O Pensamento Vivo de Marx

O Pensamento Vivo de Marx José Geraldo Simões Jr.

Resenhas - O Pensamento Vivo de Marx

RielReis 08/07/2023

Uma boa introdução
Esse livro apresenta os principais conceitos, bem como a história de Marx e definições importantes. É um bom livro para consulta e para iniciar os estudos sobre o marxismo-leninismo.

Marcelo 19/04/2020

Assim como nos demais livros da série "O Pensamento Vivo", o objetivo aqui é introduzir o leitor de forma bastante simples e didática aos pensamento e vida de grandes personalidades da história da humanidade. No caso de Karl Marx, a extensão e complexidade da obra dificulta um maior aprofundamento em conceitos como, por exemplo, materialismo dialético e mais-valia. Ainda assim é um bom começo para quer quer tomar contato com este grande pensador.

Emanuel Jr. 27/05/2013

Panfleto Publicitário ou ainda, um desabafo meu.
O livro é dividido em um pequeno resumo da vida de Marx, escondendo algumas partes menos nobres, para não dizer nojentas de sua vida e passa para uma parte extremamente panfletária da figura de Marx.

Existe um capítulo com citações de outras figuras famosas sobre Marx, contudo apenas figuras que concordam plenamente com ele e o elogiam a ponto de levá-lo à canonização.

Lembrando que o livro é bem curto pois não não há muito de bom para falar sobre Marx e esse é o intuito do livro, em outro capítulo há citações do próprio autor sobre diversos temas, contudo houve o cuidado do organizador para que se publicasse apenas questões com alguma polemicidade e não ataques diretos como vários os que estão explícitos nas obras de Marx. Obviamente que se tratou de estratégia para não causar repulsa a Marx.

Enfim, o livro foi organizado por tietes de Marx e não traz nada de científico ou dialético, apenas mostra um Marx bom pai, bom amigo, que não ligava muito para dinheiro e que tinha em sua esposa uma fiel seguidora, mais nada.

Conclusão: se não compraram o livro não comprem. Se tem o livro e não leram, guardem para ter de exemplo de como a propaganda marxista funciona.

Cristiano 22/11/2013

Chapa branca,mas informativa.
Este livro tem como meta apresentar Marx através de uma linguagem simples e dinâmica. E isso consegue cumprir,pois a vida e obra dele estão resumidas de modo que permite ao leitor decidir se quer ou não se aprofundar em sua obra.

Tony 10/02/2016

O Início
O livro é bem sucinto sobre a obra e vida de Marx, mas para aqueles que não conhecem e desejam iniciar na leitura sobre o pensador, vale a pena ler, contudo não há nada de grandioso sobre o filosofo, meros trecho e opiniões.

Tony Marques

Onesko 31/05/2021

O Pensamento Vivo de Marx
Introdutório
Joga informações, pensamentos e curiosidades de Marx e não se aprofunda em nada. Vários temas e é nossa escolha pesquisar mais (ou não) depois.
Gostei das fotos e documentos que aparecem, deixa mais contextualizado.

Estefany 17/10/2023

Trechos
Há tempos eu queria ler algo sobre Marx e vi que tinha esse livro e então pensei: "Por que não?". Comecei a lê-lo em uma segunda-feira e terminei no dia seguinte só porque eu tinha mais o que fazer, do contrário teria terminado na segunda-feira mesmo. É bem rápido e as letras são grandes.

Não estou com ele em mãos, mas lembro-me que ele dá um panorama bem geral e superficial sobre quem foi Marx: sua vida, sua obra, seu amigo Engels, seus principais pensamentos etc.

É um bom início para quem não tem a menor noção de quem foi o pai do marxismo.

Juliana 12/11/2020

Introdução ao pensamento de Marx
Livro interessante. Se você quer conhecer um pouquinho do que Marx escreveu eu recomendo. É bem introdutório ao assunto mas vale a pena.
Marx está mais atual que nunca!

luarapadilha 08/02/2024

Livro muito interessante para conhecer um pouco mais de Marx. Traz seus pensamentos "principais" de forma prática, como uma espécie de fichamento, muito fácil de ser buscado posteriormente. As imagens também são muito legais de se ver, legendadas para entender da história.