E o Vento Levou

E o Vento Levou Margaret Mitchell

Resenhas - E o Vento Levou

Adriana791 14/04/2024

Scarlett O'Hara é muito polêmica!

O livro é tão bem escrito que nos deixa querendo matá-la muitas vezes e, ao mesmo tempo, torcer muito por ela.

Ela é uma força da natureza! É arrogante e egoísta, mas é uma das heroínas mais admiráveis da história da literatura. Ela quebra muitas barreiras, supera obstáculos e realiza muitas coisas que mulheres em geral não conseguiriam realizar em sua época. Claro, que com ética duvidosa muitas vezes, mas comportamento que talvez não fosse tão condenado em um homem nas mesmas situações.

Enfim, polêmica. Odiada e amada na mesma proporção.

Mas, acho que ela aprendeu no final das contas.

O livro é sensacional, leitura viciante.

Mesmo com todos os problemas quanto ao racismo, entendo que seja um problema estrutural da época e região onde foi escrito.

Recomendo ler esse, O sol é para todos e As vinhas da ira. Os três têm muito da história americana e da evolução pós escravidão.

E o vento levou... fez parte da minha história. Assisti ao filme várias vezes na infância e era uma coisa minha e da minha mãe. Li aos quinze anos e agora foi uma releitura que valeu muito a pena!

É um dos meus preferidos da vida!

Então, é claro que recomendo!

Maria Clara 04/04/2024

E o vento levou o amor.
Uma obra que merece ser um clássico. Todavia, houve questões que me incomodaram, como a desumanização fos negros. Eu sei que a escravização deixou marcas, porém desmoralizar, colocar eles como vilões, é algo que eu acho muito errado.

A autora que fazia filantropia em bairros carentes de Atlanta, ajudando famílias negras, poderia diminuir esse ódio todo e essa visão preconceituosa dos negros.

Os personagens são bem construídos e humanos, a única personagem que merece o título de uma pessoa boa e do bem, é Melanie Wilkes. Bem, me aperfeiçoe bastante com Scarlet O'hara, não concordo com todas as suas atitudes, porém, foi uma mulher forte, inteligente e por conta do patriarcalismo, foi julgada e quase condenada por Atlanta.

Vejo as pessoas exaltarem muito Rhet Buttler, entretanto, não gostei tanto dele assim, para mim Rhet teria como resolver as coisas com Scarlet, mas, preferiu desistir e se entregar a sua canalhice.

Fiquei triste que Scarlet e Rhet não deram certo, mas, pensando melhor, acho que foi o melhor final. Não tem como Scarlet e Rhet ficarem junto e terem um final feliz. Não com a sombra de Ashley pairando sobre eles.

Para mim, os melhores personagens foram Scarlet O'hara e Melanie Wilkes, a força e o protagonismo feminino que ambas tiveram são as melhores partes do livro.

Débora Cona 28/03/2024

E o vento levou
SENSACIONAL!! História perfeita, riquíssima, retrata tantos momentos históricos importantes!! Ao mesmo tempo que é tão triste ver o amadurecimento tardio da Scarlett. Mas sem dúvida, incrível!!!

Luadmn 11/03/2024

Um livro triste, mas profundamente real. Um livro que trata da vida como ela é cheia de lutas, insensibilidades, dificuldades, teimosias, guerras, tristeza, luto, alegrias, nascimentos, amores, egoísmos...

Foi um livro que me prendeu do início ao fim. Me fez rir (poucas vezes haha), me fez chorar e me fez refletir. Termino essa leitura com a certeza de que posso ser uma pessoa mais bondosa, agradável, amorosa e boa para aqueles que me cercam.

Melly sem dúvidas passou de uma personagem aleatória e fraca dos primeiros capítulos para uma das minhas personagens favoritas da literatura. A doçura, bondade, compostura, amor e lealdade dela me inspiram profundamente.

Scarlett fez aquilo que podia com quem era e o que tinha. Desde o início se percebe que ela não é uma pessoa boa e fácil, mas ela é firme, corajosa e cuida daqueles que ama (por mais que os machuque em igual medida). Ela cresceu muito, e sinto que apenas amadureceu no final. Mas como eu disse, é um livro que retrata a vida tal como ela é, e portanto, esse amadurecimento tardio da Scarlett condiz muito mais com a realidade que vemos todos os dias.

Sem dúvida um livro espetacular que vale a leitura e a posterior reflexão sobre as impressões que deixamos nas pessoas. Pois, no fim das contas, o que temos são pessoas. As posses e coisas vêm e vão, mas as pessoas que nos amam são aquelas que permanecem.

Débora Cona 02/03/2024

E o vento levou
Maravilhoso!!! Achei que poderia ser meio monótono, mas em momento nenhum isso aconteceu. A história realmente é perfeita. E adorei o fato do filme ser tão fiel em mínimos detalhes. Bora pro volume II.

Alanne 28/02/2024

Doce Scarlet
A doce Scarlet com dificuldades em atender o seu coração, forçada pelas circunstâncias a seguir um caminho diferente do que esperava para seu futuro. Um amor não correspondido e sofrimentos familiares.

Tacia7 27/02/2024

Maturidade para lê-lo!
Eu coloquei esse título na minha resenha, "Maturidade para lê-lo", pois para mim isso se resume a conclusão que tive ao terminar a leitura de "E o vento levou..." , de Margareth Mitchell. Antes, fiz a leitura da série Liga Extraordinária, de Alyssa Cole e da série Mulheres Pioneiras de Beverly Jenkins. Em a Liga da Liberdade vemos o contexto histórico antes da Guerra de Secessão, e em Mulheres Pioneiras vemos o depois da Gerra de Secessão. Essas duas séries, sendo contadas por vozes negras que me inspiraram de tal forma que me fez ter tanto orgulho da minha raça e compreender que quando lutamos, estamos buscando por um futuro mais digno e igualitário para todos. Com isso, já tendo o livro " E o vento levou..., na minha estante, senti-me induzida a lê-lo. Pretendia lê-lo em algum momento, mas tinha outras leituras na frente. Comprei-o, por toda uma polêmica que estava havendo sobre o enredo do livro, que ainda há, tanto do livro ou a adaptação para filme deveriam ser ou não censurados. Confesso, que na minha infância, os personagens de Scarllett e Rhert encantaram o meu imaginário infantil. Mas à medida que fui crescendo, vivenciando o racismo em minha vida, o filme começou a me incomodar. Quando surgiu a polêmica, resolvi comprá-lo. Antes quero deixar claro a minha tristeza em relação alguns vídeos sobre as resenhas desse livro, dos quais assisti. Pois para mim, passaram o pano feio ou realmente não entenderam o quanto esse livro precisa ser bem orientado para não ser mal interpretado. Não é à toa que Margareth Mitchell só escreveu esse livro em toda a sua vida. Ela quis contar a versão do Sul e se satisfez. Ela tinha que ser a voz diante das injustiças que o povo do sul dos Estados Unidos achava que precisava. Confesso, que em muitas passagens, eu me senti mal, não foi fácil ler o racismo tão palpável na narrativa. A visão de todos os personagens, até da "doce" Melly, de tanto ódio pelos "macacos negros", fez-me sofrer. Ler os personagens defenderem a criação da Ku Klux Klan e muito deles faziam parte, é muito forte e doloroso. Eu não sou a favor da censura. Até porque, precisamos conhecer a história como realmente foi. Mas tendo um bom discernimento para que possamos dizer, isso não pode se repetir na história. Jamais.
Quero salientar que a autora escreveu muito bem. O enredo está muito bem construído. Só estou dando 4 estrelas, porque é um livro que, olhos difusos, iriam fermentar o ódio e o terror aos negros.

LAvia511 24/02/2024

Enxergamos o que queremos ver
Ler este livro foi a melhor escolha que eu fiz na minha vida sem dúvidas, eu ri tantas vezes me empolguei tantas vezes de um nível de gritar e chorei muito também, são poucos livros que trazem sentimentos tão emocionantes assim e vividos, já nos primeiras 150 páginas se tornou meu livro preferido e eu tinha absoluta certeza disso, extremamente bem escrito e os personagens então nem se fala, tenho uma relação de amor e ódio com a Scarlett mas Rhett e Melly sou completamente apaixonada por esses personagens, tenho certeza que vou levar esta obra para o resto da minha vida.

Agnes 21/02/2024

Bah
Se brontë fosse do uruguai? livro prolixo, enrolado e desconcertante. nao gostei, me sentia lutando contra uma guerra sem fim

Tamires Felix 02/02/2024

Encontrei o meu livro preferido!
Eu, felizmente, posso afirmar que já li ótimos livros e que de alguma maneira fui tocada por eles, mas nada se compara ao que senti ao ler "E o Vento Levou" e o que continuo sentindo após terminar a leitura. É como se apenas ter lido não fosse o suficiente...
Já pensei em qual resposta daria se me perguntassem: "qual é o seu livro favorito da vida?" Há 12 dias, certamente eu pensaria em alguns bons títulos para dar como resposta, porém agora só consigo pensar em um. Aliás, tenho a nítida certeza de que nunca mais conseguirei não pensar em Scarlett e Butler. Ela é o que de "melhor" (até onde conseguia) e o que de pior uma mulher pode ser. Inclusive, a autora disse: "... vá a escola aprender algo que fique em você. A força das mãos das mulheres não vale nada, mas o que elas têm na cabeça as levará até onde elas precisarem ir", Margaret Mitchell. Já ele, o capitão Butler, é muito mais do que sou capaz de colocar em palavras. Que personagem incrível! E tanto nele quanto em Scarlett houve momentos em que senti vontade de bater ou de dar um caloroso abraço.
Há passagens muito duras, questões de gênero, segregação racial, os horrores da guerra, o período de ?reconstrução?, a visão da sociedade, enfim tem tudo, absolutamente tudo que faz de ?E o Vento Levou? o grande clássico que é e com um poder de envolvimento arrebatador.

Vanessa 30/01/2024

Frustrada...
Scarlet não tinha nada além de uma força assombrosa. Porém a ruidade do seu coração e a dureza a fizeram trilhar caminhos tão tortuosos. O final foi frustrante

Horácio 30/01/2024

UM DOS MELHORES LIVROS QUE EU JÁ LI
Incrível, apenas!!!
Ler esse livro foi uma mistura de sentimentos gritante...
Confesso que fiquei com muito medo de ler, principalmente pelas críticas ao filmes, mas não me arrependo nada de ter me arriscado.