O Chamado Selvagem

O Chamado Selvagem Jack London

Resenhas - Chamado Selvagem

Lari 24/12/2023

Cativante e rápido
Foi uma das minhas primeiras leituras na pré-adolescência. O livro é de fácil compreensão e te instiga a continuar lendo, e quando você se coloca no lugar do protagonista (mesmo ele sendo um cão K), você consegue sentir seu sofrimento e felicidade nas pequenas ações. É um ótimo livro de aventura e também é bem curto, vale a pena ler :)

L. N. 19/07/2023

Um Animal Selvagem...
Qual criatura pode torturar a outra para benefício próprio até chegar ao seu esgotamento?O livro trás a simples resposta para esta pergunta... nós mesmos,os seres humanos.

almeidalewis 08/03/2023

Natureza selvagem
Buck um cão domesticado é sequestrado do seu lá e vai conviver com outros cães no serviço de puxar trenós ( coisa q ele nunca foi acostumado ) em meio a sua jornada os seus instintos mais primitivos vão sobressaindo em detrimento da sua natureza doméstica, se não for assim será difícil para ele sobreviver. Realiza uma linda amizade muito bonita e leal no decorrer da história.

Gostei muito da leitura e quem gosta muito de cães e não suporta maus tratos vai ficar muito sensível ou talvez não suporte essas partes.

Alexsandro G. Almeida 08/03/23

Clarissa 12/02/2023

Mágico
Essa história causa em mim uma urgência de liberdade difícil de explicar. Não é só a trajetória do personagem principal, mas uma viagem ao encontro do que ele é de verdade, e o que ele é de verdade me comove e me instiga de uma maneira profunda. Discordo que seja infantojuvenil, acho que só depois de alguma vivência é possível apreciar esse livro por completo.

bernardobdasilva 18/08/2022

nao sei o que dizer
houve muitos momentos em que eu morri de tédio, mesmo sendo um livro pequeno e rápido, talvez nao foi o momento certo mas a leitura não me prendeu e pode ser que minha espectativa estava maior, entretanto, eu amei a escrita e a forma como ele descreve os sentimentos e tudo ao redor, mas não foi um livro que vai me deixar marcado ou algo do tipo...

A_Peregrina 16/06/2022

Inimaginável
Quando você, querido leitor, quiser se aventurar pelo sórdido caminho da escrita e se perguntar se o seu objeto de escrita é suficiente para fazer dele uma história, eu lhe indico esse livro.

Me surpreendi, quando notei que o protagonista era filho de um São Bernardo, ao qual herdou o tamanho e o peso; com uma Pastora Escocesa, de onde provinham os densos pelos e forma. Isso mesmo, um cão. Um cão cuja vida foi rodar o país, desde a calmaria do Sul, até às incansáveis batalhas e algozes que teve de enfrentar no Norte, até alcançar o seu chamado.

Jack London em curtas páginas transmite toda a sensação de lealdade, agonia e ancestralidade que a a espécie canina possui. Com textos objetivos, mas ao mesmo tempo detalhados, conseguiu transmitir o temor, a fome e a urgência que Buck enfrentou durante sua vida. E que vida.

Além disso, foi uma ótima iniciativa da Rocco publicar os livros com adaptações de Clarice. Sou suspeita, amo essa mulher do fundo da alma, mas esse livro ficou com um toque tão ? ... Inexplicável.
Essa nota foi por ter me lembrado de coisas ruins que aconteceram com cães, e isso me deixou triste além do normal.

No fim, a citação que é de praxe que eu faça ao resenhar um livro:
" Conseguira abater o homem, a mais nobre das caças. [...] Compreendeu então que a superioridade do homem provinha exclusivamente das armas que usavam e que somente quando as usavam, era temerário enfrentá-los."

Maressa 29/05/2022

Li esse livro pela primeira vez na biblioteca da escola em 2018, era uma edição tão antiga que até a tradução do título era diferente, mas logo de cara eu me apaixonei pela história do Buck e a sua trajetória.

Sabe aqueles livros confortos? Esse é um dos meus. A escrita fluída, detalhada mas sem enrolação, o autor consegue transmitir os sentimentos de um CACHORRO e você se sente na pele dele. Quanto mais você se aprofunda no livro mais você consegue sentir o chamado.

Amo e recomendo sem medo!

Ick 28/11/2021

Recomendo
Sou um pouco suspeito ao dar opinião sobre obras com lobos ou cachorros, sou completamente fascinado pela natureza desses animais, e este livro é simplesmente um retrato desta natureza, desse vínculo dos nossos antepassados deixados em nosso DNA.
Essa difícil e incrível jornada de Buck, angustiante e ao mesmo tempo libertadora, é o verdadeiro encontro com você mesmo.

Kemi 16/09/2020

Muito sensível para quem gosta de cães
Sempre me emociono com livros que apresentam cachorros em sua narrativa. E me espanta muito como naquela época os cães eram tratados

Rosa â¡ 10/09/2020

Tocante...
O livro nos faz repensar sobre nossas próprias vidas. Tudo aquilo que nos acontece de ruim pode acabar nos libertando, nos fazendo evoluir ou pode acabar nos destruindo...

Aletheia (@almaletrada) 30/05/2020

Atenção! Conteúdo sensível pra quem ama animais!
Buck é um cão doméstico, acostumado à boa vida de um lar estável. De repente sua vida muda e ele passa a viver como nunca imaginou, inclusive sofrendo maus tratos absurdos. Essa é uma jornada de um cão, que forçadamente, busca um sentido para o que está vivendo e retorna às suas encanadoras origens!

Sandrics 29/11/2018

Buck, um cão que levava uma vida boa no sul da Califórnia, foi sequestrado e vendido para puxar trenós em uma região hostil no Canadá. Essa mudança drástica em sua vida lhe trouxe muitos desafios e sofrimentos mas também, ensinamentos a respeito da sobrevivência e de sua própria natureza animal.
Através do tempo que passou nesse trabalho, Buck ficou mais forte e hostil e acabou despertando dentro de si um instinto selvagem, transformando-se em uma lenda mística de força e selvageria.
🐺Trecho destacado: "Mas, além dessas visões perturbadoras, reminiscências de seu passado longínquo e primitivo, vinha das profundezas da floresta o estranho chamado, trazendo-lhe uma vaga e suave alegria, e despertando-lhe selvagens anseios e inquietações, cujo motivo desconhecia."
🐺 Opinião: o livro é de rápida leitura, porém, descreve diversas cenas de violência contra os animais que puxavam trenós naquela região. Aparentemente esses atos eram muito comuns na época, onde muitos animais morriam vencidos pelo cansaço. Então fica o aviso pra quem não consegue nem imaginar uma situação dessas. Mas fica a dica para quem gosta de ler clássicos.

Nana 02/08/2017

The Call of The Wild - Simplesmente maravilhoso!
Do ponto de vista histórico, é um livro rico de informações da época, então mesmo quem não gosta de animais, mas gosta de história, pode aproveitar. Mais uma vez, devido à época em que se passa, pode ser um pouco chocante o modo como os animais são tratados (eu, sinceramente, já esperava por isso). É possível ver claramente que o autor entende e admira os cães, como os animais implacáveis e habilidosos que são.
O rumo que a narrativa toma (e os fatos que ela aponta) são exatos para demonstrar a sintonia que as criaturas têm com a Mãe Natureza. Um livro inspirador de tirar o chapéu.

Thaysa 12/03/2015

Defensores de animais, fiquem longe!
As agressões sofridas por Buck são revoltantes! Já a inocência dele é encantadora.
Leia mais sobre ele no meu blog.

site: https://proseandocomumabibliophile.wordpress.com/2015/01/01/resenha-um-chamado-selvagem/