Segunda Sombria

Segunda Sombria Nicci French

Resenhas - Segunda Sombria

Jackeline 11/06/2020

eu comecei esse livro na segunda só pra fazer jus ao nome, mas não imaginava que iria me prender tanto. Tudo bem que no começo eu fiquei meio perdida, mas confesso que com o passar da história, você vai se prendendo a cada detalhe do que acontece. O final é meio óbvio e acho que todo mundo acha isso, mas é uma leitura fácil e que de certa forma, te prende sim, porque você vai querendo saber mais e mais do que tá por trás dos acontecimentos. Eu indico a vocês, vale a pena!

Simone de Cássia 20/07/2020

Tinha tudo pra levar um 5, mas alguns pontos me incomodaram: achei que faltou uma explicação para os crimes; mesmo depois da elucidação do autor, não fica claro a sua motivação. O final também não me agradou....me surpreendeu, mas não me agradou. Não gosto de finais que eu chamo de "balão"...deixa a gente no ar... A trama é perfeita, bem elaborada, bons argumentos...tinha tudo pra ser o livro perfeito, mas não foi. Ainda assim vale a leitura.

Adriano 03/05/2014

"Um quebra cabeça genial, com um final impactante".
Olá,

Sabe quando eu disse que algumas resenhas que já fiz foram difíceis? Pois é, nada se compara com essa resenha! Resenhar Segunda Sombria, não é apenas difícil, tornou-se assustador! O motivo eu explico:

"Um quebra cabeça genial, com um final impactante". - The New York Times

O livro é um quebra cabeça absurdamente bem esquematizado. Cada detalhe, cada cena, cada fala não é posto por acaso; os fatos se relacionam constantemente criando assim uma teia de gata digna de aplausos. Dificulta minha vida saber até que ponto eu posso falar sem que solte detalhes bombásticos sobre o livro.

Nicci French na verdade é o pseudônimo de uma dupla de jornalistas que são casados e escrevem juntos; isso posto, prova-se a hipótese de que duas cabeças pensam melhor que uma! Digo isso porque é incrível como numa narrativa tão milimetricamente calculada e rica em detalhes não se perde no decorrer do texto deixando os leitores sem respostas. Certamente, para compor esse livro os autores transpiraram bastante para colocar as inspirações no papel. E eu, já me tornei fã desse casal! #NicciFrench, eu shippo *-*

O livro tem início com o sequestro de Joana Vine, linda menina de cinco anos que desaparece misteriosamente, sem deixar rastros; sem deixar um vestígio sequer. Londres "em choque" se debruça em busca de uma solução para o caso que após 22 anos (sim, eu disse 22 anos) ainda não tem uma solução. Deixando uma ferida aberta na vida da família que têm o desafio de seguir em frente sem saber o que houve com a doce e meiga Joana.

Passado esse tempo, Londres "o país das pessoas mais frias" recebe a chegada do inverno e a proximidade das festividades natalinas. Um momento bem propício para uma mentalidade psicopata entrar em ação, não acham? Frio, chuva, cinza dos céus, sombras e escuridão. Com a cidade em seus dias mais frios, nasce a segunda-feira: o pior dia da semana. O dia perfeito para impulsos sombrios. O dia perfeito para cometer um crime.

Nesse momento, Londres "entra em choque - novamente" quando estoura em todos os meios de comunicação o desaparecimento de Matthew Faraday; dessa vez, um menino ruivinho, também de cinco anos e que sumiu misteriosamente sem deixar nenhum rastro. Nesse momento, o leitor sente uma semelhança com o caso Joana, no entanto, o corpo militar e as autoridades competentes não veem ligação, já que tragédia com Joana ainda é uma página aberta e também porque crianças desaparecem o tempo todo.

Vamos virar a página e conhecer outra vertente da história:
Em algum lugar de Londres, a psicanalista bem-sucedida Frieda Klein, vive sua vida de solidão e frieza atendendo seus clientes e colocando sua vida pessoal e família em segundo plano. Em determinado momento, ela passa a atender Alan Dekker. Um homem de seus 35 anos, ruivo com cabelos grisalhos que é atormentado por sonhos no qual ele vê um menino ruivo e passa a fantasiar como se esse menino fosse seu filho. Essa é a segunda vez que ele tem esses sonhos, já que há um bom tempo atrás sonhou com uma menininha.

A cada consulta, Frieda se vê num abismo ao perceber que as narrações de Alan são compatíveis com o rosto de Matthew que estampa todos os jornais, isto é, não conta nada a polícia pelo juramento médico que fez e pelo sigilo com as revelações do paciente ou conta tudo à polícia transgredindo o que se exige para solucionar um crime?
Para nós leitores torna-se nítido que Alan teria sequestrado o menino e estaria vivendo um conto de fadas, no qual Matt era seu filho, já que haviam muitas semelhanças entre eles. Mas será, mesmo, que isso é a verdade? É bom pensarem bem antes de me darem essa resposta!! rs

A Dra. Frieda Klein decide contar tudo a polícia, apesar de que não é levada em consideração. Desde quando devaneios de um paciente com problemas psicológicos podiam ser tidos como importantes numa investigação como aquela? No entanto, engana-se quem pensa que a Frieda desistiu. Por conta própria ela passa a sondar mais as revelações de Alan e conta com a ajuda de alguns amigos pesquisadores e médicos para resolver esse mistério. Onde estaria Matthew? Vivo ou morto?

A terapeuta e psicanalista é a pessoa mais qualificada para resolver esse caso, ao passo em que ela enxerga além do que se fala. Seu trabalho a treinou para ver a mente de seus pacientes e ela fazia isso com maestria! Ela nunca achou que Alan fosse o culpado; ele só queria ter um filho. Era um homem muito bom para sequestrar. Então, quem haveria de fazer isso? E por que ele sonhava com esse menino ruivo? Por que ele já havia sonhado com uma menina no mesmo período que a Joana sumiu? (A explicação para tudo isso é racional e incrível).

Certo dia, Alan é confundido com outra pessoa por uma mulher que o beija. Esse fato pequeno para nós torna-se combustível para as teses de Frieda e claro, ela vai a fundo descobrir o que aconteceu e porque houve essa confusão. E descobre! Já disse que amo a determinação da Frieda?

A partir daqui, devo deixá-los sem mais respostas, porque tudo que eu disser haverá spoilers! Eu queria muito contar todas as descobertas e respostas que tive, porém não posso.
Deixo-lhes também a certeza de que é um livro excelente e que todos os mistérios quando resolvidos nos deixam de queixo caído!! A grandiosidade das descobertas nos inquietam! É fascinante como os autores nos prenderam nessa narrativa sobre sequestros e sequestradores.

O livro tem um acabamento excelente! A fonte é confortável aos olhos. Além disso, possuem capítulos curtos e trocas de cenas constantes. Os autores soltam detalhes no ar em determinado capítulo (que você não valoriza) e mais a frente ele solta uma descoberta sobre isso e você conclui: "tudo sempre faz sentido". As descobertas chegam de modo lento e gradual; mas a cada vez que chegam nos deixam arrebatados! rs

Entender a mente humana é um desafio em Segunda Sombria. Leiam! Apenas leiam e descubram todos os mistérios que rondam essa estória!

Recebi o livro de cortesia através da parceria com o Grupo Editorial Record. E, confesso, iniciei a parceria com o pé direito.

Espero que tenham gostado!! Comentem, preciso saber o que acharam da narrativa e da resenha! =)
Até breve!!

site: http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/2014/04/resenha-segunda-sombria-nicci-french.html
Diana Canaverde 03/05/2014minha estante
Oi Dri... como eu disse no blog... amei sua resenha, achei a sua narrativa sobre o livro muito inspiradora e claro que eu coloquei na minha lista de desejados esse livro... Xero!!!

Esdras 04/05/2014minha estante
:O
Quero esse também!

Adriano 04/05/2014minha estante
Esdras,
Você vai adorar o livro!
Leia! :D

Adriano 04/05/2014minha estante
Diana,
Tinha certeza que você adoraria esse livro. Gostaria muito que você tivesse a oportunidade de lê-lo para surtar comigo! rs

moizesrodriguess 12/02/2015minha estante
Poxa Adriano!
Suas resenhas são incríveis ;)
Fiquei muito ansioso para ler esse livro!
Tks

lipelimma 17/05/2021

4.5*
Livro muito bom, pena que só descobri depois de ler que é uma série e os demais livros não foram publicados em português. Gostei muito!

danda 08/10/2020

Super indico!!
Adorei. Toda a história! Conseguiu me surpreender cada capítulo. Algumas vezes,suspeitava de algo,mas não me lembro de ter acertado nada...e olha que sou boa nisso..kkkk. O final não desconfiei como acabaria,e tive uma bela surpresa!Indico!

Jad 01/03/2020

" - Todo mundo precisa ter segredos. Mesmo nos relacionamentos mais próximos. As pessoas precisam de seu próprio espaço. Um quarto trancado, uma escrivaninha, talvez só uma gaveta." - Pág 274

O livro é um quebra cabeça. É focado na parte psicológica da investigação e revela o desafio de tentar desvendar a mente humana.
A trama é bem construída, não tem excessos e é bem focada. Você fica tenso e angustiado em várias partes imaginando se é tarde demais pra salvar o menino.

O final, mesmo sendo previsível, nos mostra como as histórias estavam entrelaçadas.

Não é um dos meus thrillers preferidos, mas vale a pena ler.

bobbie 13/04/2020

Passatempo.
Uma criança desaparecida. Um crime 22 anos sem solução. A psiquiatra Frieda Klein atende um novo paciente, com sintomas de ansiedade e crises de pânico. Uma nova criança desaparece, aparentemente sem conexão com a primeira. Contudo, a Dra. Klein começa a desconfiar de que os dois crimes, mesmo separados por 22 anos, têm uma ligação entre si. A trama é bem escrita e a leitura flui rapidamente. Contudo, o argumento de uma psiquiatra que deliberadamente se infiltra nas investigações da polícia, literalmente forçando sua presença e se tornando uma espécie de parceira do detetive, não me convenceu. Pareceu-me forçado e romanesco demais. Apesar disso, a história é interessante e o final, surpreendente. Até o leitor perceber que o tempo todo estava se encaminhando para o óbvio.

annajsx 21/03/2022

O livro é muito bom apesar que a forma que ele foi escrito me incomodou um pouco, como ele muda de ambiente e personagem no mesmo capítulo e as vezes você fica meio perdido

Tatinha.Car 09/06/2021

Como são vários personagens na história, achei confuso o começo, até os personagens se conectarem.
No começo achei a leitura devagar, porém conforme as coisa foi acontecendo ela me prendeu.
Drª Frieda uma psicóloga com uma mente inquieta, que usa a corrida com válvula de escape para aquietar seus pensamentos. Só a solução de tudo é capaz de trazer uma "tranquilidade".
Sobre o final teve surpresas, como também o óbvio.
Apesar do final ser meio aberto, fiquei satisfeita com a leitura, mesmo com uma pontinha de curiosidade. Quando descobri que tinha o livro 2 me deu um desânimo, sou uma leitora de livros únicos.

suellensouza 01/08/2022

O livro parecia promissor. O começo da história é empolgante com o sumiço de Joanna. Há uma passagem de tempo e sumiço de uma outra criança. Você iria esperar que a história fosse focada nisso, mas a história tem tantos personagens, os capítulos terminam e começam com um oitro assunto, que o plot principal parece esquecido em alguns momentos.

Não me agradou isso, pois o fato de haver tantos personagens faz a história ficar confusa, perde o foco.

O final não poderia ter sido mais clichê, não darei detalhes pra não dá spoiler, mas foi decepcionante o caminho em que a história foi. E quanto ao rapto das duas crianças, ficou totalmente sem uma explicado do porquê fizeram isso, de como foi, e alguns outros detalhes.

Apesar de tudo a leitura não foi cansativa, e a história prende do início ao fim, mas não é um livro que eu recomendaria.

Barbara 06/10/2021

Fui surpreendida!
Um bom livro, leitura fluída e uma história interessante, recomendo muito.
Uma pena que só tenha o primeiro livro no Brasil, agr é torcer para a editora lançar os outros livros tbm.

luhh_loopes 14/09/2023

Genial!
Uma médica ouvindo coisas estranhas do seu paciente... Criança sumindo... Olha, a ideia da autora é simplesmente genial! Eu não me liguei no que estava acontece até estar muito óbvio. A única coisa que não gostei na escrita foram coisas bem aleatórias narradas o tempo todo. Não sei se por ser o primeiro livro ou ela quis fazer de propósito mas achei bem chato algumas partes. Tirando isso, a história é muito bem construída e ligada. E o final? É uma explosão na nossa cara e boom, acaba! Seria uma série bem interessante e não sei porque a dona Record abandonou.

Min 16/12/2021

Alegria de pobre dura pouco!
~Eu ia por um trecho aqui da página 206 mas acho que é muito spoiler~

Esta é uma leitura minha de 2020. Peguei emprestado de uma colega na escola pois a sinopse me deixou bastante interessada e sim, não me decepcionou... apesar do final e de certos detalhes da narrativa que te deixam confuso em alguns pontos e que, ao meu ver, não foram bem trabalhados.

Ele tem um final ao estilo daquele ditado 'alegria de pobre dura pouco', pra mim essa foi a sensação. O plot twist desta obra é esmagador, pra dizer o mínimo, ao terminar a leitura lembro bem de ter ficado alguns minutos tentando assimilar o que tinha acabado de ler.

Tome cuidado pois o livro aborda temas que podem gerar gatilhos, veja a classificação indicativa.

Ray 08/08/2022

Que livro!
Gostei bastante desse livro.
Confesso que o começo é um pouco arrastado e confuso. Mas se você insistir um pouco tenho certeza que não vai se arrepender.
No meio do livro em diante começa a ficar interessante. É uma história intrigante e você quer ler mais e mais para descobrir quem é o culpado. No início parece que o culpado é meio óbvio, mas tem uma reviravolta muito boa. Falando e reviravolta, alguns plot twist realmente me pegaram de surpresa. Mas o final eu meio que já imaginava e ficava pensando: "Será que ninguém vai desconfiar?"

Realmente um quebra-cabeça genial e se não fosse a nossa querida Frieda nada disso seria revelado.

Se você começou a ler esse livro é desistiu no meio do caminho, insista um pouco que tenho certeza que você não vai se arrepender.

Érico 26/01/2022

Daria um bom filme
Não sei se só eu penso assim, mas algumas histórias parecem ficar melhores na telona...
Se vão ou não adaptar para o cinema, não sei, mas gostaria muito de ver o filme.
Já o livro... Não é ruim, mas não gostei tanto. O início é bem parado.
As personagens não são lá miuito cativantes... E algumas não parecem ter maior importância na trama.
Gostei especialmente do carpinteiro ucraniando... hehehe!
Eu estive uma única vez em Londres, rapidamente, não consegui visualizar muito bem a ambientação, se um dia voltar acho que levarei o livro para procurar os lugares...
Ao contrário do que algumas pessoas falaram, eu não achei que a história terminou "em aberto", e nem que não houve uma explicação para os crimes. Pra mim, a explicação era doença mental mesmo...
A vida sentimental da personagem principal é insossa ao extremo, mas isso é problema dela, né?
Caso publiquem no Brasil os outros livros, provavelnente lerei...
Se filmarem, com toda certeza assistirei!