A Espada de Shannara

A Espada de Shannara Terry Brooks

Resenhas - A Espada de Shannara

Jas 17/06/2023

Foi uma leitura bem demorada para uma fantasia já estou acostumando que o livro tenha muito detalhe do ambientes mas nesse parece que era usado pra preencher espaço 80% do livro é eles indo procurar a espada apenas até o desenvolvimento dos personagens foi bem fraco fazendo a gente não se importar com eles não indico pra quem está começando a ler fantasia muiito

Cleber 12/05/2023

Copia, mas faz diferente
E chega ao fim a demanda do anel, ou melhor, da espada. Gostei do livro, principalmente das partes de aventura e ação. Se não estivesse tão parecido com a história do senhor dos Anéis acho que teria gostado mais. Acredito que alguém que não tenha lido Tolkien iria adorar o universo de Shannara, mas as vezes parece que alguém falou para o autor - faz igual, mas faz diferente :)
Não sei se estou animado para ler a continuação.

@estantedajulia 29/04/2023

Uma baita fantasia

A história é focada no personagem Shea Ohmsford, um meio-elfo órfã que vive no Vale Sombrio. Ele vê sua vida e de seu irmão, Flick Ohmsford, virar de cabeça para baixo após uma visita inesperada do misterioso Allanon.

Ele descobre que na verdade é o único desentende da linhagem Jerle Shannara, o grande herdeiro do legado da Espada de Shannara.

A espada é a única arma contra o mal que assombra à todos das quatro terras. O Lorde Feiticeiro, que está renascendo e deseja destruir o mundo.

Ao lado de seu irmão, Shea é instruído a deixar seu lar e iniciar a busca pela Espada.

Os personagens secundários são extremamente interessantes, muitas vezes mais que o próprio personagem principal. O que, em minha opinião ficou ótimo, pois foi daí que saíram os meus personagens favoritos. O anão Hendel e o príncipe Menion.

Mesmo sendo uma trilogia, o primeiro livro possui uma história completa, e o seu sucessor inicia um novo enredo. E que enredo!

Para fechar, super indico esse livro para quem gosta de fantasia e para quem quer começar a ler o gênero.

site: https://www.instagram.com/estantedajulia

paulaa 10/10/2022

PERFEITO
Eu n sou uma pss q dá 5 estrelas para um livro atoa e eu posso falar com td certeza q esse livro merece tds as estrelas possíveis!
As únicas coisas q me incomodaram foram q eu achei q a trilogia inteira seria sobre o Shea ent eu estava esperando mais história, oq se junta a outra coisa q é o final pq eu achei q teria mais tempo pra desenvolver ele.
O resto é MARAVILHOSO, os personagens são MUITO bens escritos, a narrativa é divina e o enredo é prft!! A forma com q o livro foi escrito n é para tds, mas me agradou mtt, pq as coisas são mtt bem descritas, de forma q fica mtt narrativa e pouco diálogo. Amei essa fantasia, o autor n pega leve com a gnt e causa mtts sentimentos fortes. Os primeiros 20% são o início msm e acaba sendo mais parado mas a história vai se acumulando durante a obra e fica cheio de ação e aventura, principalmente os últimos 20%. Amo autores q sabem escrever personagens e esses foram um arraso!!
Falam q esse livro é uma cópia de O Senhor Dos Aneis, sobre isso n sei nd, mas achei a história de uma originalidade incrível, q me lembrou em apenas alguns quesitos de LOTR!
Ansiosa para mais :)

Leehrz 09/08/2022

Vi várias resenhas falando que esse livro é uma cópia de Senhor dos Anéis, porém: não sei, não li ainda e não me importo.
O livro é enrolado (não vou negar), a escrita não é das melhores, tem muita descrição desnecessária e afins, ou seja, ele poderia ter uma quantidade de páginas bem menor (levando em conta que ele corta algumas partes que trariam mais ação para a trama). Fora que a representatividade feminina é praticamente nula (bjs, Shirl).
Apesar de tudo: acabei me encantando pelos personagens e acompanhei essa jornada.
Não é um universo tão magnífico e super construído como o da Roda do Tempo, mas acho válido dar uma chance (caso haja interesse pela sinopse).

Pretendo ler o próximo por motivos de: quero mais Allanon. Espero gostar mais dele, já que vi a adaptação na série e amei.

Gabriela 07/12/2021

Péssimo.
Eu não queria ser a pessoa a falar super mal desse livro, sendo que o Skoob tá lotado de resenhas exaltando... Li algumas pra tentar entender o porquê das pessoas terem gostado disso, e não consigo concordar com nenhum argumento.

Pontos positivos: Menion Leah e Panamon Creel. Não tem muito desenvolvimento de personagens aqui, apenas deles dois, e bem de leve. São a parte mais interessante de toda história.

No geral, A Espada de Shannara é uma cópia descarada e absurda de Senhor dos Anéis. As pessoas que não notaram isso, com certeza não leram Lotr. Os personagens são os mesmos, a jornada é a mesma, o objetivo é o mesmo, os desfechos, as cenas, os objetos...
Se eu for citar todos os momentos em que Brooks copia Tolkien, essa resenha vai ter o triplo do tamanho. Portanto vou me conter e dizer apenas: é uma cópia.

Além de ser plágio, a escrita dele é péssima, sem estilo (ou melhor, com um estilo forçadíssimo), lotada de vícios de linguagem bobos e repetitivos, que cansam toda vez que aparecem. Falta habilidade de usar pronomes, também. Eu tentava me envolver com a história, mas era impossível prestar atenção nas descrições exageradas e sem emoção dos acontecimentos.

A batalha final, SPOILER ALERT, termina em 3 páginas. O tal vilão é derrotado pelo "poder da verdade" '-' em apenas três páginas - sendo que a história do livro inteiro é uma escalada até isso. As justificativas inventadas para os desfechos são pobres, mal planejadas e dão a impressão que o Brooks pensa que seus leitores são burros.
(Aparentemente funcionou, já que explodiram as vendas, e virou até série).

Fora tudo isso, falta mencionar o magnífico número de mulheres na história: 1. Que não tem relevância NENHUMA, a não ser abraçar um dos personagens e choramingar sobre a guerra. Sem contar que seu papel na história é apenas "ser linda".

O livro foi uma decepção atrás da outra. Lembro que abandonei ele em 2015 e tentei ler novamente agora, tendo em vista tantas críticas positivas aqui no Skoob, mas não se deixem enganar.
Se você gosta de boa literatura, e principalmente, boa literatura fantástica, esse livro não é pra você.
Dany 01/04/2022minha estante
Tô com esse livro aqui há algum tempo. Lembro que comprei pq achei interessante, vi várias resenhas falando bem, confesso que adorei essa capa e a sinopse tbm chamou a atenção. De lá pra cá já comecei a lê-lo 2x e empaquei. Não sei quando (e se) volto.. tem tanta coisa boa esperando pra ser lida e depois dessa tua resenha, sinceramente, só leio de novo se for pra falar mal com mais convicção hahaha

Gabriela 10/04/2022minha estante
Guria do céu hahahah que horror que foi esse livro. Vou ficar esperando tua crítica kkkkk

Henrie 12/09/2022minha estante
Eu não consigo entender como esse plágio descarado está nas livrarias até hoje, e se ninguém vai fazer nada a respeito.

Gabriela 12/09/2022minha estante
Me pergunto a mesma coisa

Suéllen 26/07/2021

Tinha potencial para mais, muito mais..
Assisti a série dessa saga e fiquei muito interessada, principalmente porque a série foi interrompida em (2019, acredito) e desde então não teve continuação.. motivo pelo qual decidi ler a saga.

Esse primeiro livro conta a história de Shea, um jovem que descobre ser um Shannara e por ser o último da linhagem, também é o único que pode salvar as Quatro Terras da grande Guerra das Raças do Lorde Feiticeiro.. (lembra muuito, O Senhor dos Anéis) ..a primeira temporada na série começa no segundo livro.. esse primeiro não se tornou filme.. talvez seja por isso.

A leitura é cansativa, com muitos detalhes e tudo muito previsível, no livro inteiro eles só ficam caminhando, caminhando e caminhando ..se pular várias páginas ainda vai continuar entendo perfeitamente a história.

A ideia do livro é boa, elfos, gnomos, anões, druidas, guerra das raças.. teria potencial para uma história fantástica.. mas não foi o esperado.. no entanto, o segundo livro da saga parece ser totalmente diferente. Vamos ver se compensa dar mais uma chance..

Flávia 10/07/2021

Não muito bom
Dificilmente eu demoro tanto para ler um livro, mas esse foi complicado. Foi basicamente uma cópia de senhor dos anéis, não tão bem feita. Achei um pouco enfadonho e totalmente previsível. Não recomendo.

Jorisdana 10/05/2021

Muito bom, mas fantasia épica não faz meu estilo
A história - perfeita
Os personagens - perfeitos
A quantidade de fatos e acontecimentos - perfeitos
A criatividade do autor!!! - perfeita
Porém o livro é muito grande, a história mesmo começa só na página 200, antes disso é só o povo andando, e andando lá. Apenas da riqueza de detalhes ser linda, era as vezes, muito descritivo, ao extremo, e isso me cansou e tirou minha atenção. Tinha momentos em que eu nem focava na história, só lia aquele monte de detalhes querendo que acabasse logo. Se fosse um pouco menor e com menos detalhes desnecessários teria sido sensacional.
Recomendo muito pra quem gosta de Senhor dos Anéis, é o mesmo estilo.
Emyllaynny.Freitas 10/05/2021minha estante
Deus me livre de 200 páginas com o povo andando e andando ?

Jorisdana 10/05/2021minha estante
Amiga de Deus, UM SACO, tudo podia ser resumido em fulanos andaram 30 km e passaram pelas seguintes aventuras no caminho tal tal tal. Pronto, ocupava só 5 páginas kkkkkk

Rafa 10/05/2021minha estante
Andando e andando lá ?????

Rafa 10/05/2021minha estante
Podiam correr amiga, ai daria umas 75 pags correndo só ???

Emyllaynny.Freitas 10/05/2021minha estante
KKKKKKKK AMEI

Jorisdana 11/05/2021minha estante
Kkakakakakakaakkkkkk amei essa sugestão, já diminuiria bastante as página

@ruthlunang 17/01/2021

A espada de shannnara
Antes de começar a ler esse livro, eu li algumas resenhas de pessoas revoltadas com a similaridade (pra não dizer cópia) com o senhor dos anéis. E realmente, eu nunca li os livros, mas só pelos filmes deu pra perceber que muitos elementos foram copiados na cara dura. E era inevitável pensar nos personagens de Tolkien em diversas passagens da espada de Shannara.

Por incrível que pareça, as partes que mais me prenderam e me deixaram empolgada com a leitura foram aquelas mais originais, o que mostrou que o autor tinha muito potencial de criar uma história completamente distinta. Além disso, parece até que o mundo inteiro era constituído basicamente de homens. A única mulher que apareceu poderia muito bem ter sido esquecida e não faria diferença nenhuma na história.

Apesar de tudo, não foi um livro ruim, mas também não foi uma obra de arte (ja que foi uma cópia). Como eo autor meio que conseguiu resumir o plot dos tres livros do senhor dos anéis neste livro, espero que o segundo livro da trilogia seja mais original, e sinceramente só vou ler porque eu já tinha comprado o volume hahaha.

Blanda 20/10/2020

Um olhar temperado
Terry Brooks tem a mente para a fantasia, de fato você não discordará disso.
As criaturas são interessantes, seus personagens não são complexos, e parece-me que não havia essa intenção, é um mundo de contos. Você sente isso na atmosfera criada no início, um tempo longínquo, onde os males são ainda mais antigos, e essa distância ajuda nessa percepção. Ainda assim, nessa superficialidade calculada as personalidades são completas.

Quando os protetores dos povos - os druidas, quase extintos nesta era - vêem-se na necessidade de enfrentar o Lorde Feiticeiro, o mais poderoso e perverso inimigo de todos os tempos. Allanon, o último remanescente Druida, percebe que chegou o momento de dar fim a essa luta e para isso, precisa do único herdeiro consanguíneo restante para empunhar a espada e derrotar o mal vil.

Shea é um herdeiro consanguíneo, herança da qual apenas descendiam reis (ainda que ele de fato não receba um trono, dinheiro ou posses). Uma jornada travada pela insólita certeza dos velhos contos, um herói hereditário e um mal secular, numa guerra premeditada onde as forças provocam o destino até que ele lhe conceda um duelo.

A propósito, não fique muito animado com vitórias, caro amigo, uma vez que temos uma instigante jornada - próxima a peregrinação, pois que eu cansei de caminhar, e isso apenas mentalmente falando... - de um herói sem os espólios da vitória, mas bonificado com a vida.

O autor é bastante caricato nas escolhas, você pode interpretar as personagens e ver claramente a inteligência e devoção encarnados no soldado leal Balinor, aquele que não desaponta; da mesma forma em Menion, o selvagem guerreiro dócil no qual você pode sempre depositar suas expectativas menos ajuizadas e esperançosas de sobrevivência e alguns palpites do coração. Minha sede pela cultura élfica não foi saciada em absolutamente nada, elfos foram uma mera pincelada de existência, mas essa é uma questão talvez de escolha, sabendo-se que o próximo livro tem o foco no reino élfico.

Manter um ritmo de leitura é uma questão de gosto, imagino. Foi meu primeiro livro de Terry Brooks e o que vi foi um linguajar que permitiria e intencionava dar ritmo, mas os fatos não refletiam isso, logo você tem as palavras lhe passando uma mensagem de algo que tenciona correr, mas os fatos transcorrem num ritmo lento, e leituras lentas requerem prazer, aquela leitura suave da degustação, porque você quer sentir até o último sabor, aquela sensação da palavra resignificando com o contexto, e isso não acontece, o ritmo de leitura não acontece.

Assim como eu temperei essa leitura acima com o sazon que eu não senti, me vejo na necessidade de relembrar que sempre onde há fumaça outrora existia fogo, e onde tem fantasia, temos Tolkien. Em alguns momentos você vai reconhecer passagens muito semelhantes e mesmo personagens com propósitos bastante próximos à trilogia do Senhor dos Anéis. Não estou desmerendo à obra, gostei dela, mas as vezes a inspiração é apenas isso, inspiração, e depois você precisa caminhar com suas próprias pernas.

SueSouza 11/10/2020

Ótimo
Olá Pockets!!⁣

Venho apresentar essa fantasia que acabei de ler e estava na minha estante a tempos. Uma pena, pois gostei bastante e ansiosa para ler os outros dois da Trilogia.⁣

Nesse primeiro temos a apresentação da antiga guerra que devastou o mundo, e que todos pensaram não ter mais que se preocupar, mas o lorde feiticeiro Brona não está morto como pensavam e fez plano para uma nova guerra, e destruir o único que pode destruí-lo.⁣

O meio-elfo Shea Ohmsford, não sabe dos conflitos e nem de sua verdadeira linhagem, após a morte da mãe foi criado por um tio e que o trata como filho, tanto seu filho Flick o tem como irmão, e nem se importa com Shea ser meio- elfo, mosttand que o amor e criação é mais importante que o sangue. E tem tanto amor envolvido entre os irmãos, que mesmo despreparados vão embarcar numa aventura sem preparado algum para recuperar a espada de Shannara como Allanon diz que tem que ser feito.⁣

Allanon é um druida que é muito misterioso e passamos o livro todo desconfiando, pois some do nada e aparece em momentos cruciais.⁣

Shea terá além do irmão, a ajuda do amigo príncipe Menion e de outros personagens importante nessa guerra.⁣

Na história temos gnomos, elfos, druidas, feiticeiros, trolls, guerreiros e humanos todos juntos, que vamos conhecendo seu lado nessa aventura, e nem sempre entendemos porque estão lutando.⁣

A leitura é um pouco lenta, pois o autor é bem descritivo, mas tem emoções, cenas e diálogos bem fechados que te intrigam a ler o próximo capítulo.⁣
A amizade e confiança entre os personagens é bem interessante e que torna a jornada mais fácil.⁣

site: https://www.instagram.com/p/CDHjGllDWTG/

Pedro.Morais 30/09/2019

Uma briga de gente grande.
Após o final conturbado contra um demônio que ameaçou o bem dos quatro reinos do mundo e o sacrifício da nossa protagonista, agora iremos nos deparar diante de uma grande ameaça que colocará Will sob uma redoma de sacrifícios e perdão. Será que o lorde feiticeiro poderá erguer seu império de magia negra nas terras mágicas?
Com um desfecho de partir o coração e com gosto de quero mais, iremos descobrir o verdadeiro valor de um Shannara.

Coruja 25/06/2018

O motivo principal para esse livro ter aparecido na minha estante foi: ele estava naquela famosa lista dos 100 principais livros de ficção científica e fantasia da NPR - e, como todo leitor do blog já deve saber, um dos meus objetivos de vida é ler todos os livros dessa bendita lista. Consegui ele já há algum tempo, através das trocas do Skoob e em janeiro finalmente comecei a lê-lo. E a minha primeira impressão da história foi ‘já vi isso em algum lugar, não?’.

A Espada de Shannara é o primeiro volume de uma trilogia, embora a história apresentada nele tenha final e, pelo que pesquisei, os dois outros volumes trazem como protagonistas descendentes dos personagens que aparecem aqui. Shea Ohmsford, um meio-elfo, descobre sua herança como descendente e herdeiro legítimo do mítico rei elfo Jerle Shannara. A história se passa no futuro após um holocausto nuclear que dizimou boa parte do planeta e a humanidade passou por mutações que fizeram aparecer outras raças além do homo sapiens: trolls, anões e gnomos. Para além disso, a guerra rearranjou a geografia e fez a tecnologia se perder; a magia, contudo, foi redescoberta.

O problema de A Espada de Shannara não é só as semelhanças múltiplas com os livros de Tolkien - inspiração reconhecida pelo autor -, que, em alguns momentos chega a cópia escarrada mesmo de personagens e cenas de O Senhor dos Anéis. Há pouco do encanto, da poesia e da criação de um novo mundo que marcam tão fortemente a obra tolkeniana. Brooks é truncado e repetitivo. Ao que me parece, sua fama se deve mais à época em que foi lançado: 1977, pouco tempo depois de Tolkien ser publicado nos Estados Unidos. Brooks foi um dos primeiros escritores a preencher um nicho que nasceu após o advento da Terra-média. O público estava faminto por mais livros de fantasia naquele estilo, e consumiria… bem, consumiria qualquer coisa. E, para que ele continue sendo citado hoje como um dos principais livros de fantasia escritos, acho que entra mais o fator nostalgia que a qualidade da obra em si.

Queria muito ter gostado desse livro. Mas realmente não deu...

site: http://owlsroof.blogspot.com/2018/06/o-resumo-da-opera-alguns-varios-titulos.html
Elfame 31/03/2019minha estante
Nossa já. Em sei mais se vale apena ler, eu conheci esse livro por causa da série na Netflix que são baseadas nessa tricologia. Gostei muito da série e decidi ter o hábito da leitura então comprei um Kindle e sai comprando livros, e comecei a ler esse livro .

Elfame 31/03/2019minha estante
Nossa já nem sei se vale mais a pena.ler esse livro.

Thay.Avila 01/08/2020minha estante
Confesso que concordo contigo em vários aspectos, porém o próprio Brooks admitiu que esse livro (primeiro livro a ser escrito da saga Crônicas de Shannara, mas não o primeiro na linha cronológica) é bem "fraco" em relação aos outros. Tanto que o segundo livro "Pedras Elficas de Shannara" precisou passar 3 vezes pelo revisor e demorou 4 anos para ser escrito e reescrito. Acredito que é fundamental ler ele, pra inclusive entender o crescimento e como o Terry Brooks melhorou a escrita dos próximos.

Tiago Nery 10/02/2018

Fortemente inspirado em LOTR
Acabei de terminar de ler esse livro, e o que posso dizer é: Se você não se importa de ler um livro bem escrito mas, quase uma fanfic de Senhor dos Anéis, você irá gostar bastante! Dá pra traçar facilmente um paralelo entre principais personagens, lugares e até mesmo na jornada de Frodo e Sam com a de Shea e Flick. Lá pro meio do livro a história começa seguir seu rumo e ter sua própria identidade.
Bastante descritivo com lugares e sentimentos dos personagens, quem gosta de George R.R. Martin e Tolkien não verá nisso um problema.
Sinceramente eu gostei do livro. Poderia muito bem virar filme e tudo mais. Se tivesse um pouco mais de identidade própria poderia quem sabe sair da sombra da obra prima do Tolkien mas, infelizmente falhou nisso.
Mah 09/08/2018minha estante
Tem uma série baseada no segundo livro, mas já adianto que do pouco que li do segundo livro, a história eh meio diferente pra variar rs

Débora 20/01/2019minha estante
Tem um série, disponível na Netflix! As crônicas de Shannara. Achei a produção belíssima. E o ator que faz o Gimli no SdA ironicamente é o rei elfo dessa série. Hahaha