Ouse - Fazer o Bem, Se Divertir, Ganhar Dinheiro

Ouse - Fazer o Bem, Se Divertir, Ganhar Dinheiro Richard Branson

Resenhas - Ouse - Fazer o Bem, Se Divertir, Ganhar Dinheiro

Vitor Hugo 14/05/2018

Faltou aprofundamento...
Sabemos que o modelo capitalista está passando por mudanças na nossa sociedade. As pessoas estão ficando cada vez mais interessadas em causas sociais que defendam meio ambiente e pessoas com dificuldades diversas. É justamente essa visão que Richard trouxe no livro. As empresas estão mudando por bem ou mal. Muitas inclusive, viram queda na lucratividade e na retenção de talentos. Com essa mudança no mercado, o autor sugere que devemos praticar o chamado "capitalismo 24902", ou seja, ter mais responsabilidade social.
Apesar de parecer um livro muito interessante, senti que faltou mais detalhes sobre como empresas podem mudar e como trabalhar isso de maneira que esteja conectada ao core business do negócio. Faltou também um maior aprofundamento em cada caso citado. Por capítulo, são mostrados vários exemplos, mas alguns não chegam a dois parágrafos. Senti que muitas vezes, Branson estava querendo apresentar bem mais seus "amigos sociais" do que os projetos em si. Sem contar os poucos capítulos que deixa a leitura maçante.
Os melhores pontos do livro foram as histórias de quem conseguiu vencer empreendendo no continente africano, mesmo com tamanha burocracia, ditaduras e dificuldades estruturais mínimas e a luta contra doenças como AIDS e outras pragas que afetam as pessoas;