Northanger Abbey (English Edition)

Northanger Abbey (English Edition) Jane Austen

Resenhas - Northanger Abbey

Sir Santiago 11/04/2024

As desilusões de uma heroína
Em um tom muitas vezes irônico, Northanger Abbey consegue ser interessante pela pela forma como "zoa" os romances de seu tempo. O que é mais legal na história é a personagem se desiludindo com a própria imaginação, ao "querer" (ainda que com medo) que as suas histórias góticas se tornassem realidade, e se frustrando ao ver que boa parte da realidade é chata e desinteressante.
Um ótimo livro, bem leve de ler.

SocorroBaptista 13/03/2024

O único dos livros de Austen que eu ainda não havia lido, uma bela crítica/homenagem à escritora Ann Radcliffe, citada constantemente, ora com muita admiração, pela protagonista, ora de forma irônica, ou até cômica, pela narradora. Como sempre, alguns desencontros e mal-entendidos acontecem, mas o final é o esperado, típico das narrativas da autora. Muito bom.

Carla 05/02/2024

Trata-se de um livro inacabado da escritora Jane Austen. Já tinha assistido à série e achei o enredo muito interessante.
Apesar de se tratar de um cenário de épocas antigas, achei o vocabulário muitas vezes truncado.
No mais, é uma boa leitura, mesmo inacabada.

Gab 21/12/2023

Ler em outra língua é tipo passar passar passar o olho nas mil palavras em inglês sem ter 100% de certeza sobre o que tá rolando e na última pagina descobrir que a protagonista tem 18 e o marido 26 ???? ai gente não sei, eu vim de um outro lido em inglês então minha experiência não foi miiiiil rosas pq já tava exausta demais forçando minha mente pra entender as coisas porém consegui fazer anotações e pegar a mensagem central do livro, como a própria Jane sinaliza no final

Hanna 23/08/2023

Nasce uma heroína
Jane Austen nos apresenta uma jovem heroína e suas aventuras em Bath e é claro na abadia da Northanger.

Uma leitura muito divertida, repleta de observações sobre a sociedade inglesa da época.

cecilia 29/11/2022

rinhas de herança
na hierarquia das tretas de casamento de dona Jane Austen essa foi um tico lerda e molenga, mas como nenhum livro dela vai me fazer passar mais raiva que razão e sensibilidade, e o final foi engraçado, foi bom vá

p.s.: meu último jane austen no meu ano de ler todos os jane austen vai ter sempre um lugarzinho especial no meu ??

bookkey 24/07/2022

Achei divertido
Apesar de ser um livro incompleto, eu gostei bastante da leitura. Jane Austen nunca decepciona com seus personagens, sempre bastante curiosos e divertidos.

Gabs181 22/07/2022

Muito bom mergulhar na imaginação da Catherine e acompanhar o desenvolvimento da personagem. A narrativa também é bem divertida.

Dinda 30/03/2022

Queria mais
Primeiro assisti a série e depois fui ler o livro ,gostei dos dois .
Tem muitas diferenças, claro ,mas como sadition é inacabado deixa a mente do leitor divagando como seria a continuação da obra que eu creio com toda certeza que seria maravilhosa como toda obra da autora .
Essa edição da principis tem um espaço pra o leitor continuar a escrever a história, eu achei muito interessante.
Achei bem parecido com a Abadia de Northanger no modo como ela usa a personagem para fazer suas críticas às futilidades das pessoas e o estudo do caráter dos mesmos.
A Charlotte é uma moça bem esperta e não se deixa levar ,ela respeita seus próprios valores apesar e ser jovem e gostei muito disso.

Jessica692 05/02/2022

Dessa vez, um livro da Jane Austen não funcionou para mim. Não consegui me apegar muito aos personagens e os acontecimentos não me envolveram para gerar curiosidade sobre o que viria a seguir.
Catherine não foi um protagonista cativante, com sua ingenuidade e disposição de sempre achar uma explicação para os comportamentos questionáveis daqueles próximos a ela, só me deixou desesperada para que ela abrisse os olhos por boa parte da história.
A obra foi ambienta principalmente em dois lugares: Bath e a Abadia de Northanger. E eu senti que o que aconteceu em cada lugar não se conectava até chegar no terço final do livro.
Depois de um certo amadurecimento da Catherine, as coisas ficaram um pouco mais satisfatórias e a leitura fluiu melhor, mas não foi suficiente para tirar a sensação de que a experiência ficou abaixo do que esperava.

Iago 18/10/2021

Não-gótico.
Jane Austen brinca com o esperado da literatura de autoria feminina no século XIX. De autoria e para mulheres, uma vez que novelas nesse padrão eram populares entre jovens senhoritas da época. Subvertendo expectativas, criando personagens comuns, simples, nada heróicos, somos apresentados a uma narrativa com aparência de descrição de época, mostrando personagens com motivações mundanas, egoístas e financeiras nas suas relações amorosas. No meio disse uma protagonista ingênua que está entrando no mundo, como descrito na obra. O tom geral é de uma ironia agradável aos costumes da época e recompensa os que prosseguem à sua conclusão.

EricaDourado 30/08/2021

Um relato cômico e desafetado das aventuras e devaneios românticos de uma inocente e impressionável jovem leitora na Inglaterra de 1803.
Jane Austen utiliza de metalinguagem, diversas vezes se referindo diretamente ao leitor, seja para explicar a situação de sua heroína ou para defender o estilo literário que prefere.

Lauraa Machado 22/08/2021

Engraçado, divertido e emocionante
É tão comum ver gente falando que a Jane Austen escrevia com ironia, mas, em todos os outros livros dela que eu li, era de uma forma bastante sutil. Nesse livro, em compensação, é uma ironia tão descarada, que me fez rir alto várias vezes enquanto lia.

Eu realmente não esperava gostar tanto desse livro, o que talvez seja muito besta da minha parte, já que adorei todos que já li da autora. Esse é diferente dos outros, é mais leve, é mesmo bem engraçado e tem várias referências a romances góticos (referências, afinal, a livros dos quais eu nunca nem tinha ouvido falar). Não é um livro grosso, mas foram tantas emoções! Eu cheguei a ficar tensa, revoltada e ansiosa, além de rir com vários comentários da narradora. Foi uma surpresa muito agradável, e eu especialmente adorei a Catherine.

Minha única crítica seria para a conclusão do romance, que acho que poderia ter sido um pouco mais romântica mesmo. Mas ainda foi bacana, e eu gostei da história do começo ao fim.

Acho que livros clássicos bons nem precisam muito de resenhas positivas, já têm muitas pessoas o recomendando, mas fica aqui minha contribuição: esse é o livro mais divertido e leve da Jane Austen e foi uma delícia ler!
Taytay1 22/08/2021minha estante
Senti exatamente a mesma coisa cm esse livro, ri mtoo com os comentários da Jane e a inocência da Catherine kskk

Amanda 03/07/2021

"her spirits danced within her"
que experiência bacana! esse é o quarto livro da autora que li esse ano e fiquei super feliz com a história.

triste que a abadia de northanger não tenh recebido tanto conhecimento! realmente, é um tipo de narrativa diferente das demais, principalmente porque foi o primeiro romance escrito pela jane. nesse livro, a austen conversa muito com o leitor, e eu achei isso sensacional. ela sempre fazendo críticas sutis a determinados assuntos e utilizando muita ironia pra estabelecer seus posicionamentos, por isso é tão importante ler jane austen.

esse livro é muito fofo, conta uma história breve da catherine e uma temporada que a heroína passou em Bath, com seus parentes. no geral, não acontece muita coisa.
mesmo sem muitos acontecimentos, é engraçado, romântico e possui um viés bem juvenil; a autora era jovem na época e a própria personagem principal também. totalmente diferente de Emma, por exemplo, ou Elinor (razao e sensibilidade).
por isso, se você quer ler Northanger Abbey, lembre-se de que vai ser algo mais leve, e que seria melhor não começar a ler jane austen por esse aqui. mas foi um prazer conhecer a catherine! e devo dizer que o Mr. Tilney foi um dos "mocinhos" que mais gostei! ele é muito divertido e teve muito contato com a Catherine. Eles possuem muitos diálogos ao longo do livro.

Pedro.Morais 14/04/2021

Uma pena não termos uma conclusão.
Jane Austen sempre surpreende não trazer questões da época mescladas com um romance onde suas protagonistas tinham voz ativa numa sociedade onde massacrava e reprovava os pensamentos femininos, mas Charlotte mostrou o domínio em sua linha de pensamentos ativos com o convite de ir passar uma temporada na cidade de Sandition.
É um romance bem lapidado, onde vemos através da narrativa clara e objetiva questionamentos bons lutando contra a cobiça, presunção e até mesmo preconceito com questões de status.
A pior parte deste livro foi não termos um final.