Polar - Come From The Cold

Polar - Come From The Cold Victor Santos

Resenhas - Polar - Come From The Cold

Fernando Lafaiete 05/02/2019

Polar: "As lendas nunca morrem!"
******************************NÃO contém spoiler****************************

Resenha postada no site: http://www.mundodasresenhas.com.br/

Crítica do filme (Original Netflix) disponível: http://www.mundodasresenhas.com.br/
________________________

Sangue, vingança, tiroteio e uma ambientação noir são os principais elementos de Polar, a série de HQs roteirizada e desenhada por Victor Santos. A mesma traz uma narrativa frenética, com traços quadrados, mais semelhantes com esboços do que com uma arte finalizada e é repleta de cenas dignas de uma boa história de ação, que dificilmente não irá agradar aos fãs do gênero.

O que podemos esperar quando um assassino de aluguel, o mais brutal de todos, passa a ser caçado pela empresa a qual trabalhava? Qual o motivo desta insana perseguição?

Black Kaiser, o protagonista, é o tipo de cara que não desejamos ter como inimigo. Sanguinário, estrategista e um alvo difícil de ser alcançado. Victor Santos cria um personagem que parece ser a mistura de vários outros já bastante conhecidos do público. O fato de ser praticamente inalcançável, me lembrou e muito, personagens como "O Corvo", protagonista do clássico de mesmo nome, escrito por James O'barr. Além de personagens como John Wick, Bryan Mills do espetacular "Busca Implacável" e Robert Mccall do fantástico "O Protetor", filme protagonizado por Denzel Washinton.

A narrativa conduzida pela sede de vingança, traz dúvidas ao leitor que passa a maior parte do tempo sem respostas. Na verdade, muitas nem sequer são entregues. "Polar: Come From The Cold", mostra a perseguição do personagem em busca de respostas. Mostra como pode ser perigoso quando a presa vira o predador.

Alguns traços e sequencias de ação são confusas. Muita coisa acontecendo ao mesmo tempo, o que me causou um certo incômodo. O passado do personagem é mostrado de maneira muito rasa, o que também me incomodou. Mas no geral, a HQ vale muito a pena!

As sequencias são ainda melhores, dando espaço para personagens femininas fortes, determinadas e tão sanguinárias quanto o personagem principal. Em "Polar: Eye for an Eye", mostra o que uma mulher é capaz de fazer quando o que mais deseja é vingança. Christy White, a personagem da vez, é fantasticamente bem construída. Protagoniza cenas de ação de tirar o fôlego e é certamente a personagem mais icônica da série de HQs, até o presente momento. O terceiro volume, "Polar: No Mercy for Sister Maria", é tão bom quanto. Junta os protagonistas já conhecidos em uma jornada louca, cheia de tiros para todo lado, onde somente os mais fortes sobreviverão. Ou não.

A colorização é praticamente nula. Tudo preto no branco, com alguns contrastes de vermelho. Algo incrivelmente semelhante com Sin City, o filme noir dirigido por Robert Rodriguez, Frank Miller e Quentin Tarantino e lançado em 2005. Polar possui poucos diálogos e muita ação. Se você piscar, perde algo. É uma série de HQs que não deixa espaço para discussão. Terminamos entendendo que...

"As lendas de fato nunca Morrem!"
___________________________
Sobre o autor (resumo):

Victor Santos nasceu em Valência em 1977. Já ilustrou e roteirizou diversos quadrinhos tanto na França quanto na Espanha. Nos Estados Unidos, ilustrou Demon Cleaner e Zombee escritas por Miles Gunter e Filthy Rich de Brian Azzarello, um dos primeiros títulos da linha crime da editora Vertigo da DC Comics. Ganhou 6 prêmios no Barcelona International Comic Converntion e 3 no Madrid Comics Convention.
Neto Pires 06/02/2019minha estante
Parece legal. Último HQ que li foi aquela da guerra eterna

Fernando Lafaiete 07/02/2019minha estante
Precisa ler mais HQs Neto. São leituras muitas vezes mais rápidas e tem algumas que são espetaculares demais que você não deveria deixar passar.