uma lista de informações que são extremamente pertinentes ao neófito em teologia. Entretanto, é interessante saber que, para aprofundar os conhecimentos, vale, e muito, dar uma boa estudada nos assuntos que o livro expõe num momento pós leitura (isso pode até feito com o livro servindo de guia, graças a sua divisão didática).

O livro tem uma linguagem bastante simples e é a partir dessa base simples que vai introduzindo, aos poucos, termos teológicos um pouco mais complexos. Em geral, é um livro muito recomendável se você está começando a estudar teologia por conta própria, ou se você tem/quer montar algum grupo de estudos com pessoas completamente leigas sobre o assunto, especialmente se sua igreja não tiver nenhuma tradição dentro da teologia, talvez esse seja um excelente guia de estudos, haja vista que foi escrito por pessoas de denominações cristãs diferentes de maneira que as doutrinas aqui ensinadas sejam convergentes em basicamente qualquer congregação que se auto-denomina cristã.

O livro está disponível na BookStore do Bibo Talk juntamente com outros artigos que você pode conferir neste link.

Paz seja convosco

site: http://metendoasola.blogspot.com.br/2015/01/mosaico-de-doutrinas.html

Marlon 20/05/2014

Profundidade na medida certa
O livro cumpre bem o proposto, ser um mosaico de temas, porém não peca pela profundidade, consegue em cada tema abrir o leque de ideias e aprofundar na medida em que o leitor consegue um bom entendimento do tema e ao mesmo tempo deixa espaço para novas pesquisas. Aborda os temas centrais da fé, inclusive iluminam temas que por vezes são deixados de lado em livros introdutórios a fé cristã. Vale a leitura, tanto para novos convertidos quanto para os que já andam há mais tempo na fé. Com certeza um ótimo material para discussão e aprendizado.

Você pode encontrar resumos e trechos de livros em:

site: https://trechoselivroscristaos.com.br/