O Desenvolvimento da Personalidade

O Desenvolvimento da Personalidade Carl Gustav Jung

Resenhas - O Desenvolvimento da Personalidade

Leandro 01/05/2013

Além da Personalidade
Livro enriquecedor, indispensável para educadores, mestres, médicos, profissionais e estudantes de Psicologia e pra todos que desejam entender sobre a formação da personalidade. Completo, Jung descreve nos diversos arquivos que formam o livro, a natureza da personalidade de forma clara e distinta, numa visão dinâmica da psicanalise discordante de Freud. Para sua compreensão utiliza- se termos como daimon ou berserk, guiando nos para áreas delicadas do entendimento, Sugerindo locais ocultos e obscuros. Nesse caminho convida- nos a abrir a mente para o conhecimento expresso além do subjetivo. Para os entendedores, permite obter a sabedoria que somente um seleto grupo de investigadores procuram e são capazes de enxergar.
Sacia pelo encontro, instiga a procura através da mente iluminada, puro e fascinante vai muito além da visão psicológica científica.

Beca Sasso 14/06/2020

Uma escrita sobre infância
Este é um compilado de trabalhos (artigos e palestras) de Jung para pais e educadores, sendo assim, ele trata a respeito dos processos de desenvolvimento psíquico na infância e no último capítulo, mais voltado aos pais, sobre o casamento.

É importante compreender que é um livro escrito em meados de 1875-1961, ou seja, vamos encontrar categorizações diferentes e termos usados naquela época para crianças com necessidades especiais tais como "retardado", "abobado" e etc. Estes fragmentos devem ser revisitados com o olhar histórico contextualizado do leitor, que em um primeiro momento pode ficar desconfortável (como fiquei e seria estranho não ficar).

Acredito que seja uma leitura muito interessante e que, toca um ponto essencial da educação, a tal "educação para autonomia" ou "desenvolver a personalidade da criança". Será que conseguiremos tal coisa? Será possível que um educador ou ainda, que um pai consiga educar uma criança "plenamente" saudável sem mergulhar em si próprio, sem conhecer a sua autonomia? Podemos educar para a liberdade sendo escravos de convenções sociais e de sistemas de regulação de massa?

A noção de infância de Jung é bem diferente da de Freud, inclusive, para quem tem dúvida entre ambos essa é uma leitura muito esclarecedora. É um pouco delicada principalmente pelas questões já citadas sobre o contexto. Aprendi muito e tenho certeza de que irá ser muito importante em minha construção como educadora.

Mila 10/10/2021

Uma obra surpreendente
Parte da obra do psiquiatra suíço Carl Gustav Jung, onde ele aborda de maneira prática, exemplificando suas descobertas psicológicas. É fundamental para entender o avanço da psicologia e como estamos agindo.

Esse livro em específico eu gostei muito por trazer parte do desenvolvimento da nossa personalidade, de forma simbólica e prática as análises vem por meio do que Jung viveu. É fundamental para quem busca conhecer mais a teoria.

Luli 24/05/2023

A responsabilidade do educador
Ler esse livro foi exceptional pro meu crescimento pessoal e de pensamento filosofico social. Jung mostra como tudo o que nos é entregue tem um poder de moldar nosso subconsciente. Que a formação da nossa personalidade é quando conseguimos encarar as coisas que nos foram implantadas, boas e ruins, e traze-as para a área do consciente.
Creio que junto disso a ideia de que o educador, seja pais, professores ou qualquer tipo, tem a responsabilidade de da melhor forma conseguir que essa " encarada" no nosso eu verdadeiro, veja algo que nos faça atingir um certo sucesso na realização da vida.

Hamilton.Ventura 14/06/2019

Perspectivas
O livro traz diversas ideias sobre a formação da personalidade, através da larga experiência de C.G. Jung ele pode notar os padrões de desenvolvimento do caráter, seja em uma criança seja em adultos em relacionamentos gerais e conjugais, o que mais eu gostei foi a parte sobre o relacionamento a dois, onde explana sobre o compartilhamento da psique entre as duas pessoas, onde existe uma participação ativa para conseguir enxergar a si mesmo e o outro sem destruir e humilhar. Em muitas de suas obras é possível observar que entre as ideias de Jung está a da sinceridade consigo mesmo (honestidade ) , é uma das coisas admiráveis e que pode fazer o ser humana se transcender, passar do estado atual a uma nova consciência, gostei muito do livro principalmente a parte final, recomendo.

Érica 27/08/2023

Alguns trechos
"Se é falta de sorte da criança não encontrar uma verdadeira família em casa, de outro lado também é perigoso para a criança estar presa demais à família. A ligação muito forte aos pais constitui impedimento direto para a acomodação futura no mundo. O adolescente está destinado para o mundo, e não para continuar a ser sempre apenas filho de seus pais. Lamentavelmente há muitíssimos pais que persistem em considerar os filhos sempre como crianças, porque eles próprios não querem nem envelhecer, nem renunciar à autoridade e ao poder de pais. Agindo deste modo, exercem sobre os filhos influência altamente desastrosa por tirar-lhes todas as ocasiões de assumirem responsabilidade individual. Este método prejudicial ou produz pessoas sem independência própria ou indivíduos que forçam a conquista da própria independência por caminhos escusos."

"O mérito de Freud não foi a descoberta da existência da atividade inconsciente, mas sim o ter desvendado a verdadeira natureza dessa atividade e, sobretudo, ter elaborado um método prático para a exploração do inconsciente."

"Sempre que uma criança pequena manifeste os sintomas de neurose, não se deveria perder muito tempo na pesquisa de seu inconsciente. A pesquisa deveria ser iniciada em outro lugar, a saber, na própria mãe, pois de acordo com a regra geral os pais são quase sempre os autores diretos da neurose da criança, ou pelo menos fatores importantes."

"Algumas crianças conseguem adaptar-se aos pais adotivos, mas nem todas. As que não o conseguem, desenvolvem uma atitude altamente egocêntrica, sem compaixão e sem consideração alguma; são levadas a isso pela finalidade inconsciente de darem a si próprias aquilo que não receberam da parte dos pais."

"O horror à novidade (horror novi) é uma das propriedades do homem primitivo que mais visivelmente despertam nossa atenção."

"Quanto mais inteligente e culto for alguém, tanto mais refinado é o modo que emprega para mentir a si mesmo."

"Não é importante que os pais nunca cometam erros ? isso seria impossível para seres humanos ? mas que os reconheçam como erros. Não é a vida que deve ser detida, mas a nossa inconsciência; primeiramente, a do educador, isto é, a própria, pois cada um é educador de seu próximo tanto para o bem como para o mal. Os homens estão, pois, unidos entre si por laços morais, de modo que o condutor encaminha os conduzidos, e os conduzidos tentam o condutor."

"Sua obra (de Freud) é precisamente uma psicologia das ramificações do instinto sexual na alma humana. Não obstante a importância inegável da sexualidade, contudo não se pode admitir que toda e qualquer coisa dependa desse instinto."

"Os freudianos têm por costume deixar de mencionar os méritos de Adler, por fazerem de sua própria hipótese sexual uma crença fanática. Mas fanatismo é sempre uma compensação para dúvidas ocultas. Perseguições religiosas ocorrem apenas onde existem hereges. Não existe no homem nenhum instinto que não seja mantido em equilíbrio por outro instinto."

"Talvez raie em futuro remoto aquele dia, no qual o biólogo, e não apenas ele mas também o fisiologista, estenderão a mão ao psicólogo no ponto em que se encontrarem dentro do túnel aberto na montanha do desconhecido, que eles começaram a cavar, partindo de lados opostos"

"O exagero ridículo e quase doentio do ponto de vista sexual já é por si um sintoma de perturbação espiritual da época presente; isto se deve principalmente ao fato de nosso tempo não ter a compreensão correta da sexualidade. Quando um instinto é subestimado, a consequência imediata é que depois será superestimado de maneira anormal."

"Acredito certamente no poder e na dignidade do intelecto, mas só enquanto não se atreve a substituir os valores da vida emotiva."

"Em oposição a Freud, que considera os sonhos como uma realização de desejos, cheguei pela experiência adquirida ao lidar com sonhos a ver neles muito mais uma função compensadora."

"as fobias estão relacionadas geralmente com o coração, os pulmões ou o estômago"

"O significado e o conteúdo dos sonhos estão sempre em relação íntima com o estado ocasional da consciência, como atesta a experiência. Sonhos que se repetem correspondem a estados de consciência que também se repetem."

"se deve ter conhecimento muito perfeito do estado de consciência, pois pode ocorrer o caso de que os mesmos sonhos tenham para uma pessoa certo significado, e para outra um significado oposto. É quase impossível, ou pelo menos desaconselhável, tentar interpretar os sonhos sem conhecer pessoalmente o sonhador."

"Que bênçãos resultaria para o mundo, por exemplo, se fosse possível familiarizar uma percentagem mínima da população com a verdade de que não adianta acusar os outros daqueles defeitos, dos quais a própria pessoa é quem mais padece!"

"O simbolismo onírico apresenta antes de tudo caráter pessoal, que pode ser esclarecido pelas ideias súbitas que ocorrem ao sonhador."

"não é apenas o passado que nos condiciona, mas também o futuro, que muito tempo antes já se encontra em nós e lentamente vai surgindo a partir de nós mesmos. Dá-se isto de modo especial na pessoa dotada de capacidade criadora, que no começo não percebe de relance a riqueza de suas possibilidades, apesar de já estarem elas alertas em seu interior."

"A prática da psicoterapia não comporta a ingenuidade. Por isso o médico, e também o educador, devem estar precavidos em qualquer momento contra enganos conscientes e inconscientes não apenas da parte do paciente, mas principalmente da parte deles mesmos. A tendência que cada um tem de viver iludido e acreditar em qualquer ficção a respeito de si mesmo ? tanto no bom sentido como no mau ? é muito grande e quase invencível. O neurótico é sempre alguém que se torna vítima da ilusão. Quem está sendo enganado, engana também aos outros. Tudo pode prestar-se para disfarce e para recursos enganosos."

"O inconsciente é a mãe criadora da consciência. A partir do inconsciente é que se desenvolve a consciência durante a infância, tal como ocorreu nas eras longínquas do primitivismo, quando o homem se tornou homem."

"A esta camada impessoal da alma dei o nome de inconsciente coletivo. É ?coletivo? porque não se trata de nada que tenha sido adquirido pessoalmente. É como que o funcionamento da estrutura herdada do cérebro, a qual em seus traços gerais é a mesma em todos os seres humanos, e de certo modo até mesmo em todos os mamíferos."

"O educador também é um ser humano sujeito a erros que a criança por ele educada passa a refletir. Em vista disso a atitude mais aconselhável é que o educador tenha a maior clareza possível a respeito de seus pontos de vista e principalmente a respeito de suas próprias falhas."

"Nada é mais poderoso para fazer uma criança tornar-se estranha a si mesma do que os esforços feitos pela mãe para encarnar-se e realizar-se na criança, sem tomar em consideração uma única vez que o filho não é simplesmente um prolongamento da mãe, mas realmente um ser novo e individual, dotado muitas vezes de um caráter que em nada se assemelha ao dos pais, e ocasionalmente sendo até portador de uma estarrecedora diversidade."

"O educador deve sempre ter em mente que pouco adianta falar e dar ordens; o importante é o exemplo."

Poder-se-ia mesmo dizer que o talento se manifesta como um ser supranatural (daimon), quase divino, no qual não apenas nada há para educar, mas do qual a criança, antes de mais nada, precisa ser protegida. Grandes dotes são na verdade os mais belos frutos, mas também às vezes os mais perigosos, nessa árvore que é a humanidade."

"O pensamento científico é apenas uma das faculdades do espírito humano que estão a nosso dispor para a compreensão do mundo. Talvez até fosse melhor concebermos os sonhos como uma espécie de obra de arte, em lugar de ver neles material de observação científica, próprio das ciências naturais."

"Personalidade é a obra a que se chega pela máxima coragem de viver, pela afirmação absoluta do ser individual, e pela adaptação, a mais perfeita possível, a tudo que existe de universal, e tudo isto aliado à máxima liberdade de decisão própria." ?

"Nada há de horrível e anormal entre os seres humanos, que não tenha sido abrigado no seio de uma mãe cheia de amor. Como o sol irradia a luz sobre os bons e sobre os maus, e como as mães, quando estão grávidas ou amamentam, dedicam o mesmo amor aos filhos de Deus e aos filhos do demônio, sem medirem as consequências possíveis, assim também nós somos parcelas dessa natureza singular que à maneira de uma mãe oculta em si coisas imprevisíveis." ?

"O fato de as convenções de algum modo sempre florescerem prova que a maioria esmagadora das pessoas não escolhe seu próprio caminho, mas a convenção; por isso não se desenvolve a si mesma, mas segue um método, que é algo de coletivo, em prejuízo de sua totalidade própria. A vida psíquica e social dos homens que se encontram em uma etapa primitiva é exclusivamente a vida do grupo, ao mesmo tempo que o indivíduo permanece num alto grau de inconsciência"

"A designação ou o respectivo sentimento não constitui apenas uma prerrogativa das grandes personalidades; também aparece nas pequenas personalidades e mesmo na menor delas, só que acompanhada do decréscimo da intensidade, tornando-se cada vez mais nebulosa e mais inconsciente. Parece que a voz do demônio interior se torna cada vez mais distante, mais rara e mais confusa. Quanto menor for a personalidade, tanto mais imprecisa e inconsciente se torna a voz, até confundir-se com a sociedade, sem poder distinguir-se dela, privando-se da própria totalidade para diluir-se na totalidade do grupo. A voz interior é substituída pela voz do grupo social e de suas convenções; em lugar da designação aparecem as necessidades da coletividade."

"O grupo, por causa de sua inconsciência, é incapaz de tomar uma decisão livre."

"As convenções são em si mesmas mecanismos sem alma, que nada mais podem abranger do que a rotina da vida. A vida criadora fica sempre acima da convenção."

"A história da tentação mostra-nos claramente com que poder psíquico Jesus colidiu: o demônio do poder (...). cumpriu Cristo sua designação messiânica, não tanto para sua nação, mas muito mais para o mundo romano, ao chamar a atenção da humanidade para essa verdade antiga, que onde domina o poder não existe o amor, e que onde reina o amor o poder desaparece."

"uma espécie de tolo primitivo existe por toda a parte, oculto sob a aparência de uma consciência lúcida e ajuizada."

"O conjunto de problemas ligados à voz interior está cheio de armadilhas escondidas e de abrolhos. É um dos terrenos mais perigosos e escorregadios, como a própria vida que é perigosa e cheia de desvios, quando não se faz uso do corrimão. Mas quem não puder perder a sua vida, também não a ganhará."

"A inconsciência produz falta de diferenciamento ou identidade inconsciente. A consequência prática disso é que cada um pressupõe no outro estrutura psíquica semelhante."