Inveja - O Inimigo Interior

Inveja - O Inimigo Interior Bob Sorge

Resenhas - Inveja - O Inimigo Interior

Kelly Oliveira Barbosa 19/08/2022

Inveja: O problema mais comum que ninguém tem
“Uma das coisas mais eficientes que podemos fazer para tratar da inveja é simplesmente admitir a sua presença.”

Que surpresa! Esse foi o meu primeiro contato com o Bob Sorge e embora precise ler pelo menos mais outro livro dele para compreender algumas coisas acerca do seu pensamento, foi um primeiro bom contato. O início desse livro é fabuloso: “Eu tenho um problema com a inveja – um grande problema com a inveja, porque qualquer problema com a inveja é um grande problema. A inveja corre tão profundamente nos orifícios da minha carne que provavelmente seja bem pior do que eu imagino.” Para mim não existe uma melhor maneira de escrever sobre um pecado como esse (a inveja), tão arraigado na natureza humana, do que admitir em primeiro lugar que esse não é um problema seu, nem do outro, mas NOSSO. O ser humano é invejoso e ponto.

Mas somente admitir isso e jogar essa triste verdade na nossa cara também não resolveria nada e não é o que Bob Sorge faz. Ele nos ajuda ver a inveja em nossos corações de uma forma que não há como se esconder ou negar, e logo depois, nos mostra o caminho prático à sombra da cruz para lidar com ela.

Há muitos ensinamentos maravilhosos nesse livro. Todos que convivem comigo me ouviram falar deles sem parar enquanto lia kkk. Pois, minha vontade é que todos tivessem acesso a esse conteúdo tão importante e necessário ao mesmo tempo que negligenciado, inclusive entre os cristãos. O tema da inveja é infelizmente um assunto tabu nas igrejas.

A propósito, o autor se delimitou a falar especificamente da inveja entre cristãos ou da inveja dentro da igreja, seguindo sempre nessa contextualização. Claro que seria bom se ele ampliasse o assunto a outros contextos também, mas na minha opinião um livro assim tem o seu lugar, pois como disse a inveja é um assunto tabu no meio cristão. Não que não se fale do assunto, já ouvi pregações sobre a inveja dos irmãos de José por exemplo uma dezena de vezes, mas nunca antes, e esse é o problema, tinha aprendido realmente o que é a inveja e como seus tentáculos são poderosos ou ao que ela pode nos levar a fazer – ou vir a sofrer de outras pessoas.

Como o apóstolo João disse: “…todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas…” (João 3:20). Quando a inveja não é tratada de forma direta e objetiva (na Luz) ela simplesmente fica oculta (nas trevas), e não há arrependimento, nem transformação, pelo contrário ela só vai crescendo e destruindo principalmente nossa preciosa comunhão. É necessário falarmos disso, admitirmos uns para os outros esse NOSSO problema com a inveja e procurar segundo o que a Palavra de Deus ensina, ter uma nova postura de vida – o que Bob Sorge também explora nesse livro com propriedade. Só assim seremos livres desse inimigo interior.

site: https://cafeebonslivros.home.blog/2022/08/05/inveja-o-inimigo-interior-de-bob-sorge-112-resenha/

Calebe87 03/07/2023

Inveja - Bob Sorge
Que livro riquíssimo. Faz você refletir sobre seus pensamentos e ações em relação a inveja. Muitos exemplos com contextos que as vezes passam desapercebidos ao nosso redor. Fácil leitura. Recomendo muito.

swcamz 08/08/2023

Cansativo
Enrolou muito e falou mais sobre a inveja do autor do que a inveja em si. Esse livro se ler os 2 primeiro capítulos e o último capítulo já dá para entender bem a mensagem dele já que metade do livro é só enrolação.

Gracy.Carlos 12/01/2024

Inveja
A inveja é a dor interior que sentimos com o sucesso de outra pessoa .
A inveja tem o poder de sabotar nosso próprio destino em Deus .Ela pode aparecer em nosso coração em suas fases iniciais,e também pode se desenvolver até a maturidade se nos recusarmos a lidar com ela .
Quando confessamos a inveja fica fácil a vitória ao nosso alcance .
A energia da inveja é gerada por um coração ambicioso.
Quando somos libertos da inveja , podemos servir ao senhor com um coração puro .
A inveja começa como uma muda de uma pequena semente,mas se não cuidada ela cresce e se transforma em uma árvore gigante .
O método mais comum que utiliza para revelar a inveja é quando abençoa ao seu próximo . Como seu coração fica?
Se não guardamos o nosso coração e verificarmos as reações carnais ,corremos risco de vida.
Todos nós precisamos lidar com a inveja daqueles que são promovidos sobre nós ,e com ambição quando somos promovidos pelos outros.

Thayane Oliveira 01/02/2024

Uma mensagem edificante
Bob Sorge vai no cerne do problema da inveja dentro da Igreja mostrando como ela está diretamente associada a nossa falta de identidade em Deus. Ele nos ajuda a ver em nós mesmo, as causas e consequências da inveja, por fim, sua solução. Vale muito a pena, o livro é curto, tem uma linguagem acessível e uma mensagem profunda. Somos constrangidos em Deus a mudar.