Vastas Emoções e Pensamentos Imperfeitos

Resenhas - Vastas emoções e pensamentos imperfeitos

1 | 2 | 3 | 4

Ana 03/01/2014

Livro preferido!
Este para mim é o livro mais importante que li. Eu li ele em uma fase muito difícil da minha vida, quando eu estava em depressão, me sentindo totalmente vazia e sozinha e ele foi o meu único "amigo", vamos dizer assim, ele me ajudou muito. Eu fiquei as férias inteiras lendo ele e uma coisa que eu gosto muito é o suspense que ele transmite, não só pela história em si que já é um total suspense mas porque o próprio autor ele faz várias citações, algumas vezes em outras línguas e ele não traduz e nem comenta de onde ele pegou estas citações, então você precisa ficar procurando porque a curiosidade é maior do que qualquer coisa. Este é o meu livro preferido, já emprestei para minha melhor amiga e se tornou o livro preferido dela, admito que é meio difícil de ler, é um livro adulto, mas que vale a pena.
PAULINHO VELOSO 22/08/2020minha estante
Estamos aqui, eu e minha esposa, conversando sobre o livro. Ela já o leu. Eu o quero ler. Parece ser, como vc disse, um livro delicioso, embora mais denso. Acho que irei gostar.

PAULINHO VELOSO 13/04/2021minha estante
Lido. Fantástico!

lais.barbini 22/05/2021

Continuando minha saga de Rubem Fonseca, reli Vastas Emoções e Pensamentos Imperfeitos. E novamente, acabo me apaixonando cada vez mais por Rubem. Esse romance é uma das obras mais cinematográficas do autor, e tem diversas referências à filmes e cineastas, como Hitchcock, universo esse que me interessa demais. O enredo é espetacular e viciante, e a narrativa é ágil. Eu amo o suspense com relação à personagem Ruth, que é revelado pelo protagonista ao decorrer do livro, eu amo as intrigas e os encontros e desencontros. E principalmente, eu amo o final cru e frenético, com uma tal trivialidade que deixa o leitor querendo mais. Afinal, a realidade é mesmo um aglomerado de vastas emoções e pensamentos imperfeitos.
Joao 22/05/2021minha estante
Nossa!! Não conheço esse livro mas Rubens Fonseca e Hitchcock no mesmo texto, já me interessa muito hehehe.

lais.barbini 22/05/2021minha estante
João, amooo haha

Joao 22/05/2021minha estante
Kkkkkkkkkkkk. Vou atrás desse livro pra ontem hahahah. Espero que tenha no Kindle

otxjunior 04/10/2020

Vastas Emoções e Pensamentos Imperfeitos, Rubem Fonseca
Já é difícil gravar nomes em romance russo! Mas quando o protagonista, este inominado, é obcecado por um escritor soviético e pretende adaptar sua obra para o cinema, acompanhar trechos de seu primeiro esboço do roteiro torna-se um desafio. Ou para citar o livro, “puta que pariu, como diria Vitiagaichenko”!
Esse humor erudito percorre vasta e imperfeitamente o livro em toda sua extensão. Rubem Fonseca, prova que é um autor lido, aqui no sentido de que lê, muito, com suas referências de arte e história nesta falsa trama policial que envolve literatura russa, política soviética, tráfico internacional de pedras preciosas, desfiles de carnaval carioca, religião, cinema e sexo, não necessariamente nesta ordem.
O narrador, quase que de cinema noir, apesar da imagem do forasteiro sem nome que chega a cavalo numa cidade onde ninguém o conhece clássica do cinema de western, é assombrado por sonhos, ironicamente não imagéticos, que justificam o poético título. A narrativa chega a ser absurda a ponto de questionarmos o que é sonho e o que é realidade a todo momento, ou se tudo é fantasia. Afinal são muitos os personagens, em sua maioria mulheres, que cruzam o caminho do cineasta cujas histórias dão um filme. O conjunto delas, no entanto, é infilmável. Como Fonseca destaca, são reservadas apenas a literatura as possibilidades infinitas e de baixo custo de expressar o maior épico.
E Vastas Emoções e Pensamentos Imperfeitos tem escala épica. Alternando do Rio a Berlim ainda murada e o interior mineiro, a busca por um raro manuscrito faz refletir sobre o valor do homem e da obra. Separar este daquele não parece politicamente correto em 2020, mas Fonseca parece indicar sua opinião nas palavras de seu herói, “não me importava saber que Gauguin era pedófilo, meu interesse era descobrir como conseguia a luz e a cor das suas telas”. Por outro lado, o romance parece contemporâneo ao trazer cineastas trabalhando para TV, por exemplo, ou ao abordar canais de comunicação e a força política da bancada evangélica no Brasil.
Se nada mais, vai dar vontade de ler Isaac Bábel.

André Vedder 09/06/2020minha estante
Rubem Fonseca ??

Iagne 30/05/2020

Vastas Emoções e Pensamentos Imperfeitos (Rubem Fonseca)
Nono livro de Rubem Fonseca, quarto Romance. Nesse livro da para entender o motivo pelo qual em suas descrições sempre aparece o termo "cineasta frustado", pois mostra seu grande conhecimento sobre cinema, deixando uma grande curiosidade de como ele produziria filmes com 'Guerra Santa' e 'A cavalaria vermelha' citados no livro. O livro em si tem uma história alucinante, que coloca o protagonista, um diretor de cinema brasileiro (cujo o nome não é revelado em todo o livro), nas mais diversas situações, como se fossem situações tiradas dos muitos filmes que o protagonista já viu, deixando a narrativa com vários comentários do protagonista, como se tivesse dirigindo um filme sobre sua própria vida, uma ótima ferramenta que Rubem Fonseca usou para analisar conceitos do cinema em um livro de romance.

Alê 20/09/2021

Livro preferido, de tempos em tempos releio. A leitura é rápida, tem um suspense muito agradável e várias reflexões necessárias em uma história leve, mas muito instigante.

Alexandre.Cozzolino 07/08/2022

Superou expectativas
Esse é um livro que estava aqui na estante do meu pai e que eu não fazia ideia do seu conteúdo, simplesmente comecei a lê-lo. Devo dizer que todas as vezes que o lia, a vontade era de ter mais tempo para continuar a leitura.
Um livro cheio de suspense, que você irá desejar ler sem parar, para entender até onde o protagonista irá para desvendar os mistérios que se iniciaram subitamente em sua vida!

PAULINHO VELOSO 13/04/2021

Um filme livrado
Rubem Fonseca é conhecido pela concisão, rapidez, acidez. Tudo isto está neste romance. Há história de amor? Há suspense? Há um final surpreendende? Sim, todos os ingredientes de um bom filme estão neste livro. Mas, imagine aqueles filmes que te levam a pensar...
Cuidado! Você pode ser levado a fazer algumas pesquisas extras sobre personagens e sobre países que não existem mais.

Grande Rubem Fonseca!

José 30/04/2014

Pelo mito que é o Rubem Fonseca esperava mais...Li até o fim porque não sou de desistir de um livro...Me parece que o autor quis mostrar o quanto ele entende de cinema, literatura russa, pedras, etc...
Victor.Maia 02/09/2017minha estante
Senti o mesmo. Eu gosto de outros romances do Rubem Fonseca, mas esse foi um dos livros mais chatos que já li. Terminei apenas por desencargo e um pouco contragosto. Acho que fica bem curioso no final, mas não salva. Acho que o que me incomodou mais foi a pretensão. Li também recentemente 'Deste mundo prostituto só amores guardei ao meu charuto' que é mil vezes menos pretensioso que o 'vastas emoções' e por isso, e outras coisas, me divertiu e agradou mais.

Arruda 23/05/2021

Minhas expectativas não foram alcançadas, pois eram altas. Histórias que se entrelaçam mas não empolgam.

Ptah 01/12/2009

Bizarro e Maravilhoso
Me lembro até hoje a sensação de quando terminei esse livro. Um misto de euforia e extase. Trata-se de uma história frenética, que faz com que você não queira abandonar o livro, nem quando ele termina.

Peleteiro 21/03/2020

Magistral, como sempre
Em Vastas emoções e pensamentos imperfeitos o maior escritor brasileiro, mais uma vez, traz uma narrativa magistral e envolvente, no mais genuíno tom brasileiro. O amadorismo investigativo, o jeitinho para tudo, a malandragem e o caos urbano, como sempre, são muito bem retratados pelo autor, que aproveita este trabalho para discorrer sobre a arte do cinema, e presentear o leitor com bons momentos.

1 | 2 | 3 | 4