Batman: Xamã

Batman: Xamã Denny O’Neil...

Resenhas - Batman - Xamã

dandy 03/11/2021

Pelo que entendi Batman: Xamã é meio que a continuação de Batman ano 1
O que faz bastante sentido quando você lê e entende do pq de algumas coisas vale muito apena ler!

Paulo 11/08/2021

Sequência direta de Batman: Ano um
Xamã é um arco de história do Homem-Morcego composto de 5 edições, escrito por Dennis O’nei e desenhado por Edward Hannican. A obra relata uma missão de Bruce Wayne no Alasca em busca de um criminoso no meio de uma tempestade de neve (o que convenhamos é uma péssima ideia) acontece algo imprevisto e a missão fracassa. Perdido no meio do gelo, sem agasalho e a beira da morte nosso herói é salvo por uma tribo de índios, que atribui a sua cura a um ritual realizado por um xamã. Cético, mas fascinado com toda a mitologia sobre o ritual, Bruce envia uma expedição para explorar e conhecer melhor aquela tribo isolada e mostra-la ao mundo. Contudo esse ato imprudente de Bruce dar início a uma trama policial onde três pessoas são assassinada, um museu é assaltado e um atentado contra sua própria vida é realizado. O que esse três acontecimentos tem em comum e qual a ligação entre eles?

Achei muito interessante como foi arquitetado toda a estrutura da história, nada na trama é colocado de forma gratuita, e como num bom romance policial ao final da narrativa descobrimos quem é o assassino por trás das mortes, a ligação entre os mistérios dentro por trás do enredo e a conclusão do caso. Eu me diverti muito com a leitura dessa HQ, principalmente com os diálogos entre o Alfred e o seu patrão. Como acontece com a maioria das história de super heróis existe alguns exageros e furos no roteiro, mas não é nada que estrague a experiência do leitor que no final de tudo só quer apenas se divertir, rs. Eu termino essa resenha recomendando a revista principalmente para quem é fã do Homem-Morcego e de preferência ler ela após Batman: Ano Um que faz um link direto com esse quadrinho, pois complementa e acrescenta mais detalhes sobre a origem do personagem.

RenanDuarte 08/06/2021

Um outro lado da origem do Homem-Morcego
Essa história é um complemento da origem do Batman (junto com Batman Ano Um) e achei ela ótima, até mais interesante por contar um lado mais obscuro e místico do nascimento do Homem-Morcego. Para mim ela tem tudo que se espera de uma boa história do Batman: mistério, investigação, ação, boa arte, bons diálogos (Alfred no seu melhor humor sarcástico) e um ótimo enredo. Deu vontade de ver algo assim adaptado para os cinemas, seria massa.

isaak_gd5 25/01/2023

Adorei a história do morcego que é contada no início, a ligação que ela tem com o desenvolvimento, a investigação foi incrível e o raciocínio todo, então?

Mas a minha parte favorita foi o confronto final com o líder do culto, tudo o que ele preparou para chegar no momento final, e como se desenrolou. Achei meio confuso, mas não estragou a experiência ?.

Luh 03/03/2022

Excelente
Ótima leitura pós Batman Ano Um. Muito interessante vê o Batman no seu início de jornada, Descobrindo seu propósito. Se tornando a máscara

Daniel Muniz 28/11/2021

Xamã
Pra mim, essa é uma das melhores histórias de origem do Batman. Li quando criança, e ler agora, depois de 30 anos, me trouxe um sentimento de nostalgia. A história em si é fantástica, tem suspense, tem perseguições, tem mistério, tem a relação com a espiritualidade, enfim, tem tudo que os fãs de Batman adoram. Eu recomendo fortemente para quem é fã?

Joao.Paulo 15/02/2021

Batman xamã
Esse título é um complemento do ano um, mostra todo início de Batman como ele está se preparando para combater o crime.

Henry 15/02/2023

Continuando Ano Um
"Batman Xamã" nada mais é do que uma continuação de Batman Ano Um, escrito por Frank Miller.

Nessa HQ, aborda-se um pouco sobre as crenças indígenas de uma tribo com costumes peculiares e teoriza sobre a influência do morcego sobre os inimigos, pois, de acordo com a história, o medo é uma da fraquezas da psicopatia.

Confesso que eu esperava mais. Não é uma história empolgante. Ela tem seu mérito, mas não me cativou.

Recomendo para melhor entendimento da psicologia através da fantasia de homem morcego e os efeitos mentais sobre seus inimigos.

Maria.Fernanda 10/12/2021

"Torne-se a máscara"
A história contada ao Bruce sobre o morcego... e a forma como eles relacionam ela com Gotham, é simplesmente incrível... "E levou até o ninho de abutres".
Essa HQ é como um complemento de Ano Um, o Bruce estava no início de sua jornada como o morcego e recebe a confirmação que o Batman precisava para continuar o seu trabalho, como ele percebe que foi marcado para isso.

aku. 19/09/2021

O Homem-Morcego
Recentemente comecei a ler as HQs do Batman em uma ordem mais "cronológica" com os principais arcos e acontecimentos na história do morcego. Batman shaman é uma versão mais mística do herói, tendo mistério, suspense, investigação e o conflito final. Uma boa história, apesar de não ser uma das minhas favoritas, entretanto estabelece alguns patamares do Batman como é hoje

Rafael.GLima 29/12/2020

Essencial para quem acompanha Wayne/Batman.
Incrível todo o roteiro do Sr Dennis O'Neill, a arte muito bonita do Edward com John, as cores fundamentais para essa obra de Richmond. Para mim uma das melhores obras se tratando do Batman. A primeira missão do Bruce, muito empolgante. Indico com certeza.

Lorrany 06/03/2021

Já tinha lido essa HQ uma vez, mas não me lembrava de nada da história. Estou acompanhando um guia de leitura do Batman e esse é o segundo quadrinho da lista, complemento para "Ano Um". Gostei bastante da história, dos elementos místicos e das cenas de luta, mas gostaria de saber se os indígenas americanos foram estereotipados ou não, infelizmente más representações eram comuns na época do lançamento dessa HQ. Comparada a outras histórias do homem-morcego que já li, não diria que esta seja essencial para conhecê-lo melhor, mas é uma leitura agradável.
Vinícius Alves 06/03/2021minha estante
Onde consigo esse guia, Lorrany? Depois do Ano Um eu já pularia pro O longo dia das bruxas, embora eu tenha lido ao contrário haah

Lorrany 07/03/2021minha estante
olá, Vinícius, estou usando esse aqui de referência, é para iniciantes mas tem muitas hqs que não li ainda: https://ovicio.com.br/guia-de-leitura-7-batman/

Nerd Geek Feeli 20/08/2014

Quando O Homem Morcego Ganhou Suas Asas
Como o texto presente em sua contracapa deixa bem claro, Batman: Xamã é outra daquelas histórias que complementam Ano Um, a clássica reformulação da origem do vigilante de Gotham concebida por Frank Miller e David Mazzucchelli. Nela acompanhamos o herói em início de carreira envolvido numa investigação sobre um assassino ligado a uma seita de fanáticos religiosos que realizam sacrifícios humanos em Gotham City, enquanto ainda está aperfeiçoando suas técnicas e métodos de combater o crime.

Dennis O’Neil é um dos grandes responsáveis por restaurar o Batman às suas origens mais sombrias e investigativas, e talvez um dos autores que mais profundamente conhece o herói e seu mundo. Tanto é que ele foi um dos primeiros que buscou integrar sua história à de Ano Um. As obras de O’Neil e Miller conversam entre si a todo momento em Xamã. É uma ótima experiência ler ambas na sequência, assim como O Longo Dia das Bruxas e Vitória Sombria (ambas da dupla Jeph Loeb e Tim Sale, das quais falamos aqui e aqui) e Ano Dois (da dupla Mike W. Barr e Alan Davis, que serviu de inspiração para o longa de animação Batman: Máscara do Fantasma, de 1993).

[...]

O mistério que O’Neil constrói ao longo da narrativa é bem intrincado, e do tipo que exige um bocado da atenção do leitor. Pistas visuais são espalhadas, muitas vezes sem que percebamos numa primeira leitura, e revelam-se relevantes para solucionar os mistérios mais adiante. Com isto o autor explorou muito das capacidades de investigação, disfarce e espionagem do Batman, que aqui conta com métodos bem mais tradicionais, e é menos dependente de altas tecnologias, como vem ocorrendo nas histórias atuais. É tudo bem mais “pé no chão”: ele usa Alfred como motorista; monta seu primeiro laboratório criminal num dos cômodos da Mansão Wayne; e o primeiro uniforme que ele usa é costurado quase que de improviso pelo mordomo.

Outro aspecto interessante de Xamã é o paralelo traçado por O’Neil entre a missão do Batman e um mito indígena sobre a origem das asas dos morcegos, que revela-se uma alegoria do papel do herói em Gotham: soprar para longe a doença/criminalidade que acomete a cidade. Esta é uma das primeiras conexões criadas entre a origem do Batman e um mito indígena, que anos depois foi reimaginada por Grant Morrison durante as peripécias temporais do Homem Morcego na minissérie O Retorno de Bruce Wayne.

[...]

Os desenhos de Edward Hannigan são bem discretos, e trabalham mais a favor do história do que em chamar a atenção para si. Sua narrativa visual é sóbria e precisa. Somados à arte-final de John Beatty e às cores de Richmond Lewis, os traços de Hannigan fazem a arte de Xamã referenciar o conjunto artístico de Ano Um. Por vezes Hannigan parece emular o traço de Mazzucchelli em Ano Um, mas sem que seus desenhos pareçam meras cópias dos de seu antecessor.

[...]

Batman: Xamã pode não ser uma história muito aclamada, além de ser pouco conhecida, mas isto não desmerece a obra. Pelo contrário, é um trabalho bem cuidadoso, que ao mesmo tempo que desmistifica os primeiros passos do herói, torna-o uma extensão, evolução e, acima de tudo, uma personificação de um mito mais antigo que ele próprio. Como o subtítulo e a história sugerem, o Batman é o Xamã que Gotham criou para curar-se dos crimes que ameaçam consumi-la. Sem o Homem Morcego, a violência criminal entraria em metástase, e a cidade já estaria estágio terminal.

Leia a versão completa e ilustrada desta resenha no link abaixo:

site: http://nerdgeekfeelings.com/2014/06/05/quadrinhos-batman-xama-quando-o-homem-morcego-ganhou-suas-asas/

Felipe.Viana 03/11/2021

Ótima história
Uma história que serve como um belo complemento para quem leu "Batman - Ano um", pois além de mostrar o começo da sua vida secreta, há uma abordagem mais espiritual. Recomendo!

mhekira 18/04/2021

essa série complementar de ano um também é muito boa, o Bruce descobrindo o que é ser o Batman e pegando o jeito é muito interessante