Por toda a eternidade

Por toda a eternidade Kristin Hannah

Resenhas - Por Toda A Eternidade

Chrys 15/01/2015

Antes de mais nada é preciso dizer que para compreender e aproveitar por completo "Por toda a Eternidade" é preciso ler antes "Amigas para sempre" da mesma autora, pois trata-se de sequência, embora a autora dê uma boa retomada dos acontecimentos prévios ao livro, os relacionamentos todos começam em "Amigas para Sempre" e para entender a profundidade deles é essencial a leitura na sequência.

Depois de perder Kate para o câncer Tully, Johnny e Marah tentam encontrar uma maneira de seguir em frente, mas Kate era toda a família que Tully conhecia e o pilar dos Ryanns, família que ela formara com Johnny. A ausência dela parecia ainda mais evidente quando eles estavam juntos e a simples convivência entre eles se tornou dolorosa demais, então o impensável acontece e contrariando todas as recomendações de Kate eles se separam.

Sem a esposa Johnny perde o chão, imerso em sua dor não consegue entender e ajudar a amenizar a dor da filha Marah, e na tentativa falha de reestruturar sua família também afasta Tully de suas vidas. Marah é uma adolescente rebelde, como todos os adolescente são, mas a morte da mãe, a culpa de ter sido uma filha muito difícil para Kate e a omissão do pai a fazem cair em um quadro depressivo/destrutivo que culmina em sua fuga.

Após a morte de sua melhor amiga, Tully tenta retomar sua carreira na TV, mas a sua saída abrupta para cuidar de Kate a queimou para a mídia de forma irreparável. Sozinha, sem o trabalho que sempre foi a razão de sua existência e culpada pela fuga de Marah, Tully se afunda na depressão, nos remédios e no álcool e acaba sofrendo um grave acidente de carro. Durante o coma decorrente do acidente, Tully conversa com Kate, repassa passagens da vida das duas e principalmente divide com a amiga os momentos ruins que se passaram após a morte de Kate.

Com o acidente de Tully sua mãe Dorothy (Cloud/Nuvem), que foi viciada e ausente por toda a vida de Tully, enxerga uma segunda oportunidade de ser mãe e dedica todas suas forças para cuidar de sua filha, sempre com o apoio da mãe de Kate e dos Ryanns.

O livro é muito bem escrito, a narrativa intercala o ponto de vista dos personagens principais de forma que o leitor tem um panorama bem completo dos dramas de cada um sem perder a linearidade da história, e é sem dúvidas extremamente emocionante.

É claro que é muito triste já que o assunto principal é a perda de um ente querido, como a dor é sentida e vivida de formas diferentes por cada pessoa e como as coisas podem ser piores quando não cuidamos dos que estão próximos, mas também é uma história sobre resignação, cura e recomeço.

Resignação para um pai, que a duras penas compreende que deve superar a sua própria dor para ajudar os filhos. Cura para uma filha que perdeu a mãe muito cedo e aprende a reencontrá-la nas suas lembranças e a compartilhar com o pai suas aflições. Recomeço para uma mulher que perdeu tudo, mas tem a oportunidade de se reconciliar com seu passado e aceitar o seu futuro. E para todos perceberem que Kate continua em tudo e todos, eles só precisam aceitar a sua partida.

Mas principalmente uma segunda chance para Dorothy, que no primeiro livro somente foi apresentada como a mãe viciada que abandonou a filha para viver uma vida errante, que sempre conseguia magoar a filha ainda mais, neste segundo livro ela teve a oportunidade de contar suas razões para ter seguido tal caminho, e acreditem é de partir o coração. Mesmo sem esperança de ser perdoada Dorothy agarra a oportunidade de ajudar a filha, de ser sua mãe de verdade mesmo após 50 anos, o que reforça a máxima: nunca é tarde para recomeçar!

Uma grata surpresa foi a presença de Kate no livro, sim ela conversa com Tully durante o coma e comenta não só o passado mas os acontecimentos presentes que ela assiste de seu plano espiritual. Independe da crença em vida após a morte ou não, a contribuição dela no livro foi muito significativa, pois sempre nos pegamos pensando o que será que a pessoa que faleceu diria sobre o que está acontecendo, e ela pode dizer muitas coisas à Tully. Não se preocupem não é um livro espiritual, são apenas algumas intervenções que contribuíram para deixar o livro ainda mais tocante.

É um livro lindo, muito humano e emocionante, não tenho palavras para definir esse misto de compaixão e esperança que senti ao ler. Simplesmente amei Amigas para sempre e Por toda a eternidade me surpreendeu, pois nunca pensaria em tal desfecho para esta história.

Leiam, essa série tem muito a acrescentar às pessoas como seres humanos.

Carol 23/03/2021

Continuação estranha
Não foi uma leitura das mais agradáveis. Apesar de a escrita ser fluída e os personagens bem construídos, achei que o enredo ficou muito pesado, muita tristeza, e algumas coisas ficaram bastante forçadas. Além disso, achei que não foi uma boa sequência para o primeiro livro.

mortali 06/07/2023

??
"Mas as histórias chegam a um fim, não? Você perde as pessoas que ama e tem de encontrar uma maneira de seguir adiante."

eu quero começar dizendo que li este livro para, só após terminá-lo, descobrir que é uma continuação ? mas, na minha opinião, há como ler este livro sem necessariamente ter lido o primeiro, mesmo que manter a ordem seja importante hshshs.
enfim, eu não tenho nem palavras para descrever o tanto que esse livro me marcou e nada que eu dizer chegará perto de descrever o que é esta história. é extremamente emocionante e me fez chorar muito, em VÁRIOS momentos. é aquele livro que, mesmo após muito tempo, estarei sempre revisitando. estará, para sempre, na minha lista de favoritos, sem sombra de dúvidas. ??

Andy.Sena 02/05/2021

Terminei a história de TullyeKate e uma amizade assim é algo para toda eternidade. Esse livro foi um misto de sentimentos pela forma que o primeiro termina, mas esse fecha muitas coisas depois do acontecimento do anterior. Aqui entendemos as motivações e como o amor e perdão são a base de uma família.

20/10/2020

Depois de anos que tinha essa livro, eu li e simplesmente amei. Continuação de "Amigas para sempre" mas que dá para ler de forma independente, a autora continuou com maestria a história e acho que deu um bom final para a duologia. Apesar de querer mais da história, acho que terminou no momento certo.

Nine 19/10/2023

Triste
Meu Deus que livro triste, do começo ao fim, não há alivios comicos, felicidade, é um livro duro, que mostra todo o luto, depressão, ansiedade, é uma historia em carne viva.
Achei o final tocante e apesar de toda raiva que senti dos personagens no decorrer dessa historia, eu também senti feliz quando tudo se acertou.

Paty.Nascimento 02/09/2021

Que livro!!!!!!
Uma dica para quem for ler esse, leia primeiro o livro Amigas para Sempre, esse é a continuação.
Quem quer um livro que faça vc chorar do começo ao fim.
O livro é maravilhoso, e aborta um tema super importante: luto.
A amizade da Tully e Katie é tão linda. Impossível não chorar no final do livro.
Com certeza se tornou um dos melhores livro e que valem a pena serem lidos novamente.

Débora 17/04/2021

TullyKate pra sempre!
São tantos os sentimentos, que expressar em palavras fica difícil nesse momento. Sem sombra de dúvidas a maestria dessa autora, que sabe nos enfeitiçar e arrebatar nossos corações com personagens e estórias tão profundas, não é surpresa. TullyKate ficaram guardadas em meu coração.

Aione 04/12/2014

Não é segredo algum minha admiração por Kristin Hannah. Sou declaradamente apaixonada por sua escrita emocionante e envolvente e por suas histórias tocantes. Sendo assim, fiquei em êxtase, em fevereiro, quando as editoras Arqueiro e Novo Conceito publicaram duas de suas obras, sequências umas das outras. Amigas Para Sempre é o primeiro volume da duologia Firefly Lane, seguido de Por Toda Eternidade. Li o primeiro assim que o recebi; contudo, infelizmente, só consegui fazer a leitura do segundo agora, tantos meses depois.

“As palavras permanecem com você por um tempo, principalmente as de raiva.”
página 34

Por Toda Eternidade conseguiu me agradar ainda mais do que seu antecessor. Fui tragada pelas páginas logo nos primeiros parágrafos, e só interrompi a leitura quando foi estritamente necessário. Mesclando passado e presente, primeira e terceira pessoa, acompanhamos, dessa vez, a visão de diversas personagens, e não apenas as de Kate e Tully, protagonistas de Amigas Para Sempre.

Ainda que eu tenha me apaixonado pelo livro desde o início, lê-lo foi um tanto quanto difícil, e não por algum ponto da obra ter me desagradado. A verdade é que Por Toda Eternidade trás pessoas destruidas internamente por suas perdas e narra todo o caminho tortuoso seguido por cada uma delas. Assim, sofri junto de cada personagem e lamentei pela dificuldade em cada relacionamento a partir disso: mal sabendo como lidar com a própria dor, é quase impossível que lidem com a dor do outro, e o resultado são inúmeros desentendimentos, ressentimentos e sentimentos de culpa.

“As lembranças são o que somos, Tul. Por fim, esta é toda a bagagem que leva com você. O amor e as lembranças são o que dura. Por isso é que a vida passa diante dos seus olhos quando você morre – você está escolhendo as memórias que quer. É como embalar as coisas.”
página 90

Novamente, fiquei impressionada em como a autora vai fundo nas emoções de suas personagens e como ela expões suas qualidades e defeitos de forma completamente humana, tornando impossível não me apegar a cada uma delas e não sentir compaixão por elas. Foram muitos os erros, reflexões e, principalmente, os aprendizados ao longo dessa jornada.

Finalizei a leitura completamente emocionada e maravilhada com mais esse livro que entrou para minha lista de favoritos. Kristin Hannah tem o dom de falar sobre pessoas e de nos sensibilizar com suas histórias.

site: http://minhavidaliteraria.com.br/2014/12/04/resenha-por-toda-eternidade-kristin-hannah/
Edi 11/12/2014minha estante
Amei a resenha! Esse livro já está na minha listinha de "preciso ler"! Bjs Aione!

Cristiane 12/11/2015minha estante
Eu amo Kristin Hannah....acabei de ler amigas para sempre (chorando como sempre) e ja vim ver sua resenha do segundo livro. Amanhã já estou comprando esse....adoro seus vídeos e resenhas...bjs!

Kel 30/04/2020

Poderia ter sido melhor
Amo os livros de Kristin Hannah mas esse deu uma decepcionada, a Marah é uma adolescente chatérrima, o modo como maltrata a mãe que já está com câncer é cansativo, dá vontade de entrar no livro e ensiná-la a não ser tão ruim, e aí ela piora entra em drogas, se corta, enfim personagem ridícula. Tully e Kate as personagens principais são: uma exagerada e a outra uma água morna. Tully ainda é carismática é o que salva o livro, só que ela entra em um conflito grande, envolve mãe dela que é tão babaca que cansa. A Kate com câncer seus últimos momentos são bem escritos porem é muito livro sem ela, e a familia dela não acolhe a Tully como deveria, enfim a capa é linda mas esse não deixou saudade como os outros.

Enzza 25/06/2020

Eu amo essa autora, porém até agora de todos os livros que eu já li dela esse foi o que eu menos gostei.
Cíntia Costa 25/06/2020minha estante
Nossa, eu amei ele. Mas foi o único que li dela.

Enzza 25/06/2020minha estante
Você precisa ler então, O caminho para casa

Juliana 07/04/2023

Arrebatador!!!
História incrível! Enquanto o primeiro livro é fofo, esse é extremamente duro e triste! Mesmo assim é maravilhoso, e a parte final é de derramar litros de lágrimas! Valeu muito a pena, recomendo!