Durilim: Filho do dragão

Durilim: Filho do dragão Rondinelli

Resenhas - Crônicas de Oldar

Evelise 15/04/2015

Herlana e Gurtum encontram Trumo, um dragão, ferido na floresta. Junto dele está um estranho ovo lilás que poderia ser de dragão, mas esses animais, até onde se tinha conhecimento, não podiam se reproduzir. Depois da Grande Guerra da Traição, os dragões foram libertados e desde então conviveram pacificamente com todos os povos, mas se o número desses seres aumentasse muito as consequências seriam desastrosas.

Pensando nisso, um conselho com os reis das três nações amigas de Eddamael seria reunido para decidir o futuro daquele ovo. Herlana também pede ajuda à Ádalo, que revela apenas que o está no ovo pode vir a ser um grande aliado ou inimigo. O que eles não imaginaram é que tudo poderia ser o começo de algo maior e mais maligno, com a possibilidade de uma nova guerra, dessa vez do povo contra criaturas que estavam há muito esquecidas.

* Livro lido através do booktour organizado pelo autor.

Depois de um bom tempo sem ler fantasias, fiquei bem empolgada com a oportunidade de ler Durilim: O Filho do dragão, que é o primeiro livro da série Crônicas de Oldar. Com uma temática bem fantasiosa, Rondinelli Fortalesa criou todo um universo que tem elementos que lembram uma época medieval, misturados com dragões, sacerdotisas com poderes extraordinários e pessoas com algumas características bem diferentes.

O livro tem um número bem grande de personagens, sem um grande aprofundamento sobre as personalidades e os sentimentos de cada uma, isso me incomodou um pouco durante a leitura, pois demorei a diferenciar um do outro. Algumas vezes ficava perdida sobre quem era quem e acabava pensando é um de tal grupo e aquele é do outro. Como é uma saga, imagino que isso vá melhorar nos próximos livros e que aos poucos o leitor irá conhecendo bem todas as personagens.

Durilim, o protagonista, foi muito bem desenvolvido, ele teve algumas ações bem viajadas para a idade, é uma criança, mas como tem muito mais força e poderes do que todos, isso não incomodou. Herlana é uma sacerdotisa que vive em favor do reino, ela e Gurtum, que é um guerreiro, encontram o ovo e ficam responsáveis por vários acontecimentos importantes no decorrer da história. Herlana é uma personagem cheia de mistérios e que se comunica diretamente com Ádalo, que é o deus do povo de Oldar. A forma dela de agir e seus poderes chamaram minha atenção e a transformaram em uma das minhas personagens preferidas do livro.

A Guerra da Traição é citada muitas vezes e esse foi outro ponto que poderia ser mais explicado, talvez com um spin-off da saga... O que aconteceu nessa guerra gerou consequências nesse primeiro livro, então eu, e imagino que vários outros leitores, gostaria de saber mais sobre como e porque ela aconteceu.

A narração é toda em terceira pessoa, acompanhando várias personagens, como é comum nesse gênero. Encontrei uma quantidade considerável de errinhos de revisão, o que me incomodou um pouco durante a leitura, mas imagino que isso mude em uma próxima edição. Não posso reclamar da diagramação, pois o livro tem páginas amareladas e uma fonte bem confortável para a leitura, além de um glossário com termos usados na história, um mapa e uma lista das gerações de personagens. A capa é muito bonita com o dragão em destaque e uma paisagem ao fundo.

Enfim, indico o livro para quem é fã de fantasias, mas não para quem se irrita com as pontas soltas que muitas vezes são deixadas em inícios de sagas.

site: http://sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br/2015/04/resenha-as-cronicas-de-oldar-durilim-o.html

Pub do Livro 27/08/2014

Resenha do livro: Cronicas de Oldar-Durilim: o Filho do Dragão - Rondinelli Fortaleza
Crônicas de Oldar é o segundo livro de fantasia escrito por Rondinelli Fortaleza, este que explora elementos fictícios muitas vezes inspirados em outras obras porém com um toque singular. A obra se passa em um mundo fictício e tem como personagem chave Durilim um menino com uma forte assinatura mágica desde seu nascimento e cheio de mistérios sobre sua origem. Junto a Durilim temos como protagonistas também Herlana, Gurtum e Trumo, que se envolvem diretamente com as expectativas e destino de Oldar, porém não existe muitas explicações sobre suas origem e seus poderes pois acredito serem personagens já existente na obra anterior. A trama tem uma intenção muito boa, porém muitas vezes torna-se maçante a leitura devido o excesso de descrições, isso faz com que o livro assuma um perfil pouco atrativo a alguns leitores, entretanto para os que buscam detalhes em obras de ficção, estes ficarão completamente satisfeitos pois em diversos momentos Rondinelli Fortaleza descreve os personagens e o meio que os cercam permitindo que o leitor banhe-se nos pormenores do livro e compreenda perfeitamente tudo o que se passa.

O livro não é muito grande porém alguns dos capítulos são extensos tornando um pouco cansativo os capítulos sem ação, mas um prato cheio para capítulos com ação repletos de emoção do começo ao fim.

Durante a leitura eu me senti um pouco incomodado com alguns aspectos negativos do livro, como a grande quantidade de nomes de personagens que muitas vezes não chegam a serem desenvolvidos profundamente, isso fez com que me sentisse confuso, mas assim que deixei de dar importância aos nomes secundários a leitura fluiu com facilidade. As cenas de batalhas são em sua maioria muito bem trabalhadas junto das descrições das paisagens e criaturas, porém minha opinião como leitor que sou é que o livro tem um grande potencial uma vez que sua mitologia tem inúmeras referências e a forma de escrita do autor não é difícil, mas sem duvida faltou um pouco mais de atenção na revisão.

É um livro indicado para todos os leitores buscando uma narrativa fantástica simples, para alguém que esteja começando agora suas leituras de livros fantásticos,para estes que buscam novos mundos e novos autores é uma ótima pedida.

site: http://pubdolivro.wix.com/pubdolivro

Markus 15/10/2014

Resenha do Blog Mundo em Cartas
Quando eu peguei o livro já fiquei encantado. Capa linda. Trabalho bem feito e uma história que prende! Isso é muito bom!

Tudo começa quando Herlana e Gutum estavam na floresta quanto encontram Trumo, um dócil dragão, muito ferido. Sob a guarda de Trumo estava um enorme ovo de cor lilás. Desde já, o mistério sobre a origem do ovo e o medo por possíveis e nada agradáveis respostas surgem e dão um trema legal pro início do livro.

No mundo de Oldar, os dragões são aliados e não podem gerar filhos. Um caso de ovo de dragão resultaria numa possível guerra e preocupação sobre novos seres que poderiam acabar com todas as formas de vida de Oldar.

Diante disso, essa enorme preocupação é levada aos três superiores para que decidam o destino do ovo. Por palavras Àdalo, o grande "deus" fodão todo poderoso do reino de Oldar, essa decisão traria risco mortal a Oldar ou benefícios de obter um grande aliado.

Eles decidem então, para a segurança de Oldar, que o ovo seria destruído. :(
Mas não foi assim feito. No momento da destruição algo surpreende a todos. Uma tipo de magia, forca anormal protege o ovo na hora da execução. Ele se racha e de dentro sai um adorável bebê.

Este é Durilim. De aparentemente quatro meses. E fala! Sim ! As coisas são diferentes lá em Oldar *-*
Mas enfim. Ele se apresenta e diz-se filho de Mívine, parente de Gurtum e esclarece que veio a seu pedido para que fique com seu tio.

A chegada desse garoto tiraria noites de sonos de muitos ali. Porque junto com ele, chegaria novos perigos para aquela terra. Entre eles, os junarcks. Criaturas aladas nojentas com caudas com ferrões e gigantescas que atormentariam a todos ali.
Se fossem só os junarcks atrapalhando, ainda estaria bem. Ainda tem os enzoleios que dominariam muita coisa ali. Mas eu não vou dar spoiler. Fica pra você ler e se encantar com essa leitura maravilhosa!!
Sobre a escrita: A escrita do Rondinelli é excelente! Combina perfeitamente com o tema e a magia do livro. A narração é empolgante. É ótima! Há alguns erros de gramática ou concordância, mas nada que atrapalhe a leitura! É notável grande inteligência do autor. É um tema difícil e ele foi muito bem na criação.

Sobre a edição: Ótimo trabalho da editora. Como eu já disse, fiquei encantado. Essa capa arrasou. Esse dragão, esse fundo, esse amarelo. waw. Achei incrível.
Folhas amareladas. Orelhas. Um anexo sobre os personagens impressionante e muito foda. Gostei de tudo.

Nota final: 4,0. O livro é excelente, mas eu ainda tenho um certo bloqueio com livros de muita fantasia. Eu acabo viajando e perco um pedaço da história. Sempre.

site: http://mundoemcartas.blogspot.com.br/

Jéss 09/12/2014

Uma escolha poderá salvar ou destruir Oldar
Eu sempre costumo julgar o livro pela sua capa, admito, e como a capa desse é muito linda ~pelo menos para mim~ eu julguei dele ser um ótimo livro... Mas não vou falar agora minha opinião, leiam e vejam :)

Tudo começa quando Herlana e Gurtum caminhavam pela floresta Cinza e encontraram um ovo nas garras de um dragão de nome Trumo, que a princípio acharam que ele estava morto, pois estava bastante abatido. A indagação que fica é: será que o ovo é de dragão? Mas eles sabem que dragões são estéreis, então de quem será esse ovo?

O medo deles é que fosse um filhote de dragão, se fosse, poderia existir outros e assim poderiam destruir Oldar.

Sendo assim, Herlana convoca uma reunião com o conselho para fazer o julgamento sobre o que fazer com esse ovo, mas eles tem que tomar cuidado com esse julgamento, por palavras de Ádalo, o Deus de Oldar ~durante todo o livro, acho que Ádalo é como se fosse Deus,o do nosso mundo sacam?~ esse ovo pode ser motivo de destruição em Oldar ou pode ser um grande aliado para eles no futuro.

"Eu criei tudo o que existiu, existe ou virá a existência. Nada do que acontece foge de minha vontade, pois mesmo para que um grão de areia se desprenda do seu monte e voe com o vento, Eu tenho que permitir que o vento o sopre e o retire do seu lugar, senão nada poderia movê-lo sem que eu não o quisesse."

A reunião ocorre e a decisão foi destruir o ovo, a preocupação maior é com os habitantes e não poderiam correr o risco de fazer uma escolha errada e destruir à todos, mas sentiam um pesar por essa decisão, mas era necessário para garantir o bem do povo.

Ao chegar o momento de destruírem o ovo, algo inacreditável acontece, o ovo era protegido por alguma barreira mágica e isso impediu que o ovo fosse quebrado pelo machado que estava prestes a acertá-lo, então o ovo rachou-se e abriu, uma luz verde saiu de dentro dele, e adivinhem o que estava envolta nessa luz? Um dragão? Não. Mas sim um bebê humano. Um bebê menino de aparentemente 4 meses de idade, que falava como se não aparentasse a idade que tem.

"Gurtum inspirava e expirava várias vezes, então respirou muito fundo e soltou o ar devagar três vezes e sem pensar mais ele lançou o machado com força sobre a casca do ovo. O tempo ficou lento, segundos pareciam anos muito longos [...] As coisas ficaram diferentes, como se o mundo todo fosse chorar pelo pecado que estavam cometendo."

Ele diz que sua mãe Mívine o enviou para ficar aos cuidados de seu tio Gurtum, e ele assim permite, ah esqueci, o nome do menino é Durilim.

A chegada de Durilim também trouxe perigo para Oldar, os junarcks, criaturas grandes que podiam voar, cauda em formato de ferrão, realmente de se assustar, e depois disso foram acontecendo mais e mais coisas, aparecendo mais e mais criaturas, querem spoiler? ~eeeee~ Eu não vou soltar spoiler, haha ~Jéss malvada~

"Muitas vezes coisas terríveis acontecem ao nosso lado e nem podemos saber que elas estão ali e levamos nossas vidas normalmente até que nos atingem em cheio, puxam o tapete debaixo de nossos pés e nos deixam sem chão e algumas vezes até sem esperança e sem felicidade e sem vida e morremos por dentro. Enquanto não acontece, tudo está bem e enquanto centenas são escravizadas e assassinadas, vamos continuar nossa vida. Afinal é assim mesmo que funciona não se preocupe."

Então, o livro tem uma ideia ótima, mas achei cansativo, eu adorei o livro, mas em certas partes achei meio mal escrito, o autor poderia ter melhorado nas palavras, senti falta da emoção dos personagens em algumas falas onde o autor poderia ter inserido isso, e muito a repetição do disse nos diálogos, não precisava tanto, dá para entendermos o diálogo entre duas pessoas sem o disse, isso deixou a leitura bem cansativa, e em algumas partes me senti meio confusa. Outro ponto que eu quero abordar é a revisão, encontrei muitos erros no livro, alguns dificultaram um pouco por não saber qual seria a palavra certa para a frase.

Ao autor, peço perdão pela demora, já lhe falei o motivo e obrigada por entender, eu gostei do livro, mas espero que nos próximos livros seja melhorado algumas coisas. Aguardo pelos próximos.

site: http://brilliantdiamond-bg.blogspot.com.br/2014/12/maratona-literaria-resenha-cronicas-de.html

Sandro Honorato 16/02/2015

Resenha feita pelo blog "Rimas Do Preto". Crônicas de Oldar- Durilim: Filho do dragão.
O livro começa com o mistério no qual Herlana e Gurtum se deparam: Seria o que encontraram o primeiro ovo de dragão já encontrado? A resposta é não. É “apenas” o garotinho Durilim. Sim,ele estava protegido por um ovo (mas a razão só quem ler vai descobrir).
Ele desde pequeno já desenvolve seus poderes pois o destino lhe reservava muitas aventuras e um papel fundamental na luta por proteger sua família e Oldar.
Não tenho muito a dizer na resenha em si, pois boa parte do que eu escrever seria vista como Spoiler, mas alguns pontos tenho declarar:

- Achei esta capa muito Top. Linda. Sem mais. ;

- O livro tem uma visão um pouco diferente do que vemos em outros livros por ai a respeito dos dragões. Considero este um ponto positivo;

- Achei os personagens meio...como posso dizer, sem vida, artificiais. Gosto de personagens mais enérgicos, mais imprevisíveis. Coisa que faltou. ;

- Encontrei muitos erros de revisão. Muitos no começo o que pode fazer com que muitos desistam da leitura;

- Gostei do final e das revelações que nela existem. Dão base para que o futuro livro se torne mais interessante.

site: www.rimasdopreto.com

Thunder Wave 06/04/2015

Resenha do Thunder wave
Crônicas de Oldar- Durilin: Filho do Dragão é o primeiro volume da saga de fantasia escrita por Rondinelli Fortalesa.

A obra começa quando Herlana e Gurtum descobrem um suposto ovo de dragão, algo muito raro, visto que dragões não procriam. Em Oldar, houve uma guerra intitulada Guerra da Traição, que acabou em paz entre o povo e os Dragões, mas alguns acontecimentos durante essa guerra deixam a dúvida de se, no futuro, os dragões serão uma ameaça. Por isso, um conselho se reúne para decidir o que será feito com o ovo.

Herlana, que possuí dons telepáticos, não consegue descobrir o que tem dentro do ovo. Ádalo, o Grande Senhor de Oldar também não consegue informar o conteúdo do ovo, apenas diz que carrega um grande aliado ou um grande inimigo. Por fim, o conselho acha mais prudente destruir o ovo. Porém, quando Gurtum usa seu poderoso machado no objeto, ele se choca, revelando uma grande surpresa.

A obra é realmente bem fantasiosa, seguindo o estilo “RPG”, com personagens míticos e habilidades especiais. Talvez lembre até demais um RPG, pois as batalhas se parecem muito com a narrativa de um jogo de mesa, juntamente com a grande quantidade de personagens, pode deixar o leitor perdido em alguns momentos. Senti que faltou um pouco de aprofundamento nos personagens, acabaram ficando meio superficiais durante a maior parte do livro.

Tirando isso, a escrita de Rondinelli é ótima, é um tema complicado e ele se saiu bem, principalmente com a grande quantidade de mitologia, mostrando conhecimento e criatividade. Há alguns erros de gramática no livro, que irão irritar muitos os mais intolerantes (como eu), uma nova revisão seria bem vinda.

A edição é nada menos que linda. A capa é bonita e chamativa, com esse grande dragão em destaque e uma linda paisagem amarelada no fundo. A escolha de folhas amareladas sempre me agrada muito, pois cansa bem menos a vista durante a leitura. Para fechar com chave de ouro, temos anexos com informações sobre os personagens e detalhes nas aberturas de cada capítulo.

Crônicas de Oldar possuí um bom enredo central, um mundo bem trabalho e uma quantidade de mitologia que promete agradar aos fãs de fantasia, porém tem elementos que poderiam ser melhorados.

site: http://thunderwave.com.br/resenha-cronicas-de-oldar-rondinelli-fortalesa/