Recado a Adolf, Volume 1

Recado a Adolf, Volume 1 Osamu Tezuka

Resenhas - Message to Adolf - Volume 1

1 | 2 | 3 | 4

Mama 14/01/2024

Tesuka arrasando, como sempre.
O livro aborda os conflitos entre judeus e nazistas durante a segunda guerra mundial, período vivenciado pelo autor do mangá. Na história os personagens principais tentam derrubar o governo de Hitler com uma arma secreta. Gostei muito da história e vou tentar ler o segundo volume pelo Kindle.

Campos 07/01/2024

Gostei, mas..
Achei uma ótima história com um fundo histórico muito bom, mas não consegui me prender tanto só protagonista, preferi as histórias paralelas que para mim pareciam mais interessantes

Lali 15/05/2023

O autor consegue conduzir a história passeando pelos três Adolfs sem perder a essência. Touge como elemento responsável por essa ?costura? é um personagem super rico, obsessivo e cheio de nuances.

Bruno Henrique 06/05/2023

Comecei sem muitas expectativas mas confesso que essa obra me agradou demais. Apesar dos INÚMEROS Deus ex machina da narrativa, dei um desconto pra ?ingenuidade? que me parece característica do carater criativo de Tezuka. Me preocupa um pouco se a historia se sustenta ainda pelo longo caminho do volume 2

Gustavo Rodrigues 15/04/2023

Muito bom. Não parece, mas é uma baita aula de história. Se tu quer entender um pouco do que aconteceu na Alemanha na época do nazismo, ou da perseguição que os judeus sofriam, isso aqui ajuda muito a ter uma visão da época.

A história é muito massa, e tem como pano de fundo a ascensão do nazismo e o início da segunda guerra mundial. É tipo uma trama de gato e rato que pode mudar a história da humanidade, mas que não deixa de ter seus detalhes intrínsecos bem particulares.

Gostei muito quando o autor, por diversas vezes, explicou os fatos históricos que aconteceram nas datas em que o enredo tava se passando. Aqui dá pra aprender muito.

Bela história que te deixa fisgado do início ao fim. A arte não precisa nem comentar, porque é excelente!

Já vou engatar no volume 2 ?

Carolina 22/02/2023

Recado a Adlfi #1
Demorei pra ler pq não queria que acabasse, esse primeiro volume tá muito bom, apesar que uma coisinha ou outra não achei tão legal, de forma geral, o mangá está muito bom, devia ter pego pra ler muito antes.

Greice 29/12/2022

Bom, mas esperava mais
Eu comecei essa leitura com altas expectativas. Osamu Tezuka é o maior mangaka da história, e esse manga aborda minha temática preferida, a Segunda Guerra Mundial. Entretanto, fiquei um pouco desapontada. Não consegui me conectar com o protagonista, que está investigando a morte misteriosa do irmão e acaba sendo perseguido por nazistas e pela polícia japonesa. Ele toma muitas decisões estúpidas e sem sentido que colocam as pessoas a sua volta em perigo. A melhor parte da leitura foi acompanhar a amizade, o crescimento e o distanciamento do Adolf judeu e do Adolf da juventude hitlerista. Adoro narrativas com o ponto de vista de crianças. Testemunhar a amizade das crianças, sabendo que caminho tomarão é bonito, triste, frustrante, revoltante... No fim, gostei da leitura, mas esperava mais.

Guxta 25/09/2022

Ótima primeira parte
Uma enorme primeira parte muito bem proveitosa. Todos os eventos se movimentam para o mesmo fim, proteger e divulgar uma informação valiosa.

Tudo acontece durante o crescimento do partido nazista, a influência de Hitler, principalmente dentro do Japão. Um jornalista, irmão de um comunista assassinado, fica incumbido de divulgar as informações que podem acabar com o fuhrer. Uma criança alemã, morando no Japão e filho de uma japonesa, chamado Adolf, que não compreende porque não pode ser amigo de seu xará, Adolf, só por ele ser judeu.

Tudo isso numa excelente dinâmica entre bons personagens. Em alguns momentos me lembrei de Will Eisneir. Tezuka sabe dar movimentação a Touge, o protagonista dessa primeira parte, e também usa um ótimo sequenciamento de quadros.

Vou para a segunda parte com muita motivação. A história promete!

Realtche 07/09/2022

Um dos melhores HQ que eu já li. Ansioso para ler o volume dois e terminar a história.
Uma bela edição.

Luiz Emidio 31/07/2022

Excelente mangá, Osamu Tezuka realizar uma excelente quadrinização e uma história envolvente, que insere personagens fictícios em momentos reais com maestria.
A editora Pipoca e Nanquim relança esse obrigado em um formato espetacular com bastante texto para contextualizar o que estava acontecendo no mundo naquela época.

Jonas 12/07/2022

Achei perfeito
Amei esse mangá, ele é muito divertido, os personagens são muito bons, o final de cada capítulo tem um gancho que te faz querer ler mais, ele tem faz refletir sobre questões como guerra, discriminação racial, etc., a narrativa e os desenhos são ótimos, ele passa bem os horrores da guerra.
Essa edição do Pipoca & Nanquim é muito boa.
Recomendo esse mangá para todos.

Onyxia 11/07/2022

Osamu Tezuka não decepciona. Essa é a segunda obra dele que eu leio e admito que gostei muito. O denserolar da história dos personagens junto com os fatos históricos do momento tiveram uma ótima combinação.

E essa edição da Pipoca & Nanquim é muito boa. Folhas grossas, jacket com qualidade, a capa não é dura, mas não há problema nisso.

Maicon.Douglas 09/06/2022

Uma obra prima
Recado a Adolf é um clássico do Osamu Tezuka, nele vemos 3 história de 3 Adolfs interligadas por um tema e um personagem principal Touge um repórter que tem seu irmão assassinado por nazistas.
Touge recebe um documento que pode por ao fim o ditador da alemanha e vingar a morte do seu irmão.
Bom a história é bem amarrada e incrível a narrativa do Tezuka tem algumas partes que são cansativas da para entender por ser um mangá mais antigo logo a história tem um ritmo mais cadenciado.
Recomendo a leitura para qualquer um pois trata de um tema universal que deve ser estudado por todos.
Uma pequena crítica a edição da pipoca e nanquim, por conta do mangá ser enorme por volta de 600 página dificulta em partes a leitura e no final é quase impossível não "quebrar" a lombada eu realmente não gosto dessa gurmetização que o mercado brasileiro está seguindo tudo fica muito caro, muito grande e muito difícil de lê...

CInt_lo 09/03/2022

Já estou 100% preparada para ler o Vol.2 fiquei chocada que terminei o livro? sabe aquele
Tipo de narrativa que você vai lendo lendo e não percebe o fim chegar ? Pois é Tezuka mandou muito bem na narrativa e nas ilustrações

1 | 2 | 3 | 4