O Herdeiro Encantador

O Herdeiro Encantador Cinda Williams Chima

Resenhas - O Herdeiro Encantador

Vivi 10/09/2021

A história é boa apesar de destoar muito do que foi os outros livros, mas para minha surpresa (e decepção) a história não se fecha nesse livro (diferente até com o que aconteceu nos outros livros da saga), a história ficou completamente aberta e sem muitas explicações.

Roberta Araújo 11/09/2020

Tive muitas expectativas ao esperar por esse livro, a personagem principal não me agradou muito, mas gostei do enredo do Jonah. Não gostei do final ter ficado totalmente aberto, levando em conta que todos os outros livros da saga se encerraram neles mesmos.

Lanny 17/11/2019

Quando tá melhorando, acaba
O livro foi concebido para ser uma continuação da trilogia ?As crônicas do Herdeiro?, mas apresenta um enredo totalmente diferente dela, com os personagens da primeira sendo apenas menções aqui e ali e algumas aparições rápidas.

Isso não atrapalharia essa história caso o enredo tivesse sido melhor explicado no início. Quem são os savants? O que eles são capazes de realmente fazer? Novas tensões surgem que ameaçam a paz que Seph e sua turma conquistaram a muito custo, mas a gente não entende direito porquê.

Aí alguns personagens estão tão confusos quanto a gente e outros esclarecem as coisas e você faz ?Ahhhh, entendi?, e de repente, puf, cabou. E o último livro nem foi publicado no Brasil. Pra mim, sem problema, leio o original, mas quem não pode fazer isso? Vão ficar muitas questões sem respostas.

Pri 15/11/2016

{Resenha} O herdeiro encantador - Blog As Meninas que leem livros
Este é o quarto livro da série As Crônicas do Herdeiro e foi meio que “jogado” na linha temporal dos três primeiros livros, na minha opinião. Não que isto o torne ruim, mas você fica desejando uma continuação melhor com os personagens já conhecidos. Embora se tenha notícias deles no decorrer dos acontecimentos, eles não são o principal, ainda. É como se fosse toda uma nova saga...

A narrativa conta a história de Jonah Kinlock, um jovem de 17 anos (se não me falha a memória) que sobreviveu ao massacre realizado no Monte dos Espinheiros, uma fazenda localizada no Brasil que estava sendo alvo de críticas da Ordem dos Magos por, na opinião deles, estarem criando aberrações. Poucas crianças sobreviveram e, em consequência, tiveram sequelas terríveis. Nenhum adulto viveu para contar o que viu.
[...]
Continue lendo no blog!

site: http://www.asmeninasqueleemlivros.com/2016/09/resenha-o-herdeiro-encantador.html

Lina DC 03/07/2016

O livro é narrado em terceira pessoa e segue a perspectiva de dois personagens: Jonah Kinlock e Emma Claire Greenwood. No prólogo somos levados ao Monte dos Espinheiros, no Brasil, onde existe uma comunidade weir formada por diversas famílias. Jonah é um garotinho de apenas sete anos de idade, que acorda sentindo-se mal e se depara com um cenário saído de um filme de terror: todos ao seu redor estão quase morrendo ou morreram. Ao procurar sua família percebe que apenas seu irmão Kenzie encontra-se vivo, mas mesmo assim, em condições mais do que peculiares.
Dez anos se passaram e o evento ficou conhecido como o Massacre do Monte dos Espinheiros. Apenas algumas crianças sobreviveram e elas desenvolveram habilidades diferentes das conhecidas pelo mundo mágico. Esses sobreviventes acabaram criando uma classe própria e são conhecidos como savants.
"- Todos os adultos morreram, mas algumas das crianças sobreviveram. Acho que tínhamos mais habilidade para reparar os danos.... Nós sobrevivemos, mas fomos alterados. Acho que dá para nos chamar de mutantes mágicos.
...
A gente prefere o termo "savants". Você sabe, alguém com um talento ou dom único e de foco estreito." (p. 389)
Jonah agora é um jovem de 17 anos, com uma habilidade única e letal. Tornou-se um dos principais assassinos da Dulcamara, uma sociedade formada pelos sobreviventes que caça os Sombras.
"Embora não fossem substanciais o bastante para atacar alguém fisicamente, as sombras incorpóreas eram capazes de, causando sustos nas pessoas, levá-las a cair de grandes alturas ou entre carros em movimento na rua. A meta de cada sombra era adquirir um hospedeiro - possuir um cadáver fresco no qual pudessem passear por aí. Experimentar o mundo. Matar o próximo hospedeiro, já que cadáveres frescos nunca permaneciam frescos por muito tempo. Assim, até as sombras corpóreas andavam sempre à caça de novos hospedeiros." (p. 60/61)
Em um de seus resgates, Jonah escuta uma conversa importante entre Rowan DeVries (líder da Rosa Negra), Jessamine Longbranch e Geoffrey Wylie. Essa conversa deixa claro para o jovem que existem mais coisas no massacre do que contaram a ele e que os sobreviventes, que agora se encontram no Ancoradouro, estão em perigo.
Conforme a trama se desenrola, o leitor é levado a realizar uma investigação mais profunda junto com Jonah. Pequenas pistas são dadas no decorrer da obra e serão fundamentais para descobrir o que realmente aconteceu na comunidade brasileira.
Jonah é determinado, inteligente e focado, mas ao mesmo tempo é muito solitário, mesmo estando rodeado de tantas pessoas e amigos. Muitas vezes passa a impressão de que sente-se deslocado, sem saber seu lugar no mundo. Os únicos momentos em que vemos seus reais pensamentos e sentimentos são em suas letras de músicas.
Paralelamente temos a história de Emma, uma jovem de 16 anos que vive com o avô Sonny Lee, uma lenda da música de Memphis de 73 anos de idade. Sonny Lee não passou apenas o amor pela música, mas sua independência e ensinamentos, pois Emma é uma talentosa artista na construção de guitarras. Sua vida anda muito bem até o momento em que Sonny Lee morre e deixa uma carta estranha para ela, dizendo que ela precisa procurar um estranho chamado Tyler Boykin e sair o mais depressa possível de Memphis, pois está em perigo. É quando Emma vai para Cleveland Heights procurar Tyler que sua vida dá uma guinada, pois envolve-se no mundo weir. Segredos sobre a sua infância são revelados e a jovem se encontra no meio de uma guerra milenar.
O livro é repleto de novos personagens que são do núcleo do Ancoradouro. Temos Natalie, uma habilidosa curandeira, Moses, um jovem capaz de prever mortes e muitos outros personagens interessantes. Junte a eles o retorno de alguns personagens queridos, como Jack Swift, Ellen Stephenson, Leesha Middleton e Madison e a obra se torna uma deliciosa aventura, totalmente inesquecível.
Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um ótimo trabalho. A capa combina com a capa dos livros anteriores e a revisão foi muito bem feita. Infelizmente, não há orelhas nas capas.
Gabrielle | @portrasdascapas 06/07/2016minha estante
A impressão que eu tive ao iniciar a leitura foi que não houve planejamento da autora, pois nada sobre os savants ou as sombras ou o monte dos espinheiros foi comentado nos livros anteriores. Mas a história é muito boa, resta saber quando será lançado pela Farol o próximo...

Lina DC 07/07/2016minha estante
Oi Gabi.. Acho que o que causou estranheza foi realmente o fato de que quem acompanha a série nunca havia ouvido falar nesses termos, mas como o monte dos espinheiros é uma "exceção" ao que acontece nesse mundo e os protagonistas dos livros anteriores eram novatos no mundo da magia, eu meio que entendi porque não foi citado antes... Me pareceu mais um spin off do que uma continuação propriamente dita. Bjkas

Gabrielle | @portrasdascapas 07/07/2016minha estante
Verdade, pareceu um spin off mesmo. Eu gostei bastante, mas senti falta de um pouco mais dos antigos personagens. Estou curiosa para o próximo!