Diário de Bordo

Diário de Bordo Claudia Assaf

Resenhas - Diário de Bordo

Natani2 17/08/2022

Destino: Diplomacia
Claudia Assaf conta sua trajetória rumo à carreira diplomática, a qual exerce com maestria atualmente.
A escrita é envolvente e rica em detalhes, aumentando ainda mais o desejo de ser diplomata daqueles que estão ainda tentando o CACD, como eu.
A vida de Claudia é agitadíssima, ela não parava quieta! De analista de sistemas passou a aeromoça depois jornalista até ser diplomata.
E o livro conta justamente toda essa história, que nos envolve do início ao fim, sempre querendo saber o que aconteceu no capítulo seguinte, mesmo eu já sabendo do final, pois Claudia é diplomata conhecida.
Enfim, o livro é recomendado a qualquer pessoa, pois é uma história muito interessante e rica, mas é recomendado principalmente aos aspirantes à carreira diplomática.

Ana 13/01/2021

1. "Chico Xavier falava de duas sabedorias: a inferior e a superior. A sabedoria inferior é dada pelo quanto uma pessoa sabe, e a superior é dada pelo quanto ela tem consciência de que não sabe. Chico recomendava que tivéssemos a sabedoria superior, que fôssemos um eterno aprendiz na escola da vida. Para ele, a sabedoria superior tolera, a inferior julga; a superior alivia, a inferior culpa; a superior perdoa, a inferior condena. Ele afirmava que há coisas que o coração só fala para quem sabe escutar!" (destaque na página 69 | posição 994-997)

2. "Só de pensar em voltar a sonhar com a diplomacia, desta feita com os pés no chão, começava a novamente me sentir feliz, porque ser aprovada naquele concurso de admissão à carreira diplomática era acontecimento que, embora fosse extremamente desafiante, pelo menos dependeria de mim somente, de mais ninguém, de nenhum apadrinhamento, de nenhum favor. Isso era sonhar com os pés no chão." (destaque na página 72 | posição 1028-1029)

3. "Observei, mais uma vez, que nenhuma grande conquista ou sucesso eu havia conseguido de um dia para o outro, mas ao contrário, apenas depois de muita indecisão, insônia, e, uma vez decidido, muito trabalho e estudo, por longo tempo." (destaque na página 89 | posição 1299-1301)

4. "Quem focar no preparatório, no aprendizado, terá a aprovação como consequência natural. Os que só estiverem pensando na aprovação e os benefícios que virão com isso, não se concentrarão nos estudos como deveriam. Resultado: não passarão. Aceleração sem pressa, por mais contraditório que seja, foi minha fórmula." (destaque na página 116 | posição 1727-1729)

5. "Não que a prova seja difícil; ela apenas cobra detalhes que só quem focou no estudo ao longo de algum tempo terá maior probabilidade de acertar." (destaque na página 117 | posição 1754-1754)

6. "A pressa em chegar ao fim destrói nossos projetos." (destaque na página 128 | posição 1934-1935)

7. "O processo de amadurecimento é muito longo. O sonho não se realizará enquanto não estivermos psicologicamente prontos. A ansiedade excessiva derruba qualquer projeto bem intencionado." (destaque na página 129 | posição 1937-1937)

8. "Planos são importantes, mas no momento da caminhada, a concentração deve ser na caminhada." (destaque na página 174 | posição 2638-2639)

9. "Pausas são muito importantes: podem parecer um passo para trás, mas esse passo para trás poderá permitir que demos dois a frente." (destaque na página 185 | posição 2816-2818)

10. "A família, sabemos, é nosso porto seguro, é motivo pelo qual até mesmo nos motivamos a viver. Mas o trabalho realiza, nos faz crescer em nossa individualidade. A família é o combustível para sermos felizes no trabalho; a realização no trabalho é o combustível para eu dar o melhor de mim para minha família." (destaque na página 198 | posição 3016-3018)

11. "Existe uma diferença significativa entre sonhar e decidir. Enquanto o sonho se limita à passividade, à insegurança, à impossibilidade, ao onírico, a decisão, por sua vez, pressupõe atividade, confiança, possibilidade e realização." (destaque na página 201 | posição 3073-3074)

12. "Sorte não existe sem o devido preparo." (destaque na página 201 | posição 3075-3077)

13. "O sucesso que admiramos no outro, como se o outro fosse um ser sobrenatural, na realidade nada mais é que o resultado de sacrifícios diários e por anos a fio a que este indivíduo se submeteu, saindo de sua zona de conforto, na busca da realização do sonho." (destaque na página 201 | posição 3075-3077)

Nana 15/12/2021

Amei
Amei a leitura. A Cláudia narra a sua trajetória de vida até a realização do seu sonho de ser diplomata.
Com sendo de humor e um toque de realidade, ela relata os percalços da preparação rumo ao CACD, um dos concursos públicos mais difíceis do Brasil. Ela também descreve o que fez durante sua preparação, os erros e os acertos.
Conta como cada um dos passos que deu na vida a auxiliaram a se tornar diplomata, como nada é em vão e nos torna pessoas únicas e que podemos contribuir com nosso conhecimento.
A autora também traz um pouco da função do diplomata no exterior, o que é ser diplomata, experiências, como é representar o país.
É uma leitura fluida (tanto é que já li duas vezes). Além de dicas para quem quiser seguir a carreira.
Recomendo muito!!!