Física Atômica e Conhecimento Humano

Física Atômica e Conhecimento Humano Niels Bohr

Resenhas - Física Atômica e Conhecimento Humano

André 11/05/2023

Niels Bohr, filósofo
Os ensaios coletados em "Física Atômica e Conhecimento Humano" constituem uma ótima primeira aproximação ao pensamento de Niels Bohr - físico dinamarquês no centro da revolução quântica nessa ciência nas primeiras décadas do século passado - derivado das infatigáveis discussões acerca dos fundamentos e das consequências epistemológicas da Física Quântica entre os físicos da época.
Entre eles, Einstein, cuja projeção intelectual ronda a melhor entrada da obra - O Debate com Einstein sobre problemas epistemológicos na física atômica - que procura sintetizar décadas de discordância (nunca encerrada) entre o famoso físico e Bohr acerca da completude da teoria quântica. É a ela que estudantes da teoria já no nível iniciante deveriam dedicar-se a destrinchar.
Nos demais textos, a extensão da filosofia do conhecimento de Bohr é apreciada em uma estrutura em que conclusões epistemológicas derivadas da teoria quântica são discutidas e aplicadas a outros campos do conhecimento, especialmente a Biologia, a Psicologia e a Antropologia.
Niels Bohr é uma das expressões máximas da figura do físico-filósofo e nesse livro podemos travar contato com verdadeiras questões filosóficas - como as condições necessárias para conhecer - derivadas da prática concreta com as ciências e de um engajamento sincero com a atitude reflexiva.

Juliana-- 01/07/2014

Quântica e suas "interferências"
O objetivo do livro é mostrar as implicações do estudo da física quântica e seus resultados nas outras ciências e em consequência no conhecimento humano. Por meio de ensaios multi-áreas o autor esclarece os principais problemas da física quântica e encaminha suas possíveis soluções. O "debate com Einstein" é o ponto chave do livro para discutir os conflitos epistemológicos lançados pelo desenvolvimento da quântica.

Yasmin395 01/11/2022

O conhecimento
É um livro muito bem elaborado, para você ler você precisa ter um conhecimento senão você não entendo livro, foi o que aconteceu comigo.
É uma leitura cansativa, é complicada por se tratar muito de física (um conteúdo que eu não gosto)

anjapsi 29/08/2009

emprestado de Helena
mas acho que foi uma troca...

Eriksson 02/04/2017

Matéria Bruta
Apesar dos conceitos específicos utilizados pelo autor para certos termos, sua linguagem é clara. Entretanto, a repetição exaustiva das sentenças, embora necessária para o entendimento da matéria, torna o texto cansativo. O problema maior não é que Bohr fale sobre o mesmo assunto em várias palestras, mas sim que ele utiliza as mesmas palavras para explicá-lo. Além disso, ele possui uma certa mediocridade literária, no sentido de que seu texto não consegue refletir grandeza. Suas sentenças finais, por exemplo, não produzem impacto tal qual Planck o faz. Por fim, é um livro esclarecedor, embora possua um descuidado estético que o permeia todo. Recomendado àqueles que desejam matéria do conhecimento bruta em sua mente, sem que o autor tenha tempo de o mastigar.