Lionel Asbo

Lionel Asbo Martin Amis

Resenhas - Lionel Asbo

Lusia.Nicolino 28/12/2020

E nada é leve nessa história
Pepperdine era o sobrenome de Lionel, mas Asbo foi oficialmente adotado depois de tanto encarar a justiça. Isso porque Asbo é a sigla para “antissocial behaviour order.” Uma afronta? Não, o anti-herói Lionel não está nem aí para a ordem. Ele vive no fictício Diston, um distrito pobre de Londres, com seus cachorros treinados para atacar e, como máximo de luxo, um almoço no KFC. Bem, isso até ganhar milhões de libras na loteria com um bilhete roubado e tornar-se um novo rico, que continua a não estar nem aí para a ordem. E nada é leve nessa história, a não ser a analogia de que os pobres levam uma vida sem raízes, sem conexão com o passado, com vínculos apenas por necessidades e mesquinharias, diferente dos ricos. Acompanhar a transformação superficial de Lionel é conhecer também Des. Desmond Pepperdine – sobrinho de Lionel – que não conhece o pai, órfão de mãe aos doze anos e seduzido pela avó, que mais parece um dos pobres órfãos de Charles Dickens.
Inteligente e gentil, busca vencer todas as dificuldades sem usufruir da fortuna do tio. Um menino de ouro diria minha avó. Vai encarar essa leitura? Estava em minha lista desde 2014, que bom que persisti!

Quote 1: “...um silêncio pesado começou a se fundir e crescer. Um silêncio musculoso, inchado, esteroidal, um silêncio de Lionel, cortante o suficiente para asfixiar as lamúrias sedentas de Jeff e Joe... ‘Está apimentado demais para eles’, sussurrou Des em tom seco.”

site: https://www.facebook.com/lunicolinole