Temperamento Forte e Bipolaridade

Temperamento Forte e Bipolaridade Diogo Lara

Resenhas - Temperamento Forte e Bipolaridade

Carlos Patricio 29/04/2012

Recomendado.
Muito bem explicado, descrito e detalhado.
Se quiser comprar um livro sobre o assunto: depressão e/ou ansiedade,
este é o livro perfeito.
Depois de ler, você entenderá tudo sobre o assunto. Todas as suas dúvidas não mais existirão.

Daniele.Mariano 06/07/2021

Excelente livro pra quem tem TAB ( transtorno aferição bipolar), principalmente para quem acabou de ser diagnóstico.
No livro é tratado todos os espectros do TAB se forma leve, levando em consideração os pontos positivo e negativos sem sair da técnica e dos conceitos científicos.

Diogo Lara é um psiquiatra especializado em TAB.

Castrinho1981 20/11/2021

Uma boa...
Depois de ter o contato com esse livro.Descobrir algumas maneiras de trabalhar o meu humor. Se você não for um profissional da área, a concelho a não se ater aos termos técnicos do livro.Tente pegar o contexto e só assim mesmo sendo leigo. Você terá uma melhor absorção do conteúdo

antonio.mms 23/10/2021

Didático e divertido
A obra aborda com clareza e positividade aspectos do temperamento e da bipolaridade que, muitas vezes, são difíceis de perceber ou até conceber como úteis, bonitos e edificantes ? tanto por quem tem temperamento forte ou bipolaridade quanto por quem não tem. Impressiona ainda existirem tantos tabus e malícias no imaginário social no que diz respeito ao transtorno bipolar, mas Diogo Lara consegue tratá-los com a maestria de quem viveu a prática clínica, seus acertos e erros ? como o próprio autor insiste em afirmar ?, ao longo de sua carreira. Vale a pena ler.

Renata.Seta 24/02/2019

Um livro excelente e esclarecedor
A bipolaridade convive com um estigma que não se dissolve. Este livro tem como objetivo esclarecer e fornecer informações de grande valia para a comunidade bipolar, familiares e médicos. Com linguagem simples, trata de forma livre e também técnica aspectos do temperamento forte e bipolaridade, que de alguma forma estão ligados.
Nos alerta sobre o papel de cada um em derrubar esse estigma de que bipolar é louco. Trata-se de uma doença mental, mas que pode ser tratada e o portador consegue levar uma vida praticamente normal, por meio de medicamentos e mudança de hábitos.
Um ótima leitura para quem deseja compreender os aspectos da mente de um portador de transtorno bipolar, seja para não julgar, ajudar ou entender.
Vamos quebrar esse tabu!

Sérgio 20/02/2020

Leitura super interessante
Por muitos anos estava com vontade de ler este livro para ter noção do que é a bipolaridade. Consegui esclarecer minha curiosidade e com isso entender mais sobre o assunto. Como o próprio autor fala, ainda existe muita falta de informação e também uma ideia incorreta do que é a bipolaridade. Vale e muito a pena, visto que é uma leitura fácil.

Rafael 31/07/2012

Interessante e didático
Voltado ao público leigo, faz boa diferenciação entre personalidade forte e bipolaridade. Uma leitura válida!

Joca 13/08/2016

Esclarecedor e necessário.
Neste livro, o psiquiatra Diogo Lara apresenta as características da bipolaridade, diferenciando esse distúrbio psíquico do que chamamos de "gênio forte". O autor ainda faz uma crítica a alguns colegas de profissão que insistem em fazer um diagnóstico equivocado, comprometendo, assim, a melhora dos pacientes, como quando cita o uso de antidepressivos em casos de transtorno bipolar - uma alternativa pouco recomendada.
Com uma didática simples e eficaz, voltada especialmente ao público leigo, "Temperamento Forte e Bipolaridade" torna-se uma leitura indispensável e extremamente relevante, quebrando estigmas e preconceitos por meio do conhecimento científico.

Mattie.Sousa 09/09/2020

Uma linguagem técnica mas facilmente compreensível. Em alguns momentos me peguei pesquisando alguns termos técnico s da área. É um bom aprendizado e muito informativo. O autor nos ajuda a compreender os equívocos no tratamento da bipolaridade e apresenta sua perspectiva adequada no tratamento da condição, ao mesmo tempo trazendo exemplos e casos acerca do assunto.

Na Tancredi 13/02/2021

Leitura acessível
A linguaguem é bem acessível, e o tema é muito interessante.

É fácil de ler e as informações me parecem muito bem embasadas, o autor é médico psiquiatra e pesquisador na área.

kmila 28/03/2021

Necessário para autoconhecimento. Mostra o quão difícil pode ser o diagnóstico quando se é bipolar leve, como o temperamento molda as crises e como a gente pode ver pelo lado positivo alguns tipos de temperamentos. Amei a escrita do Diogo e as recomendações ao final do livro.

Paola168 13/11/2023

Livro muito interessante para quem está com suspeita diagnóstica de bipolaridade, ajuda a entender esse transtorno.

Cris.Olczyk 25/10/2023

Bom livro
Apesar de eu achar que ele é mais orientado para o público geral e não para profissionais da área da saúde, é um bom livro. Instrutivo, tem uma perspectiva interessante da experiência clínica do autor. Mas enquanto profissional senti falta da evidência científica das observações, algumas generalizações eu tomaria com zelo. Para fechar um diagnóstico precisamos considerar os diagnósticos diferenciais...

Senna 23/06/2011

Temperamento Forte e Bipolaridade
Pra mim foi bastante esclarecedor ler esse livro, foi um dos primeiros (ou até mesmo o primeiro) a respeito do transtorno bipolar que eu li. O diogo Lara, psiquiatra e pesquisador de neurociências, consegue nos explicar através de uma linguagem clara e acessível as nuances de um bipolar, ele descreve, mais do que isso, ele disseca a bipolaridade e expõe no seu livro.

Antes dessa leitura eu tinha uma idéia bem simplista do bipolar, diria até caricata, pensava que eles eram só depressão ou euforia intensa. Nada disso, há MUITO mais coisa envolvida, é bem complexo.

O autor começa o livro explicando os diversos temperamentos, depois o espectro bipolar e as oscilações de humor que são a marca desse transtorno. Diferente do que poderíamos supor, a bipolaridade não é só humor instável, há também diversas outras características importantes como por exemplo impulsividade, afetividade intensa, ansiedade, impaciência, promiscuidade, abuso de álcool, desconcentração e rebeldia com relação a regras.

Ao longo da leitura pude perceber que há um espectro bipolar, diversos 'níveis', e cada um requer uma atenção e um tratamento diferente. Além disso não há uma fórmula ou rótulo pra se identificar um paciente; o diagnóstico só é dado depois de muita investigação.

Então sendo assim pra quem quer compreender e aprender um pouco sobre esses indivíduos tão peculiares, INTENSOS e IMprevisíveis vale a pena dar uma lida no livro do Diogo Lara. Melhor saber um pouco do que eles passam antes de julgá-los.

Joycediles 14/12/2023

Ótimo livro para quem busca entender melhor sobre o Transtorno Afetivo Bipolar, principalmente para aqueles que receberam o diagnostico e precisam entender melhor sobre os sintomas e prognóstico da doença.