Temperamento Forte e Bipolaridade

Temperamento Forte e Bipolaridade Diogo Lara

Resenhas - Temperamento Forte e Bipolaridade

Sally.Rosalin 30/03/2015

Sobre temperamento forte e bipolaridade
Diogo Lara é médico psiquiatra e pesquisador em neurociências, área em que se realizou seu doutorado. O que diferencia o livro do médico para os demais é que esse aborda as qualidades do bipolar e não apenas as fases de mania ou depressão. Mesmo havendo uma divergência entre os psiquiatras no termo "espectro" para ele há pessoas que fazem parte do "espectro bipolar e que apresentam alterações de humor, frequentemente associadas a um temperamento forte.
Variações como euforia, agitação, aumento de energia, agressividade, explosividade, impulsividade, aumento de riscos e gastos, distrações, entre outros sintomas do pólo positivos, que se alternam com apatia, desânimo, tristeza, ansiedade e falta de prazer do pólo negativo ou depressivo. Eis a bipolaridade. (Em caso de identificação procure um especialista e não faça diagnósticos precipitados).
O autor aborda os conceitos de temperamento e humor, bipolaridade (espectros e níveis), mecanismos de defesa e ataque, exemplos de pessoas com temperamento forte sem transtorno de humor, do temperamento ao transtorno de humor, bipolares leves, identificação do transtorno de humor, como lidar com a bipolaridade, pessoas famosas com bipolaridade e com toda a tecnologia se vivemos em uma e buscadora de novidade e bipolar. Super indico. Linguagem acessível.

site: http://sallybarroso.blogspot.com

Paula 09/09/2014

"O temperamento forte é um ponto em comum dos grandes aventureiros, artistas, empreendedores, revolucionários, e também dos boêmios, malandros, abusadores de drogas, jogadores e viciados em adrenalina. As características dos temperamentos fortes podem se manifestar sem transtornos. Mas quando ocorrem alterações de humor - oscilações entre os pólos da euforia e da tristeza, passando por agressividade, apatia ou ansiedade - caracteriza-se a bipolaridade. Este livro mostra a influência do temperamento e do humor em nossas vidas, ajudando a reconhecer e resolver as situações em que o humor desafina, sai do tom. Serve ainda como um alerta aos diagnósticos de depressão e déficit de atenção (DDA) e ao uso excessivo de antidepressivos e psicoestimulantes, tão prescritos atualmente. E também questiona nosso estilo de sociedade, que oferece cada vez mais estímulos e novidades e menos limites."

Rafael 31/07/2012

Interessante e didático
Voltado ao público leigo, faz boa diferenciação entre personalidade forte e bipolaridade. Uma leitura válida!

Carlos Patricio 29/04/2012

Recomendado.
Muito bem explicado, descrito e detalhado.
Se quiser comprar um livro sobre o assunto: depressão e/ou ansiedade,
este é o livro perfeito.
Depois de ler, você entenderá tudo sobre o assunto. Todas as suas dúvidas não mais existirão.

Senna 23/06/2011

Temperamento Forte e Bipolaridade
Pra mim foi bastante esclarecedor ler esse livro, foi um dos primeiros (ou até mesmo o primeiro) a respeito do transtorno bipolar que eu li. O diogo Lara, psiquiatra e pesquisador de neurociências, consegue nos explicar através de uma linguagem clara e acessível as nuances de um bipolar, ele descreve, mais do que isso, ele disseca a bipolaridade e expõe no seu livro.

Antes dessa leitura eu tinha uma idéia bem simplista do bipolar, diria até caricata, pensava que eles eram só depressão ou euforia intensa. Nada disso, há MUITO mais coisa envolvida, é bem complexo.

O autor começa o livro explicando os diversos temperamentos, depois o espectro bipolar e as oscilações de humor que são a marca desse transtorno. Diferente do que poderíamos supor, a bipolaridade não é só humor instável, há também diversas outras características importantes como por exemplo impulsividade, afetividade intensa, ansiedade, impaciência, promiscuidade, abuso de álcool, desconcentração e rebeldia com relação a regras.

Ao longo da leitura pude perceber que há um espectro bipolar, diversos 'níveis', e cada um requer uma atenção e um tratamento diferente. Além disso não há uma fórmula ou rótulo pra se identificar um paciente; o diagnóstico só é dado depois de muita investigação.

Então sendo assim pra quem quer compreender e aprender um pouco sobre esses indivíduos tão peculiares, INTENSOS e IMprevisíveis vale a pena dar uma lida no livro do Diogo Lara. Melhor saber um pouco do que eles passam antes de julgá-los.