O Laboratório dos Venenos

O Laboratório dos Venenos Arkadi Vaksberg

Resenhas - O Laboratório dos Venenos

Romulo67 24/12/2017

Lamentável perda de oportunidade
O autor é, sem dúvida, extremo conhecedor e estudioso da política soviética e russa, deixando claro inclusive, sua relação pessoal com personalidades citadas no livro. Lamentavelmente deixa transparecer e se superpor às evidências sua posição anti-soviética e russa. Desta forma o livro termina por ser carregado de insinuações pautadas em visões pessoais e conclusões individuais. É claro que deve ser algo extremamente difícil obter documentação sobre os assassinatos políticos executados durante a existência da URSS e após sua dissolução, mas o autor exprime sem ressalvas e de forma contundente sua visão como se aquela fosse a única verdade, sem deixar espaço para outras interpretações. Qualquer anti-soviético extremo irá adorar o livro, pois "legitima" sua crítica ao sistema com mais esta faceta que, apesar de real, é recheada por sugestões explícitas. Como anti-comunista crítico, achei que se perdeu uma ótima oportunidade de oferecer mais um boa ferramenta de revelação sobre o que foi O Golpe de 1917, O Grande Terror e tudo mais que advém da maneira única com que aquele sistema trata seus oponentes e até aliados indesejados. Talvez com um redator, uma leitura crítica e uma reedição o conhecimento do autor possa ser melhor aproveitado.

Raína 08/02/2010

Apesar do autor ser expressivamente anti-comunista e anti-stalinista e eu, particulamente, não concordar com muitos dos pontos, o livro torna-se interessante por mostrar uma visão radical e extremista, da parte do autor, em relaçao á URSS e toda a "revolução" liderada por Lenin. A leitura é significativa, por simpatizantes ou não do comunismo,pois acho válida a crítica de fatos históricos dados por outros pontos de vista, mesmo que eu não esteja de acordo com eles.

Henderson 19/05/2009

Fraco
Livro decepcionante. Pelo título espera-se uma coisa, mas se tem outra. O autor é um anti-comunista e anti-stalinista fanático e deixa isso bem claro em todo o livro. Não há uma unidade entre os capítulos e o livro cita muitos fatos que são de conhecimento do público russo mas que o brasileiro desconhece. Em resumo, não é recomendado.

Daniel 01/12/2009minha estante
É por isso que adoro o skoob, sempre ótimo na última decisão... estava prestes a comprar, mas vou gastar minha grana com algo mais seguro, depois de sua resenha... valeu o/