Olhos de Dragão - Coração de Fênix

Olhos de Dragão - Coração de Fênix Márcia Albuq

Resenhas - Olhos de Dragão - Coração de Fênix

SAMUEL 15/05/2014

Lírico e dramaticamente apaixonante
Olhos de Dragão - Coração de Fênix é mais um dos motivos que me fazem agradecer a vinda da Amazon para o Brasil, e torcer para que a literatura independente tenha cada vez mais força e possamos romper as amarras impostas pelo mercado literário.

A obra se passa na China antiga, durante a dinastia Ming. Tratar de uma cultura estrangeira, ainda mais de uma época tão remota, é um verdadeiro desafio para um autor brasileiro. No entanto, Márcia Albuq consegue retratar o contexto histórico de forma hábil, homenageando as histórias orientais, inclusive no ritmo e forma de sua narrativa.

Vivemos um amor impossível, uma ascensão ao poder, os conflitos de um imperador e uma miríade de sentimentos profundos. O ritmo lento não deixa a leitura cansativa, pois faz parte do clima e do contexto. A narrativa evolui de uma forma harmoniosa, e revelações começam a surgir, deixando a trama mais tensa.

A autora trabalha muito bem o suspense, enganando o leitor em vários momentos e fazendo-o ansiar por respostas. Porém, as respostas virão no momento certo, e muitas são uma grande surpresa. O desfecho é muito bom e pegará muitos com “as calças na mão”.

A única observação acerca da obra é a variação indiscriminada dos tempos verbais. Mas que fique claro que isso em nada afeta a leitura nem desmerece a grandeza da obra.

Olhos de Dragão – Coração de Fênix é uma história belíssima, sensível, e original. Vale a pena ler.

site: http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/2014/05/resenha-olhos-de-dragao-coracao-de.html