Recado a Adolf, Volume 2

Recado a Adolf, Volume 2 Osamu Tezuka

Resenhas - Message to Adolf - Volume 2

Campos 28/01/2024

Histórico e triste
Um retrato da guerra e de como ela se desenvolveu de maneira cruel na vida de diversas pessoas, para mim a forma como o Adolf alemão é retratado é a clara situação de como um ambiente destrói uma pessoa

Jon 22/10/2023

Uma obra prima
O Deus do Mangá Osamu Tezuka, um dos maiores artistas do século XX, se debruça sobre um dos episódios mais infames da humanidade, a ascensão do Partido Nazista e a Segunda Guerra Mundial, e nos entrega um dos melhores

BrUnO 16/07/2023

Entregou o que prometeu
Terminei esse livro com depressão, exatamente do jeito que eu esperava terminar. Parabéns, 5 estrelas.

Bruno Henrique 20/05/2023

A historia que ja era bem legal no primeiro volume ganha muito nesse segundo. Realmente uma obra prima de um grande nome das narrativas

Lali 17/05/2023

As histórias se aprofundam e intensificam. Os motivos e convicções de cada um se construindo através da dor, do medo, da esperança. A forma como o entorno transforma os dois adolescentes em homens completamente diferentes daquilo que se esperava, até o desfecho nas palavras de Touge, talvez o mais constante da história. Construção super interessante.

Gustavo Rodrigues 25/04/2023

Esse consegue ser melhor que o primeiro volume. Não é fácil, porque o antecessor já é excelente, mas esse aqui se aprofunda mais em tramas políticas - que eu gosto muito em qualquer história - e fecha a trama de maneira muito satisfatória.

O segundo volume mostra mais a segunda guerra em si, os estragos causados em vários países, entre outras coisas. Pra mim, o ponto alto foi mostrar como os nazistas eram absolutamente alienados. Adolf Kaufmann é intragável, e isso mostra como o autor conseguiu retratar o típico nazista que protege a ?nação? com unhas e dentes.

Só não favorito - na verdade ainda estou pensando se não farei isso mesmo rs - porque alguns personagens não tiveram seus finais detalhados. O próprio autor, no fim do livro, explica que foi por questão de tempo, contrato e afins, além de falar que também sente que ?falhou? nesse ponto. Mas adianto que isso não altera a qualidade da história, porque todos os principais personagens tiveram finais detalhados.

Recomendadíssimo.

Greice 29/12/2022

Um final problemático
Gostei mais desse segundo volume do que do primeiro, por realmente se focar mais nos Adolfs e apresentar mais contexto histórico. É um volume muito triste em que tudo que poderia dar errada acontece. O leitor fica tenso e apreensivo não somente pelos perigos físicos que desafiam os personagens, mas pelos perigos que obscurecem suas almas. Entretanto, o final é muito polêmico e apressado. O autor faz uma avaliação da situação da Palestina e de Israel, usando uma alegoria do nazismo que não somente é ingênua como beira o irresponsável. Só o fato de ele chamar a região de Palestina já demonstra um viés que talvez ele não tenha percebido. Contudo, não posso ser dura demais com Osamu Tezuka. No final, é a visão de um estrangeiro, um japonês, que só tem um vislumbre do todo e só deseja pela paz e que os povos pudessem superar suas diferenças ao perceberem o quanto são similares. Uma obra densa e profunda, que exige bastante senso crítico do leitor.

EduardoCDias 13/11/2022

A continuação da estória de 3 Adolfs. No Japão da segunda guerra um descendente de alemão se torna nazista.

Onyxia 11/08/2022

Uma das melhores obras de Tezuka
Esse volume é mais denso e tanto pesado em relação ao primeiro. Apesar de possuir algumas falhas no enredo, o próprio Osamu reconhece isso e explica o motivo no prefácio. A editora fez um bom trabalho com as edições.

Leandro 28/07/2022

Osamu tezuka
Primeiro mangá que li e a experiencia foi simplesmente fantastica. Historia se passa na segunda guerra mundial e conta a historia dos 3 adolfs, cada um deles trilhou um caminho diferente na vida.. mas todos estavam interligados por um fio chamado destino.

Roniele1 15/04/2022

Um relato importante pra humanidade.
depois de uma leitura tão boa como é esse mangá, fica difícil não falar dms kk.
mas como uma boa dica de leitura, vamos por partes.
recado a adolf é um mangá bem tenso que conta a história de três adolf.
Adolf kaufmann filho do cônsul alemão no Japão. ele mora na cidade de kobe e é amigo de outro Adolf, filho de um padeiro judeu. por meio dele, o jovem Kaufmann descobre um inacreditável segredo de outro Adolf... Adolf Hitler! um segredo que pode abalar as estruturas do partido nazista alemão!
isso não é spoiler antes de tudo, mas essencial pra falar sobre o mangá.
os personagens dessa história são marcantes, a história e boa com ótimas cenas de ação. o clima da história é tenso, chocante e eletrizante a cada página. contudo um dos mangás mais pesados que já li e que deixa uma ótima mensagem no final, o que é a justiça?
bom devo parar por aqui, mas desejo que vc tenha a oportunidade de conhecer essa obra formidável de Osamu Tezuka.

lisa hallowey 03/03/2022

Leitura obrigatória para os amantes de mangá
Nesse segundo volume, vemos o desenrola do conflito da segunda Guerra Mundial e a evolução de cada personagem.
Conhecemos mais sobre os três Adolfs e do repórter Touge. Os anos se passam, os jovens Adolfs crescem. Um deles, Adolf Kaufman é enviado para uma escola nazista. Ele até tenta no começo resistir a lavagem cerebral, da qual os alunos passam, mas acaba cedendo às artimanhas de Hitler e acaba virando seu aprendiz e futuramente, transforma-se em umfrio oficial nazista.
Touge também tem mais presença nesse segundo volume, pois ele é o responsável por guardar um documento que pode revelar a verdadeira origem de Hitler.
Quem é amante de mangá, esse com certeza, é uma leitura obrigatória. Uma narrativa brilhante que fala sobre amor, ódio e vingança. Uma reflexão sobre o cenário político e as atrocidades da Segunda Guerra Mundial. A obsessão de um louco pelo poder.