O tímido e as mulheres

O tímido e as mulheres Pepetela

Resenhas - O Tímido e As Mulheres

Andreia Santana 19/03/2024

Duas leituras da África Lusófona
Um livro de Angola e outro de Moçambique, dois países africanos lusófonos. Ou seja, que têm o português como idioma oficial. Fora a língua imposta em comum, esses países também compartilham as heranças malditas do colonialismo e, embora as histórias de Pepetela, o angolano, e de Aldino Muianga, o moçambicano, não sejam especificamente apenas sobre as mazelas criadas e legadas pelos portugueses nas paisagens e culturas africanas, elas aparecem, ora de forma direta, palpável; ora como resquício, sombra.

Pepetela, em suas obras, geralmente, fala da história contemporânea de Angola, do processo de independência, da guerra civil, da reconstrução do país.

Muianga, por sua vez, volta muito o seu olhar para as regiões rurais e os choques culturais entre as tradições ancestrais e patriarcais e a modernidade em Moçambique.

Os dois escritores, no entanto, embora foquem nas questões sociais – impossível não fazê-lo no contexto histórico de cada um desses países – querem cantar também uma outra África que não apenas aquela que foi drenada e extenuada por séculos de invasões e escravizações. Eles falam da África que sobreviveu e se reconfigura a partir do antes, durante e depois do processo de colonização.

Sem abrir mão do senso crítico, usando o humor e a ironia como ferramentas de reflexão, Pepetela e Muianga contam sobre as culturas de Angola e de Moçambique, os costumes, tradições redesenhadas, modernidades, orgulhos e sabedorias ancestrais que se juntam com as tecnologias e hábitos contemporâneos.

Os dois narram com maestria e um jeito todo próprio de contar histórias, como se cantassem – na cadência bastante africana -, das labutas do povo, da ostentação dos poderosos, da riqueza opulenta derivada do petróleo, da urbanização tardia e veloz, dos anseios da juventude, dos amores e decepções, dos servidores públicos que tentam levar vantagem a partir de seus cargos, das multinacionais que se comportam, ainda, como os antigos colonos, angariando os melhores cargos sob a desculpa de que ‘ainda não há mão de obra qualificada’ nessas jovens nações que conquistaram suas independências no século XX, ambos nos anos 1970.

Viajar pelas páginas desses autores é encontrar similaridades também com o que o Brasil herdou tanto da África quanto de Portugal. Para um leitor brasileiro, determinados aspectos das culturas urbana – seja ela central ou periférica – e rural de Angola e de Moçambique é bastante familiar, está no nosso sangue, no DNA que atravessou o Atlântico.

Ler Pepetela e Muianga é fazer a travessia de volta e é sempre bom a gente olhar para todos os lugares de onde veio…

Sinopses:

O tímido e as mulheres – Romance que conta a história de Heitor, um jovem filho da classe média alta de Angola, escritor iniciante, de natureza tímida e retraída, que anda às voltas com uma desilusão amorosa e novas tentativas de conquista. Heitor é o que aqui no Brasil chamaríamos de ‘filhinho de papai’, privilegiado, superprotegido, com facilidades que não chegam ainda a todos os angolanos. E ele tem consciência disso, embora como boa parte dos jovens de sua geração, não consiga sair da barra da saia da mãe. Ao mesmo tempo em que vai narrando as conquistas e decepções de Heitor, o quase triângulo amoroso com a radialista Marisa, casada com o brilhante professor Lucrécio, um homem amargurado pela condição de cadeirante, o livro descortina a Angola contemporânea, as diferenças sociais, o avanço da especulação imobiliária em Luanda, o choque entre os da ‘cidade’ e os que vivem nas periferias do progresso.

A noiva de Kebera – Livro de contos que reúne seis histórias protagonizadas por trabalhadores pobres, mulheres, idosos, crianças e outros marginalizados e desfavorecidos. O conto que dá nome ao livro é uma preciosidade que questiona as tradições patriarcais e foi inspirado em um caso real acompanhado pelo autor, que também é médico. Na história, Ma-Miriam, noiva do guerreiro Kebera, fica viúva e, em honra do morto, a família dele a convence de que ela jamais deverá se envolver com outro homem, guardando fidelidade eterna ao morto. Outro conto comovente do livro é Dois muda quatro ganha, que narra uma partida de futebol entre a meninada pobre de um bairro periférico de Maputo. O autor vai entrelaçando a narração do jogo no campo de várzea com fatos ocorridos na vizinhança, todos pontuados por violência e tragédias.

Fichas Técnicas:

O tímido e as mulheres
Autor: Pepetela
Editora: Don Quixote/Leya,
293 páginas
R$ 29,90 (livro fisico, Amazon), e-book disponível para assinantes do Kindle Unlimited (assinatura custa R$ 19,90 por mês) ou e-book para ler de graça, via empréstimo, no @biblion.app

A noiva de Kebera
Autor: Aldino Muianga
Ilustrador: Dan Arsky
Editora: Kapulana, 2016
160 páginas
R$ 34,18 (livro físico, Amazon), R$ 27,90 (e-book Kindle) ou e-book para ler de graça, via empréstimo, no @biblion.app

*****************

*Livros lidos para o desafio #50livrosate50anos, uma brincadeira que criei para comemorar meu aniversário. Em abril de 2024 eu faço 50 anos. A ideia é ler 50 livros até lá e, se possível, resenhar ou fazer algum breve comentário aqui no Skoob e no Instagram, sobre cada um deles. O tímido e as mulheres e A noiva de Kebera são, respectivamente, os livros 25 e 26 do desafio. No total, até agora, 31 já foram lidos, tem outros 19 na fila de leitura e cinco dos lidos aguardam postagem.

*Texto replicado na página do livro A noiva de Kebera

site: https://mardehistorias.wordpress.com/

Carol 06/08/2021

Primeira experiência
Conhecer novos autores é sempre bom e Pepetela me encantou logo na primeira experiência. Sua prosa é ritimada, quase um poema. Leitura fluida e uma excelente experiência.

Leticia Garozi 30/06/2021

O livro começa enfadonho e pouco interessante, com foco em um romance entre platônico e erótico, no mínimo esquisito.
Fiquei me questionando, será isso Pepetela? E a resposta é não.
O autor usa-se os personagens envolvidos no romance, acompanhado suas realidades, para denunciar as mazelas que afligem a sociedade angolana, passando por corrupção, machismo, falta de organização e estrutura urbana, exploração da nação por parte dos países ricos, abandono das baixas camadas às milícias e outras formas de criminalidade.
A partir do momento em que se ultrapassa a parte romântica inicial, o livro se torna incrível e muito bem estruturado.

Arca Literária 22/07/2014

O Tímido e As Mulheres
Por: Andreza Moura

Sinopse: Luanda nos dias de hoje. Acompanhamos Heitor, um escritor em início de carreira, o tímido. Ouvimos a quente voz de Marisa, responsável por um programa de rádio de grande audiência, que a todos encanta e seduz. Conhecemos Lucrécio, seu marido, uma mente brilhante aprisionada numa cadeira de rodas. É este o trio que une as diversas histórias e personagens deste romance. Além dele, encontramos ainda os amigos de Heitor, o Senhor do Dia 13 e os habitantes da periferia de Luanda- a grande família de Dona Luzitu e, em especial, a bela Orquídea, outra das poderosas mulheres que habitam este livro. Todos eles nos conduzem por uma cidade que fervilha e cresce a um ritmo alucinante, onde os homens se apaixonam, sonham e se desesperam, procuram novos caminhos, novas formas de vida e novas soluções. Com a sua habitual maestria, Pepetela volta a surpreender com este romance, desenhando uma paisagem imparcial e objetiva da atual sociedade angolana, fruto de muitas mutações culturais e políticas derivadas da sua história recente.

***

Meu interesse por este livro se deu pelo fato do autor ser angolano. Queria ler algo que trouxesse uma leitura de mundo diferente. Estava um tanto saturada da visão de mundo norte americana que está inundando o mercado literário no Brasil ultimamente. E o que tenho a dizer sobre ele é que correspondeu as minhas expectativas.

A trama é narrada em terceira pessoa e nos conta a história de Heitor, um jovem nascido no berço da elite de Luanda. Apesar de formado em História, Heitor não tem pretensões de seguir a carreira e depois de uma decepção amorosa decide se dedicar ao sonho de ser escritor. Nessa nova empreitada o protagonista deixa para trás uma realidade urbana de seu mundo elitista, se isolando no subúrbio de Luanda. E é lá que tem princípio as mudanças de sua vida. No trato com a vizinhança Heitor passa a conhecer uma realidade bem diferente da que vivia em seu apartamento no centro da cidade e também conhece Marisa, uma jornalista radialista, mulher linda, inteligente e bastante atirada, porém casada. A mesma está interessada em conhecer o livro de Heitor e lhe é apresentada por seu amigo Antunes (um dos muitos personagens envolvidos na trama) Lucrécio seu marido, um homem cadeirante altamente instruído e de grande capacidade intelectual vive uma vida tranquila e de cumplicidade com Marisa, por quem é apaixonado e carrega uma grande admiração. Tem-se ai o triângulo amoroso por onde se desenrola a trama. Mas não se iluda, não há clichês nessa relação. O autor tem uma escrita leve, fácil e bem humorada. Expõe uma rede de relações a qual vai agregando personagens bem construídos e elaborados. Se dedica a apresentá-los, a nos deixar a par de suas personalidades, motivações e desilusões. A narrativa não é contínua, por vezes alterna capítulos sobre seus variados personagens, o que nos deixa curiosos para saber os desfechos das histórias que se entrelaçam.

Pepetela nos apresenta uma sociedade onde coabitam os maiores contrastes e em diversas situações identificamos semelhanças com as vivencias de nosso país. A narrativa é recheada de palavras próprias do vocabulário angolano, (o livro traz um glossário ao final) e de ocasiões cotidianas que nos dá uma ideia bastante clara da cultura local.

Adorei a leitura. É um livro para ser apreciado sem pressa pela riqueza de detalhes que carrega em cada linha. Infelizmente tirei meia estrela, pois achei que o autor se apressou no desenrolar da situação problema que poria fim ao entrelaçamento das várias histórias que acompanhamos durante todo o livro e daria desfecho a todas elas.

Resenha de Andreza Moura, resenhista do Arca Literária e do blog Café com Letras

site: www.arcaliteraria.com.br